Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

2,114 records were found.

Apontamentos biográficos sobre Pedro de Sousa da Silva, residente em Setúbal, Estêvão Nobre de Sousa, almoxarife da fortaleza de Olthon, Pedro de Sousa da Silva, e Francisco da Silva e Sousa, natural de Setúbal. Contém referências datadas dos séculos XVII e XVIII.
Demonstrações de sentimento fúnebre em Setúbal pela morte de D. João VI. Nomeação de uma regência presidida por Dona Isabel Maria. Juramento na Câmara de Setúbal, da Carta Constitucional outorgada pelo Imperador, e Rei D. Pedro IV. Acontecimentos políticos e militares em Portugal durante os anos de 1826 e 1827. Contém referências datadas de 1826 e 1827.
Descrição dos festejos realizados em Setúbal, aquando da visita de D. João VI a essa Vila. Contém referências datadas de 1825.
Descrição da situação política, militar e de guerra civil que se vivia no País assim como das desinteligências entre Portugal e o Brasil. Restabelecimento das antigas instituições em 1823, após vitória, junto à Praça de Chaves, na sequência da qual o Conde de Amarante, depois Marquês de Chaves, derrotou as tropas do Governo Constitucional. Contém referências relativas ao ano de 1823.
Menção à pretensão de Floquet, Presidente do Conselho de Ministros em França, "que ouvindo no parlamento um desmentido formal de Boulanger exige liquidar este procedimento pelas armas". Contém referência datada de 1888.
Aclamação do Rei absoluto e a restauração do antigo regime. Concessão de medalha condecorativa àqueles que participaram no derrube das novas instituições e no restabelecimento das antigas instituições monárquicas. Contém referências datadas de 1823.
Providências em Setúbal contra o receio de perturbação da ordem pública. As posições políticas de um regimento de infantaria em Setúbal, face a nova Constituição. Proclamação da Carta Constitucional no Porto. Proclamação dirigida pela Câmara de Setúbal, aos habitantes da Vila, aquando dos acontecimentos políticos aí vividos, em 1823. Protestos em Setúbal, de adesão à Constituição. Contém referências datadas de 1823 e 1842.
Menção a Manuel de Faria e Sousa, o qual se refere ao estado de decadência em que se acha Portugal. Referência às causas da decadência de Portugal. Contém referência datada do século XVII.
Expressão de sentimento de reconhecimento por parte do General Beresford a diversos regimentos de milícias, entre os quais os de Setúbal e Alcácer, pelos serviços prestados à Pátria. Orientações dadas a D. Rodrigo de Lencastre, Governador de Setúbal, e à Câmara de Setúbal, no sentido da adopção de medidas preventivas para pôr a coberto os seus cofres e arquivo de possível rapina das forças de ocupação Francesas. Referência ao Major de engenheiros, José Vicente Lacerda, como tendo sido encarregue de dirigir as obras de reparos nos aquartelamentos de Setúbal. Contém referências datadas de 1811.
Apontamentos biográficos sobre o 1º, 2º e 3º Coelho de Carvalho. Contém referências datadas dos séculos XVIII e XIX.
Referência retirada de uma obra de Pinheiro Chagas, acerca do egoísmo praticado pelos povos da Antiguidade.
Breve descrição de Felgueira, acompanhada uma gravura do referido local.
Carta de concessão do grau de "Cavaleiro" da Ordem da "Bernarda" ao cidadão Príamo.
Artigo ínsito no jornal "Diário Ilustrado", datado de 9 de Março de 1892, publicitando o retrato e o espectáculo a realizar no Coliseu pela artista de circo, de nome Zephora.
Contém o programa para a inauguração da estátua de Bocage na cidade de Setúbal e um artigo de jornal da autoria do Conselheiro José Feliciano de Castilho relativo ao monumento a Bocage.
Contém referências feitas pelo escritor francês Émile Begin, relativamente a Alcácer do Sal, enquanto residência de verão da aristocracia de Pax Julia e de Liberalitas Julia, assim como à localização geográfica de Setúbal. Contém também referência ao estado de abandono em que se achava em meados do século dezanove o palácio dos Papas de Avignon.
Quinta da Conceição, e do Peru, que foram de António Cremer e tinham sido de D. Catarina Cremer. Contém referência datada de 1750.
Participação do Regimento de Infantaria nº 7 na Guerra Peninsular e no conflito que opunha D. Miguel aos Liberais. Contém referências datadas de 1806 a 1834.
O Exército Luso-Britânico durante a Guerra Peninsular. Efectivos do Exército Português durante a Guerra Peninsular. Contém referências datadas de 1808 a 1814.
Notas biográficas sobre José Fernandes da Silva Leão, médico da armada. Contém referências datadas do século XIX.
Faz referência a um opúsculo, sobre touradas, publicado em Lisboa, na oficina de Inácio Nogueira Xisto, sob o título "Primeira assembleia que fizeram os interessados em o efetivo combate de touros, que se há-de fazer na Praça do Campo Pequeno, domingo, dia 13 do corrente mês de julho de 1760.
Contém notas manuscritas e recortes de jornais com várias notícias sobre touradas e toureiros, destacando-se, entre outras, as seguintes: corridas de touros, touradas e toureiros de nomeada no plano mundial; morte de cavalos, campinos, picadores, bandarilheiros, matadores e cavaleiros em touradas; eventual construção de uma nova praça de touros na Rua Nova da Palma, próximo ao quartel do Desterro; apreciação sobre o caráter dos touros; corrida de touros na Praça do Campo de Santa Ana, com a presença do espada Diogo Prieto e os seus bandarilheiros, vindos de Espanha; relação de toureiros notáveis; número de touros e cavalos mortos na Praça de Madrid; toureiros colhidos nas praças de Madrid, Sevilha, Valência e Cadiz, entre outras; desabamento de praças de touros no México e em França; estatística tauromáquica; introdução da diversão da corrida de touros em Espanha; primeiro artista tauromáquico a obter licença para matar touros em França, e protestos contra corridas de touros em França. Contém referências datadas dos séculos XVII e XIX.
Cartas de D. Maria Francisca du Bocage, irmã do poeta Bocage, a Monteiro José Pinto Baptista, fazendo menção, entre outras coisas, às suas dificuldades no plano financeiro e pedindo-lhe dinheiro emprestado.
Transcrição do assento de batismo de Vicente José de Carvalho, natural de Setúbal. Contém referências datadas dos séculos XVIII e XIX.
Notícias sobre as contrariedades e dificuldades das populações em Portugal, durante o reinado de Filipe III de Castela. O flagelo das epidemias de 1598 e 1599.
Passagem de Vasco da Gama e sua mulher Dona Brites por Setúbal. Breves notas sobre a vida de Vasco da Gama. Batismo de Dona Catarina da Gama, filha de Vasco da Gama, na igreja de Santa Maria da Graça em Setúbal. Estada de Estêvão da Gama, filho de Vasco da Gama, em Setúbal, na sua quinta chamada de Boa Vista. Contém referências datadas do século XV e século XVI.
Relação, contendo dados biográficos de inúmeras pessoas ilustres que nasceram, viveram ou trabalharam em Setúbal: João Vaz Castelo, D. Feliciano de Castilho (Visconde de Castilho), Frei Manuel do Cenáculo, D. Jorge (Mestre da Ordem de Santiago), António da Fonseca Soares, João Fernandes Chanoca, Manuel Figueira Chaves, Padre António Cordeiro; Lourenço Annes Cordovil, D. João da Costa (1º Conde de Soure), João Nunes da Cunha (Ministro), Antão da Cunha; António Dias, Infante D. Duarte (irmão de D. João IV), Conde da Ega, Vasco Fernandes, Infante D. Fernando (Filho de D. João I), Dr. Nuno Gomes Ferreira (Advogado), Miguel Leite Ferreira, Silvestre Pinheiro Ferreira (Publicista), D. Filipe II de Castela, D. Filipe III de Espanha, José Cesário da Fonseca (Médico), António José Fragoso e Amado, João Mendes Gago, Félix Vidal Gala, Dr. João Belo Galvão e Amador Gomes.
Relação de inúmeras pessoas ilustres em Setúbal: Álvaro Gonçalo de Camões, Padre Carlos Caetano de Pina e Melo, José Sérgio Capeto Barradas, Frei José de Sousa do Carmo, Padre Fernão Gonçalves Carrasco, Henrique Ahrens, Gonçalo Pires de Carvalho, Padre Manuel Pereira de Carvalho e Vicente do Carvalhal. Recorte de jornal com notícia do falecimento de José Sérgio Capeto Barradas. Contém referências datadas do século XVII ao século XIX.
Relação e breves notas biográficas de inúmeras figuras ilustres ligadas a Setúbal, seja por suas obras, seja por aí terem estado ou trabalhado: Luísa de Aires, Frei Luís Ardizzoni de Todi, D. António de Ataíde (Conde da Castanheira), D. António (o Prior de Crato), Francisco Cabral, Manuel Mateus Cabral, Manuel Cabral de França Arrais Mascarenhas, Dr. Romualdo de Brito e Freitas, António Frederico Ferreira de Seabra, Padre Manuel da Silva, Capitão Nuno da Silva, Roque da Silveira, Licenciado Gaspar Soares, Balbina (filha de D. Filipe de Sousa), Bernardino Francisco de Távora, Frei José Teixeira, Sacara, Martins Paçanha de Vasconcelos, Gaspar Alexandre Paçanha de Vasconcelos, D. Pedro de Sousa Holstein (Duque de Palmela), António Joaquim Pancada, D. Frei Alexandre da Sacra Família, D. Nuno Álvares Pereira, Martim Correia de Sá (1º Visconde de Asseca), Fernão Mendes Pinto. Contém também recortes de jornal com artigos de Garcia Peres, sobre Setúbal. Contém referências datadas do século XIV ao século XIX.
Relação e breves notas biográficas de inúmeras pessoas ilustres ligadas a Setúbal, seja por suas obras, seja por aí terem estado ou trabalhado: Filipe Tércio, Aníbal Álvares da Silva, Simão Gomes, Frei José Teixeira, António Marcelino Soares Serrão, Frei José de Jesus Maria, Soror Leonor de S. João, João Mendes de Vasconcelos, Bernardo de Vasconcelos, Diogo Mendes de Vasconcelos, Gonçalo Mendes de Vasconcelos, Tomé Evaristo Vidal, Padre António Vieira, Vasco Queimado Vila Lobos, D. Diogo (Duque de Viseu), D. Francisco de Portugal (3º Conde do Vimioso), Desembargador Francisco Xavier da Silva, Mendo da Mota, Ivo Celestino Gomes de Oliveira e José da Silva Xavier. Recorte de jornal com notícias acerca da inauguração da estátua dedicada ao Duque da Terceira, em 1877. Contém referências datadas do século XVI ao século XIX.
Breves notas biográficas sobre o Padre Gabriel Malagrida. Contém referências datadas do século XVIII.
Relação e breves notas biográficas de inúmeras figuras ilustres ligadas a Setúbal, seja por suas obras, seja por aí terem estado ou trabalhado: Frei Dinis de Mascarenhas, José Pinto Pereira, Pedro de Almeida (Marquês de Alorna), Dr. Agostinho José Ferreira de Sousa, Afonso de Albuquerque (2º Governador da Índia), D. António José Máximo de Almada e Lencastre, António de Almeida, José Henriques de Ancheta Prostes Pereira, Pero de Amorim Viana, Dona Mariana Angélica de Andrade, Gomes Freire de Andrade, Domingos António Cabaços, Estêvão Rodrigues Cabaços, João Afonso Cabaços, Padre Jerónimo Afonso Botelho, José Ferreira Beça, Fernando Luís Berther de Sousa, Guilherme Quintino de Avelar, António Cabral Ribeiro e Jerónimo Afonso Botelho. Contém referências datadas do século XVI ao século XIX.
Aliança das tropas Inglesas e Portuguesas contra a ocupação Francesa a Portugal. Contém referência datada de 1808.
Derrota dos Franceses na Roliça. Contém referência datada de 1808.
Resistência à ocupação Francesa em Setúbal e Alcácer. Contém referência datada de 1808.
Mandado executivo contra Gregório de Freitas, por volta de 1745. Penhora sobre os seus bens. Contém referências datadas de 1745 a 1748.
Chamamento às armas por parte do Conselho de Guerra e organização das ordenanças aquando das Invasões Francesas. Contém referência datada de 1808.
Breves notas biográficas sobre Vasco Mouzinho de Quevedo, natural de Setúbal. Contém referências datadas do século XVI e do século XVII.
Expulsão do domínio Francês e restabelecimento do Governo Português, no dia 15 de setembro de 1808 e realização de uma procissão, a ter lugar anualmente na capital do Reino no mesmo dia, "para memória deste fausto acontecimento". Contém referência datada de 1808.
Acontecimentos próximos a Setúbal e Lisboa, donde saem os Franceses embarcados para França. Contém referência datada de 1808.
Entrada das forças Francesas em Setúbal, sob as ordens do General Francisco Estêvão Kellermann, e a retirada das tropas Espanholas. Contém referências datadas de 1808.
Resistência no Norte de Portugal às tropas Francesas, aquando da ocupação Francesa. Contém referência datada de 1808.
Notas biográficas sobre Joaquim Bento Pereira, Barão do Rio Zêzere. Contém referências datadas do séculos XVIII ao século XIX.
Potestade, maiorino ou meirinho-mor e adiantados: suas atribuições. Resistência no Alentejo às tropas Francesas, na época de D. João, Píncipe Regente. Contém referências de séculos antigos e do século XIX.
Inscrições tumulares na Igreja de Santiago, em Palmela. Contém referências datadas do século XVIII.
Descrição das serras de São Francisco e de São Luís. Localização do castelo da Vila de Palmela. Mata inculta em Azeitão.
Constatação de restos mutilados do passado em Tróia, aquando de uma visita às suas ruínas.
Recortes de jornal com notícias sobre etnografia, e ensino da arqueologia nos seminários. Referências a cidades que desapareceram e a várias descobertas arqueológicas. Contém referências datadas do século XIX.
Projetos de lei sobre medidas relativas a Setúbal.
História concisa de Setúbal. Elevação de Setúbal a cidade. Contém referências datadas do século XIV ao século XIX.
Descrição da costa da Lusitânia.
Listagem das ruas de Setúbal.
Extratos de algumas sessões da Câmara de Setúbal, referindo-se a Alberto Augusto Pimentel, e a intenção de se lhe atribuir a incumbência de escrever uma História da cidade de Setúbal. Contém referências datadas do século XIX.
Breves apontamentos sobre a vida de Napoleão. Contém referências datadas do século XIX.
Concessão de várias mercês a Vasco da Gama, dentre elas a do cargo de Alcaide-Mor de Olivença e seu termo. Ordem dada a Vasco da Gama para proceder ao embargo, nos portos de Setúbal e do Reino do Algarve, a navios franceses. Contém referências datadas do século XV e do século XVI.
D. Nuno da Cunha, Vedor da Fazenda de D. João II, integra a comitiva que acompanha a Infanta Beatriz, filha D'El-Rei D. Manuel, que ia esposada com o Duque Carlos de Sabóia. Carnificina praticada contra os Judeus em Lisboa. Contém referências datadas do século XVI.
Obra intitulada "Oração Académica que no Felicissimo Nascimento da Sereníssima Princesa da Beira (...)", da autoria do Padre Francisco José de Queirós, publicada em 1794.
Breves notas acerca da vida de D. João de Castro.
Francisco da Fonseca Osório, Henrique Henriques da Maia e D. Miguel Bispo de Viseu, personagens ilustres nos séculos XVII e XVIII, tendo os dois primeiros trabalhado em Setúbal.
Breves notas acerca da vida de D. Inês Quintela, presumivelmente natural de Setúbal, e dos bens que aí possuía.
Referências a certos períodos da vida de D. Francisco Manuel de Melo. Reparos ao prefácio biográfico do Sr. Camilo Castelo Branco, na edição da Carta de Guia de Casados, de D. Francisco Manuel de Melo. Contém referências datadas do século XVII e do século XIX.
Notas sobre D. António, Prior do Crato. Contém referências datadas do século XVI.
Recortes de jornais com notícias sobre várias personalidades ilustres, estrangeiras e nacionais. Contém referências datadas do século XIX.
Referência ao General Agostinho Luís da Fonseca, Governador das Armas da Província da Beira Alta.
Recortes de jornais com inúmeras notícias sobre monarcas estrangeiros. Contém referências datadas do século XIX.
Recortes de jornais com notícias sobre monarcas e príncipes Portugueses. Contém referências datadas dos séculos XIII, XV e XIX.
Abusos cometidos pelos frades. Questões entre párocos das freguesias e os frades dos conventos de Setúbal, principalmente os Franciscanos, por estes se negarem a lhes dar parte da paga que recebiam pelos funerais. Utilização de redes de pesca proibidas por parte dos frades. Contém referências datadas de 1600 e 1612.
Notas biográficas sobre o capitão Francisco de Paula Botelho. Contém referências datadas de 1812 a 1829.
Sacrífício expiatório oferecido ao Senhor por Moisés, chefe do povo Hebreu. Barbaridades praticadas pelos povos antigos e pelos inquisidores da Idade Média.
Descoberta de um lacrimatório de barro saguntino, nas ruínas de Tróia, no dia 22 de abril de 1860.
Descoberta de uma sepultura contendo fragmentos de ossada humana, metade de uma fivela ou colchete de bronze e alguns alfinetes de osso, nas ruínas de Tróia, no dia 22 de abril de 1860.
Serviços prestados pelo padre general Orsino-Jordano a Roma. Contém referências datadas do século XII.
Notas biográficas acerca de Simão de Monforte e de João de Maingre de Boncicaut. Contém referências datadas do século XV ao século XVII.
Notas biográficas acerca do General Turenne. Contém referências datadas do século XVII.
Notas biográficas acerca de Afonso de Albuquerque e de D. Álvaro da Costa. Contém referências datadas do século XVII.
Caraterísticas intrínsecas de alguns homens de guerra, dentre eles Nuno Álvares Pereira, D. Francisco de Portugal, o 1º Conde do Vimioso, Duque da Terceira e Duque de Saldanha.
Referência extraída da "Encyclopédie Methodique", sobre o que diz um escritor Francês dos fins do século XVIII, a respeito das antiguidades de Tróia.
Recortes de jornal com um artigo sobre "O congresso de arqueologia e antropologia pré-histórica de Lisboa", e um folhetim subordinado ao "Estudo estatigráfico e paleontológico dos terrenos jurássicos de Portugal". Contém referências datadas do século XIX.
Breves apontamentos sobre a fundação de Cetóbriga, na perspetiva de vários autores.
Notas de Almeida Carvalho em resposta a um artigo referente a antiguidades encontradas em Lisboa, assinado pelo Sr. Trindade. Contém referências datadas do século XIX.
Breve História de Cetóbriga.
Considerações de Gama Xaro, sobre as ruínas de Tróia. Escavações levadas a cabo no sítio de Tróia pela Sociedade Arqueológica Lusitana, sem o apoio dos poderes públicos. Achados arqueológicos encontrados em Tróia por Gama Xaro. Contém referências datadas do século XIX.
Apontamentos sobre as ruínas de Tróia, ruínas da Serra da Ossa, Viriato e os Generais Romanos e sobre a batalha de Évora.
Referências à localização de Tróia, sua geografia, origens e ruínas. Contém referências datadas do século XIV ao século XVII.
Breve descrição de Cetóbriga e da sua opulência.
Queixa por parte dos padres da freguesia de Nossa Senhora da Anunciada à Câmara de Setúbal, contra a falta de reverência aos templos sagrados. Contém referências datadas do século XVII.
Recorte extraído do Jornal do Comércio, com um artigo intitulado "Folhetim: O Prior do Crato e as suas pretensões à Coroa de Portugal", e datado de 20 de novembro de 1878.
Considerações de Emílio Hubner sobre Cetóbriga: o que foi e onde esteve. Contém referências datadas do século XIX.
Breves apontamentos sobre Cetóbriga, na visão de escritores como Cláudio Ptolomeu Alexandrino, António Augusto e André de Resende.
Breves apontamentos sobre as ruínas de Cetóbriga.
Recorte de jornal com um artigo referindo-se a descobertas arqueológicas em Alcácer do Sal. Considerações de alguns autores sobre a origem e localização de Salácia. Edificação de um convento na Serra de Ossa pelos cristãos convertidos por São Mansos.
Considerações de Cláudio Ptolomeu Alexandrino, Bluteau, Gaspar Guerreiros e André de Resende sobre a origem do nome Cetóbriga.
Breve nota biográfica sobre Alberto Augusto de Almeida Pimentel, natural do Porto, e menção aos escritos por ele deixados referentes a Setúbal. Contém referências datadas do século XIX.
Breve nota sobre António Feliciano de Faria Picão, natural de Setúbal, e menção aos escritos por ele deixados referentes a Setúbal. Contém referências datadas do século XIX.
Breve notícia sobre João da Cunha Neves Portugal, e relação do que escreveu sobre Setúbal.
Breve notícia sobre o que escreveu António de Vila-Nova Portugal, acerca de Setúbal.
Breve notícia sobre o que escreveu André de Resende, natural da cidade de Évora, referente a Setúbal.
Breve notícia acerca do que escreveu o Padre Francisco dos Santos, referente a Setúbal. Contém referência datada do século XVIII.
Breve notícia sobre o que publicou a Sociedade Arqueológica Lusitana, estabelecida na vila de Setúbal. Contém referências datadas do século XIX.
Sítio do Vale Vermelho.