Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

104 records were found.

Carta de venda de José de Almeida Cabral e de sua mulher Catarina de Almeida ao convento de Santo Agostinho de Portalegre, de umas casas junto ao adro do dito convento, pelo preço de 96.000 réis. Treslado do original datado de 21 de outubro de 1723.
Escritura de amigável composição entre Leonor de Sousa de Vasconcelos e Diogo Manhans Barreto e sua mulher Margarida de Sousa Aires de Almeida, pela qual aquela entregava a este as propriedades pertencentes ao “Morgado de Arronches”, que ficaram por morta de Diogo de Sousa Tavares, irmão de Leonor de Sousa Vasconcelos e de Margarida de Sousa Aires de Almeida. Insere petição dos religiosos do convento de Santa Maria de Portalegre. Treslado do original datado de 14 de novembro de 1714.
Carta de venda de António Rodrigues Silveiros e de sua mulher Brites Duroa ao convento de Santo Agostinho, da posse de umas casas na Rua da Carreira, em frente à Igreja de Santa Maria, foreiras ao dito convento, pelo preço de 85.000 réis. Treslado do original datado de 30 de dezembro de 1721.
Carta de venda de Francisco Dias e de sua mulher Catarina dos Reis a José de Almeida Cabral e a sua mulher Catarina de Almeida, de umas casas na Rua da Carreira, em frente à igreja do convento de Santo Agostinho, pelo preço de 30.000 réis. Treslado do original datado de 10 de julho de 1722.
Sentença de arrematação de Pero Mendes de uma vinha no Chancrão, termo de Portalegre, pelo preço de 10.000 réis, na sequência de uma sentença de penhora contra João Rodrigues, seu irmão, por dívidas ao arrematante.
Carta de venda de Jorge Vieira e de sua mulher Maria Dias a Pedro Mendes e a sua mulher Guimar Mourata, de metade de uma vinha, no sitio de Chancrão, termo de Portalegre, pelo preço de 10.000 réis. Treslado do original com a mesma data.
Carta de venda de Mateus Vaz a Francisco Fernandes e a sua mulher Catarina Ribeiro de um olival à Pena de S. Tomé, termo de Portalegre, pelo preço de 7.500 réis.
Carta de venda e trespasse de Pedro Gomes e da sua mulher Catarina Fernandes Moutoso a Francisco Pais e a sua mulher Beatriz Dias, do olival no Moinho do Cubo, com obrigação anual de três alqueires e meio de azeite ao convento de Sto, Agostinho de Portalegre, pelo preço de 8.000 réis.
Venda de António Fernandes e de sua mulher Beatriz Ribeiro a Francisco Fernandes e a sua mulher Catarina Ribeiro, de um quinhão de olival junto à Pena de S. Tomé, termo de Portalegre, pelo preço de 3.000 réis. Treslado do original de 22 de março de 1599.
Venda de Rui Lopes, morador em Trujillo, reino de Castela, filho de Maria Lopes, a sua irmã Leonor e a seu irmão Jorge Gomes da sua parte das casas na Rua dos Açougues, em Portalegre, pelo preço de 60.000 réis.
Carta de trespasse de Maria Vaz a Pedro Gomes e a sua mulher Catarina Moutoso, do foro de três alqueires e meio de azeite de um olival no Moinho do Cubo, pago anualmente ao convento de Santo Agostinho de Portalegre.
Carta de venda e trespasse de Pedro Gomes e da sua mulher Catarina Fernandes Moutoso a Francisco Pais e a sua mulher Beatriz Dias, do olival no Moinho do Cubo, com obrigação anual de três alqueires e meio de azeite ao convento de Santo Agostinho de Portalegre, pelo preço de 8.000 réis.
Trespasse de Maria Vaz, viúva de Álvaro Anes, a Pero Gomes e Catarina Moutoso da posse de um olival que paga de foro 3 alqueires e meio de azeite.
Confrontações e foros da Herdade da Correntina, de uma courela de vinha no sítio da Amoreira e do olival da Bragada
Avaliação de casas nas ruas das Carreiras e da Misericórdia, de dois olivais e de uma vinha no Chancrão
Carta de aforamento perpétuo do convento de Santo Agostinho de Portalegre a Francisco José de um casarão na Rua do Pirão, em Portalegre, pelo foro anual de 100 réis. Treslado do original com a mesma data.
Quitação do convento de Santo Agostinho a João Garro, por ter recebido o foro de três alqueires de azeite que pagava Vicência Luísa.
Procuração de Fr. Vicente da Conceição, prior do convento de Santo Agostinho de Portalegre, ao padre Fr. António de S. Boa Ventura, religioso do dito convento, para poder mandar citar e demandar Gregório José de Almeida, almocreve, numa acção relativa a uma entrega que mandaram fazer ao padre Anacleto Teixeira Vaz, da cidade do Porto.
Carta de venda do alferes António Dias Inchado e de sua mulher Rosa Maria Boroa, moradores em Castelo de Vide, ao convento de Santo Agostinho de Portalegre de uma morada de casas na Rua de Santa Clara de Portalegre, pelo preço de 86.400 réis. Contém treslado de procuração de 17 de outubro de 1767. Treslado do original datado de 25 de outubro de 1767.
Declaração relativa à posse de umas casas na Rua da Carreira, que haviam pertencido a Eugénia Luísa e a seu marido João da Silva Maldonado.
Escritura de aforamento de Leonor Tomásia de Menezes a João da Silva Maldonado, de umas casas na Rua da Misericórdia de Portalegre, pelo foro anual de 3.000 réis. Insere petição e procuração. Treslado do original datado de 20 de junho de 1733.
Escritura de aforamento perpétuo dos religiosos do convento de Santo Agostinho de Portalegre, como administradores da capela instituída por Maria Gonçalves, donzela, a Luís Joseé Calado e sua mulher Joana Baptista, de uma morada de casas na Rua dos Canastreiros e de um chão na travessa que vai para a Corredoura de Cima, em Portalegre, pelo foro anual de 6.000 réis.
Escritura de aforamento perpétuo do convento de Santo Agostinho de Portalegre a José António de Almeida Castanho, de uma tapada de vinha no sitio do Migateiro, termo de Portalegre, e de uma vinha na Ribeira de Seda, pelo foro anual de 14.400 réis. Treslado do original datado de 5 de agosto de 1779.
Escritura de retificação de foro e obrigação de António Teles de Meneses a João da Silva Maldonado e a sua mulher Eugénia Maria de Saldanha de umas casas na Rua da Misericórdia em Portalegre, pelo foro anual de 3.000 réis. Contém petição dos religiosos do convento de Santo Agostinho de Portalegre. Treslado do original de 30 de janeiro de 1738.
Escritura de venda de Luís Correia, viúvo, tecelão de linho, a Rosa Maria Boroa, de umas casas na Rua de Santa Clara de Portalegre pelo preço de 40.000 réis. Treslado do original datado de 3 de julho de 1750.
Carta citatória a favor de José de Sousa Tavares e contra João da Silva Maldonado e Sousa, relativa à divida de 58.890 réis, que o primeiro lhes havia emprestado. Contém treslado de escritura de obrigação de 14 de março de 1722.
Quitação de João da Silva Maldonado e Sousa a Ignácia Josefa de Carvalho, por ter recebido 4.000 réis da renda das casas onde ela vivia.
Carta de venda de Ana Coelho de Miguel, viúva de Manuel Nunes Arcas, ao convento de Santo Agostinho de Portalegre de umas casas na rua de Santa Clara, pelo preço de 60.000 réis. Treslado do original datado de 23 de março de 1737.
Escritura de compra de Manuel Pinheiro, almocreve, e de sua mulher Apolónia Maria, a José Gonçalves e a sua mulher Catarina Pires, de umas casas na Rua de S. Martinho, em Portalegre, com obrigação anual de 4 missas, pelo preço de 30.000 réis. Treslado do original datado de 29 de julho de 1737.
Escritura de juro do capitão Francisco Gracia a Maria Cardosa, viúva de Manuel Gonçalves Fabião, moradora em Figueira, de 133.000 réis ao juro de 6 e 1/4 %. Treslado do original datado de 19 de agosto de 1736.
Petição de João da Silva Maldonado e Sousa, pedindo ao escrivão do concelho a avaliação das casas na Rua da Carreira, que deixara sua sogra, Mariana de Carvalho, para que sua esposa recebesse a quantia de 300.000 réis que lhe coubera na herança, o que for deferido.
Auto de notificação de João da Silva Maldonado e Sousa a Ignácia Maria Josefa Galvão de Carvalho, para que pagasse a renda de 16.000 réis anuais das casas na Rua da Carreira a que estava obrigada. Insere petições de João da Silva Maldonado e Sousa e de Ignácia Maria Josefa Galvão Carvalho, e procurações de 16 de junho de 1744 e de 5 de agosto de 1744.
Sentença cível de posse a favor de Fernando Rego Pereira, capitão de Ordenança em Campo maior, de uma courela de terra no sitio de Vale de Pisões, termo de Campo maior.
Escritura de aforamento perpétuo do convento de Santo Agostinho a Pedro Paulo Velez, de uma morada de casas na Rua da Cadeia, em Portalegre, pelo foro anual de 6.000 réis. Treslado do original datado de 14 de novembro de 1738.
Carta de sentença cível a favor dos religiosos do convento de Santo Agostinho e contra José Martins Estrela, relativa ao pagamento do foro de 5.700 réis ano, de umas casas na Rua dos Canastreiros.
Carta de venda de Manuel Ribeiro Broa, carpinteiro, e de sua Francisca Joaquina de Góis, a Manuel Francisco Tavares, da posse de uma vinha no sitio chamado Casa do Pobre, termo de Portalegre, foreira ao convento de Santo Agostinho de Portalegre em 3.200 réis anuais, pelo preço de 130.000 réis. Contém petição de Manuel Francisco Tavares. Treslado do original datado de 24 de janeiro de 1795.
Sentença de redução das obrigações de capelas de missas e mais encargos pios instituídos em conventos e hospícios dos religiosos eremitas descalços da Ordem de Santo Agostinho. Cópia do original datado de 3 de junho de 1820.
Certidão de venda do colégio de S. Sebastião da Companhia de Jesus a Maria Canales, viúva de António Peixoto de Brito, de um olival no sitio da Gafa, termo de Portalegre, com obrigação de um alqueire de azeite, em cada ano, ao altar de S. Miguel da Igreja de Santo Agostinho, pelo preço de 30.000 réis. Treslado do original datado de 9 de fevereiro de 1695.
Carta de declaração de venda do Dr. José Velez Barbudo a Maria Josefa, viúva, de uma morada de casas na Rua da Cadeia, foreiras ao convento de Santo Agostinho de Portalegre em uma canada de azeite e um vintém em cada ano, pelo preço de 100.000 réis. Contém petição do convento de Santo Agostinho. Treslado do original datado de 15 de janeiro de 1781.
Sentença cível de composição entre os religiosos do convento de Santa Maria de Portalegre, e Mariana Anacleta de Siqueira, tutora de um seu sobrinho, relativa ao pagamento de 10.000 réis anuais, de esmola àquele convento, do vínculo que instituiu o capitão Luís Pereira de Siqueira.
Escritura de aforamento perpétuo de Manuel de Almeida Freire, cónego da igreja catedral de Portalegre, a Domingos António Dourado, tecelão de Fábrica, e a sua mulher Isabel Maria, de uma morada de casas na Rua da Mouraria, em Portalegre, pelo foro anual de 6.000 réis. Treslado do original datado de 27 de outubro de 1790.
Certidão de aforamento perpétuo do convento de Santo Agostinho de Portalegre a Vicente Fernandes Mouguel, alfaiate, e a sua mulher Ana Dias, de uma morada de casas na Rua dos Potes, pelo foro anual de 600 réis. Contém petição do convento de Santo Agostinho. Treslado do original datado de 17 de novembro de 1713.
Carta de venda de Teresa Joaquina Falcato, Maria Bárbara Falcato, Francisca Josefa Falcato e Francisco Xavier Falcato, cabo de esquadra, a João Baptista Ferreira e a sua mulher Genoveva Angélica Teodora, de três courelas de terra, no sitio do Arraial, termo de Portalegre, uma pelo preço de 240.000 réis; outra foreira à Santa Casa da Misericórdia de Portalegre em 1.700 réis anuais, pelo preço de 80.000 réis, e outra foreira ao convento de Santo Agostinho em 1.000 réis anuais, pelo preço de 70.000 réis. Treslado do original de 16 de setembro de 1787, lavrado em Castelo de Vide.
Carta de venda de Luís José Calado, viúvo, a Isabel Micaela da Mota, viúva, da posse e domínio útil de uma morada de casas sitas à quina da travessa que vai para a Corredoura de Cima, no início da Rua dos Canastreiros, com pensão de 5.700 réis anuais à comunidade de Santo Agostinho, pelo preço de 5.000 réis.
Carta de abatimento de foro e nova obrigação do convento de Santo Agostinho de Portalegre a Antónia Micaela Godinha de Sequeira e a sua irmã Francisca Josefa Godinha, de uma morada de Casas na Rua da Cadeia, passando o foro anual de 6.000 réis para 4.000 réis. Treslado do original da mesma data.
Carta de venda do convento de Santo Agostinho de Portalegre a José Bernardo Coelho de Figueiredo, desembargador dos agravos da Casa da Suplicação e provedor de Portalegre, de duas courelas no sitio da Terruje, de uma morada de casas na Rua de S. Bento, de uma vinha no sitio de Pedro Calvo e de outra vinha no sitio d`Almoinho, todas situadas no termo de Seda, pelo preço global de 235.000 réis. Treslado do original datado de 17 de junho de 1769.
Carta de venda de Lourenço Martins e sua mulher Maria Pereira a António Fernandes Monteiro e a sua mulher Isabel Gonçalves, de umas casas na Rua do Lobato, em Portalegre, pelo preço de 40.000 réis. Treslado do original de 8 de abril de 1647.
Carta de venda de Manuel Vaz Camelo e de sua mulher Maria Gonçalves a Manuel Lopes Tavares e a sua mulher, de umas casas na Rua da Misericórdia em Portalegre, pelo preço de 30.000 réis. Treslado do original datado de 4 de junho de 1652.
Carta de sentença a favor de Manuel Lopes Tavares e contra Manuel Vaz Camelo, relativa à compra de umas casas na Rua da Misericórdia em Portalegre.
Carta de de Manuel Carvalho a Manuel Lopes Tavares e a sua mulher Maria Tavares, da metade de uma vinha no Chancrão, termo de Portalegre, pelo preço de 12.500 réis. Treslado do original datado de 27 de novembro de 1653.
Carta de venda de Álvaro Fernandes a Manuel Lopes Tavares e a sua mulher Maria Tavares, de um olival no sitio da Pena, termo de Portalegre, com a obrigação anual de quatro alqueires de azeite a Sebastião Fernandes, pelo preço de 19.000 réis. Treslado do original datado de 17 de julho de 1653.
Carta de distrate e desobrigação de Sebastião Fernandes, marido de Isabel Rodrigues, a Manuel Lopes Tavares, do foro de quatro alqueires de azeite de um olival no sitio da Pena. Treslado do original com a mesma data.
Carta de venda de Francisco do Vale Vinagre a Manuel Lopes Tavares e a sua mulher Maria Tavares, de um olival no sitio da Mãe de Deus, termo de Portalegre, pelo preço de 25.000 réis. Treslado do original datado de 13 de fevereiro de 1654.
Carta de venda de Matias Carvalho a Manuel Lopes Tavares, mercador, e a sua mulher Maria Tavares, de metade de uma vinha no sitio de Chancrão, termo de Portalegre, pelo preço de 15.000 réis. Treslado do original datado de 25 de agosto de 1654.
Carta de venda de Cristóvão Seia e de sua mulher Leonor Vaz a Manuel Lopes Tavares e a sua mulher Maria Tavares, da metade de uma vinha no sitio de Chancrão, termo de Portalegre, pelo preço de 15.000 réis. Treslado do original datado de 11 de setembro de 1655.
Sentença concedendo licença a Cristóvão Seia e sua mulher Leonor Vaz, para poderem vender a vinha no sitio de Chancrão, termo de Portalegre.
Carta de venda de Pedro Mendes e de sua mulher Guimar Mourato a Manuel Lopes Tavares e a sua mulher Maria Tavares de uma vinha no sitio de Chancrão, termo de Portalegre, pelo preço de 60.000 réis. Treslado do original datado de 26 de outubro de 1657.
Carta de venda de Nuno de Pina ao colégio da Companhia de Jesus de Portalegre, de umas casas em frente à porta grande de Santa Maria, na mesma cidade, pelo preço de 220.000 réis. Treslado do riginal com a mesma data.
Auto de posse do colégio da Companhia de Jesus de Portalegre das casas em frente à porta grande da Igreja de Santa Maria, na mesma cidade.
Carta de venda de Manuel Marques Tavares e de sua mulher Catarina Silveira a Manuel Lopes Tavares e a sua mulher Maria Tavares, do assento de lagar de azeite e tapadas de olival no sitio de Água da Prata, termo de Portalegre, pelo preço de 430.000 réis. Treslado do original datado de 10 de fevereiro de 1661.
Carta de venda de António Fernandes Terrenho e de sua mulher, a Domingos Cardoso e a sua mulher, de umas casas na Rua do Lobato, pelo preço de 39.000 réis. Treslado do original datado de 19 de janeiro de 1662.
Carta de venda de Maria de Carvalho, viúva de Manuel Dias, a Isabel Vaz, viúva de Domingos Gonçalves, da renda anual de dez alqueires de azeite de um olival no Migateiro, termo de Portalegre, pelo preço de 30.000 réis. Treslado do original datado de 6 de julho de 1658.
Carta de venda de Maria de Carvalho, viúva de Manuel Dias, a Manuel Lopes Tavares, de uma tapada de olival no sitio do Migateiro, termo de Portalegre, pelo preço de 170.000 réis. Treslado do original datado de 29 de maio de 1659.
Carta de venda de Maria Dias, filha de Maria Dias e António Pires, a Manuel Lopes Tavares e a sua mulher Maria Tavares Cavaleiro, de uma vinha no sitio de Chancrão, termo de Portalegre, pelo preço de 16.000 réis. Treslado do original de 24 de abril de 1659.
Escritura de aforamento em três vidas do convento de S. Bernardo a António Ramos e a sua mulher Isabel Vaz, de umas casas em frente à igreja de Santa Maria, pelo foro anual de 3.500 réis. Treslado do original datado de 3 de setembro de 1663.
Arrematação de Manuel Lopes Tavares das casas da Rua da Misericórdia, em Portalegre, pelo preço de 200.000 réis, por confisco de bens de Violante Mendes, mulher de Diogo Ramalho, pelo juiz do fisco da cidade de Évora. Insere auto de posse de Manuel Lopes Tavares, das casas arrematadas, de 2 de dezembro de 1664.
Carta de venda de Sebastião Fernandes Valente e de sua mulher Beatriz Velez a Pedro Fernandes, sapateiro, e a sua mulher, da posse de uma vinha no sítio do Seixo, com obrigação de foro anual de 750 réis a Manuel Lopes Tavares, pelo preço de 12.000 réis. Treslado do original datado de 10 de maio de 1666.
Carta de venda de Diogo de Pina e de sua mulher Catarina Vaz ao padre Manuel Gonçalves Caroço, da posse de umas casas no adro de Santa Maria, foreiras ao convento de S. Bernardo em 4.000 réis anuais, pelo preço de 25.000 réis. Treslado do original datado de 10 de janeiro de 1681.
Carta de sentença a favor do convento de Santo Agostinho de Portalegre e contra o padre Domingos Gonçalves, relativamente ao sequestro que este queria fazer ao convento, dos bens que entregara quando tomou o hábito.
Carta de venda de Francisco de Matos ao convento de Santo Agostinho de Portalegre de umas casas na Travessa de Santa Clara, pelo preço de 25.000 réis. Treslado do original datado de 4 de janeiro de 1674.
Carta de venda do colégio da Companhia de Jesus de Portalegre a Pedro Fernandes e a sua mulher de umas casas na Rua do Lobato, naquela cidade, pelo preço de 50.000 réis. Treslado do original com a mesma data.
Declaração de como as casas pertencem ao Convento de Santo Agostinho.
Carta de venda de Maria Martins, viúva de Domingos Cardoso, ao convento de Santo Agostinho de Portalegre, de umas casas na Rua do Lobato, pelo preço de 55.000 réis. Insere treslado de escritura de venda de 22 de maio de 1662.
Procuração de Fr. Francisco Mendes de Carvalho a Simão Pacheco de Sá e ao padre Fr. António Antunes da Fonseca, para o representarem na causa que lhe movia José Ribeiro, da cidade de Portalegre.
Carta de venda do colégio de S. Sebastião da Companhia de Jesus de Portalegre a Luís Pereira de Cequeira e a sua mulher Maria Mendes, de três moradas de casas em Santa Maria, em Portalegre, pelo preço de 340.000 réis. Treslado do original datado de 22 de novembro de 1669.
Carta de venda do colégio de S. Sebastião da Companhia de Jesus ao padre João Pereira de Carvalho, capelão da Santa Sé de Portalegre, de umas casas no Adro de Santa Maria, pelo preço de 150.000 réis. Treslado do original datado de 27 de abril de 1682.
Carta de arrematação de António Fernandes, sapateiro, da posse de umas na Rua do Lobato, foreiras em 1.000 réis anuais ao Colégio da Companhia de Jesus de Portalegre, pelo preço de 15.000 réis, nos termos de uma sentença de penhora contra Francisco de Matos, por divida a Manuel Rodrigues, espingardeiro.
Declaração do bispo D. Diogo Correia, sobre o foro de azeite pago à igreja, primeiramente imposto num olival e depois em umas casas na Rua da Cadeia.
Auto de posse de António Fernandes, sapateiro, de umas casas na Rua do Lobato, em Portalegre, que tinham sido de Francisco de Matos.
Carta de venda de Manuel Fernandes, de Campo Maior, e de sua mulher, a Manuel João e mulher, de umas casas na Rua do Lobato, em Portalegre, pelo preço de 38.000 réis. Treslado do original com a mesma data.
Carta de venda do Colégio de S. Sebastião da Companhia de Jesus a Maria Canales, viúva de António de Brito, de um olival no sitio da Gafa, termo de Portalegre, com obrigação de foro anual de um alqueire de azeite ao altar de S. Miguel da Igreja do Convento de Santo Agostinho, pelo preço de 30.000 réis. Treslado do original datado de 9 de fevereiro de 1695.
Escritura de aforamento da Irmandade da Sra. da Anunciada, da Igreja de Santa Maria, ao padre Bartolomeu Ribeiro de Carvalho, capelão da Santa Sé, de uma vinha no sítio do Arraial, termo de Portalegre, pelo foro anual de 1.000 Réis. Contém escritura de compra. Treslado do original datado de 14 de abril de 1660.
Carta de venda do colégio de S. Sebastião da Companhia de Jesus a Diogo de Sousa Tavares e a sua mulher Brites Castelo Branco, de umas casas no adro de Santa Maria, pelo preço de 97.500 réis. Contém declaração dos compradores, dizendo que as casas são do convento de Santo Agostinho, de 10 de setembro de 1687. Treslado do original datado de 30 de junho de 1687.
Auto de emarcação e partilha de um souto no sitio de Severete, termo de Alegrete, pertencente a Manuel Barradas Maldonado e a Pedro Fernandes Belo. Inclui petição de Manuel Barradas Maldonado.
Carta de venda de Pedro Fernandes, lavrador, e de sua mulher Maria Velez ao convento de Santo Agostinho de Portalegre de umas casas na Rua do Lobato, nessa cidade, pelo preço de 120.000 réis. Treslado do original datado de 21 de março de 1702.
Sentença a favor do convento de Santo Agostinho e contra Francisco Caldeira Pais Castelo Branco e mulher, relativa ao foro de um olival no caminho do Carvalhal, termo de Portalegre, determinando que este pagasse o foro de três alqueires de azeite e três púcaros. Insere treslado de aforamento de 3 de fevereiro de 1525, Portalegre.
Sentença a favor dos religiosos do convento de Santo Agostinho, para não pagarem usuais dos produtos que comprassem, por serem religiosos que viviam de esmolas.
Carta de venda de Manuel Mendes e de sua mulher Maria Fernandes ao convento de Santo Agostinho de Portalegre, da metade de umas casas na Rua do Lobato, pelo preço de 37.000 réis. Treslado do original datado de 9 de maio de 1702.
Carta de venda de Ana de Almeida, viúva, ao convento de Santo Agostinho, de umas casas na Rua do Lobato, pelo preço de 90.000 réis. Treslado do original datado de 6 de abril de 1702.
Sentença de partilhas dos bens deixados por morte de António Fernandes, sapateiro, e de sua mulher Margarida Martins e seus filhos António Martins, Maria da Conceição e Isabel Martins, tendo recebido cada herdeiro 24.263 réis e Maria da Conceição a posse de umas casas na Rua do Lobato, foreiras à Companhia de Jesus de Portalegre, em 1.000 réis anuais.
Carta de venda de Pedro Dias Vinagre, procurador de Isabel Martins, moradora em S. Vicente, reino de Castela, ao convento de Santo Agostinho de Portalegre, de metade de umas casas na Rua do Lobato, pelo preço de 10.000 réis. Inclui recibo do vendedor. Treslado do original datado de 21 de abril de 1702.
Carta de rectificação de venda de Pedro Dias Vinagre ao convento de Santo Agostinho de metade de umas casas na Rua do Lobato, pelo preço de 10.000 réis. Treslado do original datado de 30 de maio de 1702.
Escritura de aforamento perpétuo do convento de Santo Agostinho a Vicente Fernandes Mougel, alfaiate, e a sua mulher Ana Dias, de uma morada de casas na Rua dos Potes, em Portalegre, pelo foro anual de 600 réis. Treslado do original datado de 17 de novembro de 1713.
Escritura de doação de Manuel João, lavrador, e de sua mulher Maria da Mota ao convento de Santo Agostinho de Portalegre, de umas casas na Rua do Lobato, em Portalegre. Treslado do original datado de 12 de fevereiro de 1708.
Escritura de doação de João Vaz Porcalho, ferrador, e de sua mulher Maria da Conceição ao convento de Santo Agostinho de Portalegre, da posse de umas casas na Rua do Lobato, foreiras ao Colégio da Companhia de Jesus em 1.000 réis anuais. Treslado do original datado de 2 de dezembro de 1707.
Escritura de justificação de testemunhas comprovando que o Mestre de Campo, Diogo Cristóvão de Sande, havia deixado um legado de 2.000 cruzados ao convento de Santo Agostinho de Portalegre. Treslado do original datado de 14 de março de 1702.
Auto de posse de João Vaz Porcalho, marido de Maria da Conceição, das casas na Rua do Lobato, foreiras em 1.000 réis anuais à Companhia de Jesus de Portalegre, deixadas por António Fernandes, sapateiro, e mulher Margarida Martins.
Contrato de escambo e obrigação do colégio da Companhia de Jesus de Portalegre e o convento de Santo Agostinho trocando o foro de umas casas na Rua do Lobato, que pertencia ao Colégio, pelo foro de uma vinha que possuía Jorge Centeno de Chaves e que pertencia ao convento, uma vez que ambos os foros eram de 1.000 réis anuais. Treslado do original datado de 25 de novembro de 1707.
Carta de venda de Francisco Barreto da Silveira, morador em Portalegre, procurador de Francisco Pereira da Silva, morador em Aldeia da Mata, a José de Almeida, mercador, e a sua mulher Catarina de Almeida, de um pomar no sitio de Ribeiro de Bácoro, termo de Portalegre, pelo preço de 30.000 réis. Treslado do original datadode 20 de novembro de 1716.
Sentença a favor de Lourenço Vaz Belo contra Catarina Pereira, relativa a 5.340 réis que esta tomou de empréstimo.