Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

11 records were found.

Averiguação e registo de revalidação de direitos do convento, geralmente relativos a imóveis aforados. Produzidos por um “juiz do tombo”, nomeado e comissionado por autoridade competente, incluíam fases de “vedoria” (verificação no terreno, com audição de testemunhas) e “medição” (referenciação geográfica do imóvel), culminando na “apegação” ou “reconhecimento” (sentença do juiz do tombo).
Documentos e processos de natureza judicial, relativa a processos de contencioso sobre direitos do convento.
Instrumentos de pesquisa do cartório do convento, geralmente por critério geográfico.
Registo das audiências dos juízes do couto, de eleições dos mesmos juízes e dos almotacés, de sentenças de emprazamentos fateusins dos baldios do couto, etc. Este livro pertencia à Câmara do Couto de Grijó, tendo sido incorporado no cartório do Mosteiro de Grijó pela sentença sobre os baldios do Couto de Grijó, que a Congregação de Santa Cruz de Coimbra obteve no ano de 1789 (livro 113). Cópias de 2 decretos: sobre o afastamento do Marquês de Pombal da Secretaria de Estado dos Negócios do Reino, em 1781 (fl. 209v) e o que proibia a entrada em Portugal de arroz de outras partes, em razão do adiantamento da sua cultura no Reino, de1781 (fl. 219). Inclui uma ilustração no início.
Escrituras de emprazamento do Mosteiro, de arrendamento das rendas das dizimarias, etc., de Grijó e de outros Mosteiros crúzios e escrituras de pessoas particulares.
Registos relativos a operações de receita e de despesa de natureza diversa.
Licenças para emprazar propriedades do Mosteiro.
títulos e registos relativos a constituições de emprazamentos, ou seja, arrendamentos de natureza enfitêutica, entre o convento e outrem. Podem ser de duração definida (por três vidas, geralmente) ou perpétuos (“fateusim”). Designações alternativas: aforamentos, emprazamentos.
Registos relativos a direitos de natureza diversa, dos quais o convento era proprietário ou usufrutuário (p. ex., capelas ou legados pios). Podem incluir registos de cobrança ou de pagamento de contrapartidas (p. ex., celebrações de missas decorrentes de capelas instituídas ou legados pios).
Títulos e registos relativos a direitos de apresentação do convento sobre paróquias e abadias. Pode incluir registos de administração da paróquia. Prebenda do Mosteiro de Grijó e de outros Mosteiros extintos dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho unidos ao Convento de Mafra.
Doações ao Mosteiro de Grijó de algumas igrejas dos seus bispados, por D. Bernardo, bispo de Coimbra e D. João Peculiar, bispo do Porto e confirmações pelos papas Eugénio III, Celestino III, Clemente V, Urbano V e Martinho V.