Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

32 records were found.

Escritura de reclamação que fez o Reverendo Álvaro Leite Pereira do Lago e Vasconcelos, tesoureiro-mor da Sé, sobre o contrato que se tinha celebrado com procuração do Cabido da Sé do Porto a respeito de eira, coberto e casa que se deveria alugar para quando se fosse recolher os dízimos da freguesia de Ovar, sendo que a dita procuração foi assinada sem se lhe declarar para que efeito servia nem se ter proposto o negócio em Cabido, tal como estipulado na forma dos estatutos dessa instituição.
Carta de sentença cível de penhora a favor do Cabido da Sé do Porto contra António Pereira, sua mulher Maria da Rocha e seu genro Manuel da Rocha, todos da freguesia de Passos de Gaiolo, pelas pensões que deviam do casal de Mato, situado na mesma freguesia. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: petição, despacho, penhora, ação, sentença e custas.
Carta de sentença cível de penhora dada por D. José a favor do Cabido da Sé do Porto contra Domingos da Rocha (filho de Manuel de Sousa), Jacinto Vieira, Manuel da Rocha, Lourenço Fernandes (filho de Diogo Heitor) e António Marques, como herdeiros do Padre Manuel Marques da freguesia de Passos de Gaiolo, pelas pensões que deviam do casal de Mato. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: petição, despacho, penhora, termo de lançamento, sentença, petição, despacho e custas.
Carta de sentença cível de penhora do Cabido da Sé do Porto contra António Marques, da freguesia de Passos de Gaiolo, pelas pensões que devia ao dito Cabido do casal de Mato. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: petição, despacho, penhora, ação, termo de lançamento, sentença e custas.
Certidão relativa ao requerimento que o tesoureiro-mor da Sé de Leiria fez ao seu Bispo para ser contado no tempo de um exterminio (= desterro) por ordem régia, ao despacho do prelado e à apelação que aquele interpôs para a Legacia, em que o Bispo quis ser parte, e sendo provido na Coroa, foi julgado no Desembargo do Paço que as cartas para que o dito tesoureiro fosse contado no exterminio estavam mal passadas. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão.
Certidão de uma petição que o Abade de Bougado faz para pagar a dinheiro a censoria que o Cabido da Sé do Porto lhe arbitrasse. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão.
Certidão da alfândega de Viana do Castelo sobre as embarcações que iam para esta cidade do Porto e que por engano descarregaram na dita alfândega, sendo obrigadas a pagar os direitos alfandegários pertencentes a Viana, os quais se lançaram em livro separado. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão.
Certidão das ordens expedidas pelo Conselho da Fazenda a respeito da venda de fazendas inglesas, cuja redízima pertencia ao Cabido da Sé do Porto, vindas numa embarcação que foi aprisionada por um corsário espanhol e contrato que houve para a sua libertação. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão.
Carta de lei sobre as Confirmações Gerais, por se encontrarem incompletas as que se realizaram no reinado de D. João IV. Este processo é composto pela carta de lei de D. José e o seu registo (fl. 129-130), apresentando como datas extremas 1769-05-06 a 1769-05-09; e pela cópia da circular (fl. 131) datada de 1760-08-19.
Certidão do depósito das rendas pertencentes ao Cabido da Sé do Porto que fez o enfiteuta Pedro Correia Pinto de Andrade, com citação do prebendeiro. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão.
Proposta do Cabido da Sé do Porto sobre o laudémio de um prazo que não declara a quantidade na escritura de emprazamento e resoluções para se dever cobrar a quarta parte.
Mandado de levantamento de sequestro a favor do Cabido da Sé do Porto sobre uns casais da freguesia de Santa Maria de Válega. Este documento contém a transcrição do mandado e da declaração de notificação.
Embargos relativos a um acordão de um embargo em que a Igreja de Santa Maria de Válega era parte envolvida.
Informação sobre a divisão dos dízimos entre a Mitra da Sé do Porto e o Arcediagado da Régua.
Proposta que o Cabido da Sé do Porto deu e razões que apresentou para que não se executasse o Breve Apostólico que permitia o uso do sacrário na Irmandade da Senhora do Terço e Caridade.
Representação que o Cabido da Sé do Porto fez a D. João V para se não celebrarem os contratos de vendas e arrematações dos prazos de que era detentor o dito Cabido, sem que se obrigassem os compradores a fazerem previamente o pagamento do laudémio, não devendo os tabeliães fazer escrituras ou os escrivães passar títulos sem a apresentação da respetiva certidão de pagamento.
Representação que o Cabido da Sé do Porto faz para que lhe fosse pago na alfândega da mesma cidade o juro real a que tinha direito.
Transação que fizeram os moradores da freguesia de Viariz, concelho de Baião, sobre os votos que são obrigados a pagar ao Cabido da Sé do Porto.
Carta de sentença cível de penhora do Cabido da Sé do Porto contra António José da Silva, como herdeiro de Agostinho Pires Fragoso, relativa a uma pensão de onze mil avos anuais de umas casas situadas na Rua das Hortas. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: petição, despacho, mandado executivo, penhora, ação, termo de lançamento, sentença e custas.
Certidão da petição que fez o tesoureiro da Imagem da Senhora da Natividade ao Cabido da Sé do Porto para este lhe dar licença para fazer um telheiro no terreiro da Praça Nova e levantar-lhe o embargo que tinha requerido. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão.
Composição entre o Cabido da Sé do Porto e os moradores da freguesia de S. João do Grilo sobre os votos de Baião. Este processo é composto pela composição (fl. 337-362) que data de 1754-09-29; por quatro procurações de moradores a nomearem os seus Procuradores (fl. 363-365; 366; 367; 368-372) e que datam, respetivamente, de 1754-09-07, 1754-08-31, 1754-08-31 e 1754-08-21; e por cinco declarações dos moradores a constituírem o seu Procurador (fl. 373; 374; 375; 376; 377) e que datam, respetivamente, de 1754-09-29, 1754-09-04, 1754-09-09, 1754-09-20 e 1754-09-08.
Cartas do Cabido da Sé do Porto ao Bispo da mesma cidade e respostas deste sobre o lugar das arrematações das rendas comuns às duas Mesas e mesmo sobre estas rendas. Este processo é composto por 7 cartas cujas datas extremas são de 1747-04-05 a 1747-04-11.
Carta de sentença cível de libelo de raíz em que foi opoente o Cabido da Sé do Porto contra João Correira de Silva Figueiredo Castelo Branco, como administrador de sua filha, sobre umas casas na Fonte Taurina, que se julgou de livre nomeação, como era pretendido, tendo o processo sido ganho pelo dito Cabido. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: petição, despacho, ação, libelo, artigos de oposição, certidão dos prazos, despacho, termo de confissão, termo de desistência, sentença e custas.
Certidão da petição do Reverendo Manuel Ramos Vieira, abade da Sé do Porto, em que dava por suspeito o Cabido da mesma cidade em sed vacante, por não se realizarem audiências. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão.
Carta de sentença cível a favor do Capitão José da Cruz Neves e sua mullher contra Feliciana Garcês e filha, Maria Teresa, devido a uns libelos de raíz. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: ação, libelo, petição, despacho, escritura de composição, sentença e custas.
Certidão retirada do livro dos registos da alfândega do Porto relativa às ordens pertencentes às redízimas da Mitra e Cabido da Sé da mesma cidade. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão.
Carta de sentença cível de penhora a favor do Cabido da Sé do Porto contra Jacinta Mendes pelas rendas que esta devia das terras situadas na Quinta do Cem, freguesia de S. João da Folhada. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: petição, despacho, resposta, penhora, citação, sentença e custas.
Carta de sentença cível de penhora do Cabido da Sé do Porto contra Manuel Alberto da Silva, da freguesia de Vilar de Paraíso, pelas rendas que este lhe devia da metade do casal do Bispo. Este documento contém transcritos, na sentença cível, os seguintes elementos do processo judicial: petição, despacho, resposta, penhora, notificação, petição, confissão, sentença e custas.
Escritura de venda de um pedaço de terra que fez o Dr. Francisco Pinto Brandão e sua mulher, moradores na vila de Ovar, ao Cabido da Sé do Porto para que este tivesse um celeiro na dita freguesia.
Pontos de composição entre o Bispo e Cabido da Sé do Porto sobre os seguintes assuntos: Igreja de Vila Nova de Gaia, lutuosas, celeiros de S. João de Ver e Guetim, música, Bulas de seminário, meirinho da portagem, arrematações e pensões.
Escritura de venda que fez Manuel Pereira Samora ao Cabido da Sé do Porto de umas medidas impostas sobre o casal de Calquim na freguesia de S. Romão de Vemoim. Este documento contém a transcrição do despacho e do traslado da escritura.
Certidão da redízima que cobra a Mitra e Cabido da Sé do Porto. Este documento contém a transcrição do despacho e da certidão.