Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

20 records were found.

Contém um índice inicial intitulado "Indix deste livro de índice dos 6 livros do Tombo para com mais facilidade se acharem as couzas dele". Contém o nome dos caseiros, rendas pagas, lutuosas e domínios, inclui ainda a partir do fl. 145 " sentenças que se processaram depois de se acabar o tombo", a data mais recente é de uma sentença de 1738.
Contém autos de reconhecimento relativos a bens e direitos do convento no concelho de Penafiel, Couto de Entre-os-Rios, Jugueiros (freguesia de Santa Clara) e Portela (São Paio).
Sumário inicial "Tombos antigos dos bens e propriedades de raiz da primordial dotação e fundação das igrejas das Igrejas de São Tiago de Amorim e Santa Cristina de Nogueira, São João de Macieira, sitas no Arcebispado de Braga e São Salvador de Ramalde, Santa Maria de Avioso, São Salvador de Vilar de Andorinho sitas no Bispado do Porto, todas unidas in perpetuum por Bulas Apostólicas com todos os seus frutos e rendimentos a este Real Mosteiro de Santa Clara da cidade do Porto. Também se achão neste livro vários prazos antigos de muitas propriedades sitas na comarca de Viana e em outras mais partes de que este dito Real Mosteiro é direito senhorio."
Contém autos de reconhecimento de propriedades e direitos do convento, com indicação das respetivas medições e confrontações, sentenças, rendas e foros. Demarcação da Igreja de Belém (sic) (Britiande, Lamego) e da Igreja de Penajóia. Contém anotações à margem.
Contém autos de reconhecimento e autos de apegação, relativos a bens e direitos do convento nos seguintes locais:, Campo Benfeito (Gosende); São Martinho de Mouros (Resende); Penajóia ( Lamego); Souselo (Cinfães) e Ovadas (Aregos).
Contém autos de reconhecimento e autos de apegação relativos a bens e direitos do convento, nos lugares do Burgo, Couto de Entre-os-Rios ( freguesia de Santa Clara, Penafiel); Couto do Torrão (freguesia de Santa Clara, concelho de Benviver) e Santa Maria de Sardoura (Castelo de Paiva).
Contém autos de reconhecimento relativos a bens e direitos do convento, em diversas freguesias de: Viana do Castelo, Guimarães, Barcelos, Celorico de Basto, Braga, Ponte da Barca e outras. Incluí anotações à margem relativas a apegações, rendas, lutuosas e domínios.
Subtítulo "Tombo do Mosteiro de Santa Clara dos Carvalhos do Monte desta cidade do Porto que fez o licenciado Gaspar Vieira por provisão de S. Magestade a infancia d.d. Phellippa d. S. Aug.º. Grádoa abb.ª e da Vigaira donna Izabel da Piedade de Carvalho, anno 1611" Contém autos de reconhecimento assinados com os locatários, demarcões, medições e tombos dos bens e das propriedades, tenças rendas e foros pertencentes ao mosteiro e suas anexas.
Contém documentos variados relativos a direitos do convento (entre 1258 e 1737), nomeadamente, sentenças, privilégios, anexações, contratos, provizões, autos de posse, doações, instituições de capelas e outros, relativos aos seguintes locais: cidade do Porto; Mafamude; S. Jorge; Paços de Brandão; Vilar de Andorinho; S. João da Folhada; Penajóia; Entre Ambos os Rios; Castelo de Paiva; Junqueira; Santa Cristina de Nogueira e S.João de Macieira. No fólio 181 encontra-se a instituição (1258) feita ao Mosteiro de Entre Ambos os Rios, por D. Rodrigo Forjáz e D. Chamôa Gomes seguida da confirmação da instituição pelo Papa Alexandre IV. Contém um índice inicial.
Autos de reconhecimento das propriedades pertencentes ao convento, com indicação das respetivas medições e confrontações, rendas e foros. Contém duas ilustrações a cores.
Autos de apegação, medição e vedoria avulsos, relativos relativos a bens do convento nos seguintes locais: Santa Cristina de Nogueira; Campo Benfeito; Peixeninho e Gosende (Castro Daire); Dornas, Britiande (Lamego); Cadilhe (Santiago ou S.Tiago de Amorim); Ferreiros de Tendais; Vilar de Andorinho; Rossamonde e Nogueira (Santa Cristina de Nogueira); Penajóia; Montemuro; São João de Macieira; São João Batista de Raiva e Sardoura (Castelo de Paiva); Santa Maria de Avioso; Meixomil; Gandra; Entre os Rios; São Romão de Paredes; Sobrado; São Romão do Coronado; Santa Clara de Torrão; Rio Mau; Santiago ou S. Tiago de Amorim; São Martinho de Guilhabreu; Avessadas; Paços de Gaiolo; São Salvador de Tebosa (atualmente concelho de Braga); Santa Marinha do Real (Castelo de Paiva); Celorico de Basto; São Paio de Portela; Sousela (atualmente concelho de Lousada); São Martinho do Campo; Melres e Branzelo (Gondomar); Cavalões; Guimarei (Santo Tirso); Sobreira e Recarei; Santa Maria de Abade de Neiva; Jugueiros; Vila Maior (Santa Maria da Feira); Eja; São Romão da Ucha; Santa Maria de Reguenga; Cinfães. Inclui algumas folhas soltas descontextualizadas, dois prazos e alguns traslados de prazos, com datas extremas de 1615-1687, um traslado de auto de reconhecimento de 1685.
Autos de reconhecimento avulsos, relativos a bens do convento nos seguintes locais: São Paio de Guimarei; Vilar de Andorinho; São Paio de Casais e Meixomil (Aguiar de Sousa); Vilarinho de Baixo e Vilarinho de Cima (Gandra); Póvoa de Cima, Santo Ildefonso (Porto); Vila Nova (Santa Marinha); Recarei (São Pedro da Sobreira); Massarelos (Porto); São João de Cepelos e Paços de Brandão (Santa Maria da Feira); São Martinho do Campo; São Vicente de Alfena (atualmente concelho de Valongo); São Romão do Coronado (atualmente concelho da Trofa); Guilhabreu; Santa Maria de Avioso; Santa Maria de Terroso; Vila de Prado (Vila Verde); Landim (Vila Nova de Famalicão); Blens (sic) (Lamego); Vila Nova de Gaia; Cantelães; Riomau; Melres; Branzelo; Paços de Gaiolo; Ramalde; Miragaia e Congostas (Porto); São Romão da Ucha; Concelho de Benviver; Viana do Castelo; Jugueiros; São Salvador de Navais (termos de Barcelos); Sangemil; Gatão, Cambra; Santo Estevão de Barrosas.
Autos de reconhecimento avulsos, relativos a bens e direitos do convento na cidade do Porto e nos seguintes locais: Campo Benfeito; Cavalões (termos de Barcelos); Ponte da Barca; Navais (atualmente concelho de Póvoa de Varzim); Santa Maria de Abade de Neiva (Barcelos); Santa Maria de Ferreiros (Braga); São Vicente de Louredo e São Jorge (Santa Maria da Feira); São Martinho do Campo e Sousela, Aguiar de Sousa (atualmente Lousada); Valongo; Cantelães (Vieira do Minho); Santa Clara de Torrão; Santiago ou S. Tiago de Amorim; São João de Macieira; Formariz (Paredes de Coura); Santa Cristina de Nogueira, Unhão (atualmente concelho de Lousada); Meixomil (Paços de Ferreira); Belens (sic), Lamego; Vilarinho de Baixo e Santa Maria de Avioso (Maia); Bairral (sic); Avintes e Vilar de Andorinho (Vila Nova de Gaia); Penamaior, Refojos do Lima (atualmente concelho de Paços de Ferreira); Reguenga (atualmente concelho de Santo Tirso); Guimarei, Refojos (atualmente concelho de Santo Tirso); Tarouquela (Cinfães); Vila Garcia; Santa Maria da Vinha (termos de Viana). Inclui um auto de diligência e um processo (1611) para a elaboração de um tombo do convento. Os autos de reconhecimento incluem a indicação do livro e respetivo fólio a que respeitam. Inclui algumas folhas soltas e descontextualizadas.
Autos de reconhecimento avulsos, relativos a propriedades do convento,na cidade do Porto e nos seguintes locais: São Miguel de Gandra; Cidadelhe (Mesão Frio); Lever; Avessadas (Benviver, Marco de Canaveses); Castelo de Paiva; Santa Clara de Torrão; Lugar do Burgo (Torrão); Vila Maior (Santa Maria da Feira); termos de Viana do Castelo; Vilar de Andorinho; Recarei; Louredo; São Paio de Guimarei; Belens (sic) (Lamego); Avintes; Repiade; São João de Macieira; Santa Cristina de Nogueira; Cantelães; São Paio de Arcos (Braga); Santa Maria de Corvite (Guimarães); Barrosas; São Simão de Codeçoso (termos de Montalegre); Santiago ou S. Tiago de Amorim; Vila da Feira; Lousada; Barcelos.
Contém autos de reconhecimento avulsos relativos a propriedades do convento, na cidade do Porto e nos seguintes locais: Entre Ambos-os-Rios; Cadilhe, Santiago ou S. Tiago de Amorim; São Miguel de Gonça (Guimarães); Grimancelos (Barcelos); Santa Cristina de Nogueira; São Salvador de Aveleda (Lousada); Vila Nova (sic); São Martinho de Guilhabreu; Vilar de Andorinho; Vila Maior (Santa Maria da Feira); Casal de Quintela. Inclui um auto de diligência e uma procuração.
Contém autos de apegação, medição e vedoria avulsos, relativos a prazos do convento nos seguintes locais: cidade do Porto; Entre Ambos-os-Rios; Ramalde; Santa Clara de Torrão; Gandra; Cinfães; Eja; Rio Mau; Meixomil; Sardoura; Vilar de Andorinho; Santa Cristina de Nogueira; Penajóia; Santiago ou S. Tiago de Amorim; Avessadas; Vale e Vila Maior (Celorico de Basto); São Martinho do Campo; Jugueiros; Beléns (sic) (Lamego); Montemuro; Frazão (Paços de Ferreira); Souselo; Santa Maria de Ferreiros; Sobreira (Paredes); Gosende (Castro Daire); São Paio de Guimarei; São Paio dos Arcos (termos de Braga); Campo Benfeito; Santa Maria de Avioso; Vilar (Santa Maria de Terroso). Inclui o traslado de um auto de vedoria de 1685. Alguns documentos contêm indicação do n.º do livro do qual foi extraida a informação.
Contém autos de apegação, medição e vedoria avulsos, relativos a propriedades do convento nos seguintes locais: cidade do Porto; Ferreiros de Tendais e Souselo (Cinfães); Vila Nova de Gaia; Lugar do Burgo, Rua de Entre Ambos-os-Rios e Quinta da Granja (Torrão); Arrifana de Sousa; Santa Cristina de Nogueira; Jugueiros; Meixomil; São João de Macieira; Santa Cruz de Juvim; Vilar de Andorinho; São Martinho do Campo; São Miguel de Gandra; São Pedro do Paraíso (Castelo de Paiva); Sobrado; São Paio de Casais; Penajóia; São Pedro de Sobreira; Santa Maria de Terroso; Vila Maior; Aldeia de Cadilhe, Santiago ou S. Tiago de Amorim; São Vicente de Louredo; Branzelo, Melres; Cinfães; São Paio de Arcos.
Autos de reconhecimento avulsos, relativos a casais do convento na cidade do Porto e nos seguintes locais: Monte do Muro (Montemuro), Peixeninho e Campo Benfeito (Castro Daire) e Belens (sic) (Lamego). Inclui quatro traslados de autos de reconhecimento de 1685.
As vedorias são relativas aos seguintes locais: Rua do Burgo e Jugueiros (Santa Clara de Torrão); Bairro, Meixomil; Arrifana de Sousa; Bairral, Britiande; Benviver (antigo concelho, atual território de Marco de Canaveses); Cinfães; Bellaes (sic) e Penajóia (Lamego); Castelo de Paiva; Montemuro; Santiago ou S. Tiago de Amorim. Inclui um índice no final. A capa do livro é um documento em pergaminho.
Um dos termos inclui correspondência.