Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

13 records were found.

Testamento de Frei José de Santa Ana que no século se chamou José Caetano Borralho Murça, natural de Fronteira, filho do capitão-mor António Borralho Murça de D. Isabel Godinho Gançoso de Villa-Lobos, que nomeia herdeira. Treslado do original, feito a requerimento do convento de Sousel, datado de 13 de setembro de 1760.
Escritura de contrato e demissão de legítimas feita entre o padre frei Jerónimo de S. José, vigário in capite do convento da Serra d´Ossa e frei Nuno de S. José, reitor do convento de Santo António de Sousel, como tutor de seu irmão, frei José de Santa Ana, que no século se chamava José Caetano Borralho Murça, noviço no dito convento da Serra d´Ossa, para poder professar. Treslado do original datado de 13 de setembro de 1760.
Documentos de despesa com o funeral de frei António Velez
Treslado de verbas dos testamentos de Clara Josefa de Figueiredo e Gracia Borralho, mãe e tia, respetivamente, do padre frei Nuno de S. José e da sentença que o provedor deu sobre o morgado instituído por seu pai, António Borralho Murça
Escritura de contrato para dote que fez a reverenda madre soror Maria Vicência da Purificação, vigária prioresa do convento da religiosas maltesas de Estremoz com frei Nuno de S. José, religioso de S. Paulo, para professar no mesmo convento a educanda D. Júlia Borralho Godinho, irmã de frei Nuno, filhos ambos de António Borralho Murça, capitão-mor de Fronteira. 1761/10/24. Treslado do original datado de 24 de outubro de 1761.
Testamento com que professou, no convento da Serra d´Ossa, frei Alexandre da Ascensão que no século se chamara Alexandre Falcato Salvado, natural da freguesia de Nossa Senhora dos Barros, termo da vila de Avis, filho de João Rodrigues Falcato e de Luzia Rodrigues Salvada. Instituiu por herdeiros seus irmãos João Rodrigues Falcato, Francisco Rodrigues Salvado, o padre Manuel Falcato e a Ordem de S. Paulo. Treslado do original datado de 27 de julho de 1717.
Certidão de verbas do testamento com que faleceu o capitão-mor de Fronteira, António Borralho Murça, passada a requerimento do seu filho, frei Nuno de S. José
Folha de inventário e partilhas por morte de Francisco Jorge, marido de Margarida Martins, morador na Herdade da Safia, termo de Monforte, pai de soror Beatriz Maria de S. José, religiosa no convento de S. João da Penitência, de Estremoz, e de Mariana Martins. Treslado do original datado de 27 de setembro de 1709.
Escritura de nomeação de um prazo na Herdade do Escoural, termo de Montemor-o-Novo, pertencente aos dominicanos do convento de Azeitão, que fez o padre frei Manuel do Sacramento, religioso do convento de Nossa Senhora do Amparo, de Vila Viçosa, em seu sobrinho, frei Domingos do Rosário, religioso do convento de Santo António de Sousel. Inclui auto de tomada de posse do prazo.
Requerimento do padre José Murça, morador na vila de Soares, a fim de ser levantado o sequestro a que se procedeu nas capelas de Grácia Borralho e Clara Josefa de Figueiredo, indevidamente anexadas ao vínculo instituído por seu pai, António Borralho Murça, capitão-mor de Fronteira
Treslado de escritura de venda de um olival, chamado da Cabeça do Chiborro, que fizeram Alexandre Pires Borralho e sua mulher a João Rodrigues e sua mulher, Catarina Ribeiro, por preço de 100.000 rs.
Sentença sobre as herdades dos Murças, da Balhoa e do Judeu, a favor de Mateus Martins Murça
Autos de tombo, demarcação e medição de todas as coisas que em Sousel e seu termo pertenciam à Casa de Bragança. Inclui treslado de provisão régia com data de 15 de abril de 1601, autorizando a feitura do tombo e auto de juramento dado a Gaspar Vaz de Sousa, juiz dos tombos das terras do duque de Bragança pelo provedor da comarca de Viana a par do Lima, Manuel Correia Maldonado, para tombar as propriedades sitas no concelho de Entre Homem e Cabedo.