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Recorte extraído do jornal "Portugal", com um artigo sob o título "Os canais em Portugal", através do qual é solicitado o apoio do Governo para a concessão do traçado para uma ligação aquática entre os rios Tejo, Mondego, Douro e Ria de Aveiro. Contém referência datada de 1891.
Inauguração de uma estação telegráfica em Sesimbra, no dia 12 de agosto de 1876.
Referência ao porto de Sesimbra, enquanto porto marítimo e de pesca.
Cartazes publicitários fazendo referência às carreiras de vapores entre Alcácer do Sal, Sesimbra, Arrábida e Setúbal. Navegação de cabotagem entre Setúbal, Alcácer e Lisboa. Recortes de jornais sobre navegação no Rio Sado. Navegação a vapor no Rio Sado, entre Setúbal e Alcácer. Sinistro de uma lancha a vapor no Sado. Contém referências datadas de 1804 a 1891.
Pilotos que acompanharam Vasco da Gama à Índia. Descrição de navios de fogo. O papel dos navegantes Setubalenses nos Descobrimentos. Movimento marítimo no Tejo, durante o reinado de D. Fernando. Descrição de vários tipos de navios. Contém referências datadas do século XIV a XVI.
Preço cobrado pelos barqueiros pelo uso dos transportes fluviais entre Setúbal e Alcácer. Contém referência datada de 1559.
Definição do termo Pentotal. Armas permitidas às tripulações. Nau "Leonardo" e os Lusíadas. Tonelagem e artilharia que deviam ter os navios. Permissão do uso de punhais aos mestres, pilotos, marinheiros e mercadores de certos navios. Contém referências datadas de 1499 a 1649.
Descrição de vários tipos de embarcações e tripulações. Relação das embarcações Portuguesas mercantes nos portos do Reino, Ilhas Adjacentes e possessões Ultramarinas, em 1885. Artigo de jornal sobre "utilização do combustível nos navios a vapor". Contém referências datadas de 1179 a 1890.
Construção do caminho de ferro e seus ramais, na região de Setúbal. Recorte de jornal com um artigo salientando a necessidade, para o engrandecimento de Setúbal, do prolongamento até ao cais do ramal do caminho de ferro. Contém referências datadas do século XIX.
Estação no ramal de caminho de ferro que vai do Pinhal Novo a Setúbal. Apelo do Mestre D. Jorge aos juízes e oficiais da vila de Palmela no sentido de cuidarem das calçadas, caminhos e serventias da mesma Vila. Contém referência datada de 1527.
Carta de Lei autorizando a construção do prolongamento do Caminho de Ferro de Setúbal até à margem do Sado, com estação terminal e ponte cais. Contém referências datadas de 1883.
Recorte de jornal, datado de 1868, com um artigo dando conta da necessidade que há em se apressar a construção das estradas concelhias da 1ª e 2ª ordem.
Transcrição de uma representação subscrita pelos proprietários e lavradores de terrenos que se estendem desde a zona da cerca de São Domingos até ao moinho da Mourisca, solicitando providências no sentido de se proceder aos estudos e mais trabalhos conducentes à feitura da estrada prevista para esse local.
As estradas no tempo dos Romanos e o emprego de soldados na sua construção.
Invenção dos correios pelos Persas. Antigos correios: estações de bestas.
Rendimentos auferidos pelo correio-mor em Portugal. Contém referências datadas de 1532 a 1579.
Estabelecimento de uma linha telegráfica entre Setúbal e a Torre do Outão. Contém referência datada de 1859.
Referência ao projeto que visava a abertura de um canal que ligasse o Tejo com o Sado, assim como um projeto de Cândido Xavier Cordeiro visando a abertura e exploração, por tempo de noventa e nove anos, de um canal de navegação ligando os rios Tejo, Sado e Guadiana. Pretensão do Príncipe D. Teodósio, filho de D. João IV, no sentido de fazer de Lisboa uma ilha, fazendo comunicar Loures com Alcântara através de uma sanja que fosse capaz de receber grandes embarcações. Contém referências datadas do século XIX.
Extrato de um poema sobre navegação. Marinheiros Setubalenses na marinha mercante e de guerra. Importância da Corporação Marítima do Corpo Santo na Navegação. Explendor do comércio e agricultura em Portugal durante o período áureo das Navegações e Conquistas e sua decadência durante a ocupação Castelhana. Tipos de embarcações construídas na Ribeira das Naus, no século XVI. Movimento do Porto de Setúbal em 1798 e 1877. Contém referências datadas do século XV ao século XIX.
Começo da telegrafia elétrica em Portugal. Funcionamento do Telégrafo-Postal, em Setúbal e Águas de Moura. Expedição de notícias em séculos antigos. Contém referências datadas de 1831 a 1887.
Recortes de jornal com artigos salientado a necessidade da valorização e importância das estradas municipais, tendo em conta o seu papel no desenvolvimento do País. Breve apontamento, contendo as despesas do Ministério da Guerra. Contém referências datadas do século XIX.
Parte de uma representação dirigida à Câmara de Setúbal, concitando-a a ponderar todas as circunstâncias, ouvindo o maior número de pessoas insuspeitas e sensatas, antes de decidir sobre a feitura de uma rua, que será a principal da cidade de Setúbal e "irá terminar no local onde se há-de erguer uma estação e construir a ponte-cais".
Nota, extraída do jornal "Revolução de Setembro", de 26 de agosto de 1887, referenciando o jornal mais antigo do mundo, o "King Pan", fundado na China no ano de 911 da nossa Era.
Recorte de jornal, com notícia da inauguração do caminho de ferro de Setúbal. Contém referência datada de 1860.
Recorte de jornal com um artigo fazendo a descrição da cidade de Setúbal, do potencial da região, e alertando, entre outras coisas, para a necessidade de conceder maior liberdade de importação ao seu porto. Contém referência datada de 1860.
Cópia de um trabalho da autoria de José Terésio Michelott, Major e engenheiro, sobre a formação de um canal entre Setúbal e Lisboa. Manifestação de intenção por parte de várias entidades no sentido de levar à abertura de um canal entre o Sado e o Tejo. Contém referências datadas do século XIX.
Referência às dificuldades de navegabilidade dos rios Portugueses em grande parte do ano, enquanto se não mudarem as leis da hidráulica. Contém referência datada de 1821.
Sondagem da costa entre o Cabo Espichel e Cabo de Sines. Topografia do Sado, em frente de Setúbal. Contém referências datadas do século XIX.
Referência ao plano concebido pelo Duque de Lafões por volta de 1800, visando, por questões de comunicação e de defesa, a ligação através de um canal artificial que unisse os rios Tejo e Sado, facilitando essa comunicação entre o rio de Coina e o riacho ou ribeira d'Ajuda.
Referência ao plano concebido por Guilherme Luís António de Valleré, visando o propósito de tornar navegável a Ribeira do Sorraia desde a sua entrada no Tejo, abaixo de Benavente, até junto a Monforte, assim como unir a navegação do Tejo com o Guadiana através daquela mesma Ribeira. Propósito manifestado pelo Ministro José de Seabra da Silva de fazer comunicar o Tejo com o Sado, e este com o Guadiana. Contém referências datadas do século XVIII.
Referência à importância do porto de Alcácer do Sal, no contexto comercial. Contém referência datada de 1883 a 1888.
Nota explicando o modo como o raio opera sobre as agulhas de um telégrafo elétrico.
Tipos de velas e embarcações usadas na navegação. Bravura demonstrada pelos marinheiros Portugueses. Contém referências datadas do século XV.
Poema sobre a necessidade da conquista do mar pelos Portugueses. Plano para tirar o Nilo ao Egipto. Origem da ciência náutica moderna, tendo por base a famosa Academia que abriu o Príncipe Henrique, filho de D. João I. Efeitos das navegações dos Portugueses e os seus estabelecimentos na Índia. Comércio e navegação antiga. Contém referências datadas do século XIV ao século XVI.
Carreira de transporte marítimo entre Setúbal e Alcácer e entre Lisboa, Sesimbra, Setúbal e Porto. Canhoneira de guerra no Porto de Setúbal. Navegação a vapor entre Setúbal e outros portos nacionais e estrangeiros. Lancha a vapor ao serviço da fiscalização da Alfândega de Setúbal. Torpedeiros da armada francesa no Porto de Setúbal. Contém referências datadas de 1885 a 1887.
Prolongamento do Caminho de Ferro de Setúbal até ao Sado. Estabelecimento de uma linha telegráfica entre Setúbal e a Torre do Outão. Falecimento da Duquesa de Bragança, D. Amélia. Proposta de arrendamento da exploração das linhas férreas do Sul, Sueste e Algarve. Acidente no ramal do caminho de ferro de Setúbal. Estrada de Setúbal a Azeitão. Construção do primeiro lanço de estrada que vai de Setúbal ao Moinho da Mourisca. Estatísticas dos nascimentos no ano de 1873, nas quatro freguesias de Setúbal. Contém referências datadas de 1879 a 1887.
Menção a um tipo de embarcação de guerra ou de transporte, designada por "taforea", mandada construir por D. João II, para ir a África. Contém referência datada de 1487.