Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

2,033 records were found.

Inventariado(a): Clara Rita dos Prazeres Morada: Rossio de Estremoz, freguesia de Santo André Testamento: sem testamento Data do óbito: 1842-09-06 Inventariante e cabeça de casal: Joaquim Maria Ratinho, marido da falecida Morada: Rossio de Estremoz, freguesia de Santo André Filhos: João Maria de Jesus, de 4 anos de idade José Ratinho, de 1 dia Tutor(es) dos menores: Joaquim Maria Ratinho Subtutor(es) dos menores: António Alberto Ratinho Conselho de família: José Francisco da Silveira Muacho, Francisco Maria da Costa, Cândida José Ratinho e Vicente José Ratinho Contém em anexo o mapa das partilhas, feitas no ano de 1842, e o auto de contas dos bens que ficaram aos menores por falecimento da mãe, tomadas ao pai, como tutor dos mesmos, no ano de 1859. Juiz de Direito e Orfãos da Comarca de Estremoz: Dr. Francisco Boto Pimentel de Mendonça
Autuação do ofício e inventário remetido pela Administração do Concelho de Estremoz por falecimento de Angélica do Carmo, viúva de Manuel Vicente Ferreira, de alcunha "o Papagaio", a qual tinha sido encontrada morta em casa. Morada da inventariada: Rua das Freiras, Estremoz Data do óbito: 09-10-1842 Filhos: não consta informação Contém o inventário dos bens existentes na residência da falecida feito pelo Regedor da Paróquia de Santo André, Vitorino Alberto Saldanha da Fonseca, por mandado do Administrador do Concelho de Estremoz, José de Melo Breyner.
Inventariado(a): Josefa Rita Morada: Herdade dos Amarelos, freguesia de Santo Estevão Testamento: sem testamento Data do óbito: 1836-09-03 Inventariante e cabeça de casal: João Rodrigues, lavrador, marido da falecida Morada: Herdade dos Amarelos, freguesia de Santo Estevão Filhos do 1º matrimónio com Francisco Moutoso: António Esteves, casado, de 28 anos Ana Vitorina, solteira, de 21 anos Jacinto Esteves, solteiro, 11 anos Filhos do 2º matrimóni com João Rodrigues: Teresa de Jesus, de 6 anos Justina Rita, de 3 anos Tutor(es) dos menores: João Rodrigues Subtutor(es) dos menores: José Lopes Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e os autos de avaliação e partilha dos mesmos. Apensos: 1- Autos Cíveis de avaliação de um prédio sito no termo de Sousel, pertencente ao casal da falecida.
Inventariado(a): João António Teixeira de Azevedo Profissão: Assistente Deputado do Comissariado do Exército e encarregado do fornecimento da 7ª Divisão Militar Morada: Porta Nova, freguesia de Santo André de Estremoz O processo está incompleto, consta somente o Mapa da Partilha dos bens descritos no inventário realizado por falecimento do inventariado, e em apenso diversos requerimentos de credores e os autos de justificação de dividas por parte dos mesmos.
Inventariado(a): João Rodrigues Profissão: lavrador Morada: Herdade dos Amarelos, freguesia de Santo Estevão Testamento: sem testamento Data do óbito: 1842-10-08 Inventariante e cabeça de casal: Manuel Canhão, genro do falecido Morada: Sousel Filhos: Constantina de Jesus, casada com Manuel Canhão Teresa, de 11 anos Justina, de 9 anos Maria do Rosário, já falecida Netos filhos de Maria do Rosário: João, de 5 anos Joaquina, de 3 anos Tutor(es) dos menores: Manuel Canhão Subtutor(es) dos menores: Jerónimo Garcia, ortelão na Horta Nova Conselho de família: Cipriano Dias, lavrador na Herdade da Cântara, Matias José, ortelão na Horta da Perna Seca, Manuel Vicente, seareiro, morador na Herdade da Serrinha Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e os autos de avaliação e partilha dos mesmos. Apensos: 1- Autos Cíveis de petição para a venda do gado pertencente ao casal do falecido João Rodrigues, em que foi recorrente Manuel Canhão tutor dos orfãos do falecido. Data de 9 de outubro de 1844.
Inventariado(a): Maria do Rosário Morada: Monte do Outeiro, freguesia de São Bento do Cortiço Testamento: sem testamento Data do óbito: 1843-01-17 Inventariante e cabeça de casal: Bernardino José, marido da falecida Morada: Monte do Outeiro, freguesia de São Bento do Cortiço Filhos: Inocêncio José, de 8 anos Antónia Maria, de 6 anos Catarina Maria, de 4 anos Francisca Maria, de 2 anos Tutor(es) dos menores: Bernardino José Subtutor(es) dos menores: José Rodrigues, tio dos orfãos Conselho de família: Inocêncio José, ortelão, José Rodrigues, João Martins e Matias José Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido, os autos de avaliação e partilha dos mesmos e os autos de contas que prestou Bernardino José, como tutor de suas filhas, por falecimento de sua mulher (1859).
Inventariado(a): Manuel Martins Frade Morada: Santo António dos Arcos Testamento: com testamento Data do óbito: 1843-09-21 Inventariante e cabeça de casal: Maria Bárbara, esposa do falecido Morada: Santo António dos Arcos Filhos do 1º matrimónio com Maria do Carmo: Maria José, já falecida, casada com António Joaquim, deixou um filho de nome Joaquim Joana Rita, casada com Manuel Ramos, da freguesia da Glória João, já falecido Filhos do 2º matrimónio com Maria Bárbara: Brízida de Jesus, de 16 anos Joaquim Martins, de 10 anos Tutor(es) dos menores: Maria Bárbara Subtutor(es) dos menores: José Martins Frade Conselho de família: José Faustino Cardoso, João Inácio do Canhão e Joaquim José Tempero, por falecimento de António Joaquim Frade Contém, entre outros documentos, a cópia do testamento do inventariado, o inventário descritivo dos bens do falecido e os autos de avaliação e partilha dos mesmos. Apensos: 1- Inventário orfanológico de Maria do Carmo, primeira mulher de Manuel Martins Frade, falecida a 3 de fevereiro de 1818. Inventariante e cabeça de casal: Manuel Martins Frade Filhos: Maria, de 12 anos Joana, de 6 anos João, de 4 anos 2- Autos cíveis de justificação de dívida que requereu Joaquim José Tempero, morador em Santo António dos Arcos. Data de 25 de novembro de 1843. 3- Mapa da Partilha no inventário de Manuel Martins Frade. Data de 18 de dezembro de 1843. 4- Autuação da petição de Maria Bárbara, como tutora de seu filho José Martins Frade, requerendo que se reunisse o Conselho de Família sobre a autorização de venda de uma propriedade pertencente ao menor. Data de 6 de agosto de 1845 5- Autos Cíveis de emancipação em que foi recorrente Brízida de Jesus, menor, filha de Manuel Martins Frade. Data de 30 de outubro de 1846. 6- Autos Cíveis de emancipação em que foi recorrente Joaquim Manuel Frade, menor, filho de Manuel Martins Frade. Data de 25 de agosto de 1857. 7- Auto de contas que prestou Maria Bárbara, viúva de Manue Martins Frade, e seu filho Joaquim Manuel Frade da receita e despesa feitas desde 1848 a 1857. Data de 24 de novembro de 1859.
Inventariado(a): António dos Santos Ferreira Morada: Sítio da Granja, freguesia de Santa Maria de Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 1842-12-09 Inventariante e cabeça de casal: Antónia Joana, mulher do testador Morada: Sítio da Granja, freguesia de Santa Maria de Estremoz Filhos: Bárbara de Jesus, de 17 anos José Rodrigues, de 14 anos Tutor(es) dos menores: Antónia Joana Subtutor(es) dos menores: José Ferreira, lavrador e morador no Sítio da Granja, tio dos orfãos Conselho de família: Joaquim José Ferreira, António Rodrigues Grades, José Rodrigues Grades e Joaquim Rodrigues Grades Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e os autos de avaliação e partilha dos mesmos. No final consta, avulsa, uma petição de José Rodrigues, casado, morador nos coutos da vila de estremoz, para que se lhe passe certidão da folha das partilhas que se fizeram por falecimento do pai, data de 7 de outubro de 1854.
Inventariado(a): António João Morada: Horta de Manuel Dias, freguesia de Nossa Senhora das Relíquias do Canal Testamento: sem testamento Data do óbito: 1843-07-03 Inventariante e cabeça de casal: Rosa Maria, mulher do falecido Morada: Horta de Manuel Dias, freguesia de Nossa Senhora das Relíquias do Canal Filhos: Ana Rosa, de 5 anos de idade Tutor(es) da menor: Rosa Maria Subtutor(es) da menor: Manuel Manuel Luís, avô paterno da menor, morador na vila de Alandroal Conselho de família: Matias Francisco, morador na Herdade das Palhas, Jerónimo Periera Coutinho, morador na Coelheira, José Lopes e Tomé José, morador nos foros da Água Santa Contém, entre outros documentos, o inventário dos bens e os autos de avaliação e partilha dos mesmos. Juiz de Direito e Orfãos da Comarca de Estremoz: Dr. Francisco Boto Pimentel de Mendonça
Inventariado(a): Vasco Vitorino da Fonseca Morada: Sítio da Porta Nova, freguesia de Santo André Testamento: sem testamento Data do óbito: 1843-06-23 Inventariante e cabeça de casal: Francisca Benedita da Fonseca, esposa do falecido Morada: Sítio da Porta Nova, freguesia de Santo André Filhos: João Vitorino da Fonseca, de 5 anos Maria Filomena da Fonseca, 20 meses Tutor(es) dos menor: Francisca Benedita da Fonseca Subtutor(es) dos menor: Joaquim Manuel da Fonseca Rosado, proprietário, tio dos menores Conselho de família: Manuel Hilário dos Reis, o padre Francisco de São Boaventura Reis, José Heliodoro da Fonseca Rosado e Joaquim Maria Fernandes Queimado Contém, entre outros documentos, o inventário dos bens e os autos de avaliação e partilha dos mesmos. Consta em anexo uns autos cíveis de petição para suprimento de consentimento materno para contrair matrimónio, em que foi requerente João Vitorino da Fonseca e requerida D. Francisca Benedita da Fonseca, mãe do mesmo. O requerente tinha 25 anos e pretendia casar com Adelaide Perry Vidal, natural do Porto e residente na cidade de Lisboa, filha do negociante Frederico Perry Vidal e de Maria das Neves Perry Vidal.
Inventariado(a): André Lúcio Soares Luna Morada: vila do Cano, termo e Julgado de Sousel, e vila de Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 1843-09-25 Inventariante e cabeça de casal: Francisco António São Tiago, Governador da Praça de Estremoz Morada: Estremoz Inventariado(a): Mariana Cecília da Gama Lobo Morada: vila do Cano, termo e Julgado de Sousel, e vila de Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 1843-10-07 Inventariante e cabeça de casal: Francisco António São Tiago, Governador da Praça de Estremoz Morada: Estremoz Filhos: André Avelino da Gama Luna, cadete do Regimento de Infantaria nº 4, solteiro, de 21 anos António Lúcio da Gama Luna, solteiro, de 18 anos Maria Elisária da Gama Luna, de 17 anos Vitorino Cesário da Gama Luna, de 12 anos (faleceu a 16 de julho de 1850) Luísa Guilhermina da Gama Luna, de 11 anos Maria Josefina da Gama Luna, de 9 anos Francisco Jerónimo da Gama Luna, de 7 anos Mariana Vitória da Gama Luna, de 5 anos José Eugénio da Gama Luna, de 4 anos Carlos Isidoro da Gama Luna, de 3 anos João Pedro da Gama Luna, de 3 para 4 meses Tutor(es) dos menores: 1º nomeado: Bento António Sanguinho, proprietário, morador em frente da Fonte das Bicas; 2º nomeado Francisco António São Tiago; 3º nomeado: Joaquim António Ferreira Subtutor(es) dos menores: 1º nomeado: Francisco António São Tiago, morador na Rua de Santa Catarina, na vila de Estremoz; 2º nomeado: Vitorino Alberto da Fonseca Conselho de família: Sebastião de Almeida Saldanha da Fonseca, o padre Domingos Alberto da Fonseca, José Maria da Fonseca e Vitorino Alberto da Fonseca, tios e primos dos menores, e José Joaquim Cardoso, negociante, morador em Estremoz. Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do casal e os autos de avaliação e partilha dos mesmos. Consta uma Carta Precatória Cível passada pelo Juízo de Direito e Orfãos da Comarca de Estremoz, para o Juiz Ordinário do Julgado de Sousel, para o mesmo proceder à execução do inventário e avaliação dos bens que o casal possuia no dito julgado. No final constam requerimentos, avulsos, dos filhos do casal para poderem tomar posse da herança que lhes ficou por falecimento dos pais e do irmão Vitorino (1857 a 1866).
Autos Cíveis de petição para se proceder a inventário dos bens do ausente José António da Silva Boga, que lhe ficaram por falecimento de seu filho. Requerente: Joaquim Manuel Pereira Lima, morador em Estremoz, como credor do falecido Pompeu Maria da Silva Boga, filho de José António da Silva Boga, morador em parte incerta.
Inventariado(a): Josefa de Jesus Morada: Santo António dos Arcos Testamento: sem testamento Data do óbito: 1843-06-05 Inventariante e cabeça de casal: José Joaquim Gato Morada: Santo António dos Arcos Filhos: Joaão António, de 17 anos Joana Bárbara, de 15 anos Maria, de 13 anos Francisco, de 7 anos Vicência, de 5 anos Domingos, de 4 anos Tutor(es) dos menores: José Joaquim Gato Subtutor(es) dos menores: Silvestre José Bravo Conselho de família: Silvestre José Bravo, Joaquim da Costa, António Joaquim Palmela e Manuel Jesus Falardo Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e os autos de avaliação e partilha dos mesmos.
Inventariado(a): João Inácio Corracha (ou João Inácio Corraxa) Morada: Santo António dos Arcos Testamento: sem testamento Data do óbito: 1843-08-10 Inventariante e cabeça de casal: Caetana da Conceição, mulher do falecido Morada: Santo António dos Arcos Filhos: Joaquina Rosa, solteira, de 21 anos Josefa de Jesus, de 19 anos Maria José, 18 anos Joaquim Maria, 15 anos Bárbara Lúcia, 8 anos Tutor(es) dos menores: Caetana da Conceição Subtutor(es) dos menores: Manuel Martins Frade, proprietário, morador na freguesia de Santo António dos Arcos Conselho de família: António Joaquim da Silva, António Joaquim Palmela, Francisco da Silva e Domingos José Contém o inventário dos bens que ficaram por falecimento do falecido e os autos de avaliação e partilha dos mesmos. Juiz de Direito e Orfãos da Comarca de Estremoz: Dr. Francisco Boto Pimentel de Mendonça
Inventariado(a): José Ferreira Morada: Horta d' El Rey da Granja, freguesia de Santa Maria de Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 07-06-1845 Inventariante e cabeça de casal: Antónia Joana da Silva, viúva do inventariado Morada: Horta d' El Rey da Granja, freguesia de Santa Maria de Estremoz Filhos: José do Carmo, solteiro, de 16 anos de idade Matias da Conceição, de 11 anos de idade Maria de Jesus, de 10 anos de idade Tutor(es) dos menores: Antónia Joana da Silva Subtutor(es) dos menores: Matias da Silva, avô materno dos menores Conselho de família: Joaquim José Ferreira, António de Sousa, José Martins e Francisco Rodrigues da Veiga Capeto Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e os autos de avaliação e partilha dos mesmos, autos cíveis de justificação em que foram justificantes o Reverendo Padre José Maria dos Reis, João José de Oliveira, Francisco Bernardo Simões, os herdeiros do Dr. João Augusto Capeto Barradas, como credores do casal de José Ferreira.
Inventariado(a): Mariana Benedita da Silva Coutinho Morada: Testamento: com testamento de mão comum Data do óbito: 24-11-1844 Inventariante e cabeça de casal: Joaquim Manuel Pereira Lima, viúvo da inventariada Morada: Filhos: Gertrudes Amália Pereira Lima, de 10 anos de idade António Augusto Pereira Lima, de 7 anos de idade Tutor(es) dos menores: Joaquim Manuel Pereira Lima Subtutor(es) dos menores: Joaquim Júlio de Sousa Conselho de família: Padre Joaquim José Cordeiro Gaio, Venâncio António Marques, António Bernardo Gromicho e José Firmino da Silva Coutinho (irmão da inventariada). Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Josefa da Encarnação, viúva de Joaquim José Ratinho Morada: Rua de Gonçalo Velho, freguesia de São Tiago de Estremoz Inventariante e cabeça de casal: Isabel Inácia, filha da inventariada Filhos: João Clímaco, casado Isabel Inácia, solteira, maior e emancipada Maria Vitória, casada com José Joaquim da Silveira Muacho Teresa Balbina, maior emancipada Joaquim Maria Ratinho, casado Contém o inventário descritivo dos bens da falecida e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Ana do Carmo Morada: Porta de Évora, freguesia de São Tiago de Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 02-09-1845 Inventariante e cabeça de casal: João Clímaco, almocreve, viúvo da inventariada Morada: Porta de Évora, freguesia de São Tiago de Estremoz Filhos: Cândida Amélia, casada com João Ferreira José Celestino, casado com Filipa da Conceição, moradores em Évora Joaquim Maria, solteiro, de 24 anos de idade Tutor(es) dos menores: João Clímaco Subtutor(es) dos menores: João Filipe Ferreira Conselho de família: Joaquim Maria Ratinho, Cândido José Ratinho, Joaquim Pedro de Moura e Francisco Pedro Ferreira Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): António de Lima Morada: Serra dos Ramos, freguesia de Santo António dos Arcos Testamento: sem testamento Data do óbito: 18-07-1845 Inventariante e cabeça de casal: Felicidade Perpétua, viúva do inventariado Morada: Serra dos Ramos, freguesia de Santo António dos Arcos Filhos do 1º matrimónio do inventariado: Feliciano de Lima, solteiro, de 30 anos de idade, ausente Filhos do 2º matrimónio: Bernardo António de Lima, solteiro, de 18 anos de idade Maria da Conceição, solteira de 16 anos de idade Tutor(es) dos menores: Felicidade Perpétua Subtutor(es) dos menores: José Inácio Conselho de família: Miguel Dias Palmeiro, Francisco Ramos da Silva , Barnabé Gomes e Joaquim da Costa Serra Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e o auto de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Cipriano José Ferreira Morada: Rua da Misericórdia, freguesia de Santo André de Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 22-01-1845 Inventariante e cabeça de casal: Rita Margarida Umbelina, viúva do inventariado Morada: Rua da Misericórdia, freguesia de Santo André de Estremoz Herdeiros: Filhos do 1º matrimónio do inventariado: João Carlos da Silva, casado com Maria Guilhermina José Francisco Claudino, casado com Maria José, morador em Fronteira Lúcia Leopoldina, casada com Gabriel do Carmo José Joaquim Ferreira, solteiro, ausente, de 26 anos de idade Netas, filhas de Maria José, filha do inventariado, já falecida no estado de viúva de António Joaquim do Bom Sucesso: Maria Vitória, casada com António José Correia Maria do Carmo, casada com Joaquim Duarte e Sousa Tutor(es): João Carlos da Silva, como tutor de seu irmão ausente José Joaquim Ferreira Conselho de família: Francisco Maria Ribeiro, Jacinto José Mourato, Joaquim da Costa e José Filipe Banha Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): José Lopes Profissão: pastor Morada: Casas Novas do Casqueiro, freguesia de São Bento do Ameixial Testamento: sem testamento Data do óbito: 17-12-1831 Inventariante e cabeça de casal: Joana Rita, viúva do inventariado (casou em segundas núpcias com Manuel Lopes) Morada: Casas Novas do Casqueiro, freguesia de São Bento do Ameixial Filhos: Conceição, de 7 anos de idade Joaquim de 5 anos de idade Lourenço, de 3 anos de idade Mariana, de 1 ano de idade Tutor(es) dos menores: Joana Rita Subtutor(es) dos menores: Manuel Lopes Conselho de família: José Madeira, Inácio Madeira, Manuel Madeira (tios maternos) e Manuel Lopes Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido, o mapa de partilha dos mesmos e uns autos cíveis de petição para justificação e cobrança de dívidas, em que foi justificante Manuel Lopes, e justificado o casal do falecido José Lopes.
Inventariado(a): Cecília de Jesus Morada: Azenha da Bandeira, freguesia de Nossa Senhora da Glória Testamento: sem testamento Data do óbito: 07-05-1845 Inventariante e cabeça de casal: Aniceto José, moleiro, viúvo da inventariada Morada: Azenha da Bandeira, freguesia de Nossa Senhora da Glória Filhos: Maria José, casada com José francisco Josefa de Jesus, de 25 anos de idade (alienada) José Maria de 16 anos de idade Tutor(es) dos menores: Aniceto José Subtutor(es) dos menores: José Borralho Conselho de família: João Borralho, Manuel Rodrigues, José de Mira e Manuel de Mira Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida e o auto de sorteio e partilha dos mesmos.
Inventariado(a): António José Silveiro e sua mulher Joaquina Rosa Morada: Herdade da Fonte da Calcinha, freguesia de São Lourenço, termo de Estremoz Data do óbito do inventariado: 04-11-1845 Data do óbito da inventariada: 14-10-1845 Testamento: ambos sem testamento Inventariante e cabeça de casal: José Maria Cortes, cunhado dos inventariados Morada: São Lourenço, termo de Estremoz Filhos: Diogo Francisco, de 20 anos de idade, filho da inventariada e de seu 1º marido, Francisco João Antónia Rita, de 23 anos de idade, filha do inventariado e de sua 1ª mulher, Catarina Maria Tutor(es) dos menores: José Maria Cortes Subtutor(es) dos menores: António Gonçalves Conselho de família: António Joaquim da Silva, António Gil Cortes, Joaquim José de Sousa e Joaquim José Cortes Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens dos falecidos e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Brites Vitória Morada: Santo António dos Arcos Testamento: sem testameto Data do óbito: 1842-11-26 Inventariante e cabeça de casal: António Morgado, viúvo da inventariada Morada: Santo António dos Arcos Filhos: Francisco Morgado, viúvo, morador nos Arcos Joana Rosa, casada com António Alturas, moradores no sítio da Nora, termo de Borba Maria do Carmo, casada com Diogo Martins, moradores nos Arcos António Morgado, de 20 anos Tutor(es) dos menores: António Morgado, viúvo da inventariada Subtutor(es) dos menores: João Martins Morgado Conselho de família: João Martins Morgado, tio dos menores, António Joaquim Palmela, Joaquim Palmela e José Cabaço Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa da partilha dos mesmos.
Inventariado(a): José Francisco Morada: Herdade das Cinzas, freguesia de Nossa Senhora do Canal Testamento: sem testamento Data do óbito: 1843-10-28 Inventariante e cabeça de casal: Rosária de Jesus Morada: Filhos: Joaquim, de 6 anos de idade Manuel, de 3 anos de idade António, de 2 meses de idade Tutor(es) dos menores: Rosária de Jesus Subtutor(es) dos menores: Roberto de Faria, avô dos menores Conselho de família: Matias Francisco, Gregório Dias, Manuel Joaquim e João Ramalho Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa da partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Joaquim Guerra profissão: moleiro Morada: Azenhas de São Cornélio, freguesia de São Domingos de Ana Loura Testamento: sem testamento Data do óbito: Inventariante e cabeça de casal: Francisca Rosa, viúva do inventariado Profissão: moleira Morada: Azenhas de São Cornélio, freguesia de São Domingos de Ana Loura Filhos: 5 filhos maiores, não refere nomes António José, de 6 anos Tutor(es) dos menores: Francisca Rosa Subtutor(es) dos menores: António José Baptista Conselho de família: José Henriques, Henrique José, António José Baptista e Alexandre Martins
Inventariado(a): Antónia Joaquina, viúva de Joaquim José de Sequeira Morada: Travessa da Rua dos Currais Testamento: sem testamento Data do óbito: 1843-08-04 Inventariante e cabeça de casal: Paulo Joaquim de Sequeira, filho da inventariada Morada: Filhos: Paulo Joaquim de Sequeira, casado de 32 anos de idade Heliodora da Conceição, solteira, de 29 anos de idade Eugénio de Sequeira, solteiro, de 27 anos de idade Mariana Rita, solteira, de 21 anos de idade Florinda Rosa, casada com Faustino Machado Tutor(es) dos menores: Paulo Joaquim de Sequeira Subtutor(es) dos menores: José Bento Cardeira Conselho de família: Francisco José de Carvalho, Manuel Gomes Maduro, José Martinho de Abreu e José Rebelo Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e os autos de sorteio e partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Francisca Antónia Claudina, viúva de Filipe Neri Henriques Morada: Rua de Santa Catarina, freguesia de Santo André de Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 02-01-1846 Inventariante e cabeça de casal: Manuel Joaquim Coelho, genro da inventariada Filhos: Maria Bárbara, casada com Manuel Joaquim Coelho Joaquim José Henriques, solteiro, de 15 para 16 anos de idade Tutor(es) dos menores: Joaquim da Costa Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida e o auto de sorteio e partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Manuel de Sande Menezes e Vasconcelos Morada: Estremoz Testamento: com testamento Data do óbito: 26-05-1844 Inventariante e cabeça de casal: Joaquina Benedita dos Reis e Sande, viúva do inventariado Filhos: Maria Máxima de Sande, solteira, de 26 anos de idade José Joaquim Silvério de Sande, solteiro, de 23 anos de idade Martinho de Sande Menezes e Vasconcelos, solteiro de 19 anos de idade Diogo António de Sande, solteiro, de 17 anos de idade Maria Joana de Sande, solteira, de 16 anos de idade Tutor(es) dos menores: Joaquina Benedita dos Reis e Sande Conselho de família: Manuel Hilário dos Reis, o Padre Francisco de São Boaventura Reis (irmãos da viúva), Malaquias José Cardoso e Francisco Ramos da Silva (vizinhos da viúva). Contém, entre outros documentos, a cópia do testamento do falecido inventariado, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Maria Joaquina Morada: Sítio das Casas, freguesia de São Bento do Cortiço Testamento: sem testamento Data do óbito: 12-11-1843 Inventariante e cabeça de casal: José António, viúvo da inventariada Morada: Sítio das Casas, freguesia de São Bento do Cortiço Filhos: Joaquina Maria, casada com Matias José Netos: André José, de um ano e meio de idade, filho de Inocência Maria, já falecida, casada com António José Tutor(es) dos menores: José António, avô do menor Subtutor(es) dos menores: António José, pai do menor Conselho de família: Bernardo Gomes, Henrique Manuel, irmãos do cabelça de casal, Bernardino José e José Rodrigues Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Guiomar de Sousa Zuzarte Maldonado (ou Guiomar Liberata de Sousa Zuzarte Maldonado) Morada: freguesia de Santo André Testamento: sem testamento Data do óbito: 11-03-1845 Inventariante e cabeça de casal: António José de Carvaho, viúvo da inventariada Morada: freguesia de Santo André Filhos: António Joaquim de Carvalho, de 3 anos de idade Tutor do menor: António José de Carvaho Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida e o mapa de partilha dos mesmos. Apensos: 1- Autos de mandado do Juízo de Direito da Comarca de Estremoz para o Juíz Ordinário do Julgado de Vila Visosa, para proceder à avaliação de um prédio no dito julgado; 2- Autos de cíveis de carta precatória emanada do Juízo de Direito da Comarca de Estremoz para o Juíz de Direito e dos Orfãos da Comarca e Julgado de Elvas, para avaliação dos bens da inventariada.
Inventariado(a): José Joaquim Cardoso Profissão: rendeiro Morada: Porta Nova, freguesia de Santo André Testamento: sem testamento Data do óbito: 15-08-1844 Inventariante e cabeça de casal: Brízida de Jesus, viúva do inventariado (2º casamento) Morada: Porta Nova, freguesia de Santo André Filhos: Mariana Teresa, solteira, de 15 anos de idade Maurícia da Conceição, de 13 anos de idade Tutor(es) dos menores: Brízida de Jesus Subtutor(es) dos menores: António Joaquim da Conceição Cardoso Conselho de família: António da Assunção, Jerónimo Cardoso, Joaquim Cardoso e Mariano José, cunhados da inventariante Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Maria Baptista, solteira Morada: Rua de Santo António, freguesia de Santo André Testamento: sem testamento Data do óbito: 11-06-1844 Herdeiros da inventariada moradores em Alcanena: João Baptista Ferreira e seus sobrinhos: Manuel Baptista; José Baptista;Joaquim Baptista; Maria Baptista e Joana Baptista Membros do Conselho de Família: Miguel Dias Palmeiro, José Joaquim Caldeira, procurador dos herdeiros, José Rebelo e Francisco Inácio Fernandes Constam, entre outros documentos, o inventário dos bens móveis e géneros que se encontraram em casa da falecida, feito pelo regedor da paróquia de Santo André (por se achar que a herança era vaga); o auto de justificação para habilitação de herdeiros da falecida Maria Baptista, em que foram habilitandos João Baptista Ferreira e seus sobrinhos.
Inventariado(a): Maria do Rosário Morada: Herdade da Coelha, freguesia de Santo Estevão Testamento: sem testamento Data do óbito: 24-04-1844 Inventariante e cabeça de casal: José Dias, viúvo da inventariada Morada: Herdade da Coelha, freguesia de Santo Estevão Filhos: Manuel Dias, solteiro, de 27 anos de idade Domingas da Conceição, solteira, de 24 anos de idade Rosária do Carmo, solteira, de 22 anos de idade Joaquim Dias, solteiro, de 20 anos de idade Rosalina, de 16 anos de idade António Dias, de 13 anos de idade Constantina Augusta, de 10 anos de idade Justina, de 7 anos de idade Tutor(es) dos menores: José Dias, pai dos menores Subtutor(es) dos menores: Marcelino Lourenço, tio dos menores Conselho de família: Marcelino Lourenço, Amaro Lourenço, José Rodrigues Capitão, e Manuel Vicente Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Inácia de Jesus da Purificação, casada Morada: Rua Cega, freguesia de Santo André de Estremoz Testamento: com testamento aprovado Data do óbito: 10-01-1844 Inventariante e cabeça de casal: Cláudio José Marques Herdeiro interessado: Joaquim José Membros do Conselho de família: Barnabé Gomes, Inácio José da Silva, António José (dos Rufachos) e Feliciano de Jesus Paias Constam, entre outros documentos, o testamento da inventariada, o inventário dos bens móveis e géneros que se encontraram em casa da falecida, feito pelo regedor da paróquia de Santo André (por se achar o marido ausente, em parte incerta); o auto de avaliação dos bens e o mapa das partilhas efetuadas.
Inventariado(a): Angélica de Jesus Morada: Monte da Serrinha, freguesia de Nossa Senhora da Glória Testamento: sem testamento Data do óbito: 28-09-1845 Inventariante e cabeça de casal: Manuel João, viúvo da inventariada Morada: Monte da Serrinha, freguesia de Nossa Senhora da Glória Filhos: Josefa de Jesus, solteira, de 16 anos de idade Vicente João, de 11 anos de idade Maria, de 7 anos de idade Mariana de 2 anos de idade Tutor(es) dos menores: Manuel João Subtutor(es) dos menores: António Mendes, avô materno dos menores Conselho de família: Joaquim Mendes, António Mendes, Francisco Mendes, irmãos da falecida, e João Rodrigues Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida, o mapa de partilha dos mesmos e uns autos cíveis de petição para se tirar juro a quantia de 57$475 réis, que se encontravam na Caixa dos Orfãos, pertencentes aos filhos de Manuel João, foi requerente Maurício José, solteiro, morador na vila do Canal.
Inventariado(a): Domingos José Amante, solteiro Morada: freguesia de Santo António dos Arcos Testamento: com testamento Data do óbito: 18-02-1846 Inventariante e cabeça de casal: Josefa Clara, viúva de Manuel Inácio Morada: Sobrinhos do inventariado: Rosária de Jesus, solteira, de 24 anos de idade Antónia Joana, solteira, de 22 anos de idade Ventura Bárbara, solteira de 19 anos de idade Tutor(es) das menores: Rosária de Jesus (casou a 16 de março de 1846) Contém, entre outros documentos, o testamento cerrado do inventariado, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): João Inácio Duarte Morada: Monte da Azinheira, freguesia de São Lourenço, termo de Estremoz Testamento: com testamento Data do óbito: 03-05-1846 Inventariante e cabeça de casal: Maria Cristina, viúva do inventariado Morada: Monte da Azinheira, freguesia de São Lourenço, termo de Estremoz Filhos: Lúzia Maria, casada com Diogo Francisco, moradores no Forte, freguesia de São Lourenço Antónia Maria, solteira, de 16 anos de idade Tutor da menor: Maria Cristina, mãe da menor Contém, entre outros documentos, a cópia do testamento, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Felícia Maria Morada: Herdade da Corticeira, freguesia de Nossa Senhora das Relíquias do Canal Testamento: sem testamento Data do óbito: 25-03-1846 Inventariante e cabeça de casal: Miguel Dias, viúvo da inventariada Morada: Herdade da Corticeira, freguesia de Nossa Senhora das Relíquias do Canal Filhos: Francisco Lopes, solteiro, de 40 anos de idade Miguel Dias, casado com Rosa Maria, de 30 anos de idade Maurício, solteiro, de 24 anos de idade Francisca, solteira, de 27 anos de idade Inácia Maria, casada com Bento Fernandes Rita Perpétua, casada com Hilário José Tutor do menor: Miguel Dias, pai do menor Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Ana da Soldade Morada: Porta de Santa Catarina, freguesia de Santo André de Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 22-09-1845 Inventariante e cabeça de casal: João Ribeiro Ferreiraviúva do inventariado Morada: Porta de Santa Catarina, freguesia de Santo André de Estremoz Filhos: Domingos Ribeiro, de 2 anos de idade José Ribeiro, de 7 meses de idade Tutor(es) dos menores: João Ribeiro, pai dos menores Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida e o auto de sorteio e partilha dos mesmos.
Inventariado(a): João Inácio Mendanha Morada: Quinta da Serina, freguesia de Santo António dos Arcos Testamento: sem testamento Data do óbito: 27-05-1846 Inventariante e cabeça de casal: Feliciana da Conceição, viúva do inventariado (2ª esposa) Morada: Quinta da Serina, freguesia de Santo António dos Arcos Filhos: Francisco Manuel Cardoso, casado Neto filho de Francisco Manuel Cardoso: José Lúcio Cardoso, solteiro, de 16 anos de idade Tutor do menor: Francisco Manuel Cardoso Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Manuel do Espírito Santo Teles Morada: Rua de Santa Catarina, freguesia de Santo André de Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 10-03-1844 Inventariante e cabeça de casal: Ana da Soldá, viúva do inventariado (ou Ana da Soledade) Morada: Rua de Santa Catarina, freguesia de Santo André de Estremoz Filhos: Maria de Jesus, de 9 anos de idade Tutor(es) dos menores: Ana da Soldá (ou Ana da Soledade), mãe da menor Subtutor(es) dos menores: Joaquim António Cabral, tio materno da menor Conselho de família: Joaquim António Cabral, Lázaro José de Oliveira, José Maria da Costa e jacinto da Costa Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa de partilha dos mesmos. Apensos: 1- Cópia da sentença de folha de partilhas que se fizeram por falecimento de Manuel do Espírito Santo Teles, a requerimento de Joaquim António Cabral; 2- Autuação de uma petição de justificação, em que foi requerente Cristóvão António, morador em Estremoz, na qualidade de credor do casal do falecido; 3- Autuação de uma petição de justificação, em que foi requerente Manuel joaquim Caldeira, sapateiro, morador em Estremoz, na qualidade de credor do casal do falecido; 4- Autuação do requerimento de audiência para venda e arrematação dos bens designados para pagamento das dívidas descritas no inventário a que se procedeu por falecimento do inventariado; 5- Autos de contas que se tomaram à tutora da menor Maria de Jesus.
Inventariado(a): Maria Guilhermina Morada: Rossio, freguesia de Santo André Testamento: sem testamento Data do óbito: 14-10-1849 Inventariante e cabeça de casal: João Carlos da Silva, viúvo da inventariada Morada: Rossio, freguesia de Santo André Filhos: Maria Bárbara Guilhermina da Silva, de 14 anos Maria do Carmo Augusta da Silva, de 12 anos José Lúcio da Silva Ferreira, de 5 qanos Maria Filomena da Silva, de 2 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Raimundo Rodrigues, casado que foi com Joana Maria Morada: Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 19-06-1829 Inventariante e cabeça de casal: Manuel Teodoro, 2º marido da viúva Joana Maria Morada: Rua Direira, freguesia de São Tiago de Estremoz Filhos do inventariado: Maria Balbina, falecida posteriormente, casada com António Chouriço João Rodrigues, maior António Rodrigues, maior Manuel Rodrigues, maior Maria José José, falecido posteriormente Netos, filhos de Maria Balbina: Manuel, de 14 anos Gertrudes, de 12 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Genoveva do Carmo Ledo, viúva de João Manuel Ledo Morada: Aldeia da Senhora dos Mártires, freguesia de Santa Maria de Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 12-12-1849 Inventariante e cabeça de casal: Joaquim José Ledo, filho da inventariada Morada: Estremoz Filhos: Joaquim José Ledo, casado com Maria da Conceição Luís António Ledo, solteiro, de 55 anos Maria de Jesus Ledo, casada com Joaquim António Cardoso Domingas Perpétua, casada com Francisco Correia Gertrudes da Conceição, casada com Joaquim Lúcio de Carvalho José Luís Ledo, casado em segundas núpcias com Joana de Jesus, e em terceiras núpcias com Josefa Rita Cardoso Ana Rita, falecida Neta da inventariada, filha de José Luís Ledo e de Joana de Jesus: Maria Joana, casada com Joaquim Maria Abóbora Neto da inventariada, filha de José Luís Ledo e de Josefa Rita Cardoso: José, de 8 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida e o mapa de partilha dos mesmos. Apensos: 1- Autos de petição para se reunir o Conselho de Família e autorizarem, o Cabeça de Casal da falecida, a venda de qualquer prédio pertencente ao casal da inventariada; 2-Autos de venda e arrematação em hasta pública de umas propriedades para pagamento das dívidas do casal da inventariada; 3- Autos cíveis de petição para inventário dos bens que ficarão por óbito de João Manuel Ledo, falecido a 17 de agosto de 1825, morador na Aldeia da Senhora dos Mártires, termo de Estremoz, em que foram recorrentes Luís António Ledo, José Luís Ledo e Joaquim José Ledo, filhos do falecido (1825/1826). Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecid e o mapa de partilha dos mesmos.
1ª Inventariada: Joana de Jesus, 1ª mulher do cabeça de casal 2ª Inventariada: Maria Alves, 2ª mulher do cabeça de casal Testamentos: sem testamentos Data do óbito da 1ª inventariada: 18-12-1827 Data do óbito da 2ª inventariada: 11-06-1850 Inventariante e cabeça de casal: Joaquim António de Matos, lavrador, viúvo das inventariadas Morada: Monte dos Castelos, termo de Estremoz Filhos de Joana de Jesus: Maria Joana, casada com Francisco Maduro, moradores na Herdade da Defesa do Gato Filhos de Maria Alves: Mariana, de 14 anos Vitória, de 12 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariados: Bernardo Cardoso e Bernardina da Conceição Morada: Horta das Freiras, freguesia de São Lourenço Testamento: sem testamento Data do óbito de Bernardo Cardoso: dezembro de 1848 Data do óbito de Bernardina da Conceição: janeiro de 1849 Inventariante e cabeça de casal: Joaquim Cardoso, filho dos inventariados Morada: Monte do Cardoso, freguesia de São Lourenço Filhos: Joaquim Cardoso José Cardoso, de 14 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens dos falecidos.
Inventariado(a): Rosário de Jesus, viúva de José Francisco de Faria Morada: Horta dos Carvalhos, termo de Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 09-01-50 Inventariante e cabeça de casal: José Joaquim, 2º marido da inventariada Morada: Horta dos Carvalhos, termo de Estremoz Filhos do 1º matrimónio da inventariada: Joaquim, de 12 anos (faleceu a 22-01-1857) Manuel, de 10 anos António, de 7 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): José António Morada: Cerca, freguesia de São Bento do Ameixial Testamento: sem testamento Data do óbito: 18-11-1849 Inventariante e cabeça de casal: Gertrudes Magna, viúva do inventariado Morada: Cerca, freguesia de São Bento do Ameixial Filhos: Maria Olimpia, solteira, de 22 anos Joana Augusta, de 18 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): António Pereira Mendes, escrivão de Direito da Comarca de Estremoz Morada: Testamento: com testamento Data do óbito: 02-06-1849 Inventariante e cabeça de casal: Maria Carolina Pereira Mendes, viúva do inventariado Morada: Estremoz Herdeiras: Maria Carolina Pereira Mendes, viúva do inventariado Josefa Margarida de Campos Pereira, mãe do inventariado, moradora em Lisboa Contém, entre outros documentos, o testamento cerrado do falecido, o inventário descritivo dos bens e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): António Lobo Saloio Morada: Rua de Santo António, Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 10-06-1848 Inventariante e cabeça de casal: Rita Deodata, viúva do inventariado Morada: Rua de Santo António, Estremoz Filhos: João António, de 5 anos António Maria, de 2 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Joaquim António, lavrador Morada: Herdade dos Barreiro, freguesia de São Bento do Cortiço Testamento: sem testamento Data do óbito: 08-03-1848 Inventariante e cabeça de casal: Maria do Nascimento, viúva do inventariado, lavradora Morada: Herdade dos Barreiro, freguesia de São Bento do Cortiço Filhos: Francisco Martins, solteiro, de 26 anos Margarida do Carmo, de 24 anos Joana Maria, de 22 anos Henriqueta Maria, de 20 anos Luzia, de 15 anos Dionísio António, de 10 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Joana do Carmo Morada: Monte dos Alfaiates, freguesia de Santa Vitória do Ameixial Testamento: sem testamento Data do óbito: 16-08-1848 Inventariante e cabeça de casal: Isaías José, viúvo da inventariada Morada: Monte dos Alfaiates, freguesia de Santa Vitória do Ameixial Filhos menores: Manuel de Jesus Maria Carolina Inácia Elisia da Conceição Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariados: João Henriques e sua segunda mulher Joaquina Rita Moradores: Rua do Almeida, freguesia de Santo André Testamento: sem testamento Data do óbito do inventariado: 23-11-1849 Data do óbito da inventariada: 16-08-1849 Inventariante e cabeça de casal: Padre José Vitorino Henriques, filho dos inventariados Filhos de João Henriques e de sua primeira mulher Ana Rita: Padre José Vitorino Henriques Maria Olimpia, solteira, de 29 anos Francisco Maria Henriques, já falecido, casado que foi com Mariana Franco Filhos de João Henriques e Joaquina Rita: Jacinto José Henriques, de 17 anos Ana Rita Henriques, de 10 anos Joaquim Henriques, de 8 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens dos falecidos e os mapas de partilha dos mesmos. Apensos: 1- Autos de contas tomadas a Luís António da Costa, como tutor dos orfãos que ficaram por falecimento dos inventariados, a requerimento do Curador Geral dos Orfãos da Comarca de Estremoz; 2- Autos cíveis de inventário dos bens que ficaram por falecimento de Ana Rita, moradora na Rua do Almeida, freguesia de Santo André, de que foi Cabeça de Casal João Henriques, viúvo da mesma. A inventariada faleceu a 25 de agosto de 1831, sem testamento.
Inventariado(a): Policarpo José Morada: Azenha Nova, freguesia de São Lourenço Testamento: sem testamento Data do óbito: 21-05-1851 Inventariante e cabeça de casal: Joana do Carmo, viúva do inventariado Morada: Azenha Nova, freguesia de São Lourenço Filhos: José, de 16 anos Ludovina, de 10 anos Maria Joana, de 5 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido, o mapa de partilha dos mesmos e o pedido de emancipação de Maria Joana.
Mapa da Partilha no inventário a que se procedeu por falecimento de José Dias, viúvo de Maria do Rosário, lavrador e morador no Monte da Herdade da Coelha, freguesia de Santo Estevão.
Inventariado(a): Margarida de Jesus Morada: Freguesia de São Bento do Cortiço Testamento: sem testamento Data do óbito: 03-03-1852 Inventariante e cabeça de casal: José Aniceto, viúvo da inventariada Morada: Freguesia de São Bento do Cortiço Filhos: Inácio, de 18 meses de idade (faleceu a 04-05-1855) Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida, o mapa de partilha dos mesmos e uns autos cíveis de carta precatória para o cabeça de casal poder proceder à venda de umas casas sitas na Aldeia de Santo Amaro, Julgado de Veiros.
Inventariado(a): Maria Luísa Benedita da Fonseca Morada: Freguesia de Santa Maria de Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 29-04-1852 Inventariante e cabeça de casal: José Heliodoro da Fonseca Rosado, viúvo da inventariada Morada: Freguesia de Santo André de Estremoz Filhos: Maria Adelaide, de 9 anos Miquelina Amélia, de 6 anos Maria Celestina, de 3 anos Maria Isabel, de 9 meses de idade (faleceu a 10-05-1859) Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida e o mapa de sorteio e partilha dos mesmos. Apensos: 1- Autos cíveis de petição para apenso ao inventário do falecido José Heliodoro da Fonseca Rosado, a requerimento de sua segunda mulher, Carolina Vicência de Carvalho Prostes da Fonseca, moradora em Évora, e na qualidade de tutora de seu filho Frederico, menor de idade; 2 a 7- Autos cíveis de petição para pagamento de diversas quantias em dinheiro, que o casal do inventariado José Heliodoro da Fonseca Rosado, devia aos credores do mesmo casal e aos filhos do seu 1º matrimónio do mesmo.
Autos de inventário judicial dos bens do casal Joaquim António Gonçalves e Josefa Lúcia, em que foi requerente Josefa Lúcia, por ter alcançado licença para se divorciar do mesmo. Contém o inventário dos bens do casal, uma carta precatória para, o Juíz de Direito e Orfãos da Comarca de Elvas, proceder à avaliação dos bens que o casal possuia na Comarca de Elvas Cabeça de casal: Joaquim António Gonçalves Morada: Estremoz Interessada: Josefa Lúcia Filhos do 1º matrimónio de Josefa Lúcia com Joaquim da Costa: Francisco Maria da Costa, maior de idade
Inventariado(a): Manuel Borralho Morada: Monte Branco, termo de Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 29-01-1852 Inventariante e cabeça de casal: Arsénia de Jesus, viúva do inventariado Morada: Monte Branco, termo de Estremoz Filhos: Domingos Duarte, casado, morador nas Barrocas, freguesia dos Arcos Bernardo da Costa, casado, morador no Monte do Cego, termo de Estremoz Felicidade Perpétua, solteira, de 24 anos João Borralho, de 23 anos Contém, entre outros documentos, uns autos cíveis de emancipação a favor de Felicidade Perpétua e João Borralho.
Inventariado(a): Manuel Ovelheira Morada: Rua de Santo António, Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 12-12-1846 Inventariante e cabeça de casal: Antónia Matroca, viúva do inventariado Morada: Rua de Santo António, Estremoz Filhos: João, de 9 anos Não houve partilha porque as dívidas excediam o valor dos bens do casal do inventariado. Consta,m uns autos cíveis de emancipação a favor de João António, filho do inventariado.
Inventariado(a): Maurícia Rosa Morada: Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 03-09-1852 Inventariante e cabeça de casal: João Rodrigues Raimundo, viúvo da inventariada Morada: Estremoz Filhos: Maria Balbina, de 12 anos Ana Gertrudes, de 9 anos José Joaquim, de 18 meses de idade Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida.
Inventariado(a): José Vieira, solteiro Morada: Monte da Vinha, freguesia de Santa Vitória do Ameixial Testamento: sem testamento Data do óbito: Inventariante e cabeça de casal: Martinho José Vieria, irmão do inventariado Morada: Monte da Vinha, freguesia de Santa Vitória do Ameixial Herdeiros: Martinho José Vieira, solteiro, morador no Monte da Vinha, irmão do falecido Maria Joana, casada com Francisco Maria Maduro, moradores na Herdade da Defesa do Gato, freguesia do Vidigão, filha de Joana de Jesus, irmã do inventariado Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa de partilha dos mesmos.
O processo está incompleto. Consta somente a folha rosto do processo de inventário de Ana Rosa do Carmo, em que foi inventariante José Rosado, moradores em Santa Vitória do Ameixial.
Inventariado(a): José Madeira, lavrador Morada: Monte Branco, freguesia de São Bento do Ameixial Testamento: sem testamento Data do óbito: 14-11-1853 Inventariante e cabeça de casal: Manuel Lopes, cunhado do inventariado Morada: Monte Branco, freguesia de São Bento do Ameixial Herdeiros: Joana Rita, viúva do mesmo, demente Irmãos do inventariado: Inácio Madeira, casado, morador no Casqueiro Manuel Madeira, viúvo, morador no Sobral Joana Rita Madeira, casada com Manuel Lopes, residente no Casqueiro Maria Joana Madeira, casada com Manuel de Sousa, moradores na Aldeia da Sé Jacinta de Jesus Madeira, casada com Inocêncio Pereira, moradores no Montinho do Negrão Sobrinhos do inventariado: Manuel Vieira, casado com Isabel Angélica, filho de Lourenço Madeira, já falecido José António Cabaço, casado com Genoveva de Jesus, Inocêncio Madeira e Joaquim António, solteiros, todos filhos de João Madeira, já falecido, moradores em Santa Vitória do Ameixial Francisco José Marchante, solteiro, e Manuel Joaquim Marchante, casado com Maria Joana, filhos de Ana Madeira, já falecida Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa de partilha dos mesmos.
Cópia dos autos cíveis de inventário dos bens de António José Pinto da Costa e de sua mulher D. Francisca Angélica Pote, pedidos a requerimento de Joaquim José Madeira e sua mulher Maria José de Pina Castelo Branco, e mais herdeiros. Inventariado: António José Pinto Data do óbito do inventariado: 12-11-1807, sem testamento Inventariada: Francisca Angélica Pote Data do óbito da inventariada: 10-04-1821, sem testamento Inventariante e cabeça de casal: viúva do inventariado Herdeiros dos inventariados: Bernarda Luísa Cândida Pinto, falecida a 3 de setembro de 1825, com testamento Padre Francisco de Paula Pinto da Costa, falecido a 9 de fevereiro de 1828, com testamento Faustino Maria Pinto da Costa Manuel Maria Pinto da Costa Herdeiros de Bernarda Luísa Cândida Pinto: Padre Francisco de Paula Pinto da Costa Maria José de Pina Castelo Branco Herdeiros do Padre Francisco de Paula Pinto da Costa: Manuel Maria Pinto da Costa Padre Faustino Maria Pinto da Costa Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens dos falecidos e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Josefa da Conceição, viúva Morada: Arcos Velhos Testamento: com testamento Data do óbito: 21-02-1853 Inventariante e cabeça de casal: Manuel Rodrigues Chouriço, filho da inventariada Morada: Filhos: Manuel Rodrigues Chouriço, de 41 anos, casado com Joana Bárbara, morador em Arcos Velhos António Joaquim Margalho, de 50 anos, casado, morador em São Domingos de Ana Loura Domingos Rodrigues, de 35 anos, casado, morador no Monte do Outeiro, freguesia de Santo António dos Arcos Maria Rita, de 40 anos, viúva, moradora no Monte do Outeiro, freguesia de Santo António dos Arcos Claudina Rita, de 34 anos, casada com José António Cabaço, moradores na freguesia dos Arcos Joaquina Rosa, de 30 anos, casada com Joaquim Martins, moradores em Arcos Velhos Antónia Romana, já falecida, casada que foi com Francisco José Morgado, moradores na freguesia dos Arcos Netos, filhos de Antónia Romana: António, de 20 anos, solteiro Joana Rita, de 18 anos Domingos, de 16 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): António Maria Borralho Morada: freguesia de Santo André de Estremoz Testamento: com testamento cerrado Data do óbito: 19-01-1853 Inventariante e cabeça de casal: Gertrudes Maria Borralho, mãe do inventariado Morada: Estremoz Herdeiros, por disposição testamentária: José Francisco Borralho, de 28 anos, solteiro Bernarda Rita, de 34 anos, solteira Jerónimo Jose, de 15 anos, solteiro Contém, entre outros documentos, o testamento cerrado, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Inácio José, viúvo de Vicência Joaquina (1º matrimónio) Morada: Monte do Forinho, freguesia de Santa Vitória do Ameixial Testamento: sem testamento Data do óbito: 30-04-1847 Inventariante e cabeça de casal: Leonor Maria (ou Leonor Vitória), viúva do inventariado (2º matrimónio) Morada: Filhos do 1º matrimónio: Maria Vitória, solteira, de 18 anos de idade Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e o auto de sorteio e partilha dos mesmos.
Autos cíveis de inventário e partilha amigável dos bens do casal dos falecidos Tomás de Aquino Nogueira e Maria Joana Bárbara Nogueira, moradores que foram na vila de Estremoz, que entre si fizeram os herdeiros dos mesmos. Herdeiros: Ana Isabel Nogueira Maria genoveva Nogueira Teresa Cândida Nogueira João Carlos Nogueira Tomás de Aquino Nogueira
Inventariado(a): Joaquim José Machado Morada: Rua de Santa Catarina, freguesia de Santo André de Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 21-12-1846 Inventariante e cabeça de casal: Maria de Santana (ou Maria de Sant' Ana), viúva do inventariado Morada: Rua de Santa Catarina, freguesia de Santo André de Estremoz Filhos do inventariado: Ana Vitória Machado, viúva de José Faustino Machado, filho do inventariado Joana Rita, casada com Francisco Mendes Barata Mariana Rita, casada com Nicolau António Netos, filhos de Joana Rita: Filipe, de 4 anos José, de 5 meses Netos filhos de Mariana Rita: António, de 3 anos Rodrigo de 9 meses Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa de partilha dos mesmos. Apensos: 1- Mapa da partilha dos bens que ficaram por falecimento de José Faustino Machado, morador na Rua de frei Nuno, freguesia sw Santo André de Estremoz; 2- Escritura de distrate de 200$00 réis, na forma de Lei, que fez Joana Rita do Carmo, irmã de José Faustino Machado, à Irmandade das Almas da Igreja de São Bento do Cortiço; 3- Autos cíveis de petição para justificação, em que foram requerentes Carlota do Carmo Vinagre e suas irmãs, como credoras do casal do falecido José Faustino Machado; 4- Autos de reunião do Conselho de Família para aprovação das contas, apresentadas por Ana Vitória Machado, pertencentes ao inventário do seu falecido marido (1849); 5- Autos cíveis de petição para venda e arrematação em hasta pública de vários prédios pertencentes ao casal de José Faustino Machado, para pagamento das dívidas do casal ao Reitor e irmãos da Confraria das Almas da Igreja de São Bento do Cortiço; 6- Autos de reunião do Conselho de Família para aprovação das contas, apresentadas por Ana Vitória Machado, pertencentes ao inventário do seu falecido marido (1854).
Inventariado(a): Genoveva Cândida, solteira, filha de Luís António da Silva Alcaçareno Morada: Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 26-12-1850 Inventariante e cabeça de casal: Maria Albina, viúva de João da Silva Alcaçareno, tia da inventariada Morada: Freguesia de São Tiago Herdeiros: Teodora Rita, menor, filha de João da Silva Alcaçareno e Maria Albina, sobrinha da inventariada
Inventariado(a): Joaquim Manuel Pereira Lima Morada: Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 28-11-1852 Inventariante e cabeça de casal: Bárbara Carolina Correia Lima, viúva do inventariado Morada: Estremoz Filhos do 1º matrimónio do inventariado: Gertrudes Amália Pereira Lima, solteira, de 17 anos António Augusto Pereira Lima, já falecido Filhos do 2º matrimónio do inventariado: Frederico Correia Lima, de 6 anos Jesuina Amália Pereira Lima, de 3 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Silvestre José Bravo Morada: Horta do Valadares, freguesia de Santo António dos Arcos Testamento: sem testamento Data do óbito: 18-06-1847 Inventariante e cabeça de casal: Maria José, viúva do inventariado Morada: Horta do Valadares, freguesia de Santo António dos Arcos Filhos: Matilde Maria, de 16 anos António José Bravo, de 14 anos José Bravo, de 12 anos Francisco Bravo, de 8 anos Joaquina Bravo, de 9 meses Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido, o auto de sorteio e partilha dos mesmos e uns autos de tomada de contas a Maria José, como tutora dos menores.
Inventariado(a): Joaquim Rodrigues de Mira Morada: Frontaria da Fonte das Bicas, freguesia de Santo André Testamento: sem testamento Data do óbito: 23-11-1847 Inventariante e cabeça de casal: Maria do Carmo, viúva do inventariado Morada: Frontaria da Fonte das Bicas, freguesia de Santo André Filhos: Maria Joana de Mira, de 16 anos Francisco Rodrigues de Mira, de 11 anos de idade Filipe Neri Rodrigues de Mira, de 7 anos de idade Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa de partilha dos mesmos. Apenso: Autos cíveis de execução, em que foi exequente Maria Teodora Teles, moradora na vila de Fronteira, como credora dos executados Joaquim Rodrigues de Mira e Maria do Carmo, moradores em Estremoz (1846).
Inventariado(a): Maria do Carmo Palminha Morada: Rua Direita, freguesia de São Tiago de Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 03-08-1847 Inventariante e cabeça de casal: Joaquim António de Araújo, viúvo da inventariada Morada: Rua Direita, freguesia de São Tiago de Estremoz Filhos: José de Araújo, de 9 para 10 anos Maria Bárbara, de 7 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida, o mapa de partilha dos mesmos e um auto de contas tomadas a Joaquim António de Araújo.
Inventariado(a): João Gonçalves e sua mulher Rosária Maria Morada: ao pé da Igreja, freguesia de São Bento do Ameixial Testamento: sem testamento Data do óbito do inventariado: 08-04-1848 Data do óbito da inventariada: 01-04-1848 Cabeça de Casal: Manuel da Conceição, lavrador e morador na Herdade dos Estudantes, freguesia de São Bento do Ameixial Filhos do 1º matrimónio do inventariado com Maria de Jesus: António Maria, solteiro, de 29 anos Rita do Carmo, casada com José Joaquim Filhos do 2º matrimónio: José Gonçalves, de 4 anos Maria do Rosário, de 3 anos Tutor dos menores: Manuel da Conceição Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e os mapas de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Rita da Purificação Morada: Monte do Foro Grande, freguesia de Nossa Senhora das Relíquias do Canal Testamento: sem testamento Data do óbito: 08-02-1849 Inventariante e cabeça de casal: Francisco José, lavrador, viúvo da inventariada Morada: Monte do Foro Grande, freguesia de Nossa Senhora das Relíquias do Canal Filhos: José Maria, de 18 anos António dos Santos, de 13 anos Gabriel, de 11 anos Joaquim, de 7 anos Joana, de 4 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Maria Joana Cândida de Matos Morada: Praça, freguesia de Santo André de Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 18-06-1849 Inventariante e cabeça de casal: Manuel Vicente Durão, viúoa da inventariada Morada: Praça, freguesia de Santo André de Estremoz Filhos: Ana Rita da Conceição, de 22 anos Joaquim Vicente Durão, de 20 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida, o mapa de partilha dos mesmos e uns autos cíveis emanados do Juízo de Direito e Orfãos da Comarca de Estremoz para o Julgado de Sousel, para se proceder à avaliação dos bens pertencentes ao casal da inventariada no mesmo Julgado.
Inventariado(a): Maria Rosa, viúva de Gabriel Ramalho Morada: Herdade das Casas, freguesia de Nossa Senhora das Relíquias do Canal Testamento: sem testamento Data do óbito: 22-04-1848 Inventariante e cabeça de casal: Domingos José Ramalho, filho da inventariada Morada: Herdade das Casas, freguesia de Nossa Senhora das Relíquias do Canal Filhos de Maria Rosa e de Gabriel Ramalho: Domingos José Ramalho, solteiro, de 30 anos António Gabriel, casado com Bernardina de Jesus, moradores no Foro da Parreira João Ramalho, casado com Maria de Jesus, moradores na Herdade do Outeiro Antónia Maria, casada com Francisco José, moradores no Foro da Praça Engrácia de Jesus, falecida Netos, filhos de Engrácia de Jesus, filha da inventariada, e de António Martins: Maria Joana, de 20 anos Domingas, de 18 anos Vicência de Jesus, de 12 anos Fortunato, de 10 anos Contém, entre outros documentos: o inventário descritivo dos bens da falecida; o mapa de partilha dos mesmos; uns autos cíveis de reunião de Conselho de Família, para divisão de objectos relativos ao inventário dos bens da falecida, convocada a requerimento de António Gabriel; uns autos cíveis emanados do Juízo de Direito e Orfãos da Comarca de Estremoz para o Juíz Ordinário e Orfãos do Julgado de Redondo, para se proceder à avaliação de bens pertencentes à falecida.
Inventariado(a): José Pires, viúvo de Maria da Cruz Morada: freguesia de São Bento do Ameixial Testamento: sem testamento Data do óbito: 16-03-1849 Inventariante e cabeça de casal: Antónia Rosa, filha do inventariado Morada: freguesia de São Bento do Ameixial Filhos: Antónia Rosa, de 27 anos Joana Maria, de 21 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Josefa Teresa Banha, viúva de Francisco Martins Banha Morada: Rua dos Currais, Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 01-04-1849 Inventariante e cabeça de casal: Joaquim José Banha, mestre canteiro, viúvo filho dos falecidos Morada: Rua dos Currais, Estremoz Filhos: Joaquim José Banha José Pedro Banha, já falecido Netos, filhos de José Pedro Banha: Maria da Conceição, casada com José Joaquim Marques José Maria, solteiro, de 22 anos Cândida Celestina, de 13 anos José Ricardo, de 11 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Maria José Barata Morada: Na Praça da vila de Estremoz Testamento: com testamento Data do óbito: 04-07-1847 Inventariante e cabeça de casal: Joaquim António Ferreira, viúvo da inventariada Morada: Na Praça da vila de Estremoz Filhos: Mariana Bárbara Barata Gormicho, casada com António Bernardo Gromicho Joaquim António Ferreira, solteiro, de 16 anos de idade Tutor(es) dos menores: Joaquim António Ferreira, pai do menor Contém, entre outros documentos, a cópia do testamento, o inventário descritivo dos bens da falecida, o mapa de partilha dos mesmos, uns autos cíveis de carta precatória emanada do Juízo de Direito da Comarca de Estremoz para se proceder à avaliação da Herdade do Monte Novo e de um foro de 60 alqueires de trigo anuais imposto no Moinho da Bela, pertencentes ao casal da falecida, e uns autos cíveis de emancipação a favor de Joaquim António Ferreira.
Autos Cíveis de partilha amigável entre partes, em que foi recorrente e Cabeça de Casal Josefa Lúcia, casada que foi em primeiras núpcias com Joaquim da Costa, e o filho do mesmo, Francisco Maria da Costa, casado com Margarida Fortunata, moradores em Estremoz. Inventariado(a): Joaquim da Costa Data do óbito: 17-03-1848 Contém, entre outros documentos, o mapa da partilha amigável que entre si fizeram Josefa Lúcia e seu enteado.
Inventariado(a): Domingos Rodrigues Morada: Azenha do Boliago, termo de Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 14-06-1849 Inventariante e cabeça de casal: Inácia da Conceição, viúva do inventariado Morada: Azenha do Boliago, termo de Estremoz Filhos: Isabel da Conceição, de 6 anos Maria Gertrudes, de 5 anos Gertrudes de Jesus, de 3 anos João da Trindade, de 3 meses de idade Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Anacleto José Lobo Morada: Rua de Santo António, Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 29-07-1849 Inventariante e cabeça de casal: Ana Fortunata, viúva do inventariado Morada: Rua de Santo António, Estremoz Filhos: José Maria, de 43 anos, demente Contém, entre outros documentos, a relação das dívidas passivas do casal do falecido Anacleto José Lobo.
Inventariado(a): João Lobo de Castro Pimentel Morada: Porta Nova, Estremoz Testamento: com testamento Data do óbito: 27-10-1849 Profissão: coronel reformado do Regimento de Cavalaria nº 8 Inventariante e cabeça de casal: Alexandrina do Carmo Silveira e Castro, viúva do inventariado Morada: Porta Nova, Estremoz Filhos: Maria José de Castro Pimentel, casada com Manuel Maria Coutinho de Albergaria Freire João Maria Lobo de Castro Pimentel, casado com Maria da Conceição Peixoto Padilha Maria Maior Lobo de Castro Pimentel, de 22 anos, emancipada Manuel de Castro Lobo Pimentel, de 13 anos Contém, entre outros documentos, os inventários descritivos e de avaliação dos bens do falecido, existentes nas Comarcas de Cuba, Elvas, Estremoz, Évora, Fronteira e Lisboa, e nos Julgados de Alandroal, Avis, Borba, Montemor-o-Novo, Mora, Ponte de Sor, Portel, Redondo, Sousel, Viana do Alentejo, Vidigueira, e Vila Viçosa. Possui os mapas de partilha dos mesmos. Apensos: 1- Cópia de uns autos cíveis de inventário que seguiram por apelação para o Supremo Tribunal da Relação nos quais foi apelante Gaspar de Castro e Lemos Pimentel, morador no Cano, irmão do inventariado, e apelada Alexandrina do Carmo Silveira e Castro, como cabeça de casal no inventário orfanológico do mesmo (1851).
Inventariado(a): Maria do Carmo e Cristóvão José (4º matrimónio do inventariado) Moradores: Horta da Vinha, freguesia de São Domingos de Ana Loura Data do óbito do inventariado: 27-02-1848 Testamento: com testamento Data do óbito da inventariada: 18-09-1848 Testamento: sem testamento Inventariante e cabeça de casal: José Martins Veste, filho do inventariado Morada: Azenha do Forte, freguesia de São Domingos de Ana Lour Filhos do inventariado com Antónia Maria: José Martins, casado com Escolástica Maria Maria do Rosário, viúva de Vitorino José Filhos de Maria do Carmo e de Joaquim António: António Joaquim, de 30 anos João António, de 23 anos Luísa do Rosário, casada com João António Violante do Rosário, de 21 anos Filhos de Violante, casada com Joaquim António Bravo, filha do 1º matrimónio de Cristóvão José com Antónia Maria, todos já falecidos: João António Bravo, casado com Filipa Eduarda Vitorino José, casado com Jerónima Maria José Joaquim, solteiro, de 20 anos Maria dos Prazeres, solteira, de 25 anos de idade Mariana Rosa, casada com António Martins Filhos de Maria do Carmo e de Cristóvão José: Manuel Joaquim, de 19 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens dos falecidos e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Luís António da Mota Morada: Monte da Palhavã, freguesia de Santa Vitória do Ameixial Testamento: sem testamento Data do óbito: 10-07-1848 Inventariante e cabeça de casal: Maria do Carmo, viúva do inventariado Morada: Monte da Palhavã, freguesia de Santa Vitória do Ameixial Filhos: Catarina, de 6 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens do falecido e o mapa de partilha dos mesmos. Apensos: 1- Autos cíveis de reunião do Conselho de Família, para deliberar acerca da pretensão de António da Mota, irmão do inventariado, e devedor ao casal do mesmo, para ficar com determinada quantia de dinheiro a juro, pertencente à orfã Catarina, filha do inventariado; 2- Autos cíveis de reunião do Conselho de Família, para deliberar acerca da pretensão de João António Duro, para ficar com determinada quantia de dinheiro a juro, pertencente à orfã Catarina, filha do inventariado; 3- Autos de petição para reunião do Conselho de Família, a requerimento de António da Mota, lavrador da Herdade dos Correias, freguesia de Santa Vitória do Ameixial, como devedor ao casal do inventariado; 4- Autos cíveis de reunião do Conselho de Família, para deliberar acerca da solicitação de José Maria da Costa, curador da orfã, sobre o dinheiro que ainda está em falta em caixa, pertencente à orfã Catarina, filha do inventariado.
Inventariado(a): Maria Joana da Mata Morada: Herdade da Cavaleira, freguesia de Santo Estevão Testamento: sem testamento Data do óbito: 06-06-1853 Inventariante e cabeça de casal: Francisco Maria Maduro, lavrador, viúvo da inventariada Morada: Herdade da Cavaleira, freguesia de Santo Estevão Filhos: Joaquim Francisco, de 7 anos Martinho Maria, de 4 anos José Celestino, de 2 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida e o mapa de partilha dos mesmos.
Autos cíveis de inventário e partilha amigável dos bens do casal da inventariada Custódia de Jesus, moradora que foi na freguesia de São Bento do Ameixial, que entre si fizeram os herdeiros dos mesmos. Contém o mapa de partilha dos mesmos. Inventariada: Custódia de Jesus Herdeiros: Valentim da Costa, marido da inventariada, morador na freguesia de São Bento do Ameixial Silvestre José da Costa, filho da inventariada, casado com Ana Vitória Alexandrina de Jesus, filha da inventariada, casada com José Joaquim de Mira
Inventariado(a): Joaquina Benedita dos Reis Sande, viúva de Manuel de Sande Menezes e Vasconcelos Morada: Frontaria do Anjo da Guarda, freguesia de Santo André Testamento: sem testamento Data do óbito: 04-03-1847 Inventariante e cabeça de casal: José Joaquim Silvério de Sande, filho da inventariada Filhos: Maria Máxima de Sande, solteira, de 29 anos José Joaquim Silvério de Sande, solteiro, de 26 anos Martinho de Sande Menezes e Vasconcelos, solteiro, de 23 anos Diogo António de Sande, solteiro, de 20 anos Maria Joana de Sande, solteira, de 19 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida, o mapa de partilha dos mesmos e uns autos cíveis de petição para se proceder à descrição e partilha dos bens da terça que ficara por falecimento de Manuel de Sande Menezes e Vasconcelos, dos quais era usufrutuária a inventariada.
Inventariado(a): António Garcia Pastor Morada: Estremoz Testamento: com testamento Inventariante e cabeça de casal: Maria José Garcia, viúva do inventariado Morada: Estremoz Filhos: Angélica do Carmo Sousa Garcia, solteira João Carlos de Sousa, solteiro Pedro de Sousa Garcia, solteiro Contém, entre outros documentos, a cópia do testamento do inventariado e o mapa da partilha amigável dos bens do casal do inventario, que entre si fizeram a viúva e os filhos do mesmo.
Inventariado(a): Brízida de Jesus, viúva de José Joaquim Cardoso Morada: Porta Nova, Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: com testamento Inventariante e cabeça de casal: José Leandro, viúvo da inventariada (2º marido da inventariada) Morada: Porta Nova, Estremoz Filhos do 1º matrimónio: Mariana Teresa Cardoso, casada com João Martins, moradores Maurícia da Conceição Cardoso, de 18 anos Contém, entre outros documentos: a cópia do testamento da inventariada (10-05-1851); uma carta do viúvo, que se encontrava preso na Cadeia de Estremoz pelo homicídio de sua esposa, requerendo que destrancassem as portas de sua casa e que pudesse gerir os bens do casal da inventariada; uma carta de António Joaquim da Assunção Cardoso (tio materno e tutor da menor Maurícia) e de João Martins, casado com Mariana Teresa, sobre o pedido da gerência do casal da inventariada por parte do viúvo; o inventário descritivo dos bens da falecida e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Anacleto Francisco Morada: Horta Grande da Frandina, freguesia de Santa Maria de Estremoz Testamento: sem testamento Data do óbito: 15-08-1848 Inventariante e cabeça de casal: Genoveva Rita, viúva do inventariado Morada: Horta Grande da Frandina, freguesia de Santa Maria de Estremoz Filhos: Maria do Carmo, solteira, de 24 anos Joaquim Martinho, solteiro, de 17 anos de idade Manuel Joaquim, de 15 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida, mapas de partilha dos mesmos e uns autos de arrematação de bens pertencentes ao casal do inventariado, que se deixaram para pagamento das dívidas do mesmo.
Inventariados: Joaquim António e Maria do Rosário Morada: Monte do Olival, freguesia de Santa Vitória do Ameixial Testamento: sem testamento Data do óbito do inventariado: 1842 Data do óbito da inventariada: 1849 Inventariante e cabeça de casal: Maria Vitória, lavradora na Herdade do Olival, viúva do inventariado Filhos: João António, de 15 anos Joaquina, de 12 anos, residente no Monte da Contera Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens dos falecidos e o mapa de partilha dos mesmos. Apensos: 1 Autos cíveis de carta precatória para avaliação dos bens pertencentes ao casal inventariado, existentes no Julgado de Sousel; 2- Autos cíveis de inventário dos bens dos inventariados, em que foi cabeça de casal Maria Vitória, e herdeiros o filho João, de 6 anos, e a filha Joaquina, de 3 anos (1842); 3- Autos cíveis de reunião de Conselho de Família, a requerimento de José Diogo, tutor dos orfãos, para autorização de pagamento de foros vencidos; 4- Autos cíveis de contas tomadas a José Diogo, como tutor dos orfãos do casal inventariado; 5- Autos Cíveis de petição para licença de casamento, em que foi requerente José Manuel, abegão do lavrador da Herdade da Cântara, Aldeia do Cortiço, para casar com a orfã Joaquina; 6- Autos cíveis de emancipação, a requerimento de João António, filho de Joaquim António e de Maria do Rosário (1857).
Inventariado(a): Maria de Jesus Morada: Horta das Lameiras, freguesia de São Bento do Ameixial Testamento: sem testamento Data do óbito: 30-10-1848 Inventariante e cabeça de casal: João Silvestre Pernes, viúvo da inventariada, hortelão Morada: Horta das Lameiras, freguesia de São Bento do Ameixial Filhos: António Maria, solteiro, de 25 anos Antónia Vitorina, solteira, de 20 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Isabel Antónia Morada: Herdade dos Mamões, freguesia de Nossa Senhora das Relíquias do Canal Testamento: sem testamento Data do óbito: 18-06-1848 Inventariante e cabeça de casal: Gregório Dias, viúvo da inventariada Morada: Herdade dos Mamões, freguesia de Nossa Senhora das Relíquias do Canal Filhos: Engrácia Antónia, de 10 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida e o auto de sorteio e partilha dos mesmos.
Inventariado(a): Mariana Rosa Morada: Herdade da Marinela, freguesia de São Domingos de Ana Loura Testamento: sem testamento Data do óbito: 01-11-1847 Inventariante e cabeça de casal: Joaquim Inácio de Azevedo, viúvo da inventariada, lavrador Morada: Herdade da Marinela, freguesia de São Domingos de Ana Loura Filhos: Manuel Inácio, casado com Joaquina Rosa Bárbara Vitorina, de 22 anos Joaquim Cardoso, de 14 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida e o mapa de partilha dos mesmos.
Inventariados: Catarina Bárbara, viúva de Joaquim Gomes Ratão, lavradora Morada: Monte do Formosilho Grande, freguesia de Santa Vitória do Ameixial Testamento: sem testamento Data do óbito: 25-10-1851 Inventariante e cabeça de casal: José Joaquim Gomes Ratão, filho da inventariada Filhos: José Joaquim Gomes Ratão, de 28 anos João António Duro, de 27 anos Francisco de Paula Ratão, de 20 anos Joaquim Gomes Ratão, de 16 anos Contém, entre outros documentos, o inventário descritivo dos bens da falecida e o mapa de partilha dos mesmos. Apensos: 1- Autos cíveis de petição para emancipação, a favor de Francisco Paula Ratão e de Joaquim Gomes Ratão; 2- Autos cíveis de inventário a que se procedeu por falecimento de Joaquim Gomes Ratão, em que foi inventariante e cabeça de casal Catarina Bárbara, sua mulher. Faleceu a 5 de janeiro de 1850. Contem o inventário dos bens e o mapa de partilha dos mesmos (16-07-1850/01-04-1851).