Search results

89 records were found.

Procuração passada por Manuel Gonçalves, mareante, morador na Praça Velha, genro de João de Chaves, piloto, a Antónia Fernandes, sua mulher, e a Domingos Gonçalves, seu cunhado, para que possam cobrar todas as suas dívidas, soldadas e demais coisas que lhe deviam.
Procuração de Gaspar Pires Campos, escrivão da câmara, a Ana Pires, sua mulher, ao Dr. Salvador Saraiva, morador em Barcelos, a Pedro da Costa, a João Fernandes do Mato, morador em Vila do Conde, e a João Álvares, morador na honra de Fradelos, para o representarem perante o ouvidor da vila de Barcelos.
Contrato de dote de casamento celebrado entre lavradores de Rates e Terroso.
Arrendamento da Quinta de Sandim, sita na freguesia de ------, por seis anos, feito pelo Dr. Francisco Carneiro da Costa, por procuração a sua sogra, D. Maria de Lugo, viúva de António de Mariz, a Marcos Álvares, piloto.
Procuração para fins judiciais, passada por Filipa Martins Gaio, viúva de Pedro Afonso Leça, aos Drs. Gonçalo Fernandes, Salvador Saraiva, Gil da Costa, moradores em Barcelos, a Maurício da Costa, André Fernandes, cidadão da cidade do Porto, e ao licenciado Gaspar Gonçalves, morador em Vila do Conde.
Venda de meia casa sobradada, com seu enxido atrás, sita na Rua do Sidral, feita por António Pires, mareante, e Catarina Gomes, sua mulher, ex-moradores em Vila do Conde, moradores na cidade de Lisboa, a Sebastião Gonçalves, mareante, pelo preço de 20000 reais.
Trespasse do arrendamento da comenda de São Romão de Encourados, feito por Manuel Carvalho e Geraldo Fernandes, piloto, a Marcos Álvares, piloto.
Venda feita por Catarina Fernandes, viúva de Álvaro Vaz, piloto, a Marcos Álvares, piloto, de um chão que tinha junto às casas de sua morada, pelo preço de 9500 reais.
Venda de uma casa sobradada, com seu quintal, adquirida por arrematação, sita na Rua da Senra, feita por Lourenço de Campos, piloto e Catarina Antónia, sua mulher, a Catarina Gonçalves, solteira, padeira, pelo preço de 8000 reais.
Arrendamento por dois anos dos rendimentos da comenda de São Romão de Fonte Coberta e suas anexas, no valor de 120000 reais, feito por Lourenço Fernandes Pita, cavaleiro fidalgo da Casa Real e comendador da dita comenda, a Geraldo Fernandes, piloto, casado com Catarina Eanes e Manuel Carvalho. Foi fiador do primeiro Pedro Gonçalves Mourão e do segundo Marcos Álvares, piloto.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Mécia Folgueira, viúva de Francisco Brás, piloto, e António Rodrigues, natural da vila de Viana, casando com Maria Folgueira, sua filha.
Procuração de João Gonçalves, carpinteiro da ribeira, a Diogo Pires, seu genro, pescador, para que possa cobrir todas as suas dívidas.
Procuração de Violante Fernandes, viúva, ao licenciado Diogo Pereira, a Álvaro Gonçalves, a Gaspar da Mota e a Diogo Ramires, morador em Barcelos, para que recebam todas as suas dívidas, em particular as que lhe devia Inácio da Costa, seu genro.
Procuração passada por Francisca de Faria, viúva de Manuel Luís, mareante, em seu nome e como tutora de Belchior, seu filho, de um mês de idade, a Gaspar Correia, mareante, seu irmão, morador na cidade de Lisboa, para que pudesse receber do Tesoureiro dos Defuntos da Casa da Guiné, todos os bens, soldadas, escravos, mercadorias, dívidas e demais coisas que ficaram por morte de seu marido.
Procuração de Pedro Jorge, piloto, a António da Fonseca e a João Salvadores, piloto, para que pudessem receber de Francisco Rodrigues, confeiteiro, morador na cidade de Lisboa, o frete que lhe era devido de umas caixas de açúcar que lhe trouxera do Brasil, e para o representar numa demanda que lhe move o dito Francisco Rodrigues sobre 10 arrobas de açúcar, perante o ouvidor da Alfândega de Lisboa.
Procuração passada por Francisco Maio, piloto, e Belchior Dias, a Belchior Fernandes da Cunha, piloto, para que possa receber todos os escravos e demais coisas que escaparam da nau São João, de que eram parceiros os três, a qual fora tomada pelos franceses, quando vinha da Ilha de São Tomé, indo por piloto Francisco Maio e por mestre Belchior Dias, devendo avaliar e requerer o valor do frete dela perante o capitão da armada .
Quitação dada por Isabel Antónia, natural da freguesia de Negreiros, ao seu ex-amo, Salvador André Carneiro, piloto, e a Maria Álvares, sua mulher, de 10820 reais relativos à sua soldada.
Quitação dada por Diogo Afonso, mareante, morador na freguesia de Santiago de Encourados, a Sebastião Machado, recebedor das sisas de Vila do Conde, de 36000 reais referentes ao terceiro quartel das sisas .
Quitação de dote de casamento, dada por Luís Nunes, casado com Isabel Mendes, a Manuel Mendes, mercador, seu sogro, e a Madalena Fernandes, sua sogra.
Nomeação de Cecília Fernandes, viúva de Manuel Dias, piloto, na terceira vida do prazo do casal de Inês Pereira, sito na freguesia de São Romão, á sua filha, Maria Dias.
Procuração passada por Maria Folgueira, a seu marido, António Francisco do Porto, morador em Vila do Conde e agora residente na Baía de Todos os Santos, Brasil, para que por ela possa vender quaisquer bens e fazenda de raiz que tiver na dita cidade, ou em qualquer outra parte do Brasil, que tenha adquirido ou venha a adquirir.
Venda de 3/5 de uma casa sobradada, com seu enxido, sita na Rua de Pedro Pinto, pelo preço de 5500 reais e que ficou por morte de Catarina Gomes, mãe e sogra de António Gomes e Branca Vaz, sua mulher, moradores na Rua do Cais, em Vila do Conde, ao licenciado Tomás Nunes, físico e a sua mulher, Maria Vaz.
Quitação dada por Baltasar Afonso Carneiro, piloto, provedor da casa da Misericórdia, a Gaspar Álvares, piloto, de uns 353640 reais referentes ao legado deixado por Sebastião Álvares da Fonseca, ex-morador de Vila do Conde, falecido na Índia, à Casa da Misericórdia, para serem aplicados conforme seu testamento, o qual não chegara ainda ao reino.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Beatriz Jorge, viúva de António Pires Reimonde, piloto, morador em Azurara, e Estevão Gonçalves, casado com Catarina Antónia, sua filha.
Procuração passada por Filipa Ribeira, viúva de Lourenço Fernandes, mareante, em seu nome e como tutora de António, seu filho menor, a Francisco Manuel, piloto, para que cobre do Tesoureiro dos Defuntos da Casa da Guiné, todos os bens, dinheiros, soldadas, escravos e demais coisas que ficaram por morte de seu marido, que faleceu numa viagem à Ilha de São Tomé, na nau de que era mestre Gaspar de Santiago.
Procuração de Cecília Fernandes, viúva de Manuel Dias, piloto, a Manuel Carvalho, seu genro, para demandar e citar todos os seus caseiros ou outras quaisquer pessoas por dívidas que lhe devam.
Arrendamento de umas propriedades rústicas sitas na freguesia de Vilar de Prado, feito por António Afonso Repeteva, mareante, e sua mulher, Maria Pires, a João Álvares, lavrador, morador na dita freguesia.
Procuração de Margarida Simões, mulher de André João, mareante, a António André, piloto, para que possa receber todas as soldadas e demais bens que pertencessem a seu marido, que ficaram na Ilha de São Tomé, tendo aquele ido como marinheiro da nau de João André e Gaspar Gonçalves.
Emprazamento de uma bouça sita em São Salvador de Minhotães, feita por D. Dinis de Sousa, fidalgo da Casa Real, comendador da comenda de São Salvador de Minhotães e de São Mateus de Grimancelos, a Pedro Manuel, clérigo de missa, morador em Vila do Conde.
Arrendamento dos rendimentos das comendas de São Salvador de Minhotães e de São Mateus de Grimancelos, por dois anos, feito por D. Dinis de Sousa, fidalgo da Casa Real, comendador da comenda de São Salvador de Minhotães e de São Mateus de Grimancelos, a Pedro Nogueira, carpinteiro, morador em Vila do Conde.
Procuração para arrecadação de rendas e dívidas, de Martim Pires, carpinteiro, a Afonso Eanes, lavrador, morador ne freguesia de São Salvador de Lemenhe.
Venda de 1/6 do campo chamado da Retorta e outras propriedades rústicas, pelo preço de 3000 reais, feita pela viúva de um lavrador da freguesia de Santa Maria de Nine, a João Gonçalves da Marinha, piloto, e a sua mulher.
Procuração de Gaspar Pires, o Ouro, piloto, e Joana Manuel, sua mulher, ao licenciado António Manuel, a Belchior Manuel, morador em Vila do Conde, e ao licenciado Salvador Saraiva, morador em Barcelos, para poderem gerir as suas propriedades agricolas.
Procuração com fins amplos (fins judiciais, arrecadação de dinheiros, dívidas, mercadorias), de António Afonso Repeteva, mareante, morador do Cais, a Maria Pires, sua mulher.
Procuração de Pedro Gonçalves Mourão, mercador, a Salvador Pires Neto e a Belchior Fernandes da Cunha, pilotos, para que possam por ele receber quaisquer dívidas, escravos e fazendas que que lhe devam.
Procuração de Pedro Sobrinho, mercador, morador em Azurara, a Francisco de Lacerda, mercador, vizinho de Guimarães, residente em Garachico, Ilha de Tenerife, e a Manuel Rodrigues, mercador, vizinho do mesmo lugar, para que pudessem receber de João Manuel, mercador português, vizinho de Garachico, 300 reais que lhe devia.
Arrendamento de um campo no couto do Mosteiro de Landim.
Procuração de João Gonçalves da Marinha (sic), piloto, a João Pires, mareante, para que possa granjear e administrar o seu 1/3 do caravelão latino Santo António, de que o segundo detinha outro 1/3, podendo fretá-lo, aparelhá-lo e fornecê-lo, tomando para tal dinheiro a câmbio ou a partidas.
Contrato estabelecido entre Francisco Lopes de Pindelo, lavrador, morador na freguesia de Árvore e um outro lavrador de Modivas.
Procuração de Ana Gonçalves, viúva de Domingos Eanes, a André de Barcelos, mareante, para que possa vender o 1/3 que tem numa caravela latina, pertencendo o outro 1/3 ao procurador nomeado, podendo ainda receber e dar quitação de todos os fretes e ganhos que lhe deverem ou, em caso de não vender a dita parcela, a poder beneficiar e granjear, fretar, aparelhar e fornecer, podendo para tal tomar dinheiro a câmbio ou a partidas.
Reconhecimento de uma dívida de 150000 reais de Manuel Pires, mercador, a Manuel Mendes, ourives, a Rodrigo Afonso, a João Gonçalves da Marinha, a João Pires, mareante, e a Pedro Gomes, os quais se comprometia a empregar em mercadorias a carregar no barco de que era mestre João Pires.
Procuração de Francisco Monteiro, piloto, e Beatriz Folgueira, sua mulher, ao licenciado Gaspar Gonçalves, a Álvaro Jorge da Fonseca, e a Francisco Gonçalves Monteiro, piloto, morador em Azurara, para que os representem nas partilhas dos bens que ficaram por morte de Estevão Fernandes, seu pai e sogro.
Fretamento feito por Pantaleão Luís, mareante, mestre e senhorio em parte do caravelão latino S. Bartolomeu, ancorado no Rio Ave, a Baltasar Afonso Carneiro, piloto. O frete destinava-se ao Algarve, a Vila Nova de Portimão, com regresso ao Porto.
Procuração de Domingos Fernandes, almocreve, morador na cidade de Braga, ao licenciado Gaspar Gonçalves e a Fernão de Alposta, pescador, para poder demandar um João Domingues, almocreve, morador em Vila do Conde, por uma injúria.
Procuração de Pedro Gonçalves Mourão a Pantaleão Luís, piloto, para cobrar de António Fernandes Pequeno, morador em Portimão, 4000 reais que lhe deviam.
Procuração de Baltasar Afonso Carneiro, piloto, a Diogo Carneiro, seu sobrinho, e a Pantaleão Luís, mareante, morador em Vila do Conde, para que pudessem administrar o seu navio latino S. Bartolomeu, podendo vendê-lo, receber e dar cartas de pagamento, prover e aparelhar, e tomar para isso dinheiro a câmbio.
Procuração dos juizes e oficiais do Concelho, ao Dr. Simão de Medeiros, ao licenciado Pantaleão dos Santos, a António Cardoso, a Heitor Mendes, morador na cidade do Porto, a Pedro Jorge, procurador do concelho, a António Pinto, e a Gaspar Pires Campos, escrivão da câmara, para representarem o Concelho, em particular numa causa que lhe foi movida por Diogo Dias Ferreira, vigário da Matriz, perante o provisor ? / provedor do Porto.
Fretamento feito por Francisco Fernandes Peixinho, mestre e senhorio em parte da caravela Nossa Senhora de Nazaré, ancorado no Rio Ave, morador no lugar de Azurara, a Cosme Fernandes, morador no lugar de Azurara.
Procuração passada por Francisca Pinheira, viúva de João Pires, piloto, em seu nome e de Domingos e Margarida, seus filhos menores, a Salvador Pires Neto, piloto, e a João Fernandes, mercador, para cobrarem do tesoureiro da Casa da Índia, 285 cruzados, os quais foram passados por letra de câmbio, na Índia, procedentes dos bens e fazenda que ficaram por morte do seu marido, ocorrida em 1574, quando ia para a Índia como sotapiloto da nau Chagas, bem como para receber todas as soldadas, marinhagens, e vantagens que lhe fosssem devidas, tanto da referida viagem, como de outras que tivesse feito.
Procuração de Salvador Luís, calafate, à sua mulher, Isabel Gonçalves, para poder receber de Sebastião Gonçalves, de Souseiro, 10 milheiros de sardinha que fora comprada a Luís Marquesinho.
Arrendamento dos rendimentos da igreja de Santo André de Lever, pelo preço de 40000 reais, feito por João Lopes, morador na Vila de Caminha, procurador de Gaspar Vilela, fidalgo da Casa Real, morador em Ribeira Brava, Ilha da Madeira, comendador da comenda de Santo André de Lever, e de sua mulher, Filipa de Barros, a Manuel Dias do Porto, vizinho de Vila Real.
Procuração de Pedro Ferreira, mercador, morador em Vila do Conde, a Frutuoso Tomé, mercador, para receber de António Fernandes Pequeno, morador em Vila Nova de Portimão, a quantia de 54000 reais.
Procuração de Bento Pereira ao licenciado Geraldo Aranha, ao Dr. Amador Filipe, e ao Dr. Gonçalo Gil, morador em Braga, para receberem suas divídas.
Trespasse do arrendamento da comenda de Santo André de Lever, feito por Manuel Dias do Porto, morador na Rua da Cruz, o qual tinha por contrato feito por João Lopes, morador em Caminha, como procurador de Gaspar de Vilela, morador na Ribeira Brava, Ilha da Madeira, a Nicolau Lopes, morador na cidade do Porto e a João de Valença, o Velho, também morador no Porto. O arrendamento foi feito por 3 anos (1576/1579) e por 40000 reis/ano.
Fiança dada por Jácome Carneiro, piloto, à legitima de seu sobrinho, Gonçalo, órfão de Francisco Martins e Leonor Carneira, sendo fiador Gaspar da Costa, morador em Vila do Conde.
Procuração de António Álvares, mareante, a Isabel André, sua mulher, para que em seu nome pudesse receber quaisquer bens de raiz, casas, campos e outros quaisquer bens que tivesse na vila de Viana e seu termo.
Procuração de Andreia Martins, viúva, moradora na Póvoa de Varzim, e de João Luís, a André Martins, filho de Tomé Gonçalves, e a António Afonso Doutor, piloto, moradores em Vila do Conde, para receberem do Tesoureiro dos Defuntos da Casa da Guiné, todos os bens, soldadas e demais coisas que ficaram por falecimento de Joane, seu filho, em 1574, numa viagem à Ilha de São Tomé na nau de que era mestre André Caldeira.
Procuração para fins judiciais, passada por Hilária Rodrigues, viúva de Pedro Correia, a Pedro da Costa.
Quitação do valor de 11800 reais, feita por João de Santo Estevão, frade de Santo Eloy (Congregação de São João Evangelista), herdeiro e neto de António Ramos, piloto, defunto, a Maria André, sua avó.
Fretamento feito por Francisco Dias, mareante, mestre e senhorio em parte do caravelão latino Santiago, ancorado no Rio Ave, a Frutuoso Tomé, mercador, morador em Vila do Conde. O frete tinha com destino Vila Nova de Portimão e Albufeira, no Algarve, e foi feito pelo preço de 25000 reais.
Procuração passada por Barbara Pires, viúva de Simão Dias, tanoeiro, em seu nome e como tutora de seus filhos órfãos, a Manuel Pires, cónego no Mosteiro de São Simão, para que por ela receba todo o dinheiro e demais coisas que lhe deviam e que pertenciam por morte de seu marido.
Procuração passada por António de Soveral, cavaleiro fidalgo da Casa Real, e pela srª. Isabel Sanches, sua mulher, moradores em Vila do Conde, a Gonçalo Fernandes, seu criado, e a João Francisco, tanoeiro, morador na cidade do Porto, para que possam vender uns sobrados de casas que tinham na cidade do Porto, na Rua Escura.
Obrigação de Amaro Pires e Martim Afonso, morador em Souto Maior, para entregarem a Francisco André e a Manuel Mendes, mercador, 400 alqueires de castanha em Vila do Conde.
Procuração de Pedro Jorge, piloto, a Maria Afonso, sua mulher, a Pedro de Barros Carneiro, a Miguel Luís, a Gonçalo Vaz Vilas Boas e a Pedro Eanes, carpinteiro, seu cunhado, morador em Vila do Conde, para receberem suas dívidas.
Reconhecimento de uma dívida de 80000 reais, de Francisco Álvares, de Barcelos, mercador, a Simão Dias, morador em Caminha, e a Manuel Dias do Porto, morador em Vila Real, referente ao resto de contas de certos panos de Londres que recebeu em Vila do Conde, da parte de Manuel Dias.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Bento Afonso, piloto, por intermédio de Sebastião Afonso e António Gonçalves, pilotos, seus irmãos, e António Gonçalves, mareante, filho de Gonçalo Eanes, mareante, morador na Rua do sobmosteiro, casando com Isabel Benta, filha do primeiro.
Procuração de Luís Carneiro, mercador, a Gaspar Fernandes Sanches, e a Miguel Luís Vilas Boas, moradores de Vila do Conde, estantes na cidade de Lisboa, para que por ele possam receber um pano de tréu que estava na Alfãndega da cidade de Lisboa, que a ele pertence, podendo levantá-lo e vendê-lo pelo preço que entendem.
Venda de 1/6 da casa em que vivia Manuel Afonso, mareante, sitas na Rua dos Penedos, com seu enxido atrás, feita por Francisco Pires, pedreiro, morador na Calçada do Mosteiro, e sua mulher, a Manuel Afonso, mareante, pelo preço de 3000 reais.
Procuração de Manuel Dias do Porto, mercador, morador em Vila Real, para receberem suas dívidas.
Fretamento, feito por João Pires, mareante, morador em Vila do Conde, mestre e senhorio em parte do caravelão latino Santo António, surto e ancorado no Rio Ave, a Francisco Mendes, Rodrigo Afonso, João Gonçalves, Pedro Gomes e Manuel Pires, mercadores, a Vila Nova de Portimão e Albufeira, pelo preço de 27000 reais .
Fiança dada por Clara Pires, viúva de António Gonçalves, mercador, morador em Azurara, ao arrendamento dos direitos reais e foros do lugar de Azurara, que pertencem ao Marquês de Vila Real, relativos ao ano de 1575, no valor de 125000 reais, sendo fiador Duarte Serveira, morador em Fão.
Instrumento de quitação de 125000 reais, valor do arrendamento do ano de 1574 da renda dos direitos reais e foros de Azurara, que pertencem ao Marquês de Vila Real, feita por João Rodrigues, morador em Azurara, almoxarife do dito Marquês, aos herdeiros de António Gonçalves, mercador, morador em Azurara, já defunto.
Quitação de dote de casamento, dada por Manuel André, mareante, genro de António Simão, piloto, casado com a filha deste, Brizida, a seu sogro.
Procuração de Alexandre Ramires Correia, a Jerónimo Rodrigues, moço da Câmara Real, para que o represente perante os vedores da fazenda e juiz dos feitos reais nuns autos que lhe movem como procurador dos feitos reais na Alfândega de Vila do Conde.
Partilha e recíproca quitação dada por Gaspar Álvares e Pedro Ferreira, seu genro, dos bens que ficaram por morte de Maria Carneira, da qual os dois eram herdeiros, por não haver filhos. Entre outros bens cabia a cada um deles a 1/2 da casa sobradada sita na Rua de Santo António, com seu quintal.
Desistência pelas mulheres de lavradores da freguesia de São Cristovão de Rio Mau, de uma demanda em torno das partilhas dos bens que ficaram de seu pai.
Procuração de Belchior Campelo, morador em Vila do Conde, a Beatriz Pires, sua mulher, para tomar posse do casal de São Romão, que lhe pertencia por morte de seu pai, Lourenço Campelo.
Procuração de Francisco Gomes, alcaide, a José Carneiro Ferreira, para por ele receber dinheiros de várias pessoas.
Procuração de Antonio Simão, piloto, a Domingos Gonçalves, barbeiro, para que o represente num feito que vai por apelação do ouvidor da Comarca, em que o primeiro é autor e em que é réu um Pedro Delgado, morador em Baiona.
Quitação dada por António de Soveral, cavaleiro fidalgo da Casa Real e Domingos Fernandes, como procurador do sr. Duarte de Melo da Silva, comendador da comenda de Chorente , a Salvador Gonçalves, mercador, relativa ao arrendamento dos rendimentos da dita comenda e suas anexas, que esteve arrendada por 4 anos, pelo preço de 445000 reais. REVER
Contrato de obrigação entre Gomes Carneiro, piloto, cunhado de Joana Manuel, e Gaspar Pires, o Ouro, piloto, de acordo com o estipulado no testamento de Joana Manuel, mulher do segundo, que legava a terceira vida do prazo das azenhas e campo de além rio a Maria Carneira, filho do primeiro.
Fretamento, feito por Domingos Gonçalves, mareante, morador na vila de Esposende, mestre e senhorio em parte do navio latino Santiago, surto em Vila do Conde, a Fernão Martins, tanoeiro, com destino à Ilha da Madeira, Funchal, com uma carga de pipas, arcos abatidos e outras mercadorias, pelo preço de 28000 reais.
Testamento de Joana Manuel, mulher de Gaspar Pires, o Ouro, piloto.
Obrigação de António Fernandes Soares, morador em Gollda (sic), termo da Vila de Arcos de Valdevez, a Rodrigo Correia, morador em Ponte de Lima.
Procuração de João Lopes, mercador, morador na Vila de Caminha, a Francisco de Brito, seu sobrinho, morador na cidade do Funchal, para por ele receber todas as divídas, dinheiros, mercadorias e outros quaisquer bens que lhe devem, quer na Ilha da Madeira, quer em qualquer outra parte, podendo também gerir todas as suas quintas, casas e casais.
Trespasse do arrendamento do Mosteiro de Santa Clara, e da renda da igreja de S. Vicente de Vila Chã e suas anexas, pelo preço de 220000 reais, feito por João Rodrigues, mercador, e Francisco Gomes de Abreu, a Gaspar de Magalhães, cavaleiro da Câmara Real, morador em Chaves.
Procuração de Domingos do Porto, piloto, ao Dr. Duarte Sanches e ao licenciado Manuel Barbosa, morador na Vila de Guimarães, para que o representem junto do ouvidor de Barcelos, num feito que foi por apelação dos juizes ordinários de Vila do Conde, em que era apelante Gonçalo Eanes, morador nesta Vila.
Quitação dada por Violante Fernandes, viúva, a Camila Cardoso, relativamente ao que lhe faltava pagar de umas casas que lhe vendera, sitas na Rua da Cruz, pelo preço de 11000 reais.
Procuração de Ana Gil, viúva, a ? de Faria, cavaleiro fidalgo da Casa Real, morador em Barcelos, para por ele receber de um lavrador de Nine, cerca de 7000 reais.