Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

27 records were found.

Registos de contabilidade em que são lançadas separadamente as operações financeiras realizadas com cada pessoa ou organismo.
Registos diários da entrada e saída de valores. Efetuam-se em fichas soltas capeadas ao fim de cada quinzena ou em livros de registo: neste caso o registo pode ser de movimentos entre contas internas ou em sequência cronológica corrida (borrão ou caixa-borrão).
Os auxiliares de caixa servem para mostrar desenvolvidamente o movimento de dinheiro, constituindo instrumento de escrituração de apoio ao Caixa cujo objetivo é obter mais rapidamente informação sobre o dinheiro existente em cofre.
Processos, enviados pelas administrações municipais, contendo balanços – organizados mensalmente – da receita proveniente da venda de impressos para guias de enterramento e atestados de óbito.
Relatos sobre o estado sanitário dos concelhos.
Resumos das reuniões da comissão executiva devendo cada um deles expressar a hora em que se declarou aberta a sessão, os assuntos a tratar, as deliberações tomadas e a hora de encerramento da sessão.
Documentos através dos quais alguém, devidamente identificado, apresenta um pedido a uma autoridade.
Recibos passados pelas administrações dos concelhos relativos à venda de regimentos sobre medicamentos.
Documentos que acompanham uma pessoa ou coisa no desempenho de uma função ou na concretização de uma determinada ação.
Mapas de periodicidade semanal em que se registam os nascimentos ocorridos diariamente.
Processos de autos de arrematação, constituídos por carta do Ministério da Agricultura e abertura em hasta pública do processo relacionado com o mencionado nos pedidos enviados a este ministério.
Registos contabilísticos de síntese, ordenados cronologicamente, contendo os saldos mensais de cada conta.
Registos de comprovativos de entrega ou declaração escrita de que se recebeu alguma coisa que podem ser do ordenado de funcionários ou recibos passados pelos credores das importâncias pagas pelas câmaras municipais. Nestes registos devem constar a data, o montante recebido, o nome e o selo.
Projetos de construção de diversas instituições de assistência e beneficência.
Fichas de famílias que necessitam de assistência e apoio em diferentes vertentes.
Mapas relacionados com a assistência a pessoas que careçam de apoio em diversas freguesias.
Comunicações escritas trocadas entre pessoas singulares ou coletivas. Inicialmente, a ordenação da correspondência do Governo Civil era cronológica, por proveniência de entidade remetente. Posteriormente, já se começa a verificar alguma separação por assuntos tratados. Inclui a documentação do Gabinete do Governador. A partir de 1948, a organização da correspondência do Governo Civil, referente à secretaria privativa, passa a ser efetuada segundo um plano de classificação, ordenada cronologicamente, por anos e geograficamente, por concelhos. Apesar de ser tratada como correspondência no organismo, verifica-se que, a partir desta data, a série documental é constituída por processos, contendo toda a tramitação própria relativa à resolução da ação administrativa. Ver série n.º 137.
Documentos provenientes dos diversos concelhos do Porto, passados pelos Regedores que atestam a condição de insuficiência económica de determinado individuo.
Registos do que se recebe em dinheiro ou em valores, e das despesas pagas e a pagar. As receitas podem resultar do rendimento de um Estado, de uma corporação administrativa, de uma sociedade, de um indivíduo, da venda de mercadorias numa loja, de entrada numa casa de diversões, etc.; as despesas consistem em dispender, gastar empregando o dinheiro em dádivas ou compras. Das despesas fazem parte os documentos de despesa paga e a pagar como, as faturas de despesas efetuadas, os recibos de fornecedores ou credores pagos pelos créditos permanentes e notas de despesas pagas pelos empregados menores ou funcionários encarregados da realização de pequenas despesas em que não se possa cobrar recibo ou outro documento equivalente, tais como as de correios, telégrafos, carros elétricos ou táxis e outras similares circunstâncias.
Esmolas entregues por questões de pobreza. Contem requerimentos, recibos, pedidos e correspondência relacionada com esmolas.
O inventário é a descrição e enumeração de um conjunto de bens patrimoniais (móveis ou imóveis) para controlo das existências, sendo realizada também uma descrição exaustiva do passivo e ativo num dado momento.
Documentos passados pelos Presidentes da Junta de Freguesia, que atestam a condição de indigente de determinado individuo, tendo como finalidade a sua repatriação para a terra da sua naturalidade. Poderá conter ordens de pagamento passsadas pelo Governo Civil e despacho a confirmar o recebimento da quantia.