Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

6 records were found.

Contém: doações régias e outras, desde 1158, das terras das Aradas ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra; escambo de 1509, pelo qual as mesmas terras passaram para Grijó; sentença de 1534, de Santa Cruz de Coimbra, para anulação do dito escambo; forais das mesmas terras e tombo antigo dos casais, cabanarias, oitavarias, etc., das terras de Arada, Verdemilho, Alqueidão e Sá a par de Aveiro; decreto de 1599 para o Mosteiro da Serra mudar o título do Salvador que até aí possuía, para o de Santo Agostinho, etc. Bula de Júlio II (1510): testamento de João Mendes da vila das Aradas a Santa Cruz de Coimbra (1161); forais dos povoadores da vila das Aradas e das Aradas(1211 e 1188); doação a São Teotónio dos moradores de Aveiro, Arada, Esgueira e Ílhavo (1158); doação de D. Sancho I a Santa Cruz de Coimbra da vila das Aradas (1202). Este livro é o 3º da colecção dita de "livros autênticos" (isto é, traslados), e as datas dos documentos originais trasladados são 1158 a 1743. Inclui índice.
Títulos do convento, em Arada, Verdemilho-Ílhavo, Alqueidão e Sá a par de Aveiro. Contém doações antigas e testamentos das terras das Aradas a Santa Cruz de Coimbra; forais antigos de Santa Cruz de Coimbra aos seus povoadores; lembrança do decreto capitular do ano 1599 que deu ao Mosteiro da Serra o título definitivo de Santo Agostinho, entre outros. Traslado do tombo de 1570.
Provisão de consentimento do bispo do Porto, para o Mosteiro de Grijó se mudar para junto da cidade do Porto; pedido régio ao Cabido da Sé do Porto para a mesma fundação; privilégios pontifícios ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e à congregação e confirmações; privilégios pontifícios de vária ordem, etc. Documentos dos papas Bento XIV (impresso), Gregório XIII, Eugénio IV, Paulo III, Clemente VIII, Clemente XI e Pio V; alvará do bispo do Porto D. Baltasar Limpo, 1537; carta de D. João III ao Cabido da Sé do Porto, 1541. O título do livro diz que são títulos por onde constam privilégios do Mosteiro.
Traslados de notas do concelho de Gaia, escrituras de compra e venda, dotes, entre outras. Relativas a propriedades em Anta (Espinho), Arada, Arcozelo (Gaia), Canelas (Gaia), Canidelo (Gaia), Guetim, Ílhavo, Madalena (Gaia), Mafamude, Nogueira da Regedoura, Oleiros (Feira), São Félix da Marinha, Seixezelo, Sermonde, Silvalde, Vila Nova de Gaia, Vilar do Paraíso. Tem índice. Tem auto de início do livro e termo de encerramento, datados de 1761. As datas dos documentos originais são: 1562-1719.
Carta de D. João I dando por termo à cidade do Porto os julgados de Bouças, Maia e Gaia e a respectiva jurisdição, confirmada por D. Afonso V; carta de excomunhão contra os possuidores dos casais de Silvares em Moura Morta sem licença do Mosteiro; tombo antigo de terras de Ílhavo e Alqueidão, pertencentes a Santa Cruz de Coimbra, etc. Inclui cartas pastorais alusivas à conspiração contra D. José I (fls. 47 a seguintes). Inclui um índice. Inclui um prazo do Casal do Meio, na aldeia de Brito, freguesia de São Félix da Marinha e registo de vendas de prazos.
Consentimento régio para o Convento de Mafra ter tabelião privativo para as suas escrituras; outros consentimentos régios sobre a mesma matéria dados aos Mosteiros de Santa Maria de Landim, São Salvador de Grijó e São Vicente de Fora; venda de uma casa sita à Cruz do Sacramento em Gaia; tombo de 1566 à face do tombo de 1460, dos passais da igreja de Anta, etc. O título diz que é o Livro III de vários papeis pertencentes ao Mosteiro da Serra.