Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

30 records were found.

Coleção de requerimentos de concessão de passaporte ordinário ou averbamento a passaporte emitido pelo Governo Civil de Viseu.
Série constituída por mapas onde se apontam a nacionalidade, profissão, residência, estado civil e número de indivíduos estrangeiros, que entraram no concelho.
Mapas mensais com a estatística dos portugueses que emigram, indicando os números por naturalidade, sexo, idade, estado civil, grau de instrução, profissão e país a que se destina. Há um mapa de 1885 que contém também dados relativos ao distrito da Guarda. Estes documentos dizem respeito ao distrito de Viseu
Nestes livros eram registados os passaportes com emissão positiva, contendo informação do número de série do passaporte, nome, naturalidade, residência, data de emissão e data de validade. Contém registos de concessão de passaportes a indivíduos de nacionalidade portuguesa originária ou adquirida, residentes ou não em território nacional e que pretendiam deslocar-se para outro país. Estes passaportes podiam ser individuais ou coletivos e obtinham-se por meio de requerimento onde era revelado o motivo da viagem e o país a que se destina, tendo deste modo de fornecer informações como a sua identidade, se fosse homem, se tinha cumprido o serviço militar obrigatório, se fosse mulher, tinha que ter uma autorização do marido ou pai, se fosse menor tinha que se fazer acompanhar pela cédula pessoal. A partir de 1966 deixaram de ser emitidos os passaportes ordinários (viajantes), por força dos Decretos-Lei n.º 46 747 e 46 748 de 15 de Dezembro de 1965 entrando em vigor um novo tipo de registo de passaportes.
As empresas vêm dar conta ao Governo Civil da existência de estrangeiros a trabalhar para si, assim como os próprios se vêm identificar. Indicam a profissão, nacionalidade, filiação, estado civil, residência, etc. Estes documentos dizem respeito ao distrito de Viseu.
Esta série é constituída pela informação mensal das Câmaras Municipais ao Governo Civil, sobre a existência e possível alteração do número de estrangeiros a residir na sua área.
Série constituída por um caderno onde aparecem com um número de ordem os nomes dos estrangeiros, a nacionalidade, o destino e a data da referenda, ou da sanção.Estes documentos dizem respeito ao distrito de Viseu.
Trata-se de uma lista elaborada pelo Governo Civil, para o mês de Março de 1942 do Distrito de Viseu, onde se registaram os nomes e filiação dos indivíduos a quem foram concedidos passaportes para o estrangeiro com licença militar, a entidade que concedeu a licença e a data. Estes documentos dizem respeito ao distrito de Viseu.
Série composta por mapas mensais onde é registado o nome, estado civil, naturalidade, residência e filiação dos emigrantes que solicitaram passaportes aos agentes locais de emigração.
Série composta por um mapa que descrimina o número anual de passaportes passados no período de 1872 – 1889 e qual o destino dos emigrantes.
Processos dos passaportes concedidos. Cada processo reúne todos os documentos necessários para a concessão de passaportes. Normalmente integram cada processo: o requerimento, pedido de informações à P.I.D.E sobre o requerente e as respectivas informações, certidão de baptismo.