Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

35 records were found.

Autos de reconhecimento e medição de " todos os bens e rendas" pertencentes ao convento, nas freguesias de Mindelo, Aveleda da Maia (aldeia da Mata, Aveleda e Outeiro), Vila Chã, Salvador de Lavra, S. Martinho de Guifões (aldeia de Gatões), S. Tiago de Custóias (Espozade do Fundo e Espozade de Cima) e Santa Maria de Leça do Balio (aldeia de Araújo). Inclui um índice inicial de " Reconhecimentos e medição das terras dos caseiros deste tombo".
Contém autos de reconhecimento de propriedades, foros e pensões, na Quinta do Souto, freguesia de S. João de Macieira, concelho de Unhão e do Casal de Vila Velha da Póvoa de Varzim. Inclui um índice inicial.
Subtítulo "Pertence ao tombo vermelho da era de 1632". Contém autos de reconhecimento relativos a propriedades em, São Mamede de Vila Chã, Aveleda, Sabariz, Azurara (Vila do Conde), Beiriz, Laúndos, Regufe, A Ver-o-Mar (Póvoa de Varzim), Vila do Conde, Vilarinho, Aldeia de Quintela, Astromil (Paredes), Viana do Castelo, Casal da Gesteira (Barcelos), Aguiar de Sousa, Farelães ou Fralães, Casal de São Pedro do Monte. Contém o traslado de um auto de reconhecimento de 1592. Inclui no início uma "Memória do tombo novo com declaração do que neste livro se contém ao diante" e "Títulos das terras que ficarão por atombar deste Convento de Santa Clara de Vila do Conde, no tempo que se principiou o tombo novo que foi na era de 1629 até o ano de 1638". Inclui um índice dos caseiros que constam no livro e outro dos "caseiros que estão no livro mas não estão no tombo novo".
Contém reconhecimentos de foros, de casas foreiras do convento em vários locais de Vila do Conde. Título completo "Segundo caderno das casas foreiras desta vila, que ficaram por escrever no tombo novo... Este caderno pertence ao tombo vermelho que se principiou na era de 1632". O livro inclui uma nota explicativa no início. Inclui duas listas no final "Caseiros que estão neste caderno... e o que pagam de renda" e "...Títulos que faltam neste caderno dos foreiros de algumas casas...". Inclui um índice no final "Os caseiros que ficaram neste caderno são os seguintes e não estão no tombo novo".
Contém reconhecimentos de foros, de casas foreiras do convento em vários locais de Vila do Conde. Subtítulo "Este caderno pertence ao tombo que se principiou na era de 1632". Inclui um índice final "Foros das casas e hortas que estão neste caderno que estão escritas no tombo novo".
Autos de reconhecimento avulsos relativos a propriedades em Viana do Castelo, Formariz e aldeia do Cobro.
Autos de vedoria avulsos. Relativos a propriedades do convento em, Lamas de Orelhão, São Salvador de Fervença, Agilde, "Couto de Mancelos do concelho de Santa Cruz" e termo de Celorico de Basto. Inclui uma renovação de um prazo.
Contém autos de reconhecimento relativos a propriedades em Aveleda da Maia.
"Livro de notas para escrituras e mais papéis do Real Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde". As fls. estão rubricadas com o sobrenome "Rego". Pertenceu ao tabelião Manuel José Pereira dos Reis. Escrituras de obrigação, quitação,arrendamento e outras, em Navais, Vila do Conde, Santa Maria de Alcoentre, Comenda de São Vicente da Chã, São Pedro de Cerva, São Pedro de Atei, Aveleda da Maia, Lugar de Pega, Touguinha, Comenda de Santa Cruz de Lamas, São João da Portela, Fajozes, Fervença, Macieira da Maia, São Simão de Novais, São João da Portela, Cabanelas "termo de Prado", Astromil, Gondifelos, Terroso, Amorim, Lugar da Gesteira, Viana do Castelo. O livro contém termo de abertura e encerramento.
Contém autos de reconhecimento e títulos relativos a bens e direitos do convento, em Vila do Conde e Macieira, Vilarinho, Viarão, Sabariz, Vila Chã, Lavra, Vilar de Pinheiro, Fajozes, Mindelo, Labruge, Santo Estevão de Gião, Gatões, Guifões, Porto, Cavalões e Outiz (Vila Nova de Famalicão), Santa Cristina de Cornes, Fornelo, Labruge, Modivas, Viana do Castelo, Touguinha e Formariz. Inclui alguns prazos. Contém anotações à margem. Inclui um índice inicial e uma nota introdutória. Inclui uma lista no final, intítulada "Neste caderno estão atombadas as terras seguintes".
Título completo " Tombo das terras da quinta de Castelo Rodrigo a que chamam o prazo da Figueira, pertencente a este Mosteiro. Ano de 1789". Prazo feito a Dona Maria Miquelina Metelo de Nápoles e renovado no livro de prazos n.º 32, fl. 517.
Contém títulos relativos a bens e propriedades do convento, nos seguintes locais: Castelo Rodrigo (Figueira de Castelo Rodrigo); Fervença (Celorico de Basto); Astromil (do extinto Concelho de Aguiar de Sousa, atualmente concelho de paredes); Ferreira (do extinto concelho de Aguiar de Sousa); Unhão e Rande (Felgueiras); São Gens de Boelhe (Penafiel); Macieira de Rates (Barcelos); Farelães (termo de Barcelos); Nine (Vila Nova de Famalicão); Jesufrei (termo de Barcelos, atualmente do concelho de Vila Nova de Famalicão); Santa Maria de Arnoso e Gondifelos (Vila Nova de Famalicão); Aveleda de Braga; Porto; Vila do Conde; Guimarães; Santiago ou S. Tiago de Amorim; Santiago de Areias e Souto de Rebordões (Santo Tirso); Palmeira de Faro (Esposende); São Paio de Midões e São Salvador de Pereira (termo de Barcelos); Barcelos; Bouças do Lombão ou Folhão (sic); São Paio de Azões (do antigo concelho de Penela do Minho, atualmente do concelho de Vila Verde); Viana do Castelo; Lumiar (Lisboa); São Martinho do Bispo e Celas (Coimbra); Santa Maria da Feira; Vila Nova do Porto (atualmente Vila Nova de Gaia). Inclui um índice inicial. Inclui uma ilustração e letra gótica. O Juiz do tombo foi António de Faria e Gusmão.
Subtítulo " Livro dos autos próprios do Tombo pertencentes às freguesias de S. Pedro de Formariz e Nossa Senhora de Touguinha. Ano de 1796". Contém autos de reconhecimento nos locais mencionados acima e na Aldeia da Pena e Aldeia de Malta. O Juiz do Tombo foi Pedro José Lopes, o escrivão, José Vicente Pereira de Sampaio, a Abadessa era Ana Sofia de Melo. Inclui um índice inicial.
Subtítulo "Livro dos autos próprios do Tombo pertencentes a esta vila e aos lugares da Areia; Regufe; Poça da Barca; Gandarinha; Casal do Monte; Sima de Vila e Casalinho". Contém " autos de medição, de descrição e tombo de todos os bens, foros, direitos e ações pertencentes ao Real Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde e sitos nos limites da mesma vila". Contém títulos relativos a casas e casais nas seguintes ruas e locais: Lugar da Sr.ª da Lapa; Rua de Mós; Rua de S. Sebastião; Travessa do Laranjal; Rua da Praça Velha; Rua da Costa; Rua da Lagem; Rua do Tijolo; Vale das Hortas ou trás do Adro; Rua da Fonte das Donas de Cima ou Monte do Mosteiro; Rua da Fonte das Donas; Rua das Hortas; Rua da Calçada de S. Francisco; Rua do Bispo; Rua das Azenhas; Rua de Submosteiro; Rua da lavandeira; Rua da Calçada; Rua da Cruz; Rua da Fraga; Rua da Torre; Rossio da Srª do Socorro; Rua dos Penedos; Rua da Senra; Lugar do Casalinho. O Juiz do Tombo foi Pedro José Lopes, o escrivão José Vicente Pereira de Sampaio, a Abadessa era Ana Sofia de Melo. O livro inclui um "Index" inicial. Contém 1 fl. solta cujo teor é uma certidão com data de 29 de março de 1890.
Título completo "Tombo dos bens, rendas, limites, usos, da Igreja e freguesia de São João da Portela, pertencentes ao Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde que no seu 2.º triénio mandou fazer a Reverenda Madre Luiza Josefa de S. João, abadessa do dito Mosteiro. 1794". Contém títulos relativos a bens e direitos do convento em S. João da Portela termo de Monção. Inclui um "Index" inicial.
Contém autos de "medição e descrição, tombo de todos os bens, rendas, foros e regalias" do convento, em Azurara, S. Salvador de Árvore (aldeia de Pindelo e Lente), S. Pedro de Fajozes, Santa Cristina de Malta, Santo Estevão de Gião e S. Salvador de Macieira da Maia (aldeia de Vilarinho, Ral, Macieira e Sabariz). Inclui uma escritura de convenção, celebrada entre o Mosteiro de Santa Clara e o de Vairão. Inclui no início um "Index dos caseiros deste livro".
Contém autos de reconhecimento de prazos do convento. Contém o "título do direito de padroado da Igreja de São Simão de Novais" e uma relação de paramentos da Igreja. Inclui um índice inicial. As fls. 9 a 12 contêm listas com o nome dos caseiros agrupados por freguesia.
Contém autos de reconhecimento relativos a bens e direitos do convento nos seguintes locais: Fervença (Celorico de Basto); São Salvador de Navais e Laúndos (pertence atualmente ao concelho de Póvoa de Varzim); Santa Cruz de Lamas de Orelhão, São Sebastião do Cobro, Pereira, Vila Boa, Avidagos, (Mirandela); São Pedro de Atei (Mondim de Basto); São Salvador de Limões (Ribeira de Pena); São Vicente da Chã (Montalegre); Aldeia do Pizão, Penelas ou Penela, Aldeia das Cales, Quebrada da Bouça, Bouça de Santiago, Cachadas da Porqueira, Fontoura, Corujeira ou Corujeiras, Póvoa, Samil, Santa Marinha, Dafões, Paradela (Fervença); Arnozela (fez parte do concelho de Celorico de Basto, atualmenre peretence ao concelho de Fafe); Aldeia do Burgo; Casal do Outeiro, Casal da Rua (Celorico de Basto); Brumela (Mondim de Basto); Casal de Novelhe de Baixo; Casal de Fontelas; Casal da Telha (Atei); Casal de Barreiros; Casal de Santa Ovaia, Casal da Lavandeira (Atei); São Martinho de Baúlhe; Casal de Cimo de Vila; Fontelas; Casal dos Casais; Casal da Seara; Mondim de Basto; Santa Maria de Canedo; São Pedro de Cerva (Ribeira de Pena); Casal de Amarante, Lugar da Pedreira (São Pedro de Cerva); Casal do Cabo; Aldeia de Asnela; Anadia (sic); Pena Fermosa ou Formosa (sic); Aldeia de Quintelas; Aldeia de Cabril (Montalegre); Casal do Eiro; Formoselhas; Lugar da Castanheira, Lugar de Travassos ou Travassos da Chã (São Vicente da Chã); São João da Portela; Alcoentre; Casal do Real, Casal da Igreja (São Simão de Novais). Inclui um índice alfabético no início "Taboada dos títulos autos e termos que estão neste tombo".
Autos de reconhecimento de casas e casais do convento, no concelho de Santa Maria da Feira, Porto, Coimbra, Figueira de Castelo Rodrigo, Esposende, Paredes de Coura, Vila do Conde, Braga, Matosinhos e Maia. Inclui um índice alfabético dos "caseiros e foreiros" no início.
Contém títulos relativos a bens e propriedades do convento, nos seguintes locais: Atei (Mondim de Basto); Veade (Celorico de Basto); Canedo (Santa Maria da Feira); Baúlhe (Cabeceiras de Basto); São Pedro de Cerva, Limões (Ribeira de Pena); Santa Cruz de Alvadia (Cerva); Fervença (Celorico de Basto). Inclui um índice no final. Inclui uma ilustração. O Juiz do tombo foi António de Faria e Gusmão.
Títulos de propriedades do convento com as respetivas medições, reconhecimentos e sentenças, nas freguesias de São Vicente da Chã, São Pedro de Morgade, Negrões (Montalegre), Lamas de Orelhão, lugar de Francos, Vila Boa, Avidagos, São Sebastião do Cobro, Passos, e Valverde (Mirandela), São Simão de Novais, Ruivães, Delães, São Mateus de Oliveira (Vila Nova de Famalicão), São Vicente de Mascotelos (termo de Guimarães), São João da Portela, São Salvador de Nabais e Alcoentre. O Juíz do tombo foi António de Faria e Gusmão. Inclui no início o "traslado dos limites da Comenda de Santa Cruz de Lamas de Orelhão, tirados do Arquivo de Braga no ano de 1751...". No final consta uma declaração a respeito da demarcação dos limites da Comenda de Lamas de Orelhão em 1795. O livro inclui índice inicial. Inclui uma ilustração.
Subtítulo " Segundo volume do Tombo do Real Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde que a muito Reverenda Senhora Dona Antónia de Ataíde e Alcáçova mandou fazer, sendo Abadessa na era de 1698 em que se principiou e suposto se acabasse na de 1705, deixou a dita Senhora todo o dinheiro que foi necessário para esta obra tão digna de louvar-se como foram todas as do seu feliz triénio". Autos de reconhecimento de bens e direitos do convento, em Formariz e Touguinha (Vila do Conde), Laúndos, Rates e Santiago ou S. Tiago de Amorim (Póvoa de Varzim), Fradelos (Vila Nova de Famalicão) e São Martinho de Outeiro. Inclui uma ilustração. Inclui um índice no início.
Títulos de casas e casais do convento relativos à Rua Nova, Rua do Outeiro, Rua da Torre e nos seguintes locais: Regufe, Navais, Rates e A Ver-o-Mar (Póvoa de Varzim); Aldeia; Touguinha e Azurara (Vila do Conde); Formariz; Santiago de Macieira; São Salvador de Pereira (Barcelos); Palmeira (Braga); Viana do Castelo; Vimieiro (?); Fervença (Celorico de Basto); Unhão; Aveleda. Inclui um índice inicial.
Contém autos de reconhecimento relativos a bens do convento, nos seguintes locais: várias ruas em Vila do Conde; Fonte Velha e Lumiar (Lisboa); São Pedro de Fajozes, Aveleda (Maia); Vila Chã, Macieira e Sabariz (Vila do Conde); Vilarinho; Viana do Castelo. Inclui um traslado de provizão régia e um "auto do padroado da Igreja de São João Batista de Vila do Conde". Inclui dois índices no início "Taboada dos quintos que este livro aponta, dos moradores nesta vila e os mais que nele se acharem em seu termo e fora dele" e "Taboada dos caseiros e foreiros que estão neste livro".
Título completo " Livro das Igrejas deste convento que é Tombo Velho e foi feito no ano de 1584". Os documentos são relativos aos seguintes locais: Igreja de São Vicente da Chã (Montalegre); Santa Cruz de Lamas de Orelhão (Mirandela); S. Pedro de Cerva (Ribeira de Pena); São Pedro de Atei (Mondim de Basto); São Salvador de Fervença (Celorico de Basto); S. Simão de Navais (Póvoa de Varzim); S. João de Portela (Viana do Castelo); Vila do Conde; São Salvador de Fornos (Santa Maria da Feira); Santa Maria de Alcoentre. Inclui provisões régias. Inclui um índice inicial.
Título completo "Livro do Tombo Velho, o qual trata das fazendas deste convento que pertencem ao livro dos cabedais e foros, o qual teve o seu princípio no ano de 1575 ". Contextualização " Este livro tem outro seu companheiro que trata das igrejas e das fazendas que dele pertencem as quais andam emprazadas e as pensões que delas se pagam e lutuosas cobram aos rendeiros ". Contém autos de reconhecimento relativos a bens e direitos do convento, nos seguintes locais: cidade do Porto; Gatões, São Tiago de Custóias; Leça do Balio; Aveleda e Macieira da Maia; Lavra; Vila Chã; Fajozes; Sabariz (Vila do Conde); Vilarinho; Vairão; Santa Cristina de Cornes (atualmente Santa Cristina de Malta (?)); Touguinha; Pena; Formariz; São Cristovão de Rio Mau; Santa Marinha; Astromil (?), Paredes; Casal da Meda, São Gens de Boelhe; Casal do Eiro, Quintela; Unhão; Felgueiras; Mascotelos, Guimarães; Santiago de Areias; Fradelos; Minhotães; Outeiro, termo de Barcelos; Rates; Fralães e Viatodos, Barcelos; Jesufrei (Vila Nova de Famalicão); Santa Maria da Vinha; Santa Cristina, Viana do Castelo; Casal do Couto, Midões; Laúndos; Navais; A Ver-o-Mar; Amorim; Póvoa de Varzim; Gesteira; São Martinho do Bispo, Coimbra; Marinhas, Esposende; São Salvador de Fornos; Castelo Rodrigo; Palmeira, Braga; Regufe, Póvoa de Varzim; Vila do Conde; Azenhas do Rio; Gondifelos; Rates. Inclui índice inicial. Contém uma anotação de 1670 no final do livro.
Contém títulos de igrejas e outras propriedades do convento, nos seguintes locais: Aveleda; Vila Chã; São Salvador de Macieira da Maia; Fajozes; Santa Cristina de Cornes (atualmente Santa Cristina de Malta (?)); Torres Vedras; Alcoentre; Coimbra; Aveiro; São Pedro de Atei; Cerva; Lamas; São Vicente da Chã. Inclui índice no final "Taboada deste livro do tombo dos casais e propriedades e cousas que pertencem ao Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde...".
Títulos de bens com medições e reconhecimentos. Contém no final a anotação "Estes autos pertencem ao Tombo Novo de que foi Juiz António de Faria Gusmão". Relativos a propriedades em Sabariz (Macieira da Maia), Pontedave (Ponte do Ave?), Fornelo e Santo Estevão de Gião.
"Auto e princípio do Tombo das Religiosas de Santa Clara de Vila do conde de que é juiz o licenciado António Chamoro, por provizão de sua magestade".
Documentos diversos relativos à elaboração de tombo. Libelos, provizões régias, escrituras variadas, procurações, etc.
Processo relativo a medições e demarcações de propriedades do convento em Viana do Castelo.
"Auto das citações que foram feitas para validade do tombo de Santa Clara de Vila do Conde por cartas da Câmara e precatórios que se passarão pelo reino (...)"
Subtítulo "Primeiro volume do Tombo do Real Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde que a muito Reverenda Senhora Dona Antónia de Ataíde e Alcáçova mandou fazer, sendo Abadessa na era de 1698 em que se principiou e suposto se acabasse na de 1705, deixou a dita Senhora todo o dinheiro que foi necessário para esta obra tão digna de louvar-se como foram todas as do seu feliz triénio". Autos de reconhecimento de bens e direitos do convento em várias locais de Vila do Conde e em Regufe (Póvoa de Varzim). Inclui uma ilustração. Inclui um índice no início.
Títulos de propriedades do convento com as respetivas medições, reconhecimentos e sentenças, nas freguesias de Lavra, Vila Chã, Santa Cristina, Mindelo, Aveleda, Vilarinho e Macieira. Inclui índice inicial. Inclui uma ilustração.
"Feito de ação cível que faz o convento de Santa Clara de Vila do Conde contra Catarina de Valadares (...)". O processo é relativo a propridades do convento em S. Salvador de Macieira.