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Os periódicos a que se refere esta série são os periódicos de bairro produzidos das diferentes zonas de intervenção do SAAL. Trata-se na maior parte dos casos, de edições artesanais com número limitadíssimo de exemplares. Estas publicações periódicas dão-nos a conhecer determinadas realidades vividas na época, tais como críticas ao sistema, reivindicações e sugestões bem como o estado e andamento das operações SAAL. Os recortes de imprensa, que obedecem a um propósito funcional de gerir informação, são extraídos de imprensa local e nacional.
Os relatórios eram feitos mensalmente e referiam os trabalhos desenvolvidos pelas Brigadas Técnicas e as suas relações com as Organizações de Moradores, o programa de actividades a desenvolver e as necessidades dos serviços ou pessoal. Relatava a experiência da Brigada em questão podendo-se, desta maneira, avaliar o processo em curso e daí retirar as respectivas ilações.
A série dos pagamentos empréstimos retrata uma das funções principais dos Serviços Administrativos do SAAL, ou seja, a gestão do financiamento da construção. Estes processos refletem as questões relativas a pedidos e concessões de empréstimos, assim como pagamentos de despesas várias realizadas pelas Brigadas Técnicas.
Os processos de Brigadas Técnicas são formados por documentação relativa a uma zona de intervenção e respectiva Brigada Técnica. A tipologia documental é variada contemplando as diversas áreas de actuação da Brigada e os seus próprios elementos.
As facturas de honorários dizem respeito ao trabalho efectuado por uma brigada técnica de mês a mês e eram acompanhadas do relatório correspondente ao respectivo mês. O pagamento das facturas era satisfeito depois de avaliados pelos técnicos que acompanhavam a operação e considerarem o relatório dentro das condições estabelecidas.
A correspondência é constituida por um conjunto de documentos enviados e recebidos respeitantes a assuntos gerais. Estes documentos tinham um caracter essencialmente administrativo.
Conjuntos de documentos heterogéneos de carácter geral, insuficientemente relevantes para se incluirem nos processos anteriores.
Os processos de aquisição de bens e serviços são relativos a zonas de intervenção específicas: incluem documentos relativos a todo e qualquer acto de aquisição de bens ou de serviços. Diferenciam-se dos processos das Brigadas Técnicas porque neste caso a documentação contém dados essencialmente de ordem administrativa e financeira.
Documentação constituída essencialmente por correspondência, recebida e enviada entre o Fundo de Fomento da Habitação e o SAAL Norte relativa à contratação de funcionários para este serviço.
Os processos de Associações de Moradores incluem documentação proveniente da relação estabelecida entre o SAAL e as Associações de Moradores em aspectos diversificados de carácter jurídico, administrativo e financeiro.
As actas eram produzidas nas reuniões dos serviços administrativoS e eram compostas por uma síntese explanatória do resultado de uma reunião de carácter essencialmente administrativo.
Série constituída por documentação respeitante a um só indivíduo que exerce funções no Fundo de Fomento da Habitação, mais propriamente no SAAL Norte.
Processos que sintetizam, as actividades globais do SAAL, aspectos relacionados com questões técnicas como análise de preços, síntese de actividades, estudos comparativos dos custos de construção e tabelas de rendimentos