Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

16 records were found.

Pedido de provisão para uma fábrica de trefilaria de arame, sita no Porto, no sítio do Corpo da Guarda, freguesia da Sé. Contém auto de averiguação, com uma descrição da fábrica, e parecer do Desembargador Superintendente do Tabaco e Alfândega do Porto. Foi deferido.
Contém a provisão e vários pedidos de isenção de direitos para o material necessário à laboração da fábrica de trefilaria de arame, utilizado em instrumentos de música, que Filipe Martins dos Reis e seu filho, Miguel José dos Reis possuem em Lisboa, na Rua do Arco das Águas Livres.
Pedido de Filipe Martins dos Reis, principal fabricante de trefilaria de arame usado em instrumentos de música, como procurador de outros fabricantes do mesmo ramo, para que não seja permitida a importação do referido artigo, do estrangeiro. A acompanhar o pedido, apresenta várias declarações de comerciantes que atestam a qualidade do produto.
Queixas acerca da atribuição de privilégio exclusivo, envolvendo os proprietários de fábricas de alfinetes e fio de arame, António José de Sousa Silva e José Joaquim de Almeida, no Porto, e Jerónimo Pereira de Loureiro, em Lisboa.
Documentação com vista à obtenção de provisão para uma fábrica de "reducção de arame de ferro e latão; alfinetes; pregaria fundida e forjada; elásticos para suspensórios; cordas de toda a qualidade para instrumentos e outros objectos de nova invenção", em Lisboa, na Rua de Caetano Palha, nº26, freguesia de Santa Catarina. O requerente tentou formar sociedade com António Emílio de Michellis e Grover Benton. Contém também pedidos de isenção do recrutamento para os empregados e de fornecimento gracioso de alguns géneros para a instalação da fábrica, assim como, correspondência envolvendo vàrias dívidas.
Pedido de provisão para uma fábrica de alfinetes e trefilaria de fio de latão e ferro, em Lisboa. O projecto inicial era fazer sociedade com Francisco de Paula e Sousa, mas por desentendimentos, pede provisão só em seu nome.
Pedido de provisão (1801) para estabelecer uma fábrica de alfinetes de latão e ferro e de trefilaria de arame, no Porto, na Rua do Senhor do Bonfim, freguesia de Campanhã, e de uma nova provisão (1822) para a aumentar, assim como, correspondência acerca da atribuição dos mesmos privilégios a outras fábricas do mesmo ramo. Contém auto de averiguação, com uma descrição da fábrica, e parecer do Desembargador Superintendente do Tabaco e Alfândega do Porto. Ambos os pedidos de provisão foram deferidos.
Pedido de provisão para uma fábrica de chumbos de munição para caça, alfinetes e dedais de toda a espécie de metal, em Lisboa (?), que foi deferido depois de parecer favorável da Junta do Comércio, e posteriormente de uma nova provisão com o acréscimo dos ramos de esmaltagem e ourives, que também foi deferido.
Pedido de carta de oficial, por já se encontrar matriculado e a exercer a profissão na fábrica de trefilaria de arame de Jerónimo Pereira de Loureiro, em Lisboa. Junta ao pedido, declaração da matrícula como aprendiz e atestado de competência profissional passado pelo mestre.
Pedido de carta de oficial, por já se encontrar matriculado como tal e a exercer a profissão na fábrica de trefilaria de arame de Jerónimo Pereira de Loureiro, em Lisboa. Junta ao pedido, declaração da matrícula como aprendiz e atestado de competência profissional passado pelo mestre.
Pedido de carta de oficial, por já se encontrar matriculado como tal e a exercer a profissão na fábrica de trefilaria de arame de Jerónimo Pereira de Loureiro, em Lisboa. Junta ao pedido, declaração da matrícula como aprendiz e atestado de competência profissional passado pelo mestre.
Contém duas consultas da Junta do Comércio, acerca da fábrica de alfinetes de latão e ferro e de trefilaria de arame, que o requerente pretende estabelecer em Belas (Sintra).
Pedido de carta de oficial, por já se encontrar matriculado como tal e a exercer a profissão na fábrica de trefilaria de arame de Jerónimo Pereira de Loureiro, em Lisboa. Junta ao pedido, declaração da matrícula como aprendiz e declaração do mestre a atestar a competencia profissional. Foi deferido.
Pedido de privilégio exclusivo para uma fábrica de fio de arame amarelo que o requerente pretende estabelecer no Porto. Segundo o despacho, o pedido foi indeferido devido ao privilégio exclusivo concedido a Jerónimo Pereira de Loureiro.
Parecer da Junta do Comércio acerca do pedido de provisão para a continuação da laboração da fábrica de alfinetes de latão e ferro e de trefilaria de fio de arame, comprada a Jorge Thomas Bulkeley. O requerimento (que não consta do processo) foi deferido.
Pedido de provisão para uma fábrica de " toda a qualidade de reducções de arame de latão e ferro, toda a qualidade de pregos fundidos e forjados, de todos os tamanhos, cardação, fiação e tecidos de algodões, de todas as qualidades, e todas as mais obras que é costume fazerem-se pertencentes aos sobreditos ramos", em Lisboa (?), apresentando vários documentos como prova de ter trabalhado em fábricas dos dois ramos. Foi deferido.