Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

43 records were found.

Breve Apostólico de Habito Retendo a favor de Fr. Dionizio de Vila Flor, natural de Estremoz, Religioso Ordem de São Francisco da Província da Piedade, morador no Convento da Vila de Borba, por seus pais se encontrarem de idade avançada e ser necessário a sua companhia e amparo. Contém: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação; Termo de entrega; Autos das Testemunhas; Termo de encerramento.
Breve Apostólico de Habito Retendo a favor de Fr. Inácio de Beja, morador em Santiago do Escoural de Montemor-o-Novo, Religioso Ordem de São Francisco da Província da Piedade, Presbitero, por sua mãe e irmãos precisarem de sua companhia e amparo. Contém: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação; Termo de entrega; Autos das Testemunhas; Termo de encerramento.
Breve Apostólico de Habito Retendo a favor de Fr. João de Estremoz, natural e morador em Estremoz, Religioso da Província da Piedade, Presbítero, Capelão do Hospital da Misericórdia de Estremoz, por pretender continuar a desempenhar esta função e poder ajudar qualquer outra Paróquia do Arcebispado nos ofícios divinos. Contem: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação; Termo de entrega; Autos das Testemunhas; Termo de encerramento.
Breve Apostólico de Habito Retendo a favor de Fr. Diogo das Dores, Religioso Professo na Ordem de São Paulo, para viver em companhia do seu irmão clérigo cego e dois sobrinhos. Contem: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação; Termo de entrega; Autos das Testemunhas; Termo de encerramento.
Breve Apostólico para poder herdar e testar a favor de João Cassiano de Santa Rita, natural de Estremoz, Presbítero secularizado na Ordem de São João de Deus, para poder dispor de todos os seus bens ainda em testamento e também do dinheiro que licitamente tiver adquirido. Contem: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação; Termo de entrega; Autos das Testemunhas; Termo de encerramento.
Breve Apostólico de Habito Retendo a favor de Fr. Estêvão dos Reguengos, Religioso de Santo António, para viver em companhia da sua mãe e uma tia enquanto forem vivas. Contem: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação; Termo de entrega; Autos das Testemunhas; Termo de encerramento.
Indulto Apostólico de licença para poder usar de cabeleira a favor do bacharel Francisco Craveiro da Silva Matoso, Pároco na Sé de Évora, por ter muita falta de cabelo e para evitar constipações. Contém: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação; Autos das Testemunhas; Termo de encerramento.
Breve Apostólico de Habito Retendo a favor de Fr. Joaquim de Santa Teresa, natural de Estremoz, Religioso Sacerdote da Ordem de São Francisco em Estremoz, por sua mãe ser viúva e ter quatro irmãos sem meios de sobrevivência e ser necessário a sua companhia e amparo. Contém: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação; Termo de entrega; Autos das Testemunhas; Termo de encerramento.
Breve Apostólico de Habito Retendo a favor de Fr. João Fragoso, natural da Vila das Alcáçovas, Religioso Professo na Ordem de São Jerónimo do Mosteiro de Nossa Senhora do Espinheiro, extras muros da cidade de Évora, por sua mãe ser viúva e já de idade avançada necessita de cuidados permanentes. Contém: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação; Termo de entrega; Autos das Testemunhas; Termo de encerramento.
Decreto Apostólico de licença para poder usar cabeleira a favor do Padre Alexandre José de Moura Coutinho, que por ter muita falta de cabelo, pretende usar a cabeleira nas funções eclesiásticas. Contém: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação; Autos das Testemunhas; Termo de encerramento.
Decreto Apostólico de licença para poder usar cabeleira a favor do Padre Valério Coelho Palhinha, Presbítero, que por ter muita falta de cabelo, pretende usar a cabeleira nas funções eclesiásticas. Contém: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação; Autos das Testemunhas; Termo de encerramento.
Indulto Apostólico de licença para poder usar cabeleira a favor de Bernardo Pereira de Matos Sá e Lucena, Presbítero, natural da cidade de Évora, que por ter falta de cabelo, pretende usar a cabeleira nas funções eclesiásticas e celebrações da missa. Contém: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação; Autos das Testemunhas; Termo de encerramento.
Indulto Apostólico de licença para poder usar cabeleira a favor do Fr. Francisco Luís Casado, Professo na Ordem de Malta, Presbítero na freguesia matriz de Portel, por ter moléstias, para assim poder celebrar os ofícios divinos. Contém: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação; Autos das Testemunhas; Termo de encerramento.
Indulto Apostólico de licença para poder usar cabeleira a favor do Padre Álvaro Dias de Sousa Góis Pantoja, natural da cidade de Évora, que por sofrer de moléstia perdeu o cabelo, pretende usar a cabeleira nas funções eclesiásticas e celebrações da missa. Contém: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação; Autos das Testemunhas; Termo de encerramento.
Breve Apostólico de licença para dizer Missa Votiva a favor do Padre Gaspar da Rocha, Freire de São Bento de Avis, morador em Santo André de Estremoz, em sequência da sua grande falta de visão. Contem: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação; Notificação; Termo de entrega; Autos das Testemunhas.
Breve Apostólico de licença para dizer Missa Votiva a favor do Padre José Pinheiro, natural e morador em Évora, Bacharel na Sé de Évora, por se encontrar de idade avançada e ter grande falta de vista. Contem: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação; Termo de entrega; Autos das Testemunhas.
Breve Apostólico de licença para dizer Missa Votiva a favor do Padre Francisco Pereira Conde, Presbítero secular, morador na Vila do Redondo, em sequência da sua falta de visão, tendo já obtido comutação dos ofícios divinos por lhe ser muito difícil a celebração. Contem: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação; Termo de entrega; Autos das Testemunhas.
Breve Apostólico de licença para dizer Missa Votiva a favor do Padre Joaquim da Trindade, Presbítero na igreja de São Brás da ordem de Avis, da Vigariaria de Benavente, em sequência da sua falta de visão. Contem: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação; Termo de entrega não teve efeito; Autos das Testemunhas.
Breve Apostólico de licença para dizer Missa Votiva a favor do Padre João de Almeida Castanho, Professo na Ordem Militar de São Bento de Avis e Prior na Igreja Matriz de São Sebastião de Benavila, por ter grande dificuldade em ler devido à falta de vista. Contem: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação; Termo de entrega; Autos das Testemunhas.
Breve Apostólico de licença para dizer Missa Votiva a favor do Padre José Cardoso, Presbítero, morador na Vila de Arraiolos, por ter grande falta de vista. Contem: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação; Termo de entrega; Autos das Testemunhas.
Breve Apostólico de licença para dizer Missa Votiva a favor do Padre Domingos Rodrigues Perdigão, Presbítero do hábito de São Pedro, morador em Alcacer do Sal, por ter grande falta de vista. Contem: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação; Termo de entrega; Autos das Testemunhas.
Breve Apostólico de licença para dizer Missa Votiva a favor do Padre Francisco Martins Alfeirão, morador em Montemor-o-Novo, Presbítero, por ter grande falta de vista. Contem: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação.
Breve Apostólico para poder herdar e testar a favor de Manuel Júlio da Rosa Alpedrinha, Presbítero na freguesia da Vidigueira, secularizado na Ordem Terceira da Penitência de São Francisco, para poder dispor de todos os seus bens ainda em testamento e também do dinheiro que licitamente tiver adquirido. Contem: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação; Termo de entrega; Autos das Testemunhas; Termo de encerramento.
Breve Apostólico de sanação, passado a favor de Bento Afonso Cabral Godinho, presbítero secular e cónego prebentado na Sé de Évora, que renunciara ao seu canonicato, por se encontrar doente, a favor do subdiácono Francisco José Pestana de Oliveira. O justificante recebeu o breve de sanação sobre a falta de ordenação do seu coadjutor, por o mesmo não se ter ordenado de presbítero no tempo estabelecido para o efeito. Contém: requerimento do requerente; licença; termo de aceitação; Termo de entrega; Autos das Testemunhas; Termo de encerramento.
Contém o requerimento do padre pedindo para se prorrogar por tempo de 3 anos a sua licença para celebrar Missa Votiva e Réquiem; as inquirições de testemunhas; os atestados médicos sobre o estado de saúde do clérigo, nomeadamente no que dizia respeito à visão.
Breve Apostólico passado a favor do Padre André Maria Freire, pároco da Igreja Matriz de Mourão, de dispensa de residência paroquial, apresentado ao Bispo Eleito e Vigário Capitular do Arcebispado de Évora. Contém: petições do impetrante; o Breve Apostólico de dispensa de residência, do Papa Pio VII, a favor do impetrante; o termo de aceitação do breve por parte de Dom António José de Oliveira, Bispo de Eucarpia e Vigário Geral do Arcebispado de Évora; a petição do impetrante para se mudar o juiz e proceder-se à execução do breve que alcançara; a Comissão Apostólica para se proceder a diligências de justificação das premissas do breve; os autos de justificação das premissas; atestado médico comprovativo das enfermidades do impetrante.
Breve Apostólico passado a favor de João António Capeto Barradas, prior da Igreja Matriz de Santa Maria de Estremoz, de dispensa de residência paroquial por se encontrar enfermo, apresentado ao Bispo Eleito e Vigário Capitular do Arcebispado de Évora. Contém: petições do impetrante; o Breve Apostólico de dispensa paroquial por tempo dilatado, passado pelo Núncio Apostólico, a favor do impetrante; o termo de aceitação do breve por parte do Dr. António Maurício Ribeiro, Vigário Capitular do Arcebispado de Évora; a Comissão Apostólica para o Vigário da Vara de Estremoz proceder a diligências de justificação das premissas do breve; os autos de justificação das premissas; atestados médicos comprovativo das enfermidades do impetrante.
Breve Apostólico passado a favor de Francisco Xavier da Silva Neto, lente jubilado em Teologia e cónego magistral da Sé Catedral da cidade de Évora, residente na cidade de Coimbra, de prorrogação da dispensa de residir na cidade de Évora por se encontrar enfermo, apresentado ao Bispo Eleito e Vigário Capitular do Arcebispado de Évora. Contém: petições do impetrante; o Breve Apostólico de prorrogação de dispensa de residência no dito canonicato por tempo de dois anos, passado pelo Núncio Apostólico, a favor do impetrante; o termo de aceitação do breve por parte do Dr. António Maurício Ribeiro, Vigário Capitular do Arcebispado de Évora; a Comissão Apostólica para se poceder a diligências de justificação das premissas do breve; os autos de justificação das premissas; atestado médico comprovativo das enfermidades do impetrante; consta o primeiro Breve Apostólico de dispensa de residência no canonicato, que alcançara a 3 de Fevereiro de 1817, o termo de aceitação do mesmo e os autos de justificação das premissas do mesmo.
Contém: a petição do Padre Frei Caetano António Soares de Torres, religioso que foi da Congregação dos Monges de São Bernardo do Real Mosteiro de Alcobaça para poder residir no Arcebispado de Évora, celebrar e usar as suas ordens no mesmo arcebispado; carta se sentença apostólica de indulto de secularização perpétua a favor do mesmo, que alcançou do Núncio Apostólico; o termo de sujeição e obediência ao Arcebispo de Évora e prelados do mesmo; despacho para se passar provisão de licença para poder celebrar e usar as ordens no Arcebispado de Évora.
Contém: a petição do Padre Frei Luís de Santa Rita Carvalho, religioso paulista para poder residir fora do convento em casa de seu pai; Breve Apostólico de "habito retento" passado a favor do impetrante; o termo de sujeição e obediência ao Arcebispo de Évora e prelados do mesmo.
Autos de diligência de um Breve Apostólico feitos por comissão, a requerimento de Reverendo Pároco da freguesia de São Brás da Barrosa, termo a vila de Benavente, Frei Francisco Pereira Homem Carvalhais Besteiro, professo da Ordem Militar de São Bento de Avis. Contém: a comissão apostólica passada por Dom Jacinto Carlos da Silveira, Bispo do Maranhão, Vigário Capitular do Cabido Episcopal em Sede Vacante, para o impetrante provar as premissas do breve que alcançara do Núncio Apostólico, que lhe concedera dispensa para não residir na sua igreja pelo tempo de um ano por se encontrar em mau estado de conservação; o sumário de testemunhas para justificar as premissas do breve.
Contém: a petição do Padre Mestre Frei Joaquim de Santa Ana Rolão, religioso paulista do Mosteiro da Serra de Ossa, lente em Moral, para residir fora do convento em casa de seus pais, para tratar dos mesmos; Breve Apostólico de "habito retento", passado pelo Núncio Apostólico Bartolomeu Pacca, a favor do impetrante; o termo de sujeição e obediência ao Arcebispo de Évora e prelados do mesmo; o despacho do Bispo do Maranhão concedendo autorização para se passar provisão para o padre poder usar as suas ordens no Arcebispado de Évora.
Breve Apostólico passado a favor do Padre José Francisco de Assis e Andrade, prior da Igreja de Cabrela, para prorrogação da dispensa de residir na paróquia por mais um ano, apresentado ao Bispo Eleito e Vigário Capitular do Arcebispado de Évora. Contém: petições do impetrante; o Breve Apostólico de dispensa de residência paroquial por tempo de um ano, passado pelo Núncio Apostólico, a favor do impetrante; o termo de aceitação do breve por parte do Dr. António Maurício Ribeiro, Vigário Capitular do Arcebispado de Évora; a Comissão Apostólica para o Vigário da Vara da vila e distrito de Alcácer do Sal fazer as diligências de justificação das premissas do breve; os autos de justificação das premissas do breve; atestado médico comprovativo das enfermidades do impetrante.
Breve Apostólico passado a favor de D. António do Carmo Cordeiro, cónego prebendado da Sé Catedral da cidade de Évora, para ser dispensado de residir na dita cidade para curar as suas enfermidades, apresentado ao Bispo Eleito e Vigário Capitular do Arcebispado de Évora. Contém: petições do impetrante; o Breve Apostólico de dispensa de residência no dito canonicato por tempo de um ano, passado pelo Núncio Apostólico, a favor do impetrante; o termo de aceitação do breve por parte do Dr. António Maurício Ribeiro, Vigário Capitular do Arcebispado de Évora; a Comissão Apostólica para o Vigário da Vara da vila e distrito de Alcácer do Sal fazer as diligências de justificação das premissas do breve; os autos de justificação das premissas; atestado médico comprovativo das enfermidades do impetrante; autos de apelação, embargo e impugnação do breve que alcançou o impetrante, movido pelo Cabido de Évora.
Breve Apostólico passado a favor do Padre Francisco Carlos de Carvalho, prior da Igreja Matriz da vila de Terena, para ser dispensado de residir naquela localidade para poder ocupar o cargo de Procurador da Real Capela de Vila Viçosa, apresentado ao Bispo Eleito e Vigário Capitular do Arcebispado de Évora. Contém: petições do impetrante; o Breve Apostólico de dispensa de residência paroquial por tempo de um ano, passado pelo Núncio Apostólico, a favor do impetrante; o termo de aceitação do breve por parte do Bispo Eleito António José de Oliveira, Vigário Capitular do Arcebispado de Évora; a declaração passada por Dom Vasco José Lobo, Bispo de Olba do Conselho do Príncipe Regente, Deão e Prelado da Colegiada da Real Capela de Vila Viçosa, reconhecendo a nomeação régia do impetrante para procurador da dita capela; os autos de justificação das premissas do breve.
Breve Apostólico passado a favor do Padre Joaquim António da Costa Roquete, prior da Igreja Paroquial de São Tiago da cidade de Évora, para ser dispensado de residir naquela localidade para tratar de negócios, apresentado ao Bispo Eleito e Vigário Capitular do Arcebispado de Évora. Contém: petições do impetrante; o Breve Apostólico de dispensa de residência paroquial por tempo de um ano, passado pelo Núncio Apostólico, a favor do impetrante; o termo de aceitação do breve por parte do Bispo Eleito António José de Oliveira, Vigário Capitular do Arcebispado de Évora; os autos de justificação das premissas do breve.
Breve Apostólico passado a favor de Frei José Martins Pelejão, professo da Ordem de São Bento de Avis, pároco colado na capela curada de São Saturnino de Valongo, para ser dispensado de residir naquela localidade para curar as suas enfermidades, apresentado ao Bispo Eleito e Vigário Capitular do Arcebispado de Évora. Contém petições do impetrante; o Breve Apostólico de "non residindo", passado pelo Núncio Apostólico, a favor do impetrante; o termo de aceitação do breve por parte do Bispo Eleito António José de Oliveira, Vigário Capitular do Arcebispado de Évora; os autos de justificação das premissas do breve; atestados médicos comprovando a incapacidade do impetrante.
Breve Apostólico passado a favor do Padre José Francisco de Assis e Andrade, prior da Igreja Matriz da vila de Cabrela, para ser dispensado de residir naquela localidade para curar as suas enfermidades, apresentado ao Bispo Eleito e Vigário Capitular do Arcebispado de Évora. Contém: petições do impetrante; o Breve Apostólico de dispensa de residência paroquial por tempo de um ano, passado pelo Núncio Apostólico, a favor do impetrante; o termo de aceitação do breve por parte do Bispo Eleito António José de Oliveira, Vigário Capitular do Arcebispado de Évora; os autos de justificação das premissas do breve; atestado médico comprovando a incapacidade do impetrante.
Breve Apostólico passado a favor de Frei André Maria Freire, prior da Igreja Matriz da vila de Mourão, para ser dispensado de residir na paróquia para curar as suas enfermidades, apresentado ao Bispo Eleito e Vigário Capitular do Arcebispado de Évora. Contém o Breve Apostólico de dispensa de residência paroquial, passado pelo Núncio Apostólico Lorenzo Caleppi, a favor do impetrante; o termo de aceitação do breve por parte do Bispo Eleito António José de Oliveira, Vigário Capitular do Arcebispado de Évora; os autos de justificação das premissas do breve.
Breve Apostólico passado a favor do Padre Francisco Carlos de Carvalho, prior da Igreja Matriz da vila de Terena, de prorrogação de dispensa de residência paroquial, apresentado ao Bispo Eleito e Vigário Capitular do Arcebispado de Évora. Contém: petições do impetrante; o Breve Apostólico de prorrogação de dispensa de residência paroquial, do Núncio Apostólico, a favor do impetrante; o termo de aceitação do breve por parte do Dr. Manuel Afonso Madeira, Vigário Geral do Arcebispado de Évora; a Comissão Apostólica para o Vigário da Vara de Terena proceder a diligências de justificação das premissas do breve; os autos de justificação das premissas; atestados médicos comprovativo das enfermidades do impetrante.
Breve Apostólico passado a favor do Padre Francisco Carlos de Carvalho, prior da Igreja Matriz da vila de Terena, de prorrogação de dispensa de residência paroquial, apresentado ao Bispo Eleito e Vigário Capitular do Arcebispado de Évora. Contém: petições do impetrante; o Breve Apostólico de prorrogação de dispensa de residência paroquial, do Núncio Apostólico, a favor do impetrante; o termo de aceitação do breve por parte Dom António Maurício Ribeiro, Bispo de Bugia, Provisor do Arcebispado de Évora; a Comissão Apostólica para se proceder a diligências de justificação das premissas do breve; os autos de inquirição de testemunhas para justificação das premissas do breve; atestado médico comprovativo das enfermidades do impetrante.
Breve Apostólico passado a favor de Frei Manuel Gonçalves Conde, prior da Igreja Matriz da vila de Avis, de dispensa de residência paroquial, apresentado ao Bispo Eleito e Vigário Capitular do Arcebispado de Évora. Contém: petições do impetrante; o Breve Apostólico de dispensa de residência paroquial pelo período de três anos, do Núncio Apostólico, a favor do impetrante; o termo de aceitação do breve por parte do Desembargador Manuel Afonso Madeira, cónego mestre escola e Vigario Capitular do Arcebispoado de Évora; a Comissão Apostólica para o Vigário da Vara da vila de Avis proceder a diligências de justificação das premissas do breve; os autos de inquirição de testemunhas para justificação das premissas do breve; atestado médico comprovativo das enfermidades do impetrante.
Breve Apostólico de licença para não dizer Missa Votiva a favor do Padre Francisco Marques Velho, Presbítero do hábito de São Pedro, morador na Vila de Portel, por ter grande falta de vista. Contém: Requerimento do requerente; Licença; Termo de aceitação; Termo de entrega; Autos das Testemunhas.