Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

1,038 records were found.

Promotor: Ministério Público Queixosa: Rosa de Campos, casada, moradora na vila de Monção. Ré: Maria da Silva, filha de Joana Meninas, solteira, criada de servir, moradora na Vila de Monção. Objecto da acção: Crime por injúrias.
Queixoso: Miguel Rodrigues Ferreira, negociante, morador na vila de Monção. Ré: Mariana Dias, criada de Luísa Maria Araújo, moradora na Vila de Monção. Objecto da acção: Crime por espancamento até à morte de uma cabra.
Autor: Ministério Público. Queixosa: Florinda Rosa Fernandes Costa, viúva, moradora no lugar de Tejosas, da freguesia de Ceivães, Monção. Réu: João Manuel Fernandes Costa, morador no mesmo lugar e freguesia. Objecto da acção: Crime por danos feitos a uma laranjeira.
Queixoso: Francisco Sanches, casado, negociante de gado, morador no lugar do Cabo, da freguesia de Barbeita, Monção. Réus: José Barbosa e Manuel Barbosa, casados, lavradores, do mesmo lugar e freguesia. Objecto da acção: Crime por furto de 30 libras.
Queixoso: Bento Lourenço, morador no lugar de Pomar, da freguesia de Mazedo, Monção. Réu: Antonio Lourenço, do mesmo lugar e freguesia. Objecto da acção: Crime por injúrias.
Queixosa: Maria Vaz, autorizada por seu marido, Domingos José de Sousa, moradora no lugar das Valas, da freguesia de Merufe, Monção. Ré: Maria de Sousa, casada, do mesmo lugar e freguesia. Objecto de Acção: Crime por injúrias.
Autor: Ministério Público representado pelo Doutor José Teixeira de Queirós Botelho Pimenta e Vasconcelos, Delegado do Procurador Régio da Comarca de Monção. Réu: João Lidro, morador no lugar de Poldras, da freguesia de Longos Vales, Monção. Objecto da Acção: Crime por agressão física com gravidade na cabeça de Matilde Rita, do lugar de Pocinho, da mesma freguesia.
Queixoso: António Alves Novo, viúvo, morador no lugar da Lapa freguesia de Pias, Monção. Réu: João Manuel Alves, solteiro, maior, filho do autor, morador no mesmo lugar e freguesia. Objecto da Acção: Crime por ameaça com armas a uma irmã aleijada e ao pai.
Autor: Ministério Publico. Réu: Manuel António Soares, cocheiro, morador da Vila de Monção. Objecto da Acção: Crime por ofensa à moral Pública no terreiro da vila.
Queixoso: José Rodrigues, casado, lavrador, da freguesia de Merufe, Monção. Réu: Bento Veloso, viúvo, lavrador, morador na freguesia de Merufe, Monção. Objecto da Acção: Crime por agressão física e ameaças de morte.
Autor: Ministério Público. Réu: Francisco Afonso, casado, e outros da freguesia de Mazedo, Monção. Objecto da acção: destruição de videiras plantadas no síto da Fonte, lugar do Quinteiro, freguesia de Mazedo, pertencentes a Francisco Pereira de Araújo Moscoso, da mesma freguesia.
Queixoso: António José Alves de Castro, casado, do lugar da Igreja freguesia de Tangil, Monção. Réu: José Luís Gonçalves do lugar de Fornelas, da freguesia de Tangil, Monção. Objecto da acção: Crime por injúria.
Autor: Ministério Público. Réu: João Laranjeira, filho do Laranjeira do Cabo, da freguesia de Pias, Monção. Objecto da Acção: Crime por agressão física, em que foi agredido João, filho de Francisca Fernandes.
Queixoso: António Garcia, do lugar de Cristelo, da freguesia de Troviscoso, Monção. Réu: Francisco Gomes, caseiro da Quinta de Montes, da freguesia de Troviscoso. Objecto da Acção: Crime por ofensa verbal e agressão física contra Francisco Garcia, filho de António Garcia.
Queixoso: José António Fernandes, da freguesia de Troporiz, Monção. Réu: Francisco Alves, da freguesia de Troporiz, Monção. Objecto da Acção: Crime por ofensa verbal.
Autora: A Justiça de sua Magestade a Rainha Ré: Maria Gertrudes, solteira, do lugar de Carvalhas, da freguesia de Longos Vales, Monção. Objecto da Acção: Crime por furto de 5 varas e meia de pano de algodão crú à tendeira Maria Joaquina, de Viana.
Queixoso: Joana Maria Sousa, autorizada por seu marido Lourenço José Gonçalves, do lugar de Fornelos, da freguesia de Tangil, Monção. Réu: Francisco José Domingues e seus filhos e genros, Manuel, Narciso e António, do mesmo lugar e freguesia. Objecto da Acção: Crime por injúria.
Queixoso: António da Ponte, do lugar de Requião, freguesia de Mazedo, Monção. Ré: Maria de Araújo, solteira, do lugar de Telheira, da freguesia de Mazedo, Monção. Objecto da Acção: Crime por injúria.
Queixoso: Joaquim António Sendim de Ribas Lira, do lugar de Toleiro, da freguesia de Parada, Monção. Réu: João Alves, do lugar de Redemouro, da mesma freguesia. Objecto da Acção: Crime por ofensa verbal e à moral pública.
Queixoso: António Esteves, da freguesia de Barroças, Monção. Réu: António José Robrigues Português, do lugar de Chim, da freguesia de Portela, Monção. Objecto da Acção: Crime por ameaça de morte.
Queixoso: Manuel António Esteves, casado, lavrador, do lugar do Cabo, freguesia de Barbeita, Monção. Ré: Maria Alves, casada com João Barbosa, do mesmo lugar e freguesia. Objecto da Acção: Crime por injúria.
Queixoso: João Esteves, morador no lugar do Outeirinho, freguesia de Cambeses, Monção. Réu: Domingos Faial, morador no lugar da Fundevila, da freguesia de Moreira, Monção. Objecto da acção: Crime por injúrias.
Autor: Ministério Público. Réu: Manuel António Esteves, Vigário da freguesia de Luzio, Monção. Objecto da Acção: por manter em sua casa homiziado e a servir, como criado, o recruta Manuel Gonçalves, filho de Manuel Gonçalves, de Boivão, Valença.
Autor: Ministério Público Réu: Francisco Luís Barbeitos, da freguesia de Barbeita, António Nogueira, o "Roque", Júlio Manuel Afonso e Manuel Gonçalves, casado, moleiro, da freguesia de Ceivães, Monção. Objecto da acção: Crime por desordem pública na Ponte de Mouro, no âmbito da qual houve troca de tiros de revolver e facadas, de que resultaram ferimentos de gravidade.
Promotor: Ministério Público Queixosa: Helena Maria Pereira, solteira, maior, moradora na vila de Monção. Ré: Guilhermina Alves Malheiro, casada, moradora na vila de Monção. Objecto da acção: Crime por injúrias em termos ofensivos e indecorosos.
Queixoso: Teresa Rodrigues, solteira, do lugar do Real, da freguesia de Merufe, Monção. Réu: António Braga, do lugar de Carris, da freguesia de Merufe, Monção. Objecto da Acção: Crime por agressão física, com uma machada e outros actos de violência.
Autor: Ministério Público Rés: Jacinta Carrilha e Rosa Rodrigues Machado, padeiras, ambas da Vila de Monção. Objecto da acção: Crime por injúrias.
Queixoso: Manuel Geraz, do lugar da Rebouça, da freguesia de Troporiz, Monção. Réu: João Frade, do lugar de Rebouça, do mesmo lugar e freguesia. Objecto da acção: Crime por corte de um galho de uma figueira.
Promotor: Ministério Público. Queixosa: Ana Rosa Fernandes, casada, lavradeira, moradora no lugar de Quintela, freguesia de Riba do Mouro, Monção. Ré: Rosa Domingues, solteira, lavradeira, moradora no lugar de Quintela, freguesia de Riba do Mouro, Monção. Objecto da Acção: Crime por ofensas corporais.
Queixoso: Câmara Municipal de Monção. Réu: José Cardoso, casado, morador no lugar de Ventozelo da vila de Monção. Objecto da acção: Crime por transgressão de posturas por ter posto gado a pastar numa propriedade de lavradio e monte pertencente a Luís Vicente de Araújo Cunha.
Promotor: Ministério Público Queixoso: Maria Joaquina Gonçalves, viúva, moradora no lugar de Souto Fiscal, freguesia de Longos Vales, Monção. Réu: João Manuel Esteves, solteiro, morador no lugar de Souto Fiscal, freguesia de Longos Vales, Monção. Objecto da Acção: Agressão por corte de água.
Autor: Ministério Público Queixoso: Maria Martins e seu marido José Calvinho, morador na freguesia de Troviscoso, Monção. Réu: José Martins, casado, morador da freguesia de Longos Vales, Monção. Objecto da Acção: Crime por injúria.
Promotor: Ministério Público Queixoso: Mariana Jorge Soares, viúva, lavradeira, moradora da freguesia de Mazedo, Monção. Réu: Manuel Barreiro de Brito, solteiro, morador da freguesia de Pias, Monção. Objecto da Acção: Má conduta e desencaminhamento de menor.
Promotor: Ministério Público Rés: Deolinda Alves, de 26 anos, casada e sua filha menor, moradoras da freguesia de Lapela, Monção. Objecto da Acção: Crime por rompimento do cordão sanitário entre Portugal e Espanha, por ter atravessado o rio com um barqueiro espanhol, à revelia da guarda fiscal.
Promotor: Ministério Público. Participante: Maria de Oliveira, solteira, moradora no lugar da Tola, freguesia de Barbeita, Monção. Ré: Maria Rodrigues Vilarinho, mulher de António Pires, moradora do lugar da Tola, freguesia de Barbeita, Monção. Objecto da Acção: crime por agressão física com uma galha de pinheiro à queixosa e a uma criança de 5 meses.
Promotor: Ministério Público Queixoso: Adelaide Rosa Gregório, casada, moradora na freguesia de Riba de Mouro, Monção. Ré: Carolina Rodrigues Braga, casada, costureira, moradora no lugar da Aldeia, freguesia de Riba de Mouro, Monção. Objecto da Acção: Agressão física.
Promotor: Ministério Público Réu: Manuel Boaventura Pedreira, casado, morador na freguesia de Valadares, Monção. Queixoso: Maria Claudina Afonso, casada, moradora na freguesia de Valadares, Monção, representada pelo marido, João Gonçalves Ribeiro. Objecto da Acção: Crime por ofensas corporais com uma sachola a Maria Claudina Afonso.
Promotor: Ministério Público Queixoso: Rosa Rodrigues, solteira, jornaleirada freguesia de Segude, Monção. Réu: Manuel Fernandes Castro, casado, e Manuel da Silva, solteiro, lavradores, do lugar da Costa, freguesia de Merufe, Monção Objecto da Acção: Ofensas corporais por espancamento.
Promotor: Ministério Público Queixoso: Rosária, menor, da freguesia de Longos Vales, Monção. Ré: Francisca Fernandes Covas, solteira, moradora na freguesia de Longos Vales, Monção. Objecto da Acção: Crime por injúria.
Promotor: Ministério Público. Queixosa: Maria Joaquina Gonçalves, casada, da freguesia de Riba de Mouro, Monção. Ré: Maria José Esteves, casada. Objecto da acção: Crime de agressão física no lavadouro e ameaça de morte.
Autor: Ministério Público. Queixoso: Manuel Fernandes Costa, solteiro, de 18 anos, lavrador, da freguesia de ceivães, Monção. Ré: Manuel Certal e irmão, José Certal, da freguesia de Ceivães, Monção. Objecto da acção: Crime de agressão física.
Queixosos: Manuel António Morais, padre, reitor das Barroças e Taias, e José António Marinho, casado, da freguesia de Barroças e Taias, Monção. Réus: Clemente Gonçalves, João da Mota e outros, da freguesia de Pias, Monção. Objecto da acção: Crime de agressão física por apedrejamento e espancamento com paus no caminho público na freguesia de Taias e Barroças.
Promotor: Ministério Público. Queixosa: Florinda Alves, solteira, jornaleira, do lugar do Carvalho, freguesia de Riba de Mouro, Monção. Ré: Marcelina Lourenço, solteira, lavradeira, do lugar do Cruzeiro, freguesia de Ceivães, Monção. Objecto da acção: Crime de agressão física.
Promotor: Ministério Público Queixoso: José Inácio Brandão e Vale, solteiro, maior, da vila de Monção. Réu: Marcos Fernandes e Fernandes de Leão, casado, proprietário, da vila de Monção. Objecto da acção: Crime de injúria a José Maria Pereira Álvares da Guerra e agressão a José Inácio Brandão e Vale.
Promotor: Ministério Público. Queixoso: Joaquim Meirim, casado, sapateiro, do lugar do Paço, freguesia de Moreira, Monção. Réu: Francisco José Ribeiro, casado, do lugar do Paço, freguesia de Moreira, Monção. Objecto da acção: Crime por ofensas corporais ao queixoso.
Promotor: Ministério Público. Queixoso: Domingos Rodrigues, casado, caseiro da Casa e Quinta de Serrade, freguesia de Mazedo, Monção. Réus: Luísa Caldas, marido, José Lourenço, e filha, Ana Lourenço, moradores do lugar de Agrelo, freguesia de Mazedo, Monção. Objecto da acção: Crime por injúrias e ofensas corporais com uma tesoura.
Promotor: Ministério Público. Réu: Cipriano Rodrigues Duro, padre, do lugar da Ponte, freguesia de Pinheiros, Monção. Objecto da acção: Crime de desobediência.
Autor: João António de Araujo, casado, do lugar de Requião, freguesia de Mazedo, Monção. Réus: Simão Rodrigues da Silva e António Rodrigues da Silva, solteiros, ambos da freguesia de Mazedo, Monção. Objecto da acção: crime por destruição de um pontilhão que permitia passagem no sítio de Sendim para o moinho e prédios do queixoso e de outras pessoas.
Promotor: Ministério Público Queixoso: Maria Barbosa, casada, moradora no lugar do Cabo, freguesia de Barbeita, Monção. Réu: Francisca Goncalves, solteira, moradora da freguesia de Barbeita, Monção. Objecto da Acção: Crime por injúria.
Promotor: Ministério Público Queixoso: Ana Martins, casada Manuel Joaquim Vaz Sago, lavradores, moradores na freguesia de Troviscoso, Monção. Ré: Maria Martins, casada com José Calvinho, lavardores, moradores na freguesia de Troviscoso, Monção. Objecto da Acção: Crime por injúria.
Promotor: Ministério Público Queixoso: Francisca Maria Alves, viúva, lavradeira, moradora no lugar do Cabo, freguesia de Barbeita, Monção. Réu: Joaquim Esteves, casado, morador da freguesia de Barbeita, Monção. Objecto da Acção: Crime por injúria e agressão física, empurrando a queixosa para dentro de uma poça cheia de água.
Autor / Suplicante: Ministério Público. Queixoso: António da Cunha Réu: João da Ponte e filhos , João da Ponte e Ricardo da Ponte, moradores da Freguesia de Mazedo. Objecto da Acção: Crime por corte de emolumentos. Tipologia e suporte: Manuscrito, Original
Requerente / autor: Ministério Público Queixoso:José Rodrigues Chaves, do lugar do Outeiro, freguesia de Cambezes. Reu: Luís da Rocha, morador no lugar de Prados, freguesia de Moreira. Objecto da Acção: Invasão de propriedade para fins de caça.
Autor/Queixoso: Joaquina Rosa Rodrigues, solteira, moradora na freguesia de Moreira, Monção. Ré: Antónia Alves do Montinho, solteira, moradora na freguesia de Moreira, Monção. Objecto da Acção: Crime por injúrias.
Queixoso: Luís António da Rocha, morador da freguesia de Bela. Réu: Manuel Gonçalves, morador da freguesia de Bela. Tipologia e suporte: Manuscrito, Original
Queixoso: Francisco Pereira de Araújo Moscoso, morador na casa e quinta do quinteiro de Mazedo, freguesia de Mazedo. Réu: Lourenço Sorares Soares, freguesia de Mazedo. Objecto da acção: Acto injurioso. Tipologia e suporte: Manuscrito, Original
Queixoso: Francisco Luís da Rocha, do lugar do Mato, freguesia de Bela. Réu: José Maria da Rocha
Queixoso: António José Pereira, morador no lugar da Aldeia da freguesia de Troppriz. Réu: Francisco Joaquim Pereira, morador no lugar da Aldeia da freguesia de Troppriz. Objecto da acção: Acto injurioso. Tipologia e suporte: Manuscrito, Original
Queixoso: António José Pereira, morador no lugar da Aldeia da freguesia de Troporiz. Réu: Francisco Joaquim Pereira, morador no lugar da Aldeia da freguesia de Troporiz. Objecto da acção: Acto injurioso. Tipologia e suporte: Manuscrito, Original
Queixoso: António Brabosa, morador na Vilade Monção Ré: Victória Mulher de Luís António. Objecto da acção:Acto injurioso. Tipologia e suporte: Manuscrito, Original
Queixoso: António Bento da Costa Taveira, morador de São Pedro Réu: Pedro Nascimento da Costa, morador no Lugar de Venturelo. Objecto da acção: Processo por desentendimento em divisão de terras. Tipologia e suporte: Manuscrito, Original
Autor/Queixoso: Antónia Maria Martins, solteira, moradora no lugar de Silvas, freguesia de Longos Vales, Monção. Réu: Luís Pereira, solteiro, filho de João Pereira, morador no lugar e freguesia de Sago, Monção. Objecto da Acção: Crime por injúrias.
Queixoso: Teresa Esteves, viúva, lavradora, moradora na freguesia de Barroças, Monção. Ré: Maria Rosa, solteira, moradora na freguesia de Abedim, Monção. Objecto da Acção: Crime por ofensas corporais.
Queixoso: João José Pereira de Castro Figueirôa, casado, morador na freguesia de Troporiz, Monção. Ré: Luísa Badina, casada com João Melo, moradora na freguesia de Lapela, Monção Objecto da acção: Crime por injúrias à mulher do queixoso.
Queixoso: José Luís Fernandes e Caldas, morador no lugar de Santo André, freguesia de Taias e Barroças, Monção. Réu: João Luís Gonçalves, morador no lugar de Santo André, freguesia de Taias e Barroças, Monção. Objecto da acção: Crime por furto de millho e palha.
Queixoso: Manuel José Calvinho, morador na Vila de Monção. Réu: José Filgueiras, solteiro, morador na freguesia de Mazedo, Monção. Objecto da acção: Crime por furto de um pinheiro numa coutada do queixoso.
Queixoso: João Manuel Rodrigues Lima, morador no lugar de Nogueira, freguesia de Longos Vales, Monção. Réu: Francisco Rodrigues, morador na freguesia de Longos Vales, Monção. Objecto da Acção: Invasão de propriedade privada e desvio de águas.
Queixoso: João Manuel Rodrigues, morador no lugar do Fundevila, freguesia de Moreira, Monção. Réu: João Francisco Correia, morador no lugar de Valterrra, freguesia de Moreira, Monção. Objecto da acção: Crime por injúria.
Autor: Ministério Público Rés: Rosária Gonçalves e Maria Peres, ambas de galegas, moradoras no lugar de Reiriz, freguesia de Troviscoso, Monção. Objecto da acção: Crime por roubo.
Autor: Ministério Público Réu: João Rodrigues Frade, morador na freguesia de Troporiz, Monção. Objecto da acção: Crime por fuga ao imposto de selo.
Queixoso: Domingos Fernandes, morador na freguesia de Anhões, Monção. Réu: João Alves Rico, solteiro, morador no lugar do Forno, freguesia de Anhões, Monção. Objecto da acção: Crime por furto de vinho das adegas de várias casas.
Queixosa: Maria Pires e filha, Maria Teresa Gonçalves, menor, moradoras no lugar da Gateira, freguesia de Riba de Mouro, Monção. Ré: Rosa Alves, moradora na freguesia de Riba de Mouro, Monção. Objecto da acção: Crime por injúrias.
Queixoso: Domingos Gonçalves Sampaio, proprietário, morador no lugar dos Milagres, freguesia de Cambeses, Monção. Ré: Teresa da Silva, solteira, moradora no lugar dos Milagres, freguesia de Cambeses, Monção. Objecto da acção: Crime por injúrias e calúnias contra o queixoso.
Queixoso: Bento Manuel Rodrigues, casado, morador no lugar da Portela, freguesia de Riba de Mouro, Monção. Ré: Angélica Lourenço, viúva, moradora no lugar da Portela, freguesia de Riba de Mouro, Monção. Objecto da acção: Crime por injúrias.
Queixoso: Mâncio Rosa Botelho, solteiro, menor, autorizado por seu pai, António Mâncio Botelho, moradores na Vila de Monção. Réu: Secundino de Barros Lira, solteiro, morador na freguesia de Lapela, Monção. Objecto da acção: Crime por injúrias e ofensas corporais na loja de Francisco Manuel Marques.
Queixoso: Manuel José Cerdeira, casado, lavrador, morador na Vila de Monção. Réu: Manuel Luís Gil, casado, morador no lugar de Quartas, freguesia de Riba de Mouro, Monção. Objecto da acção: Crime por actos ofensivos da moral pública feitos à mulher do queixoso, que tiveram lugar na romaria de Nossa senhora da Peneda.
Queixosa: Maria Rosa Domingues, solteira, lavradeira, moradora no lugar da Ponte, freguesia de Podame, Monção. Réu: Francisco Brasão, solteiro, curandeiro, morador no lugar da Fraga, freguesia de Podame, Monção. Objecto da acção: Crime de ofensas coroporais, por espancamento violento com um pau.
Queixosa: Maria Rosa Rodrigues Reirigo, casada com António Rodrigues Conde, moradora na freguesia de Moreira, Monção. Réu: Francisco Maria da Fonseca, casado, cocheiro, morador no lugar de Aspra, freguesia de Sabadim, Arcos de Valdevez. Objecto da acção: Crime por atropelamento.
Promotor: Ministério Público. Réu: José Duarte Ortigoso, morador na freguesia de Pinheiros, Monção. Objecto da acção: Crime por transgressão ao regulamento da polícia das estradas, por ter depositado uma porção de rolos de pinheiros no passeio da estrada.
Autor: Ministério Público. Queixoso: Joaquim de Sousa, solteiro, criado de servir, morador no lugar da Antoinha, freguesia de Mazedo, Monção. Réu: José Fernandes, solteiro, criado de servir de José Augusto Pinto, morador na freguesia de Mazedo, Monção. Objecto da acção: Crime por agressão física.
Queixoso: Manuel Gonçalves, casado, morador na vila de Monção. Ré: Dolores de Amil, solteira, moradora na vila Monção. Objecto da Acção: Crime por ofensa verbal.
Autor: Ministério Público. Rés: Maria Rodrigues de Sousa, casada, moradora no lugar do Pedral, e Carolina Rodrigues de Sousa, solteira, maior, moradora no lugar do Porrinho, ambas da freguesia de Tangil, Monção. Objecto da acção: Crime por agressão física à cunhada Joaquina Rosa de Sousa Lobato, casada, moradora no lugar de Ladreda, da mesma freguesia.
Autor: Manuel Rodrigues, casado, lavrador, morador no lugar do Forno, freguesia de Lara, Monção. Réu: João Rodrigues Duque, solteiro, e António Rodrigues Duque, casado, lavradores, moradores no lugar da Fonte, freguesia de Lara, Monção. Objecto da acção: Crime por invasão de propriedade privada e desvio de águas de rega.
Promotor: Ministério Público. Queixoso: José António Alves, casado, lavrador, morador no lugar de Requião, freguesia de Mazedo, Monção. Réu: Manuel Luís Gonçalves, casado, lavrador e negociante, morador no lugar dos Eirados, freguesia de Mazedo, Monção. Objecto da acção: Crime por injúrias na venda de Manuel Luís Gonçalves.
Autor: Ministério Público. Queixoso: João Manuel Gonçalves Ferreira, comandante da Secção da Guarda Fiscal. Réu: João de Barros, soldado 1074 da capitania do porto de Caminha. Objecto da acção: Crime por agressão física e desobediência à autoridade.
Autor: Ministério Público. Queixoso: Comandante da Secção da Guarda Fiscal. Réu: Manuel Alonso, padre, morador em Cellas, Espanha. Objecto da acção: Crime por desrespeito à autoridade.
Queixosa: Rita Domingues, solteira, lavradeira, moradora no lugar do Coto, freguesia de Ceivães, Monção. Ré: Maria Joaquina Degues, viúva, tecedeira, moradora na freguesia de Ceivães, Monção. Objecto da acção: Crime de ofensas por palavras injuriosas.
Queixosa: Maria Marquesa da Conceição da Silva, solteira, taberneira, moradora na vila de Monção. Ré: Ana Regueira, mulher de António Afonso, "o Cavaco", carpinteiro, moradores na vila de Monção. Objecto da Acção: Crime por injúrias e ofensas corporais.
Queixoso: João Machado, casado, do lugar do Pinheiro freguesia de Sago, Monção. Ré: Maria da Cunha, solteira, tia do queixoso, da freguesia de Sago, Monção. Objecto da acção: Crime por injúria.
Queixoso: Maria Alves de Oliveira, solteira, moradora na freguesia de Badim, Monção. Ré: Peregrina Limeses, "a Espanhola", filha natural de Manoela Limeses, mendiga (já falecida), de Pontevedra, Espanha Objecto da acção: Crime por furto de moeda portuguesa e espanhola (carteirista).
Queixoso: Luís de Brito, casado, morador no lugar da Lagiela, freguesia de Cambeses, Monção. Réu: João Gonçalves Torres, solteiro, morador no lugar do Regueiro, da freguesia de Mazedo, Monção. Objecto da acção: Crime por destruição de propriedade de terceiros.
Autor: Ministério Público. Rés: Umbelina Rosa Fernandes, moradora na vila de Monção, e Maria Luísa Gonçalves, moradora na freguesia de Mazedo, Monção. Objecto da acção: Crime por desordem pública.
Queixosa: Quitéria Martins, viúva, moradora da Vila de Monção. Ré: Francisca Esteves, solteira, moradora da Vila de Monção. Objecto da acção: Crime por injúria.
Promotor: Ministério Público. Réu: Luís Fernandes, soldado reservista, filho de Manuel Fernandes e de Maria Gonçalves, natural da freguesia de Boivão, Valença e morador na freguesia de Abedim, Monção. Objecto da acção: Crime por não comparência à inspecção.
Promotor: Ministério Público. Réu: António Gomes e Bento Gil, lavradores e serradores, moradores em Leiria. Objecto da acção: Crime por tentativa de emigração ilegal.
Queixosa: Josefa da Costa, autorizada por seu marido, João Manuel Esteves, moradores no lugar da Ponte do Mouro, freguesia de Barbeita, Monção. Rés: Maria Vitória da Silva, filha, Josefa Pereira, moradoras no lugar da Ponte do Mouro, freguesia de Ceivães, Monção, e Maria Vaz, filha de João Vaz, moradora na freguesia de Barbeita, Monção. Objecto da acção: Crime por injúria.
Promotor: Ministério Público. Réu: Luís Fernandes, soldado reservista, filho de Manuel Fernandes e de Maria Gonçalves, natural da freguesia de Boivão, Valença e morador na freguesia de Abedim, Monção. Objecto da acção: Crime por não comparência à inspecção.
Queixosa: Manuel Gonçalves Xurreira, autorizada por seu marido, Francisco Lopes, e Maria Gonçalves Xurreira, solteira, moradoras no lugar da Antoinha, freguesia de Mazedo, Monção. Réu: Manuel Vaz, lavrador, morador no lugar da Antoinha, freguesia de Mazedo, Monção. Objecto da acção: Crime por ofensas verbais, injúrias e infâmia.
Queixosa: Francisca Barbosa, solteira, moradora no lugar da Gandarela, freguesia de Troviscoso, Monção. Ré: Josefa Alves, moradora no lugar da Gandarela, freguesia de Troviscoso, Monção. Objecto da acção: Crime por ofensas corporais e verbais.
Queixosa: Carlota Joaquina, solteira, maior, moradora no lugar de Gandarela, freguesia de Troviscoso, Monção. Ré: Francisca Fernandes, casada com Bernardo de Campos, moradora no lugar de Gandarela, freguesia de Troviscoso, Monção. Objecto da acção: Crime por injúrias e infâmia.