Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

120 records were found.

Processos de relacionamento com diversos periódicos de Lisboa e Porto. Contém correspondência trocada e recortes de jornais, organizados por separadores.
Processos de relacionamento com diversas entidades com designação "instituto" (e ainda o "Círculo Gomes de Sá", do Porto). Contém sobretudo correspondência trocada, organizada por separadores, e ainda alguns documentos internos.
Processos de relacionamento com diversas entidades hospitalares nacionais (hospitais, casas de saúde, misericórdias, e ainda a Zona Hospitalar Norte). Contém sobretudo correspondência trocada, organizada por separadores, e outros documentos (legislação, artigos).
Processos de relacionamento com os comandos das diversas regiões militares. Organizado por separadores. Inclui uma brochura impressa, contendo a lista das unidades militares (incluindo GNR e Guarda Fiscal), em data indeterminada (1930's).
Processos de relacionamento com diversos periódicos regionais (incluindo Macau). Inclui listagens diversas de periódicos.
Processo de relacionamento com diversas associações comerciais e industriais nacionais (incl. Angola).
Processo de relacionamento com diversas autoridades eclesiásticas nacionais. Inclui lista de bispos e arcebispos nacionais em 1938 e 1940.
Processo de relacionamento com o Grupo de Estudos Brasileiros do Porto. Contém ainda minutas de cartas relativas a jantar de confraternização de antigos alunos do Colégio Português.
Processo de relacionamento com o ISS, em Lisboa (e também com o seu promotor, a Associação de Serviço Social).
Processo de relacionamento com a entidade referida no título. Consiste em correspondência trocada.
Processo de relacionamento com a entidade referida no título (e Instituto de Assistência à Família). Consiste em correspondência trocada.
Processo de relacionamento com a Inspecção de Saúde e respectivas Sub-Inspecções espalhadas pelo país. Consiste em correspondência trocada, organizada por separadores.
Processo de relacionamento com a DGS.
Processos de relacionamento com os periódicos indicados no título, ambos com sede no Porto.
Processo de relacionamento com a Direcção-Geral da Assistência Social. Consiste em correspondência trocada e alguns documentos internos; reporta-se maioritariamente a actividades da LPPS, mas também a assuntos de funcionamento da LPPS (recepção de subsídios).
Processo de relacionamento com diversos jornais e afins. Consiste em correspondência trocada com diversos.
Processo de relacionamento com diversos jornais e afins. Consiste em correspondência trocada com diversos.
Processo de relacionamento com diversas revistas, e algumas emissoras de rádio. Consiste em correspondência trocada com diversos.
Processo relativo a notícias publicadas no jornal referido, envolvendo directa ou indirectamente a LPPS. Consiste em correspondência trocada com diversos e em recortes de jornais.
Processo de relacionamento com "A Bolsa do Livro", de Lisboa (trata-se de uma sociedade de depósito e distribuição de publicações, entre outros serviços relacionados com edição). Consiste em correspondência trocada.
Processo de relacionamento entre a LPPS e o seu angariador de publicidade em Lisboa. Consiste em correspondência trocada.
Processo relativo a trocas de correspondência com as embaixadas e consulados nacionais no Uruguai, Itália, Espanha, Chile, Argentina, Bélgica, e ainda a cópia de uma circular a diversas legações.
Processo de correspondência trocada com diversos, relativa a descrição da história, objectivos e projectos da LPPS por parte da própria Liga, em contextos variados (p. ex., em resposta a inquérito do Instituto da Alta Cultura).
Processo de relacionamento com algumas associações científicas (Sociedade Portuguesa de Geografia - relativa a campanha de Intercâmbio Escolar - e Associação Portuguesa do Frio); inclui alguma correspondência trocada com o Secretariado Nacional de Propaganda. Consiste em correspondência trocada e alguns folhetos.
Processo de relacionamento com a UIPMP (mais tarde designada União Internacional para a Acção Moral e Social). Consiste em correspondência trocada e em diversos documentos remetidos por essa instituição à LPPS.
Processos de correspondência relativos a emissão de credenciais (documento de habilitação de um representante oficial da LPPS), de fiança (relativa a um emprego) e também de meras cartas abonatórias em favor de indivíduos diversos.
Processo de correspondência com diversas universidades nacionais, organizado por separadores.
Processo de correspondência com cooperativas de naturezas diversas, organizado por separadores. Contém ainda alguns documentos internos, incluindo um cartaz da LPPS.
Processo de correspondência com diversas entidades militares, organizado por separadores.
Processos de relacionamento com os Rotary Club do Porto e de Lisboa, e também com o Clube Fluvial Portuense e com o Auto-Club Médico Português. Consiste em correspondênca trocada.
Processo de correspondência trocada com diversas autarquias nacionais, organizada por separadores.
Processo de relacionamento com diversas revistas de temática médica e veterinária; trata de assianturas, colaborações, permutas etc. Consiste em correspondência trocada, e na minuta de um artigo.
Processo relativo ao esforço de divulgação de um tratamento da picada do peixe-aranha, desenvolvido por um médico dr. Alberto Kendall Magalhães. Consiste principlamente em correspondência trocada com o referido médico e diversas entidades.
Processo de relacionamento com a Casa do Povo Portuense (depois designada Cooperativa do Povo Portuense).
Processo de correspondência relativo a assuntos de estatística. Inclui correspondência trocada com o Director-Geral de Estatística.
Processo de relacionamento com sociedades estrangeiras (excepto de língua espanhola), de funções semelhantes às da própria LPPS. Consiste em correspondência trocada.
Processos de correspondência com diversos, sobre temas variados (inclui um índice de temas no início, porém sem remissivas). Inclui exemplar de carta aberta de Abel Salazar ao reitor da Universidade do Porto (sem data).
Processo de relacionamento com sociedades estrangeiras (excepto de língua espanhola), de funções semelhantes às da própria LPPS. Consiste em correspondência trocada.
Processo de relacionamento com diversas individualidades e órgãos do poder político (para além dos indicados no campo Título, ainda: Câmara Corporativa, Secretaria-Geral da Presidência da República etc.). Consiste principalmente em correspondência trocada, inclui recortes de jornais e listas de membros de organismos (p. ex., ministros em Julho 1938, deputados à AN em diversas datas).
Processo contendo cópias de diversas cartas e ofícios, com temas muito variados (desde a promoção económica e social de Moçambique, a denúnica de carimbos falsos). Algumas não incluem assinatura; as que estão assinadas, ou que permitem inferir alguma informação sobre o autor pelo seu conteúdo, não são inequivocamente da autoria da LPPS. Contexto de produção desconhecido.
Processo de relacionamento com a Polícia de Segurança Pública, organizado por separadores. Consiste maioritariamente em correspondência trocada; inclui relatórios recebidos da PSP. Inclui alguma correspondência trocada com a Polícia de Investigação Criminal (inserida no primeiro separador).
Colecção de cartas anónimas recebidas pela LPPS e pelos seus directores (geralmente contendo denúncias sobre situações de insalubridade pública, violência doméstica, direitos laborais etc.). Inclui alguns duplicados de cartas, aparentemente anónimas, elaboradas pela LPPS e endereçadas a diversas autoridades e instituições.
Processo de relacionamento com a Liga Portuguesa de Educação Sanitária (correspondência trocada).
Minuta de carta dirigida a Júlio Dantas e respectiva resposta, a propósito de um artigo de imprensa deste último.
Correspondência trocada com dois contribuintes da LPPS.
Correspondência recebida: felicitações de fim de ano e outras festevidades.
Duplicados de correspondência enviada para jornais diversos, para efeito de divulgação de actividades de LPPS.
Correspondência trocada com jornais diversos.
Processo de relacionamento com os Correios Telégrafos e Telefones - CTT (entidade depois designada Correios e Telecomunicações de Portugal). Inclui o processo relativo à obtenção de franquia para as publicações da LPPS. A primeira parte do título original extraído da capa não está inteiramente correcta, mas foi respeitada.
Colecção de correspondência dirigida ao dr. António Emílio de Magalhães, enquanto director da LPPS (embora parte da correspondência pareça ter natureza pessoal). Organizada por separadores (correspondentes).
Conjunto de cartas elaboradas pela LPPS, que não chegaram a ser remetidas.
Propostas de fornecimento de bens e serviços, solicitações de colaboração em inquérito, convites e circulares diversas; inclui ainda recorrentes solicitações de actualização de dados, por parte do "Anuário Comercial de Portugal". Consiste em correspondência trocada, incluindo frequentemente brochuras ou folhetos impressos a título de anexo. Inclui um segmento que recebeu título e número de processo autónomos ("Higiene da alimentação - Francisco C. Soares", n.º 137-A), mas que consiste igualmente em folhetos impressos, e um texto dactilografado.
Duplicados de diversos ofícios da LPPS, dirigindo louvores a outros tantos particulares.
Processo relativo à iniciativa da LPPS (associada ao jornal "Comércio do Porto" e à "Comissão D. Henrique" da Sociedade de Geografia de Lisboa) no sentido de ser adquirida pelo Estado a Casa do Infante. Consiste em correspondência trocada, organizada por separadores.
Processo de relacionamento com as personalidades mencionadas no título. Consiste em correspondência trocada (em parte na forma de fotocópias). Inclui informações sobre a proposta de lei sobre o Estatuto da Assistência Social, de 1943.
Duplicados de cartas remetidas pela LPPS a diversos, dirigindo felicitações, louvores e agradecimentos aos destinatários. Inclui alguma correspondência recebida.
Processo de relacionamento com a entidade mencionada no título (cujo secretário-geral era o dr. Paulo de Cantos). Consiste em correspondência trocada.
Processo de relacionamento com a CMP. Consiste em correspondência trocada.
Processo de relacionamento com a CMP. Consiste em correspondência trocada.
Processo de relacionamento com o governador-civil do Porto. Consiste em correspondência trocada.
Processo de relacionamento com diversos ministérios e com a Presidência da República. Consiste em correspondência trocada.
Duplicados de cartas remetidas pela LPPS a diversos, dirigindo felicitações, louvores e agradecimentos aos destinatários. Inclui alguma correspondência recebida.
Duplicados de cartas remetidas pela LPPS a diversos, dirigindo felicitações, louvores e agradecimentos aos destinatários. Inclui alguma correspondência recebida.
Processo de relacionamento com diversas legações estrangeiras em território nacional. Consiste em correspondência trocada, organizada por separadores (correspondentes a países); inclui diversas referências a relatórios e afins, que foram arquivados nos processos temáticos competentes.
Processo de relacionamento com várias associações, nomeadamente de beneficência e afins: Sociedade Protectora dos Animais, Liga Anti-Alcoólica Portuguesa, União das Instituições Particulares de Solidariedade Social etc.; mas também Ateneu Comercial do Porto, Liga dos Combatentes da Grande Guerra etc.
Processo de relacionamento com as bibliotecas públicas referidas no título. Inclui alguma correspondência trocada com a Câmara Municipal do Porto. Inclui informações estatísticas da BPMP, algumas manuscritas. Inclui ainda alguma correspondência trocada com diversos, recolhendo informações sobre técnicas de desinfecção de livros (na perspctiva da saúde pública).
Processo relativo a assuntos diversos relacionados com bibliotecas (sobretudo remessa de publicações próprias da LPPS e recepção de publicações alheias). Inclui uma lista de bibliotecas portuguesas em 1974 (inventariadas pelo Instituto de Alta Cultura) e outra em 1938.
Processo de correspondência contendo felicitações emitidas pela LPPS, a diversos indivíduos e instituições, e reportando-se a diversos contextos, assim como as respectivas respostas.
Processo de relacionamento com os governadores civis. Consiste em correspondência trocada, organizada por separadores; inclui ainda algumas listagens de governadores civis, entre 1939 e 1947.
Processo de relacionamento com as juntas de freguesia do Porto e Lisboa. Consiste em correspondência trocada, organizada por separadores.
Processo de correspondência relativo a um par de estudantes subsidiados pela LPPS.
Processo de relacionamento com a federação mencionada. Consiste em correspondência trocada com diversos e diversas minutas ou cópias de textos para artigos, conferências ou afins.
Processo de relacionamento com diversos grémios (associações profissionais). Consiste em correspondência trocada.
Processo de relacionamento com a Associação Cristã da Mocidade, no Porto. Consiste em correspondência trocada.
Processo de relacionamento com diversas Juntas Gerais de Distrito. Consiste em correspondência trocada.
Processo relativo à difusão por parte da LPPS, do relatório de actividades e prestação de contas da federação referida no título.
Processos de correspondência com diversos indivíduos.
Processo de relacionamento com o escritor e jornalista Ferreira da Costa.
Processo de correspondência trocada com o Inspector da Sanidade Pecuária.
Processo de relacionamento com Ludgero Malheiro (promotor particular de acções de filantropia no Porto).
Processo de relacionamento com a instituição indicada no título. Inclui correspondência trocada com terceiros.
Processos de correspondência trocada com diversos: Maria João Vasconcelos, (secretária-geral da Fundação Raquel e Martín Sain, dedicada à beneficência dos cegos); Isaura Correia Santos; Isaura Gomes Moreira; Nina Marques Pereira (pianista); Orlando Valdez dos Santos; Paulo de Cantos (gerontologista); Manuel Pinho Rocha (médico); Remo de Noronha (médico); Rodrigo de Sá Nogueira (médico); Sofia Agrebom; Virgínia da Luz; Yolanda Sanson. Algumas destas sequências constituem correspondência pessoal de António Emílio de Magalhães.
Correspondência trocada entre o dr. António Emílio de Magalhães e as empresas CP (Caminhos de Ferro), Companhia Carris de Ferro do Porto e Caminhos de Ferro da Beira Alta (correspondência relativa a reclamações apresentadas pelo primeiro).
Correspondência trocada entre o dr. António Emílio de Magalhães e diversos (dr. Américo Pires de Lima, Raul de Caldevilla e outros).
Processo de relacionamento com a entidade referida no título. Consiste em correspondência trocada com diversos membros do corpo directivo dessa instituição.
Processo de relacionamento com o Clube dos Fenianos. Consiste em correspondência trocada. Inclui uma relação de conferências da LPPS proferidas nesse espaço, datada de 1944-04-20, assim como diversos folhetos impressos.
Processo de relacionamento com a Fundação Vale Flor (Lisboa). Consiste em correspondência trocada com essa instituição. Trata especialmente do concurso dessa entidade, destinado a premiar jovens pobres por actos de abnegação, bondade etc.
Processo de correspondência trocada com diversas entidades, descrita na capa: "Liga Portuguesa dos Direitos do Homem / Liga Portuguesa Abolicionista / Liga Anti-Alcoólica Portuguesa / Sociedade Naturista Portuguesa / Instituto de Higiene Natural / Liga Anti-Tabagista / Associação Protectora dos Diabéticos Pobres / Instituto Português de Oncologia / Liga Universitária de Acção Social (Hermes Martins G. Botto) / Liga dos Bombeiros Portugueses / Liga de Defesa e Propaganda da Colónia de Moçambique" ; está rasurada na capa: "Liga Profilaxia da Cegueira". Na maior parte dos casos, trata-se de entidades com as quais a LPPS teve apenas contacto isolado ou esporádico; porém, existe processo de relacionamento autónomo para algumas das entidades aqui listadas. No interior do processo, existe correspondência trocada com entidades que não constam da lista (Liga Portuguesa de Reumatologia, Sociedade Portuense de Investigações Psíquicas etc.). Inclui folhetos impressos.
Processo de relacionamento com a OM (direcção nacional e delegações regionais). Consiste em correspondência trocada.
Processo relativo à colaboração da LPPS na exposição referida em título (solicitada pelo SNI). Consiste em correspondência trocada com essa instituição.
Cópias de correspondência expedida à SCM do Porto pela LPPS, geralmente solicitando apoio para casos concretos de miséria e/ou doença.
Processo de relacionamento entre a LPPS e o seu fornecedor de serviço telefónico (inicialmente a Anglo-Portuguese Telephone Company, depois a Companhia dos Telefones, e por fim os Telefones de Lisboa e Porto - TLP). Consiste em correspondência trocada com diversos, e ainda em um documento interno da Companhia dos Telefones.
Processo de relacionamento com a entidade referida no título. Consiste em correspondência trocada com essa entidade, e ainda no texto dactilografado de uma comunicação apresentada nessa sociedade: "Sessão de homenagem à LPPS na Sociedade de Geografia de Lisboa" (52 págs., s/d).
Processo de relacionamento com a entidade referida no título (dedicada a formação e inserção profissional de cegos). Consiste em correspondência trocada com diversos, e ainda numa brochura impressa dessa fundação.
Processo de relacionamento com as entidades mencionadas no título (Rotary Club - de Lisboa e do Porto -, Clube Fluvial no Porto, e ainda Auto-Club Médico Português). Consiste em correspondência trocada com diversos. Inclui um par de documentos do Rotary Club de Lisboa: exemplar policopiado do relatório e contas relativos a 1958/59, e lista de sócios em 1959-04-23. Inclui ainda uma lista de "roupa e calçado oferecido pelo Rotary Club do Porto".
Processo contendo cópias de cartas de, ou para, António Alberto de Almeida Pinheiro, tratando de assuntos comerciais e financeiros. Não é clara o contexto de produção, nem a sua ligação com a LPPS.
Processo relativo à polémica pública entre as individualidades referidas no título, a respeito da electrificação da cidade do Porto (transcrições de artigos, desenho, relatórios). Inclui ainda uma sequência de correspondência trocada com a EDP, relativa a anomalias na facturação de consumo de elctricidade da LPPS.
Processo de relacionamento com a delegação no Porto do Comissariado do Desemprego. Trata sobretudo de assuntos de assistência a desempregados, inclui pedidos de assistência por parte de vários indivíduos.
Processos de relacionamento com cada um das instituições mencionadas no título. Consiste em correspondência trocada; inclui ainda cópia de uma exposição dirigida ao Presidente do Conselho pela AJHLP, sem data (datação crítica: 1950), relativa à liberdade de imprensa e de expressão.