Search results

130 records were found.

Venda feita por Domingos Fernandes, mareante, e por sua mulher Isabel Rodrigues, a Manuel Simão, piloto, de casa de sua morada, sobradada, com seu quintal, dízima ao Mosteiro de Vilar de Prados, sita em Rua de João Martins Gaio, pelo preço de 40000 reais.
Trespasse feito por Francisco de Medela a Pedro Gonçalves e a Pedro de Gouveia, morador em Azurara, de 1/3 do arrendamento da dízima do pescado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim dos anos de 1570, 1571 e 1572.
Venda de uma propriedade sita na freguesia de Brufe (Julgado de Vermoim), por 1500 reais, feita por Pedro Gonçalves, lavrador, morador em Palmeira, freguesia Viatodos, a abade João Dinis.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Maria Gonçalves, viúva de Francisco Brás, piloto, e Manuel Pires, mareante, filho de Manuel Pires, vigário de Marim, morador em Vila do Conde, pelo casamento com Margarida Brás, sua filha .
Venda feita por Domingos Jorge, lavrador e morador na freguesia de Vila de Prado, em nome e como procurador de Catarina Gonçalves, sua mulher, a António Afonso Repeteva, mareante, de uma leira de terra, sita na freguesia de Vila de Prado. (Não é Vilar de Prado ??)
"Instrumento de declaração e quitação de dívida entre Gabriel Lopes, físico, e Francisco Eanes ""Feroces"", morador na freguesia de São Salvador de Navais, por contas relativas a águas ambos têm de parceria."
Instrumento de dívida e obrigação de João Eanes, carniceiro, morador em Azurara, a Sebastião Álvares, lavrador, morador em Vila Chã, termo da cidade do Porto, no valor de 9600 reais ou outro bens.
Anulação de um contrato celebrado entre Baltasar Pires, piloto, e Bartolomeu de Faria, cavaleiro, morador em Barcelos, e sua mulher, Isabel de Lugo, em torno da compra de um casal sito na freguesia de Sequeade, termo de Barcelos.
Procuração de Maria Afonso, viúva de Gonçalo Afonso, a Gaspar Ferreira, seu genro, mareante, para que por ele possa vender todas as propriedades que tem na freguesia de São Pedro de Freitas, termo de Guimarães.
"Procuração de Francisco Martins, ""o Cambado"", piloto, morador na Póvoa de Varzim, como tutor de Gonçalo e Mécia, seus netos, filhos de Francisco Martins e Leonor Carneira, já defuntos, seu filho e nora, a António Martins Gaio e a João Martins, mareante e morador na Póvoa de Varzim, para cobrarem e arrecadarem dos tesoureiros e almoxarifes d' el rei o montante relativo a uma nau tomada pelo rei, a ele, a seu filho, a Pero Rodrigues, e a Gonçalo Marinho, assim como quaisquer outros dinheiros que a ele e a seus netos pertencerem."
Procuração de Domingos Fernandes, mercador, a Diogo da Rede, cavaleiro fidalgo, morador na vila de Barcelos, e a João Fernandes, sobrinho do constituinte, para que por ele recebam o que lhe devem no termo de Barcelos.
Instrumento do perdão, com indemnização, de um lavrador e morador no Couto de Vila Boa do Bispo, termo da cidade do Porto, a Francisco Gonçalves, vinhateiro. Este perdão envolve a gravidez de uma filha do primeiro, Catarina, pelo segundo.
Procuração para fins judiciais não especificados de Maria Rodrigues aos licenciados Jerónimo Álvares e Simão de Medeiros, moradores na cidade do Porto.
Quitação dada por António Gonçalves, mareante, morador na Rua da Senra, genro de Manuel Afonso Bajoco, a António Ferandes, piloto, seu cunhado, e a Maria Afonso, sua mulher, relativa ao prometido dote de casamento
Procuração de António Gonçalves, mareante, genro de Manuel Afonso Bajoco, moradores na Rua da Senra, a Leonor Gomes, sua mulher, para fins judiciais não especificados.
Trespasse feito por Diogo Vaz a Lourenço de Campos, mareante, de 1/4 do arrendamento da sisa do vinho, pescado e barra de Vila do Conde, no valor de 102500 reais.
Venda feita pelo provedor e irmãos da Misericórdia de Vila do Conde a António Afonso Miela, carpinteiro da ribeira, de uma casa térrea com seu enchido, sita na rua de André Luís, deixada à Santa Casa por Catarina Eanes, pelo preço de 9500 reais.
Venda feita pelo provedor e irmãos da Misericórdia de Vila do Conde a Pedro Francisco, mareante, de uma casa térrea com seu enchido, sita na rua de André Luís, deixada à Santa Casa por Catarina Eanes, pelo preço de 4500 reais.
Venda feita por Francisco Rodrigues e Catarina Álvares, sua mulher, a Pedro Gonçalves, mareante, das casas de sua morada, térreas com seu enchido, pelo preço de 15500 reais.
Quitação dada pelos herdeiros de um João Eanes ao provedor e irmãos da Misericórdia de Vila do Conde, relativa ao termo de uma demanda em torno de duas casas térreas que Catarina Eanes deixara à Misericórdia.
Venda de uma horta sita na Póvoa de Varzim, pelo preço de 2000 reais, feita por Francisco Rodrigues e Catarina Álvares, sua mulher, a João Gonçalves, lavrador, todos moradores na Póvoa de Varzim.
Venda feita por Francisca Gonçalves, viúva de Salvador Pires, piloto, morador na Rua do sobmosteiro, a João Fernandes, piloto, morador em Azurara, de uma parte de uma casa sobradada, sita defronte da igreja de Azurara, pelo preço de 5625 reais.
Procuração passada por Estêvão Ferreira de Eça a Martim Pereira, seu irmão, para o representar na assinatura da escritura do seu próprio dote de casamento, já previamente contratado para casar com a Srª. D. Maria de Melo, filha da Srª D. Catarina, viúva do Sr. Francisco de Melo, moradores em Viana do Castelo.
Emprazamento em três vidas de metade da Quinta de Macieira, sita na freguesia de São João da Macieira, cuja propriedade é do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde, feito por Nicolau Pires, piloto, e por Margarida da Costa, sua mulher, a Baltasar Fernandes, lavrador, morador na dita quinta.
Venda feita por Domingas Gonçalves, viúva de Estêvão Pires, moradores na freguesia de Gondifelos, e por seu genro, a João Dinis de certas propriedades rústicas sitas na mesma freguesia, pelo preço de 6000 reais.
Doação de uma casa sobradada com seu quintal sita na Praça da Vila, feita por Afonso de Faria, clérigo de missa, ao filho de Branca Pires, viúva e moradora em Vila do Conde, Manuel Dias, para que se ordenasse clérigo.
Desistência, por João Eanes e Isabel Pires, sua mulher, dos direitos de aforamento que tinham sobre as casas de sua morada, assento e campo atrás, que pertenciam a Baltasar Pires, que os tinham por prazo de 27 anos feito pela mãe de Pantaleão de Teive .
Procuração passada por Isabel de Sá, viúva de António Afonso, morador aos Penedos, a João Álvares, Belchior Tinoco, Gregório Dias, Mateus Gonçalves, António Tinoco, morador no lugar de Vila Nova e a licenciados moradores em Barcelos, para por ele requererem as pessoas que trazem arrendadas propriedades suas.
Emprazamento em três vidas de metade da Quinta da Macieira, sita na freguesia de São João da Macieira, feito por Nicolau Pires, piloto, e por Margarida da Costa a António Fernandes e sua mulher, Catarina Nunes.
Emprazamento feito pelo mordomo da Confraria do Santíssimo Sacramento da Póvoa de Varzim a Catarina Eanes e seu filho de metade de uma bouça sita na freguesia de Terroso.
Quitação dada por Bárbara Gonçalves, moradora na Póvoa de Varzim, viúva de Francisco Martins, piloto, a Francisco Eanes, vigário da Póvoa de Varzim, de 6000 reais que recebera como tutora de seus filhos, relativo à compra, pelo segundo, de parte de uma casa sita na Póvoa do Varzim.
Quitação dada por Dinis Pinto e Isabel Soares, sua mulher, a Francisco Pinto, irmão do segundo, abade de Santiago de Valadares, do rendimento de venda de uns casais que por procuração dos primeiros vendera no concelho de Baião, no valor de 60000 reais.
Contrato de dote de casamento celebrado entre lavradores moradores em Terroso.
Renúncia, por Silvestre Martins e sua mulher, lavradores e moradores na freguesia de Terroso, a uma doação de 1/2 de uma bouça -sita em São Lourenço, feita por Catarina Eanes, sogra e mãe dos primeiros, respectivamente.
Procuração de Catarina Afonso, viúva de Manuel Afonso Bajoco, piloto, e de Manuel Gonçalves, seu genro, piloto, a Amador Fernandes, mercador, e ao licenciado Cristóvão da Costa, moradores na vila do Guimarães, para os representarem numa causa que vai por alçada perante o ouvidor da comarca de Guimarães, em que são autores e apelantes um sapateiro de Azurara e sua mulher.
Procuração de Maria Gonçalves a seu marido, Gonçalo André, lavrador e morador em Touguinha, para fins judiciais.
Procuração de Gaspar Nunes, tabelião, e de Catarina Gomes, sua mulher, a Salvador Pires, cavaleiro, e a Manuel Luís e Francisco Rodrigues, mareantes, para cobrarem todos os bens e fazenda, soldada, dívidas e bens que ficaram de Manuel Nunes, seu filho, que faleceu indo para a Índia como marinheiro da nau de que era mestre Gaspar Fernandes.
Fiança de 500 cruzados dada por Bento Pereira, cavaleiro fidalgo da Casa Real, e por sua mulher, Antónia Lopes, a António Gomes de Mariz, escudeiro fidalgo, morador em Santarém, responsável pela entrega ao corregedor de Ponte de Lima, de um Bartolomeu Barbosa, preso na cadeia de Santarém. Fiança abonada por Baltasar Afonso Carneiro, juiz ordinário em Vila do Conde.
Procuração do abade Manuel Neto ao Dr. Gonçalo Fernandes da Rua e ao licenciado Salvador Saraiva, morador em Barcelos, para demandar um seu caseiro, da freguesia de Santa Cristina de Algoso.
Procuração para fins judiciais de Maria André a Pedro Fernandes, seu marido, lavrador e morador em Formariz.
Conserto entre Álvaro Serrão, morador no termo de Sintra, como procurador de sua mulher, Ana Antunes, casada em primeiras núpcias com um Francisco Rodrigues, do qual tivera um filho que também falecera e Manuel Rodrigues, morador em Vila do Conde, em torno de bens de que Ana Antunes era herdeira.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Helena Dias, viúva de Amador Pires e Pedro Francisco, carpinteiro da ribeira, natural da freguesia de Parada, casando este com sua filha, Isabel Amadora.
Composição entre João Martins Gaio e António Carreiro e Catarina da Costa, sua mulher e previamente casada com Gonçalo Neto, em torno de umas dívidas de Gonçalo Neto, sentenciadas a favor do primeiro pelo juiz de fora do Porto.
Procuração de Francisco Eanes e Maria de Fernandes, lavradores e moradores em Santa Maria de Estela, a Fernão Afonso, morador na mesma freguesia, para poder lavrar e grangear metade de um seu casal.
Fiança dada por Baltasar Pires, piloto, ao valor de 76616 reais e 4 ceitis que lhe foram entregues por João Martins Gaio, por provisão régia, referente à legítima de Gonçalo, seu enteado, filho de sua mulher, Maria Afonso, já defunta, sendo seu fiador Gaspar Maio, mercador.
Procuração de Gonçalo Afonso, morador na freguesia de Nine, a Pedro Fernandes, cavaleiro fidalgo da Casa Real, morador em Vila do Conde, a Álvaro Morais, cavaleiro fidalgo da Casa Real e comendador da Comenda de Nine, morador em Lisboa, e ao genro deste, João Velho, morador em Lisboa, para que possam receber e arrecadar do tesoureiro e oficiais da Casa da Índia todos os bens, fazenda, dinheiros e mercadorias que ficaram por falecimento de Baltasar Madeira, natural da freguesia de Nine, seu cunhado, que o deixou como herdeiro em parte ou em todo em seu testamento.
Venda de uma leira de um campo sito na freguesia de São Pedro de Fragoso, pelo preço de 2300 reais, feito por João Vicente, mareante, e por Isabel Gonçalves, sua mulher, a João Pires, lavrador.
Procuração de Gonçalo Velho, mareante, a Amador Pires, piloto, seu sogro, e a Cristóvão Rodrigues, mareante, e a sua mulher, Antónia Amadora, para que possam receber e arrecadar em Vila do Conde ou fora dela as suas soldadas, dívidas e mercadorias.
Renúncia, por Estêvão Fernandes, cidadão da cidade do Porto, e sua mulher, Isabel Folgueira, de um contrato de venda de uma bouça sita em A Ver-o-Mar, termo de Barcelos, feito a António de Moraes e Ana Ferreira, sua mulher.
Procuração de André Afonso Folgueira, cavaleiro fidalgo da Casa Real, a Mateus Folgueira, seu filho, para poder receber de D. Branca, mãe do Sr. Manuel Teles de Meneses, defunto, ex-comendador de Rates, ou de qualquer outra pessoa, tudo o que achar lhe ser devido de 2 anos que lhe tinha pago antecipadamente do rendimento da renda da dita comenda.
Fiança dada por António Fernandes Moleiro, piloto, à legítima dos sobrinhos de sua mulher, Ana e Pedro, filhos que ficaram de Gaspar Luís Paneleiro, piloto, que lhe fora entregue por João Martins Gaio, juiz dos órfãos, por provisão régia, no valor total de 113090 reais e 4 ceitis, tendo por fiador Domingos Gonçalves, prebendeiro que foi do cabido de Braga e morador em Vila do Conde.
Procuração passada por André Afonso Folgueira a António Folgueira, seu cunhado, Salvador Pires, Frutuoso Tomé e Bento Vaz, morador na cidade de Sevilha, para que em seu nome possam receber de Vincenso Espinolla (sic) e Thomas Cybo (sic), mercadores moradores em Sevilha, umas 400 dobras, que a cada um deles passou por letra de câmbio, e a [...], morador nas Ilhas Canárias outras tantas que recebeu de António Folgueira, filho do constituinte.
Procuração para fins judiciais não especificados passada por Tomé Gonçalves, piloto, e por Maria Álvares, sua mulher, a Gaspar Fernandes, cavaleiro fidalgo da Casa Real.
Quitação entre Gabriel Lopes e um lavrador de São Cristóvão de Rio Mau, de dinheiros relativos à soldada da filha do segundo, criada do primeiro, e de negócios entre ambos.
Procuração para fins judiciais não especificados passada por Simão Afonso, piloto, e por sua mulher, Isabel Gomes, ao licenciado António Manuel, a Gonçalo Dias Vilas Boas e a António Dias, sapateiro.
Arrendamento por 2 anos feito por Amador de Freitas, vigário de São Cristóvão de Rio Mau, a João de Chaves, piloto, do rendimento da dízima de [...] anexa à sua vigairaria, pelo preço de 5000 reais/ano.
Procuração passada por Maria André, viúva, ao licenciado António Dias da Maia, morador na cidade de Lisboa, e a Gaspar Fernandes Sanches, cavaleiro fidalgo da Casa Real, morador em Vila do Conde, para por ela resolverem uma contenda relativa a uma herança de Manuel Pires, seu filho.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Branca Pires, viúva de João Eanes, e Domingos Pires, moradores em São Cristóvão de Rio Mau.
Procuração passada por João da Paz, piloto, como administrador e tutor da pessoa e bens de Violante, menor de 25 anos, órfã de João Barbosa e Isabel Barrosa, a Gaspar da Paz, clérigo de missa, morador em Azurara e tio de Violante, para por ele poder cobrar as dívidas, os dinheiros e os rendimentos que devam à dita órfã de casais sitos em São Miguel da Carreira.
Instrumento da entrega, por Francisco Martins Terroso, piloto, morador na Póvoa de Varzim, e sua mulher Mécia Brás, a Gonçalo, seu neto, de metade de uma casa sobradada, com seu quintal, em Vila do Conde, na Rua do Sidral, aos Penedos, no valor de 20000 reais.
Emprazamento em três vidas de metade da Quinta da Macieira, sita na freguesia de São João da Macieira, feito por Nicolau Pires, piloto, e por Margarida da Costa a João Fernandes e sua mulher.
Fretamento feito por João da Paz, piloto, mestre e senhorio em parte do navio redondo A Misericórdia, que está no estaleiro de Vila do Conde, a Tristão Rodrigues Vila Real, cidadão e morador na cidade do Porto e seu parceiros, para uma carga de 30 toneladas de vinhos ou outras mercadorias com destino ao Brasil (Baía de Todos os Santos, cidade de Salvador), com passagem na Ilha da Madeira, onde tomaria carga, e a Cabo Verde (cidade de Santiago).
Reconhecimento por Diogo Vaz Pimentel da dívida ao Dr. Baltasar de Faria, comendatário de Brufe, referente ao arrendamento dos rendimentos da dita comenda.
Procuração passada por André Afonso Folgueira e Estêvão Fernandes a António Francisco, morador na cidade do Porto, e a Mateus Folgueira, filho do primeiro, para fins judiciais a tratar junto ao vedor da fazenda da cidade do Porto.
Venda de duas leiras na Agra de Paçô, na freguesia de Minhotães, pelo preço de 5000 reais, feito por Sebastião Fernandes e sua mulher, lavradores e moradores em São Mateus de Grimancelos, a João Pires, piloto.
Procuração para fins judiciais não especificados passada pelo vigário e beneficiados da igreja Matriz a Afonso Gonçalves, cónego na Sé de Lisboa, a Belchior Leite, clérigo de missa, a Martim de Távora, ao Dr. Francisco Carneiro da Costa, morador na cidade de Lisboa, e a Salvador Pires, cavaleiro da Casa Real, morador em Vila do Conde.
Procuração passada por Helena Afonso e Maria Fernandes, mulheres solteiras, filhas de João Afonso e Genebra Eanes, moradores na freguesia de Santa Maria de Nine, a Pedro Afonso, tanoeiro, morador na cidade do Funchal, e a Gaspar, filho de Fernão Martins, tanoeiro, para receberem de Cosme Gonçalves, sogro e testamenteiro de António Afonso, seu irmão, que falecera na cidade do Funchal uns 5000 reais que este deixara em seu testamento.
Composição entre a Pedro da Fonseca, cavaleiro fidalgo, morador em Barcelos, em nome de sua mulher, Briolanja Velha, e de Filipa Gonçalves, viúva, moradora na freguesia de Santa Maria de Nine, e João de Chaves, piloto, em torno de uma casa sobradada, sita na Praça, propriedade do Mosteiro de São Simão da Junqueira.
Fiança dada por Álvaro Jorge da Fonseca para servir por um ano, o ofício de tabelião do público e judicial de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, cargo que o proprietário, Nicolau Rodrigues, não podia servir por motivos de saúde.
Fretamento de Tomé Luís, piloto, mestre e senhorio em parte da caravela Santa Clara, a Francisco Mendes, mercador e morador em Guimarães, de uma carga de pescado com destino a Sevilha, pelo preço de 45000 reais.
Procuração passada por Gaspar Gonçalves, mareante, morador na Rua da Senra, a Inês Carneira, sua mulher, e ao licenciado Gaspar Gonçalves, para por ele cobrarem o que lhe devem e receberem as suas rendas, em qualquer parte que seja.
"Fiança dada por Lourenço de Campos, mareante, ao arrendamento dos ""préstimos"" da Lapela e de Navais (sic) - que são do duque de Bragança, em 45000 mais 140000 reais, respectivamente, tendo por fiador Dinis Pinto, cavaleiro fidalgo da Casa Real, com outorga de Isabel Soares, sua mulher."
Procuração passada por Baltasar Lopes, piloto, a Pedro Afonso, carpinteiro, para que o represente perante os desembargadores da fazenda do duque de Bragança, em Barcelos, numa demanda que contra ele moveu um lavrador da freguesia de Areias, termo de Barcelos.
VD registo inacabado do fólio 144v-145
Procuração passada por João da Paz, piloto, a Baltasar Pires, piloto, para que por ele possa cobrar quaisquer dívidas em quaiquer partes.
Procuração passada por Filipa Gonçalves, viúva de Diogo Pires, mareante, em seu nome e de sua filha, menor de 12 anos, a Catarina Gil, viúva, sua mãe, para que possa receber do tesoureiro dos feitos da Guiné da cidade de Lisboa, toda a soldada, fazenda e demais bens que ficaram por falecimento de Diogo Pires, seu marido, falecido o ano em curso vindo de São Tomé numa nau da cidade de Lisboa de que era mestre Gonçalo Romão.
Fiança dada por Francisco Martins Cambado, piloto, morador na Póvoa de Varzim, à legítima de seu neto, Gonçalo - filho órfão de Francisco Martins, piloto, ex-morador em Vila do Conde, e de Leonor Carneira, sua mulher, tendo por fiador António Martins Gaio, cavaleiro fidalgo da Casa Real.
Procuração passada por Margarida Afonso, viúva de João de Vilarinho, morador em Monte Real de Baiona (Reino da Galiza), a Estêvão de Cangos, regedor ? da vila de Cangas (Reino da Galiza), a João Pires Palheiro, mareante, e ao licenciado Gaspar Gonçalves, morador em Vila do Conde, para a representarem nas demandas contra os responsáveis pela morte de seu marido.
Fiança dada por Francisco de Mariz, beneficiado na igreja Matriz de Vila do Conde, aos rendimentos de sua raçoaria, tendo por fiador Bento Pereira.
Venda feita por D. Dinis de Sousa, fidalgo da Casa Real, a Fernão Martins, tanoeiro, da devesa de arcaria sita na sua comenda de São Salvador de Minhotães, pelo preço de 7000 reais.
Entrega de legítima de Graça Pires, viúva de Gonçalo Brás, lavrador, morador no Casal Portas Fronhas, termo de Vila do Conde, a Catarina, sua filha.
Reconhecimento de uma dívida de 150000 reais, por Gonçalo Pires Gaio, mareante, a Baltasar Pires, piloto, seu padrasto, valor relativo ao terço que o primeiro tinha na nau A Misericórdia, de que também era parceiro o segundo, acrescido do valor do seguro efectuado para uma viagem de ida e volta ao Brasil para a qual a dita nau estava fretada. Uma parte da dívida, no valor de 76616 reais e 4 ceitis, encontrava-se já saldada pela legítima de sua mãe que Baltasar Pires tinha em seu poder.
Procuração, para cobrança de dívidas e fins judiciais, passada por Maria Gonçalves, viúva de António Gonçalves, carpinteiro, a Pedro Rodrigues, seu cunhado, morador na freguesia de São Miguel do Praizo, termo de Guimarães, ao Dr. Gonçalo Fernandes e ao licenciado Salvador Saraiva, morador em Barcelos.
Procuração passada por Fernão Martins, tanoeiro, a Gaspar, seu filho, e a Pedro Afonso, tanoeiro, morador na cidade do Funchal, para cobrarem o que lhe devem nessa cidade do Funchal, assim como para vender e beneficiar qualquer fazenda que tenha ou envie para a dita cidade do Funchal.
Quitação dada por Isabel Fernandes, viúva de Gonçalo Pires, a Gonçalo Eanes Pachão, piloto, relativa a 15000 reais que este deu à primeira como forma de composição.
Reconhecimento, por Salvador Álvares, piloto, de uma dívida no valor de 57.883 reais a seu sogro, Gonçalo Eanes Pachão, piloto, para o pagamento da factura do 1/4 de uma nau nova, que ele mandara fazer de parceria com Manuel Gonçalves e Francisco Pires, denominada Nossa Senhora da Conceição.
Conserto, por demandas interpostas por D. Dinis de Sousa, cavaleiro fidalgo da Casa Real e comendador da comenda de São Salvador de Minhotães, com morada em Vila do Conde, em torno de umas propriedades rústicas que Tomé Gonçalves, piloto, tinha por prazo.
Contrato celebrado entre Gonçalo Pires, lavrador, morador na freguesia de São Miguel de Arcos, termo de Barcelos, e Tomé Fernandes, piloto, para ensino da arte de navegar, podendo o piloto levá-lo em suas naus e navios para a Ilha de São Tomé, Brasil, Levante, outras quaisquer partes.
Procuração passada por Gonçalo Pires Gaio, mareante, a Jorge Martins Gaio, seu avô, e a Baltasar Pires, seu padastro, pilotos, para que possam cobrar todas as dívidas, seguros e mercadorias em Vila do Conde, bem como fora dela.
Entrega de uma taça de prata avaliada em 4000 reais e 1393 reais em dinheiro feita por Francisco Martins Cambado, piloto, morador na Póvoa de Varzim, e por sua mulher Mécia Brás, enquanto tutores e administradores dos bens de Baltasar, seu neto, menor, filho órfão de André Pires e Ana Eanes. Nesse valor lhe dava umas herdades que tem na freguesia de Fonte Má (termo de Barcelos). (Não percebi - a quem é feita a entrega?)
Procuração passada por Catarina Lopes, mulher de Domingos Gonçalves, mareante, moradores na Rua da Senra, a Domingos Afonso Pena, piloto, morador em Vila do Conde, para por ela receber do tesoureiro dos defuntos da Casa da Guiné todos os bens, fazenda, dinheiro, soldadas, dívidas e demais coisas que ficaram de Bartolomeu Afonso, seu irmão, que falecera na Ilha de São Tomé, do qual é herdeira na metade dos bens.
Contrato de dote de casamento celebrado entre Isabel Pires, viúva de António Pires, moradora na aldeia de Giesteira, e João Gonçalves, seu genro, morador em Terroso.
Procuração passada por Catarina Gomes, mulher de António Álvares, piloto, moradores na Póvoa de Varzim, e por Maria Gomes, mulher de Manuel Brás, piloto, morador na Póvoa de Varzim, a António Álvares, piloto, para que por eles venda propriedades rústicas sitas em São João de Gamil.
Reconhecimento por Pedro Gonçalves Mourão, mercador, de ter recebido de Maria Pires Carneira, mulher de António Velho, piloto, moradora em Vila do Conde, 80000 reais, quantia que fora enviada da Índia por seu marido.
Procuração passada por Filipa Luís, moradora na Rua da Senra, viúva de Tomé Pires, mareante, a Salvador Pires, cavaleiro da Casa Real, para que possa receber do tesoureiro dos defuntos da Casa da Guiné, todas as dívidas, soldadas, marinhagens, escravos e demais coisas que ficaram por morte de seu filho, Gaspar Luís, falecido em Cabo Verde, onde estava em viagem, e para que possa receber um legado que lhe deixara Francisca Gonçalves, sua prima, que falecera na cidade de Lisboa.
Procuração passada por Maria Fernandes, viúva de Francisco Pires, mareante, morador na Póvoa de Varzim, em seu nome e como tutora de seus filhas Ana e Maria, órfãs menores, a Domingos Álvares, piloto, morador na Póvoa de Varzim, para que possa receber do provedor dos armazéns ou do tesoureiro dos defuntos, como de outra qualquer pessoa, todas as soldadas, marinhagens, bens e fazenda que ficaram por morte de seu marido, que ocorrera, estando em viagem no Brasil.
Procuração passada por Francisca Gomes, viúva de Pedro Eanes Rainha, piloto, a Domingos Eanes e Pedro Dias, mareantes, para por ela receberem do tesoureiro dos defuntos da Casa da Guiné todos os fretes, ganhos e interesses da parte da nau que a seu marido pertencia e de que eram parceiros Domingos Eanes e outros, assim como todas as soldadas, dívidas, dinheiros, mercadorias, escravos e mais coisas que lhe pertencerem por morte de seu marido, como sua universal herdeira, conforme seu testamento.
"Procuração passada por João Álvares ""o Anjo"", clérigo de missa, a Manuel Pires, carpinteiro da ribeira, morador em Vila do Conde, para que possa receber do tesoureiro dos defuntos da Casa da Guiné aquilo que lhe era deixado, em testamento, por Gaspar, seu sobrinho, já defunto."
Procuração passada por Justa Francisca, viúva de António Pires, mareante, morador na Póvoa de Varzim, em seu nome e como tutora de sua filha Ana, órfã, a Domingos Álvares, piloto, morador na Póvoa de Varzim, para que possa receber do provedor dos armazéns ou do tesoureiro dos defuntos da cidade de Lisboa todas a soldadas, dívidas, dinheiros, mercadorias e demais bens que ficaram por morte de seu marido.