Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

51 records were found.

Este livro serviu para registar uma cópia dos ofícios expedidos da Casa Pia nos anos de 1893 a 1898, que foram numerados e datados por ordem de saída, contém a data da produção, a informação produzida e quem os assinou. As cópias referem-se a assuntos de administração, orçamentos e contas de gerência, foros, escrituras e principalmente de admissões de órfãos, expostos e asilados e desligamentos de órfãos.
Este livro serviu para registar uma cópia dos ofícios expedidos da Casa Pia nos anos de 1901 a 1906, que foram numerados e datados por ordem de saída, contém a data da produção, a informação produzida, os destinatários e quem os assinou. As cópias referem-se a assuntos de administração, orçamentos e contas de gerência, foros, escrituras e principalmente de admissões de órfãos, expostos, asilados, desligamentos de órfãos, etc.
Este livro serviu para registar uma cópia dos ofícios expedidos da Casa Pia nos anos de 1898 a 1901, que foram numerados e datados por ordem de saída, contém a data da produção, a informação produzida e quem os assinou. Contém um índice alfabético com a seguinte informação: destinatários, residências e o número da respetiva folha. As cópias referem-se a assuntos de administração, orçamentos e contas de gerência, foros, escrituras e principalmente de admissões de órfãos, expostos, asilados, desligamentos de órfãos, etc.
Este livro serviu para registar uma cópia dos ofícios produzidos pela Casa Pia nos anos de 1841 e 1842. Estão numerados por ordem de saída, contém a data e a informação produzida, a quem se destinam (na sua maioria ao Administrador Geral do Distrito e ao Governador Civil do distrito) e o nome de quem os assinou.
Este livro serviu para registar uma cópia dos ofícios enviados para o Governo Civil nos anos de 1842 e 1846, que foram numerados por ordem de saída, contém a data e a informação produzida e quem os assinou. As cópias referem-se a assuntos de administração, orçamentos e contas de gerência, foros, pensões e arrendamentos, admissões de órfãos e asilados, ensino, subsídios, etc. Pode-se salientar neste livro a existência do Projeto de Regulamento de 28 de Setembro de 1842 com os pareceres dos membros da Comissão de Administração da Casa Pia: Presidente da Comissão Dr. João de Aguiar, Vogal da Comissão Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara e o Vogal da Comissão Joaquim Apparicio da Gama.
Este livro serviu para registar uma cópia dos ofícios enviados para o Governo Civil nos anos de 1849 a 1851, que foram numerados por ordem de saída, contém a data e a informação produzida e quem os assinou. As cópias referem-se a assuntos de administração, orçamentos e contas de gerência, foros, pensões e arrendamentos, admissões de órfãos e asilados, ensino, subsídios, etc. Salienta-se a existência de uma cópia do Relatório da Administração da Casa Pia de Évora com a relação do ano económico de 1849 a 1850. Menciona também no f. 68v. a transição do Convento da Cartuxa e sua cerca que era administrado pela Fazenda Nacional desde a extinção das Ordens Religiosas, para a Casa Pia através de poder judicial conforme a Portaria do Ministério da Fazenda de 11 de Janeiro de 1849.
Este livro serviu para registar uma cópia dos ofícios enviados para o Governo Civil nos anos de 1846 a 1849, que foram numerados por ordem de saída, contém a data e a informação produzida e quem os assinou. As cópias referem-se a assuntos de administração, orçamentos e contas de gerência, foros, pensões e arrendamentos, admissões de órfãos e asilados, ensino, subsídios, etc.
Este livro serviu para registar uma cópia dos ofícios expedidos pela Casa Pia nos anos de 1889 a 1893, que foram numerados e datados por ordem de saída, contém a data da produção, a informação produzida e quem os assinou. As cópias referem-se a assuntos de administração, orçamentos e contas de gerência, foros, escrituras e principalmente de admissões de órfãos, expostos e asilados e desligamentos de órfãos. Há a salientar a cópia do ofício de 11 de março de 1889, que relata que o teto da igreja do Colégio do Espírito Santo desabou.
Este livro serviu para registar uma cópia dos ofícios enviados para o Governador Civil da Casa Pia nos anos de 1879 a 1885, que foram numerados e datados por ordem de saída, contém a data da produção, a informação produzida e quem os assinou. As cópias referem-se a assuntos de administração, orçamentos e contas de gerência, foros, escrituras e principalmente de admissões de órfãos e asilados e desligamentos de órfãos.
Este livro serviu para registar uma cópia dos ofícios enviados para o Governador Civil da Casa Pia nos anos de 1872 a 1879, que foram numerados e datados por ordem de saída, contém a data da produção, a informação produzida e quem os assinou. As cópias referem-se a assuntos de administração, orçamentos e contas de gerência, foros, escrituras e principalmente de admissões de órfãos e asilados e desligamentos de órfãos.
Este livro serviu para registar uma cópia dos ofícios enviados para o Governo Civil da casa Pia nos anos de 1856 a 1862, que foram numerados e datados por ordem de saída, contém a data da produção, a informação produzida e quem os assinou. As cópias referem-se a assuntos de administração, encargos pios, orçamentos e contas de gerência, foros, pensões, arrendamentos, ensino, subsídios e principalmente admissões de expostos, órfãos e seu sustento.
Este livro serviu para registar uma cópia dos ofícios enviados para os advogados e procuradores da Casa Pia nos anos de 1857 a 1884, que foram numerados e datados por ordem de saída, contém a data da produção, a informação produzida e quem os assinou. As cópias referem-se a assuntos de administração e principalmente relacionados com pagamentos em atraso como cobranças, juros de capital, hipotecas, encargos pios de capelas, arrendamentos, etc.
Este livro serviu para registar uma cópia dos ofícios enviados para o Governador Civil da Casa Pia nos anos de 1862 a 1872, que foram numerados e datados por ordem de saída, contém a data da produção, a informação produzida e quem os assinou. As cópias referem-se a assuntos de administração, orçamentos e contas de gerência, foros e principalmente de admissões de órfãos e asilados e desligamentos de órfãos. Pode-se salientar a cópia do ofício em defesa do Administrador da Casa Pia referente à acusação do Reitor do Liceu de Évora em 1866 em que acusou o Administrador de ter mandado demolir ocultamente a escada do Liceu que dava anteriormente acesso para às tribunas da sala dos actos ou antiga sala dos Capelos.
Este livro serviu para registar uma cópia dos ofícios enviados para os devedores da casa Pia nos anos de 1854 a 1884, que foram numerados e datados por ordem de saída, contém a data da produção, a informação produzida e quem os assinou e referem-se a assuntos de hipotecas, escrituras, juros de capital, foros, rendas subsídios, etc. Salienta-se a existência de uma tabela de 1855 com a seguinte informação: nome dos devedores, morada, natureza da divida, anos em divida e a quantia ou os géneros. Salienta-se também a existência de outra tabela referente à relação dos mutuários cujos capitais se eram mutuados a 5% para serem intimados a fim de se reformarem as respetivas escrituras estipulando-se o juro de 6% ou distratarem até à época do vencimento dos juros. Esta tabela contém a seguinte informação: nome dos devedores, residência, capital e data de vencimento.
Este livro serviu para registar uma cópia dos ofícios enviados para o Governo Civil nos anos de 1851 a 1856 que foram numerados por ordem de saída, contém a data e a informação produzida e quem os assinou. As cópias referem-se a assuntos de administração, orçamentos e contas de gerência, foros, pensões e arrendamentos, admissões de órfãos e asilados, ensino, subsídios, etc. Há a salientar duas cópias de ofícios, um deles foi solicitado ao Governador Civil um prémio, que serviria de incentivo aos restantes alunos da Casa Pia, para o aluno Jacinto Damásio Fragoso que frequentava em 1853 o sexto ano da Universidade de Coimbra que lhe dava acesso ao doutoramento. O outro oficio era referente ao desligamento deste aluno em 1854, quando já era professor de Teologia na Universidade de Coimbra, pois já tinha adquirido os meios suficientes para sua sustentação.
Esta pasta contém minutas, esboços e cópias de ofícios da Casa Pia para o Governo Civil dos anos de 1850 a 1851, separados por ano. As cópias referem-se a assuntos de administração, orçamentos e contas de gerência, foros, dividas, ensino e principalmente de admissões de órfãos, expostos, asilados, desligamentos de órfãos, etc.
Esta pasta contém minutas, esboços e cópias de ofícios da Casa Pia para o Governo Civil dos anos de 1847 a 1849, separados por ano. As cópias referem-se a assuntos de administração, orçamentos e contas de gerência, foros, dividas, ensino e principalmente de admissões de órfãos, expostos, asilados, desligamentos de órfãos, etc.
Este livro serviu para registar uma cópia dos ofícios expedidos da Casa Pia nos anos de 1906 a 1909, que foram numerados e datados por ordem de saída, contém a data da produção, a informação produzida e quem os assinou. Contém um índice por ordem alfabético com a seguinte informação: destinatários, residências e o número da respetiva folha. As cópias referem-se a assuntos de administração, orçamentos e contas de gerência, foros, escrituras e principalmente de admissões de órfãos, expostos, asilados, desligamentos de órfãos, etc. No final deste livro existe uma nota: "Os oficios passam a ser registados num copiador de água. Évora 17 de Julho de 1909".
Esta pasta contém minutas, esboços e cópias de ofícios da Casa Pia para advogados e procuradores dos anos de 1855 a 1882, separados por ano. As cópias referem-se a assuntos de administração, foros, dividas, ensino, admissões, etc.
Este livro contém as cópias dos ofícios produzidos pela Casa Pia nos anos de 1912 a 1916 que se referem a assuntos relacionados com contas, fornecedores, requisições, materiais, géneros alimentares, pagamentos, dividas, etc. Contém no final uma agenda por ordem alfabética com os nomes e o respetivo número de folha.
Este livro contém as cópias dos ofícios produzidos pela Casa Pia nos anos de 1909 a 1912 e referem-se a assuntos de administração, orçamentos e contas de gerência, foros, dividas, ensino, admissões de órfãos, expostos, asilados, desligamentos de órfãos, etc. Contém no final uma agenda por ordem alfabética com os nomes e o respetivo número de folha.
Este livro contém as cópias dos ofícios produzidos pela Casa Pia nos anos de 1919 a 1923, que se referem a assuntos relacionados com contas, fornecedores, requisições, materiais, géneros alimentares, pagamentos, dividas, alimentação, inscrições de alunos, pagamento de propinas de alunos que frequentavam o Conservatório de Lisboa, etc. Contém no final uma agenda por ordem alfabética com os nomes e o respetivo número de folha.
Este livro contém as cópias dos ofícios produzidos pela Casa Pia nos anos de 1916 a 1919, que se referem a assuntos relacionados com contas, fornecedores, requisições, materiais, géneros alimentares, pagamentos, dividas, etc. Contém no final uma agenda por ordem alfabética com os nomes e o respetivo número de folha.
Este livro contém as cópias dos ofícios produzidos pela Casa Pia nos anos de 1923 a 1927, que se referem a assuntos relacionados com contas, mensalidades de porcionistas, requisições, géneros alimentares, pagamentos, dividas, alimentação, inscrições de alunos, etc. Contém no final uma agenda por ordem alfabética com os nomes e o respetivo número de folha.
Este livro contém as cópias dos ofícios produzidos pela Casa Pia nos anos de 1887 a 1889 que na sua maioria são destinados ao Governo Civil e referem-se a assuntos de administração, orçamentos e contas de gerência, foros, dividas, ensino, admissões de órfãos, expostos, asilados, desligamentos de órfãos, etc. Contém no final uma agenda por ordem alfabética com os nomes e moradas dos destinatários.
Este livro contém um copiador das Ordens de Serviço produzidas pela Casa Pia nos anos de 1909 a 1935 que na sua maioria são destinadas a funcionários. Os assuntos são referentes a administração, logística, regras, informações, admissões de órfãos, expostos, asilados, desligamentos de órfãos, etc. Contém no final um índice por ordem alfabética dos nomes a quem se destinaram as Ordens de Serviço e o repetivo número de folha.
Esta pasta contém minutas, esboços e cópias de ofícios da Casa Pia para o Governo Civil dos anos de 1868 a 1872, separados por ano. As cópias referem-se a assuntos de administração, orçamentos e contas de gerência, foros, dividas, ensino e principalmente de admissões de órfãos, expostos, asilados, desligamentos de órfãos, etc.
Esta pasta contém minutas, esboços e cópias de ofícios da Casa Pia para o Governo Civil, advogados, devedores e procuradores dos anos de 1865 a 1868. As cópias referem-se a assuntos de administração, orçamentos e contas de gerência, foros, dividas, ensino e principalmente de admissões de órfãos, expostos, asilados, desligamentos de órfãos, etc.
Este livro contém as cópias dos ofícios produzidos pela Casa Pia nos anos de 1886 a 1887 que na sua maioria são destinados ao Governo Civil e referem-se a assuntos de administração, orçamentos e contas de gerência, foros, dividas, ensino, admissões de órfãos, expostos, asilados, desligamentos de órfãos, etc.
Esta pasta contém minutas, esboços e cópias de ofícios da Casa Pia para o Governo Civil dos anos de 1856 a 1859, separados por ano. As cópias referem-se a assuntos de administração, orçamentos e contas de gerência, foros, dividas, ensino e principalmente de admissões de órfãos, expostos, asilados, desligamentos de órfãos, etc.
Esta pasta contém minutas, esboços e cópias de ofícios da Casa Pia para o Governo Civil dos anos de 1859 a 1862, separados por ano. As cópias referem-se a assuntos de administração, orçamentos e contas de gerência, foros, dividas, ensino e principalmente de admissões de órfãos, expostos, asilados, desligamentos de órfãos, etc.
Este livro contém as cópias dos ofícios produzidos pela Casa Pia nos anos de 1932 a 1933, que se referem a assuntos relacionados com contas, ensino, agradecimentos, comemorações do 96º aniversário da Casa Pia, requisições, pagamentos, orçamento, banda de música, alimentação, inscrições de alunos, etc. Contém no final uma agenda por ordem alfabética com os nomes e o respetivo número de folha.
Este livro contém as cópias dos ofícios produzidos pela Casa Pia nos anos de 1933 a 1935, que se referem a assuntos relacionados com contas, ensino, agradecimentos, requisições, pagamentos, orçamento, banda de música, alimentação, inscrições de alunos, etc. Contém no final uma agenda por ordem alfabética com os nomes e o respetivo número de folha.
Este livro contém as cópias dos ofícios produzidos pela Casa Pia no ano de 1930, que se referem a assuntos relacionados com contas, ensino, agradecimentos, requisições, pagamentos, orçamento, banda de música, alimentação, inscrições de alunos, etc. Contém no final uma agenda por ordem alfabética com os nomes e o respetivo número de folha.
Este livro contém as cópias dos ofícios produzidos pela Casa Pia nos anos de 1930 1932, que se referem a assuntos relacionados com contas, ensino, agradecimentos, requisições, pagamentos, orçamento, banda de música, alimentação, inscrições de alunos, etc. Existe também documentação solta referente às obras do ginásio para o Liceu de André de Gouveia e ainda é de salientar a proposta de algumas partes do edifício do Colégio do Espírito Santo pertencente à Casa Pia passar para o Liceu, conforme oficio de 22 de Março de 1931: "Entrega imediata ao Liceu dos terrenos já delimitados; Entrega ao Liceu da ala ocupada pelas Finanças logo que estas se transfiram para a instalação projetada; Entrega ao liceu da ala NE-SO pela Escola Industrial após a sua transferência para o edifício do Salvador; Entrega ao Liceu da cava, lado da frontaria, com o consentimento das obras públicas; Restituição à Casa Pia da ala do corredor de entrada, ficando exclusiva, logo que a Escola seja transferida; O Ministério da Instrução, por intermédio do orçamento do Liceu pagará o subsídio anual de 12.000$00 em duodécimos a titulo de indemnização por perda de direitos e cedências; Enquanto as Finanças não transferirem, o duodécimo ficará reduzido a 750$00”. Contém no final uma agenda por ordem alfabética com os nomes e o respetivo número de folha.
Este livro contém as cópias dos ofícios produzidos pela Casa Pia nos anos de 1927 a 1928, que se referem a assuntos relacionados com contas, pedidos de subsídios, Liceu André de Gouveia, requisições, orçamentos, pagamentos, dividas, alimentação, inscrições de alunos, etc. Contém no final uma agenda por ordem alfabética com os nomes e o respetivo número de folha.
Este livro contém as cópias dos ofícios produzidos pela Casa Pia nos anos de 1928 a 1930, que se referem a assuntos relacionados com contas, pedidos de subsídios, ensino, agradecimentos, banda de música, requisições, orçamentos, pagamentos, dividas, alimentação, inscrições de alunos, etc. Contém no final uma agenda por ordem alfabética com os nomes e o respetivo número de folha.
Estas comunicações foram produzidas pela Casa Pia de Évora nos anos de 1928 a 1932 e destinaram-se a empregados.
Estas ordens de serviço foram produzidas pela Casa Pia de Évora nos anos de 1928 a 1935 e são de assuntos variados como alunos, asilados, ensino, doentes, licenças, empregados.
Este livro contém as cópias dos ofícios produzidos pela Casa Pia nos anos de 1949 a 1950, que se referem a assuntos relacionados com educação, Santa Casa da Misericórdia, Provedor, Assistência, Liceu, Governo Civil e alguma documentação como folhetos de 1950 referentes às férias dos alunos, admissão de alunos e a documentação necessária, quadro de pessoal da Secção Duque de Ávila, subsídios, dividas, proposta para aumentar os alunos da Casa Pia de 57 para 115 e 200 alunos após as reconstruções e adaptações segundo o projeto do Ministério das Obras Públicas para adaptação e reconstrução em 1949.
Este livro contém as cópias dos ofícios produzidos pela Casa Pia nos anos de 1940 a 1949, que se referem a assuntos relacionados com contas, subsídios, ensino, agradecimentos, requisições, pagamentos, juros, orçamento, banda de música, receitas, alimentação, inscrições de alunos, admissões, etc. Há a salientar as normas de concurso de admissão de menores na Casa Pia de 08 de Maio de 1946. Contém na parte superior de cada ofício o nome do remetente.
Este livro contém as cópias dos ofícios produzidos pela Casa Pia nos anos de 1936 a 1939, que se referem a assuntos relacionados com contas, subsídios, ensino, agradecimentos, requisições, pagamentos, orçamento, banda de música, alimentação, inscrições de alunos, etc. Contém na parte superior de cada ofício o nome do remetente e contém também no início, em folhas soltas, um índice com o assunto e o número das folhas.
Este livro seria para registar os ofícios expedidos pela Casa Pia de Évora, mas não chegou a ser preenchido, pelo que se encontra em branco.
Esta pasta contém cópias de correspondência expedida pela Casa Pia de Évora em vários anos. Desta documentação podem destacar-se as cartas de 1901 dirigidas ao Dr. António Gonçalves Vallejo Espada, testamenteiro do Dr. João Baptista Rollo sobre a instalação das duas instituições Asilo de Cegos e Recolhimento Escola que deixou em testamento. Existe também documentação referente a orçamentos, sobre a Escola Comercial e Industrial de Évora, sobre o concurso para admissão extraordinária de alunos e alunas, admissão de alunos, subsídios, etc.
Livro serviu para registar as festividades a que foi tocar a Banda Marcial dos Órfãos da Casa Pia nos anos de 1887 a 1898. Contém a data, o nome e morada do responsável pelo pagamento, a designação da festa, a importância do custo e a data de pagamento.
Este livro serviu para registar as ordens da administração e do Provedor da Casa Pia nos anos de 1887 a 1908. Contém o número, o nome da pesso9a a quem se destina, a respetiva ordem e a data.
Este livro serviu para registar os anúncios da Casa Pia de Évora para a imprensa nos anos de 1887 a 1910 e contém a seguinte informação: o número de anúncio, o anúncio, a data de publicação, o nome dos jornais onde são publicitados e os dias de publicação.
Este livro serviu para registar os alvarás da Casa Pia de Évora nos anos de 1887 a 1915 e contém a seguinte informação: o número de alvará, a informação, a quem se destina e a data. Estes alvarás são na sua grande maioria de nomeação.
Esta pasta contém correspondência e cartazes publicitários de touradas, do programa das festas (31 exemplares) e de um cartaz referente à exibição de um filme da Gata Borralheira". Esta documentação é referente ao 1º Centenário da casa Pia de Évora, 1936 e é constituída por um exemplar de uma entrada para a Parada de Ginástica no Campo Ginásio Clube, pelo postal com a fotografia do aluno mais novo de 1936 com apenas 7 anos de idade, pelo Programa das Comemorações realizadas nos dias 2 a 11 de Agosto que contém um resumo do que foi a Casa Pia nestes 100 anos, por cartas convites, por agradecimentos, pela relação das ofertas para a Quermesse. Contém também um cartaz publicitário de uma tourada referente ao 93º aniversário da Casa Pia.
Esta pasta contém rascunhos e esboços que serviram na produção da documentação da casa Pia em vários anos e na sua maioria encontram-se manuscritos em folhas de papel reaproveitado.
Esta pasta contém correspondência referente ao 102º aniversário da Casa Pia de Évora, 1938 e contém alguns racunhos de vários assuntos.