Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

2,085 records were found.

Constam: inquirições "de genere" que se fizeram em Évora, naturalidade do avô paterno, Luís Gomes, e da avó materna, Maria Nunes, na vila de Monsaraz, naturalidade da avó paterna, Maria Dias, e na freguesia de São Clemente de Sande, termo da cidade de Braga, naturalidade do avô materno, Jerónimo Gonçalves, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na cidade de Évora, por requisitória, secretas e comissões de Frei Jerónimo da São José, provisor das justificações "de genere" do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fizeram os pais do habilitando, a licença que concederam João António, Teresa Inácia e Maria Luísa, irmãos do habilitando, para os pais dotarem ao mesmo umas casas na cidade de Évora, os editais do património afixados na Sé e na Igreja de São Mamede de Évora, e as diligências de visita e avaliação do mesmo; Breve de extra têmpora de dispensa de interstícios, do Papa Bento XIV, para ordens de epístola. Só consta que foi examinado e aprovado para ordens de epístola. O pai do habilitando era contratador de sola.
Constam, entre outros documentos, a certidão do baptismo do habilitando, os títulos das propriedades com que constituiu dote para património e o Breve Apostólico, do Papa Urbano VIII, para ordens sacras.
O habilitando era prior da Igreja Matriz de Redondo. Constam as inquirições "de genere" e "de vita et moribus", que se fizeram a favor do habilitando.
O habilitando era estudante na Universidade de Évora. Naturais: Arraiolos Avós paternos: Nicolau Soares de Carvalho e Luísa Ferreira Naturais: Arraiolos Avós maternos: Francisco Dias Manuel e Inês de Mira Naturais: Arraiolos Contém: as diligências "de genere" e "vita et moribus" a favor do habilitando; a certidão do batismo do habilitando; a escritura de dote para ordens sacras que fez ao habilitando o Padre Bartolomeu Dias Gião, prior da Igreja de Santana do Campo, tio do mesmo; as diligências de visita, avaliação e justificação do património para ordens sacras; Carta de fixação e adito à Igreja Matriz de Arraiolos; Breve Apostólico, do Papa Inocêncio XII, de extra têmpora para se poder ordenar de todas as ordens sacras.
Constam, entre outros documentos, as cartas de prima tonsura e ordens menores e a escritura de dote, para ordens sacras, que fizeram ao habilitando José Fragoso e sua mulher Brites Mendes.
O habilitando era colegial no Real Colégio de Nossa Senhora da Purificação. Profissão do pai do habilitando: Sangrador Naturalidade dos pais: Vimieiro Avós paternos: Domingos Lopes e Jerónima Pires Naturais: Vimieiro Avós maternos: Diogo Brás e Ana da Guerra Naturais: Vimieiro Contém: as diligências "de genere" e "vita et moribus" a favor do habilitando; a certidão do batismo do habilitando; as diligências de visita e avaliação do património para ordens sacras; a escritura de dote para ordens sacras que fizeram ao habilitando Silvestre Coelho e sua mulher Vitória da Guerra, tios do mesmo; Breve, do Papa Inocêncio XII, de extra têmpora para se poder ordenar de ordens de evangelho e missa.
Profissão do pai do habilitando: marchante Avós paternos: Bartolomeu Rosado, lavrador, e Maria Ferreira Naturais: Évora Avós maternos: Gonçalo António, alfaiate, e Inês Rodrigues Naturalidade do avô materno: lugar de Soalheira, freguesia de Santa Marinha de Lodares, Bispado do Porto (Lousada) Naturalidade da avó materna: Évora Contém: as diligências "de genere" e "vita et moribus" a favor do habilitando; a certidão do batismo do habilitando; a sentença apostólica de "capienda possessione", passada a favor do habilitando, de um benefício simples na Igreja Paroquial de Santa Maria de Évoramonte (o habilitando encontrava-se na Cúria Romana); Cartas de subdiácono e de diácono; Breve, do Papa Inocêncio XII, de extra têmpora para se poder ordenar de todas as ordens sacras a título do banefício que tinha alcançado.
O habilitando era estudante na Universidade de Évora. Contém: os autos de justificação da fraternidade do habilitando com o Padre João Gomes; as inquirições de "vita et morbus" do habilitando; a certidão do batismo do habilitando; e escritura de dote para ordens sacras que fizeram o pai e Catarina Fernandes, madrasta do habilitando; os autos de visita, avaliação e justificação do património; Breve Apostólico, do Papa Clemente XI, de extra-tempora para ordens sacras.
O habilitando vivia na cidade de Portalegre e tinha sido promovido a ordens menores na mesma cidade. Alcançou do Papa Clemente XI Breve de extra-tempora para se ordenar de todas as ordens sacras e pediu para que o breve fosse aceite no Arcebispado de Évora de onde era natural. Naturalidade do pai: Ovar, Bispado do Porto Naturalidade da mãe: Évora Avós paternos: António de Carvalho e Isabel André Naturais: Ovar, Bispado do Porto Avós maternos: António Álvares e Maria Coelho Naturalidade do avô materno: Poiares, Bispado de Coimbra Naturalidade da avó materna: Évora Contém: a cópia da sentença "de genere" que se fizeram por parte dos avós do habilitando passada na cidade de Portalegre; as inquirições de "vita et moribus" que se fizeram em Évora e Portalegre; a certidão de batismo do habilitando; e escritura de dote para ordens sacras que fez a mãe do habilitando; os autos de visita, avaliação e justificação do património; cópia do testamento de Paula Coelho, mulher de António da Maia, ourives; a escritura de distrate de uma morada de casas na Rua do Paço, sitas em Évora, que fez a mãe do habilitando a seu irmão José Coelho, esparteiro, e a seus sobrinhos; a carta de adito à Igreja de Santo Antão de Évora a favor do habilitando; a certidão de batismo da mãe do habilitando; a carta de ordens menores; o Breve Apostólico, do Papa Clemente XI, de extra-tempora para ordens sacras.
O habilitando vivia na cidade de Lisboa na freguesia de São Nicolau. Naturalidade dos pais: Ilha de São Miguel, Açores Contém: a reverenda passada no Bispado de Angra para que o habilitando se pudesse ordenar de todas as ordens em qualquer arcebispado ou bispado; as inquirições de "vita et moribus" que se fizeram em Lisboa; a sentença apostólica do breve de extra têmpora de dispensa de interstícios para ser provovido a todas as ordens.
O habilitando vivia no terreiro de São Domingos em casa de sua tia Isabel da Costa, viúva do Dr. António Vaz Machoca. O habilitando tinha um irmão por nome Francisco que embarcou para a Índia no ano de 1703, com 16 anos, por ordem do Padre Procurador da Companhia de Jesus que ao deslocar-se a Évora o levou consigo para vestir a roupeta da dita companhia. Naturalidade dos pais: lugar de Touro Avós paternos: João Ramos e Maria Simões Naturalidade do avô paterno: lugar de Alhões Naturalidade da avó paterna: lugar de Touro Avós maternos: João Fernandes e Maria Pires Naturalidade do avô materno: lugar de Almofrela Naturalidade da avó materna: lugar de Touro Contém: os autos de justificação para compatriota do Arcebispado de Évora, a favor do habilitando, estudante na universidade da dita cidade; a carta de compatriota; as diligências "de genere" que se fizeram no Bispado de Lamego; inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na cidade de Évora; as diligências de visita, avaliação e justificação de património para ordens sacras doado ao habilitando por Isabel da Costa; a escritura do dote que fez Isabel da Costa a seu sobrinho; a sentença "de genere" que se passou no Bispado de Lamego onde o habilitando foi promovido a ordens menores e a carta das mesmas ordens.
Naturalidade do pai: Vila de Sortelha, Bispado da Guarda (Sabugal) Naturalidade da mãe: Évora (a mãe do habilitando morou em Castro Marim) Avós paternos: Francisco Fernandes e Maria Fernandes Naturais: Vila de Sortelha, Bispado da Guarda (Sabugal) Avós maternos: José Lopes e Catarina Rodrigues Naturalidade do avô materno: Ourém Naturalidade da avó materna: Évora Contém as inquirições "de genere" que se fizeram no Bispado da Guarda, em virtude da requisitória emanada do Arcebispado de Évora para o dito bispado, por parte do pai e dos avós paternos do habilitando.
Naturalidade do pai: Beja Naturalidade da mãe: Mértola Avós paternos: Francisco Mendes e Maria Dias Naturais: Beja Avós maternos: Belchior Vaz, lavrador, e Maria Fernandes Naturalidade do avô materno: Mértola Naturalidade da avó materna: Mértola, lugar de Corte do Pinto Contém as inquirições "de genere" que se fizeram em Mértola e seu termo por parte dos avós maternos do habilitando.
Naturalidade do pai: Odemira, freguesia de Colos Naturalidade da mãe: Odemira, freguesia de Santa Maria Avós paternos: Afonso Bernardo, capitão, e Inês Queimado Naturalidade do avô paterno: Odemira, freguesia de Colos Naturalidade da avó paterna: Ourique, freguesia de São Martinho das Amoreiras (atualmente pertence a Odemira) Avós maternos: Pedro Malveiro e Maria Mimoso Naturalidade do avô materno: Odemira, freguesia de Sabóia Naturalidade da avó materna: Odemira, freguesia de Santa Maria Contém as inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Colos, por parte dos avós do habilitando.
Avós paternos: António Nunes da Veiga e Helena Simões Naturalidade do avô paterno: Vila Franca de Xira Naturalidade da avó paterna: Benavente Contém as inquirições "de genere" que se fizeram em Benavente por parte da avó paterna do habilitando.
Consta carta testemunhável emanada do Bispado da Guarda, a favor do habilitando, para o Arcebispado de Évora. Consta a cópia do Breve do Núncio Apostólico, para o habilitando se poder ordenar de diácono e presbítero em ano de Sé Vacante. Contém o deferimento do Bispo, concedido em Évora, para o habilitando se matricular às ordens constantes na carta.
Consta carta testemunhável emanada do Bispado da Guarda, a favor do habilitando, para o Arcebispado de Évora. Consta a cópia do Breve do Núncio Apostólico, D. Miguel Arcanjo, para o habilitando se poder ordenar de presbítero em ano de Sé Vacante. Contém o deferimento do Bispo, concedido em Évora, para o habilitando se matricular às ordens constantes na carta.
Consta carta testemunhável emanada do Bispado da Guarda, a favor do habilitando, para o Arcebispado de Évora. Consta a cópia do Breve do Núncio Apostólico, D. Miguel Arcanjo, para o habilitando se poder ordenar de presbítero em ano de Sé Vacante. Contém o deferimento do Bispo, concedido em Évora, para o habilitando se matricular às ordens constantes na carta.
Consta carta testemunhável emanada do Bispado da Guarda, a favor do habilitando, para o Arcebispado de Évora. Consta a cópia do Breve do Núncio Apostólico, D. Miguel Arcanjo, para o habilitando se poder ordenar de presbítero em ano de Sé Vacante. Contém o deferimento do Bispo, concedido em Évora, para o habilitando se matricular às ordens constantes na carta.
Consta carta testemunhável emanada do Bispado da Guarda, a favor do habilitando, para o Arcebispado de Évora. Consta a cópia do Breve do Núncio Apostólico, D. Miguel Arcanjo, para o habilitando se poder ordenar de presbítero em ano de Sé Vacante. Contém o deferimento do Bispo, concedido em Évora, para o habilitando se matricular às ordens constantes na carta.
Consta carta testemunhável emanada do Bispado da Guarda, a favor do habilitando, para o Arcebispado de Évora. Consta a cópia do Breve do Núncio Apostólico, D. Miguel Arcanjo, para o habilitando se poder ordenar de presbítero em ano de Sé Vacante. Contém o deferimento do Bispo, concedido em Évora, para o habilitando se matricular às ordens constantes na carta.
Consta carta testemunhável emanada do Bispado da Guarda, a favor do habilitando, para o Arcebispado de Évora. Consta a cópia do Breve do Núncio Apostólico, D. Miguel Arcanjo, para o habilitando se poder ordenar de presbítero em ano de Sé Vacante. Contém o deferimento do Bispo, concedido em Évora, para o habilitando se matricular às ordens constantes na carta.
Consta carta testemunhável emanada do Bispado da Guarda, a favor do habilitando, para o Arcebispado de Évora. Consta a cópia do Breve do Núncio Apostólico, D. Miguel Ângelo Conti, para o habilitando se poder ordenar de presbítero em ano de Sé Vacante.
Consta carta testemunhável emanada do Bispado da Guarda, a favor do habilitando, para o Arcebispado de Évora. Consta a cópia do Breve do Núncio Apostólico, D. Miguel Ângelo Conti, para o habilitando se poder ordenar de presbítero em ano de Sé Vacante.
No ano de 1636 o habilitando pediu para ser colado em uma capela denominada São Luís, que se encontrava vaga no termo de Odemira. Constam, entre outros documentos, o traslado do testamento com que faleceu Jerónimo Fernandes, marido de Mécia Pires, bisavôs do habilitando (1569).
Consta carta testemunhável emanada do Bispado da Guarda, a favor do habilitando, para o Arcebispado de Évora. Consta a cópia do Breve do Núncio Apostólico, D. Miguel Arcanjo, para o habilitando se poder ordenar de presbítero em ano de Sé Vacante. Contém o deferimento do Bispo, concedido em Évora, para o habilitando se matricular às ordens constantes na carta.
Consta carta testemunhável emanada do Bispado da Guarda, a favor do habilitando, para o Arcebispado de Évora. Consta a cópia do Breve do Núncio Apostólico, D. Miguel Arcanjo, para o habilitando se poder ordenar de diácono e presbítero em ano de Sé Vacante. Contém o deferimento do Bispo, concedido em Évora, para o habilitando se matricular às ordens constantes na carta.
Contém as inquirições "de genere", que se fizeram em Vila Viçosa, a favor do habilitando, para ser promovido a ordens menores. Avós paternos: Domingos Fernandes e Maria Fernandes Moreira Naturais: Vela, Bispado da Guarda Avós maternos: Manuel Garcia e Maria Martins Naturais: Estremoz, freguesia de Nossa Senhora da Glória
Contém as inquirições de "vita et moribus", que se fizeram em Évora, a favor do habilitando, estudante da Universidade de Évora, para ser admitido a ordens menores no Bispado de Coimbra.
O habilitando era estudante na Universidade de Évora. O pai do habilitando era ferrador. Avós paternos: Domingos Fernandes e Margarida Gil Naturais: Alcáçovas Avós maternos: Pedro Nunes, vinhateiro, e Maria Dias Naturais: Évora Contém as inquirições "de genere" por parte dos pais e avós do habilitando.
O habilitando era bacharel formado nos Sagrados Cânones. Naturalidade do pai: Évora Naturalidade da mãe: Estremoz Avós paternos: Simão Correia de Azevedo e Catarina Cotel Naturalidade do avô paterno: Évora Naturalidade da avó paterna: Moura Avós maternos: Manuel de Faria da Costa e Catarina de Lemos Rolim Naturais: Estremoz Contém as inquirições "de genere" por parte dos pais e avós do habilitando.
Contém as inquirições de "vita et moribus", que se fizeram em Évora, a favor do habilitando, assistente que fora na freguesia de Santo Antão, para ser admitido a ordens sacras no Bispado da Guarda.
O habilitando era bacharel formado em Cânones pela Universidade de Coimbra. Naturalidade do pai: Vila de Pereira, Bispado de Coimbra Naturalidade da mãe: Coruche, freguesia de São João Baptista Avós paternos: João Tomás e Isabel Pimentel Naturais: Vila de Pereira, Bispado de Coimbra Avós maternos: Manuel de Abreu e Brites Nunes Naturais: Coruche Contém as inquirições "de genere" do habilitando.
O habilitando era estudante na Universidade de Évora. Contém: as petições do habilitando para que lhe façam as inquirições; as inquirição de "vita et moribus" que se fizeram em Évora para ser admitido a ordens menores no Bispado da Guarda.
O habilitando era estudante de teologia na Universidade de Évora. Avós paternos: André Dias e Isabel Coelho Naturais: Évora, freguesia de Nossa Senhora da Tourega Avós maternos: Manuel Luís e Inês Luís Naturais: Évora, freguesia de São Jordão Contém as inquirição de "de genere" e "vita et moribus" a favor do habilitando.
O habilitando pertendia embarcar para Pernambuco (Brasil). Avós paternos: António Gonçalves Caiola e Andresa Rodrigues Naturalidade do avô paterno: Estremoz, freguesia dos Arcos Naturalidade da avó paterna: Évoramonte Avós maternos: Domingos Brás e Domingas Dias Naturalidade do avô materno: termo de Coimbra Naturalidade da avó materna: Coruche Contém as comissões e secretas "de genere", as inquirição de "de genere" dos avós paternos e maternos do habilitando e a certidão do batismo do mesmo.
O habilitando era colegial no Real Colégio de Vila Viçosa e compatriota do Arcebispado de Évora. O pai do habilitando era alfaiate. Avós paternos: Francisco Dias e Catarina Álvares Naturais: Sertã, freguesia de Várzea dos Cavaleiros Avós maternos: Francisco Fernandes, e Maria Álvares, lavadeira Naturalidade do avô materno: era morador em Setúbal, mas não se sabia a naturalidade Naturalidade da avó materna: Setúbal, freguesia de São Sebastião Contém: os autos de diligências "de genere" que se fizeram no Priorado do Crato por parte dos avós paternos do habilitando, em virtude da requisitória emanada pelo Arcebispado de Évora; os autos de diligências "de genere" que se fizeram no Priorado de Lisboa por parte dos avós maternos do habilitando, em virtude da requisitória emanada pelo Arcebispado de Évora.
Contém as inquirições de "vita et moribus", que se fizeram em Évora, a favor do habilitando, morador que foi na dita cidade, para ser admitido a ordens menores no Bispado do Algarve.
Contém as inquirições de "vita et moribus", que se fizeram em Évora, a favor do habilitando, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras no Bispado de Lamego.
Naturalidade do pai: Monsaraz, freguesia de Nossa Senhora da Caridade Naturalidade da mãe: Redondo Avós paternos: Diogo Dias e Isabel do Cabo Naturalidade do avô paterno: Portel Naturalidade da avó paterna: Monsaraz, freguesia de Nossa Senhora da Caridade Avós maternos: João Vernez e Isabel Varela Naturalidade do avô materno: França Naturalidade da avó materna: Redondo Contém as inquirições "de genere" e "vita et moribus" a favor do habilitando para ordens menores. Contém uma petição de Manuel do Cabo, clérigo de ordens menores, em que requer as suas diligências "de genere", que se fizeram para se ordenar, para se ausentar para as Indias Orientais.
Naturalidade dos pais: Campo Maior Avós paternos: Domingos Dias e Margarida Dias Naturais: Sardoal, Bispado da Guarda Avós maternos: Manuel Fernandes e Joana Fernandes Naturais: Campo Maior Contém as inquirições "de genere" que se fizeram no Bispado da Guarda e no Bispado de Elvas por parte dos avós dos pais e avós do habilitando.
Naturalidade da mãe: Vila Fernando, freguesia de Nossa Senhora da Conceição, Bispado de Elvas Avós paternos: Francisco Rodrigues, o velho, e Isabel Rodrigues Naturalidade do avô paterno: Estremoz, freguesia de Santo António dos Arcos Naturalidade da avó paterna: Sousel Avós maternos: Francisco Fernandes e Inês Maritins Naturalidade do avô materno: Vilar de Amargo, Bispado de Lamego Naturalidade da avó materna: Vila Fernando, freguesia de Nossa Senhora da Conceição, Bispado de Elvas Contém as inquirições "de genere" e "vita et moribus" a favor do habilitando para ordens menores.
Contém as inquirições de "vita et moribus", que se fizeram em Évora, a favor do habilitando, colegial no Real Colégio da Purificação da mesma cidade, para ser admitido a ordens sacras no Bispado da Guarda.
Contém as inquirições de "vita et moribus", que se fizeram em Évora, a favor do habilitando, estudante na Universidade da dita cidade, para ser admitido a ordens sacras no Arcebispado de Braga.
Contém as inquirições de "vita et moribus", que se fizeram em Évora, a favor do habilitando, clérigo de ordens menores, estudante que foi na Universidade da dita cidade, para ser admitido a ordens sacras no Arcebispado de Braga.
O pai do habilitando foi meirinho da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo. Naturalidade do pai: Meixedo, termo de Ucanha, Bispado de Lamego Naturalidade da mãe: Montemor-o-Novo Avós paternos: António Rodrigues e Maria Rodrigues Avós maternos: Paulo Martins e Maria Dias Alfeirão Naturais: Montemor-o-Novo Contém: as diligências "de genere" que se fizeram no lugar de Meixedo por parte do pai e avós paternos do habilitando; as diligências "de genere" que se fizeram em Montemor-o-Novo por parte da mãe e avós maternos do habilitando; as diligências de património, que contêm entre outros documentos, a escritura de dote para ordes sacras que se fizeram os pais do habilitando e os autos de justificação e avaliação do mesmo; a certidão do batismo do habilitando; as diligências de sub-rogação do património.
Avós paternos: Francisco Gonçalves e Maria Afonso Naturais: Poço Velho, Bispado de Lamego Avós maternos: Sebastião Teixeira e Guiomar Antunes Naturais Guarda, freguesia de Vela Contém: os autos de justificação para compatriota do Arcebispado de Évora, a favor do habilitando, estudante na universidade da dita cidade; a carta de compatriota; as diligências "de genere" e "vita et moribus" que se fizeram no Bispado da Guarda; as diligências e autos de património que se fizeram no mesmo bispado; Breve do Papa Inocêncio XII, a favor do habilitando, para ser ordenado de ordens sacras extra têmpora e em Sé Vacante.
O pai era advogado na cidade de Évora. Avós paternos: Pedro Álvares e Catarina Luís Naturalidade do avô paterno: França Naturalidade da avó paterna: Évora Avós maternos: Sebastião Vidigal e Inocência Pires Naturalidade do avô materno: Montemo-o-Novo, freguesia de Santa Sofia Naturalidade da avó materna: Montemor-o-Novo, freguesia da Represa Contém: os autos de justificação da fraternidade do habilitando com Manuel Vidigal, habilitado noa Arcebispado de Évora; as diligências de património que contêm, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fez o Dr. Crispim Luís; a certidão de batismo do habilitando; Breve de extra têmpora, do Papa Inocêncio XII, para ser ordenado de todas as ordens sacras.
Avós paternos: Lourenço Mateus e Vitória da Guerra Naturais: Vimieiro Avós maternos: Lourenço Fernandes Paixão e Maria Martins Louzeiro Naturalidade do avô materno: Veiros Naturalidade da avó materna: Estremoz Contém as inquirições "de genere" e "vita et moribus" a favor do habilitando para ordens menores.
Naturalidade do pai: Montemor-o-Novo Naturalidade da mãe: Évora Avós paternos: Domingos Rodrigues e Maria Lopes Naturalidade do avô paterno: Soure, freguesia de Vila Nova de Anços, Bispado de Coimbra Naturalidade da avó paterna: Montemor-o-Novo Contém as comissões, as secretas e as inquirições "de genere" de "vita et moribus" a favor do habilitando.
O habilitando era estudante na Universidade de Évora, pertendia viajar para a Cúria Romana e levar as suas diligência "de genere" e "vita et moribus". Naturalidade dos pais: Redondo Avós paternos: Jorge Rodrigues e Catarina Rodrigues Naturais: Redondo Avós maternos: Lourenço Pires e Maria Orvalho Naturais: Redondo Contém as comissões e secretas "de genere" e as inquirições.
Naturalidade dos pais do habilitando: Talhas, termo de Bragança Avós paternos: João Rodrigues e Maria Fernandes Naturais: Talhas, termo de Bragança Avós maternos: João Jorge e Catarina Afonso Naturais: Talhas, termo de Bragança Contém a sentença "de genere" passada no Bispado de Miranda a favor do habilitando e a autorização para se passar carta de compatriota do Arcebispado de Évora.
Naturalidade do pai: Évora Naturalidade da mãe: Moura Avós paternos: Francisco André (ou Francisco André Baldeira) e Maria Dias (ou Maria Dias Bicharoca) Naturalidade do avô paterno: Viseu Naturalidade da avó paterna: Évora Avós maternos: Manuel Rodrigues e Maria Vieira Naturais: Moura Contém as comissões, as secretas e as inquirições "de genere" de "vita et moribus" a favor do habilitando.
O pai do habilitando era capitão. Avós paternos: António Fernandes Viegas e Brites do Rego Avós maternos: António Vidigal Salgado e Maria Jorge Coelho Naturalidade dos avós maternos: Évoramonte, freguesia de Nossa Senhora do Freixo (atualmente pertence ao Concelho de Redondo) Contém as inquirições "de genere" por parte dos avós maternos do habilitando, as inquirições de "vita et moribus" e a certidão do batismo do mesmo.
Naturalidade dos pais: Fornos de Algodres Avós paternos: Domingos Lopes e Domingas João Naturais: Fornos de Algodres Avós maternos: Francisco da Costa e Máxima Henriques Naturais: Fornos de Algodres Contém, entre outros documentos as inquirições "de genere", que se fizeram no Bispado de Viseu, por parte dos pais e avós do habilitando, as inquirições de justificação para poder ser julgado compatriota do Arcebispado de Évora (vivia na cidade à mais de 6 anos), as inquirições de vida e costumes do habilitando para ser promovido às varias ordens; as diligências de justificação do património e o Breve de extra tempora, do Papa Clemente XI, para se ordenar de ordens sacras.
Inquirições "de genere" que se fizeram em Montemor-o-Novo, por parte da avó paterna do habilitando. Naturalidade do pai: Montemor-o-Novo Naturalidade da mãe: Monsaraz Avós paternos: Manuel Lopes e Margarida dos Reis Naturalidade do avô paterno: Arraiolos Naturalidade da avó paterna: Montemor-o-Novo Avós maternos: António Fernandes e Ana Maria Naturais: Redondo
Naturalidade dos pais: Évora Morada dos pais: Porta de Avis Avós paternos: João Fernandes Furtado e Joana Simões Naturais: Évora Morada dos avós paternos: Rua da Selaria Avós maternos: Gregório Coelho e Helena da Cruz Naturais: Évora Morada dos avós maternos: Rua dos Sapateiros
O habilitando era tesoureiro da Igreja Matriz de Serpa. Naturalidade dos pais: Sousel Avós paternos: Manuel Gomes e Isabel Fernandes Naturais: Sousel Avós maternos: Domingos Fernandes e Maria Lopes Naturais: Sousel
O habilitando estava provido de prima tonsura e dos dois primeiros graus de ordens menores, vivia na cidade de Faro. Naturalidade do pai: Elvas, freguesia de São Pedro Naturalidade da mãe: Vila Viçosa, freguesia de São Bartolomeu Avós paternos: Pedro Fernandes e Catarina Rodrigues Naturalidade do avô paterno: Vila Maior, Bispado de Viseu Naturalidade da avó paterna: Elvas Avós maternos: Manuel Marinho Pereira e Maria Gonçalves Naturais: Vila Viçosa Contém: a sentença de habilitação "de genere", passada no Arcebispado de Évora, a favor do habilitando; as inquiriçõies "de vita et moribus"; a certidão do batismo do mesmo.
Inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Terena por parte dos avós paternos do habilitando. Naturalidade dos pais: São Tiago de Terena Avós paternos: Manuel Fernandes Busca e Catarina Gonçalves Naturais: São Tiago de Terena Avós maternos: Manuel Garcia e Catarina Rodrigues Naturais: São Tiago de Terena
Os habilitandos moraram na freguesia de São Miguel de Machede, termo da cidade de Évora. Contém as inquirições de justificação da filiação dos habilitandos que se fizeram no Bispado de Castelo Branco.
O habilitando viveu em Estremoz, estudava na Universidade de Évora e era compatriota do mesmo arcebispado. Contém a carta de prima tonsura e ordes menores e as inquirições "de vita et moribus" que se fizeram em Monforte.
Inquirições "de genere" que se fizeram na vila Almodôvar por parte dos avós paternos do habilitando. Avós paternos: Domingos Rodrigues e Maria Mestre Naturais: Almodôvar Filiação da avó paterna: Francisco Mestre e Isabel Viegas
Naturalidade do pai: freguesia de São Lourenço de Carvide, Bispado de Leiria Naturalidade da mãe: Benavente Avós maternos: Clemente de Andrade e Domingas da Fonseca Naturalidade do avô materno: Óbidos, freguesia de São Silvestre de A dos Francos (atualmente pertence ao concelho das Caldas da Rainha) Naturalidade da avó materna: Alenquer, freguesia de Nossa Senhora da Assunção Contém as diligências "de genere" que se fizeram no Patriarcado de Lisboa por parte do avô materno do habilitando, em virtude da requisitória enviada pelo Arcebispado de Évora.
O habilitando encontrava-se na cidade de Coimbra e pertendia ser examinado para ordens menores na mesma cidade. Contém as inquirições "de genere" por parte dos pais e avós do habilitando e a certidão do batismo do mesmo. Naturalidade dos pais: Alcáçovas Avós paternos: João Fernandes Aires (ou João Aires Fernandes), vereador, e Catarina Freire Naturais: Alcáçovas Avós maternos: Manuel Velho e Inês Menina Naturais: Alcáçovas
Contém as diligências de visita, avaliação e justificação do dote para património, a favor de Francisco da Silveira Genuez, que se fizeram na vila de Serpa, para ser promovido a ordens sacras.
O habilitando era estudante na Universidade de Évora. Avós paternos: José Coelho e Maria Vidigal Naturais: Montemor-o-Novo Avós maternos: Filipe Coelho e Águeda Jorge Naturais: Lavre Contém: as inquirições "de genere", a certidão do batismo do habilitando; as diligências de património que constituiu para ordens sacras (consta a cópia das escrituras de dote para património que fizeram os pais do habilitando e o Padre António de Torres Pais e os autos de de posse e justificação do mesmo); a carta de subdiácono e diácono.
Contém a comissão e as inquirições "de genere" que se fizeram na vila Pavia por parte dos pais e avós do habilitando. Avós paternos: Domingos Fernandes e Maria Vieira Naturais: Pavia Avós maternos: Domingos Teles e Isabel Lourenço Naturais: Pavia
Contém as inquirições "de genere" que se fizeram na vila Pavia por parte dos pais e avós do habilitando. Avós paternos: Manuel Mendes e Margarida Carvalho Naturais: Évora Avós maternos: André Grego e Brázia Nunes Naturais: Évora
Contém as inquirições "de genere" que se fizeram em Montemor-o-Novo e na vila de Canha, por parte dos pais e avós do habilitando. Avós paternos: Manuel Fernandes, vinhateiro, e Maria Ribeiro Naturais: Montemor-o-Novo Avós maternos: Sebastião Rodrigues, sapateiro e cortidor, e Maria Dias Naturalidade do avô materno: Montemor-o-Novo Naturalidade da avó materna: Canha
Contém as inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Montemor-o-Novo por parte dos pais e avós do habilitando. Avós paternos: Gregório Nunes e Catarina Rodrigues Naturais: Montemor-o-Novo Avós maternos: André Fernandes e Margarida Teles Naturais: Montemor-o-Novo
O impetrante era estudante matriculado na Universidade de Évora e assistia na Cúria Romana. Contém as comissões para justificação do dote para património, as inquirições de justificação do mesmo que se fizeram em Redondo e Montemor-o-Novo, a cópia da escritura de doação que fez a mãe do habilitando e os autos de posse das propriedades.
O habilitando era criado da casa do Arcebispo de Évora. Naturalidade dos pais: Vila Nova de Cerveira, termo de Valença Avos Paternos: João Fernandes e Maria de Araújo Naturais: Vila Nova de Cerveira Avós maternos: Gaspar Serpe Pereira e Gracia da Rocha (ou Engrácia da Rocha) Naturais: Galiza (Espanha) Contém: as inquirições "de genere" que se fizeram a favor do habilitando em Vila Vova de Cerveira, concelho de Valença, Arcebispado de Braga; a escritura de dote para património que fez a mãe do habilitando e o auto de posse das fazendas doadas; Breve Apostólico, do Papa Inocêncio XI, para o habilitando se ordenar de todas as ordens; a justificação da idade do habilitando.
Naturalidade do pai: Lisboa Profissão do pai: ourives de ouro Naturalidade da mãe: Évora Avós paternos: António de Azevedo, ourives do ouro, "o galego" de alcunha, e Águeda Cardoso Naturalidade do avô paterno: Barcelos, freguesia de São Salvador de Lama Naturalidade da avó paterna: Lisboa, freguesia de São Julião Avós maternos: Manuel Gomes e Isabel Ribeiro Naturais: Évora, freguesia de São Mamede Contém as inquirições "de genere" que se fizeram na Patriarcado de Lisboa, por parte do pai e da avó paterna do habilitando, em virtude da requisitória enviada pelo Arcebispado de Évora, para ser promovido a ordens menores.
Contém a comissão enviada do Arcebispado de Évora, para o vigário da vila do Torrão, para se proceder a inquirições sobre a vida e costumes do habilitando.
Naturalidade dos pais: Évora Avós paternos: João Gonçalves e Incensa Dias Naturais: Évora Avós maternos: Francisco Martins e Maria Pestana Naturalidade do avô materno: Moura, Adeia de Pias Naturalidade da avó materna: Évora, freguesia da Sé Contém as inquirições "de genere" que se fizeram em Moura por parte do avô materno do habilitando.
Naturalidade do pai: Alcáçovas Profissão do Pai: escrivão da Câmara das Alcáçovas Naturalidade da mãe: Évora, freguesia de São Matias (criada na Graça do Divor) Avós paternos: João da Pena Lobo e Inês Vieira Naturais: Alcáçovas Avós maternos: Gregório Valente e Joana Vinagre Naturalidade do avô materno: Évora, freguesia de São Matias Naturalidade da avó materna: Évora, freguesia de Nossa Senhora da Graça do Divor Contém as inquirições "de genere" que se fizeram na vila das Alcáçovas por parte dos avós paternos do habilitando.
Contém o mandado, comissão e secretas, enviados do Arcebispado de Évora, para se proceder na vila de Ourique a inquirições sobre a vida e costumes do habilitando. Constam as inquirições.
Contém o mandado, comissão e secreta, enviados do Arcebispado de Évora, para se proceder em Santiago do Cacém a inquirições sobre a vida e costumes do habilitando. Constam as inquirições.
Contém o mandado, comissão e secretas, enviados do Arcebispado de Évora, para se proceder na vila de Almodôvar a inquirições sobre a vida e costumes do habilitando. Constam as inquirições.
Contém o mandado, comissão e secretas, enviados do Arcebispado de Évora, para se proceder na vila de Messejana a inquirições sobre a vida e costumes do habilitando. Constam as inquirições.
Contém o mandado, comissão e secretas para se proceder na cidade de Évora a inquirições sobre a vida e costumes do habilitando, morador que foi na dita cidade. Constam as inquirições.
Avós paternos: Manuel Antunes e Domingas Vaz Naturalidade dos avós paternos: Torrão Avós maternos: Simão Rodrigues e Brites Pereira Naturalidade dos avós maternos: Setúbal Contém a carta precatória e requisitória do Arcebispado de Lisboa, para se proceder na vila do Torrão, a inquirições "de genere" por parte dos avós paternos do habilitando. Constam as mesmas.
O pai do habilitando era pintor e natural da vila de Serpa. Avós paternos: Baltazar Boino e Leonor Dias Naturalidade do avô paterno: Serpa Naturalidade da avó paterna: Beja Contém carta precatória e requisitória do Arcebispado de Lisboa, para se proceder na vila de Serpa e na cidade de Beja, a inquirições "de genere" por parte dos avós paternos do habilitando. Constam as mesmas. Contém uma carta denunciado que a avó paterna do habilitando, filha de Vasco Ribeiro, era índia e que o pai da mesma tinha sido preso pela inquisição.
Naturalidade do pai: Évora Naturalidade da mãe: Portel Avós paternos: Filipe de Figueiredo e Catarina Simões Naturalidade dos avós paternos: Évora Avós maternos: Miguel Rodrigues e Jerónima de Lemos Naturalidade dos avós maternos: Portel Constam as inquirições "de genere" que se fizeram a favor do habilitando.
Naturalidade dos pais: São Pedro da Gafanhoeira Avós paternos: Manuel Pires Luz e Inês Brás Avós maternos: André Rodrigues e Isabel Fernandes Constam as inquirições "de genere" e de "vita et moribus" a favor do habilitando.
Constam somente as inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Arraiolos a favor do habilitando. Não refere o nome dos avós.
O habilitando era compatriota do Arcebispado de Évora e estudante na universidade da mesma cidade. Naturalidade dos pais: Castelo de Vide Avós paternos: António Fernandes e Ana Lourenço Avós maternos: António Cardoso de Matos e Catarina Fernandes Naturalidade dos avós paternos e maternos: Castelo de Vide Consta a cópia da requisitória emanada do Arcebispado de Évora, para o Bispado de Portalegre, para se proceder no mesmo bispado a inquirições "de genere" a favor do habilitando. Contém as inquirições.
Naturalidade dos pais: Estremoz Moradores na freguesia de São Bento do Mato, termo da cidade de Évora. Avós paternos: Manuel Fernandes Morgado e Catarina Lopes Avós maternos: Domingos Martins e Luzia Rodrigues Constam as inquirições "de genere" e de "vita et moribus" a favor dos habilitandos. Os habilitandos tinham fama de cristãos novos por parte da mãe. O processo não está concluso.
Naturalidade do pai: Estremoz Avós paternos: Miguel de Oliveira e Maria Rodrigues Naturalidade dos avós paternos: Estremoz Constam as inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Estremoz por parte do pai e dos avós paternos do habilitando.
Naturalidade do pai: Elvas Naturalidade da mãe: Évora (São Jordão) Avós maternos: Sebastião Fernandes e Maria Dias Garcia Naturalidade dos avós maternos: Évora (e termo) Consta a requisitória emanada do Bispado de Elvas para se proceder no termo de cidade de Évora a inquirições "de genere" por parte dos avós maternos do habilitando. Contém as mesmas.
O habilitando era irmão de Diogo Soares de Brito e foi colegial do colégio dos moços do Coro da cidade de Évora. Constam as inquirições "de genere" do habilitando. O processo está incompleto.
Avós paternos: Luís Lopes de Carvalho e Isabel Gonçalves Naturalidade dos avós paternos: Vimieiro Avós maternos: Teodósio de Sousa e Leonor Fernandes Naturalidade dos avós maternos: Arraiolos Contém as inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Arraiolos e na do Vimieiro.
Naturalidade do pai: Vila Pouca de Aguiar (freguesia de Santa Marta) Naturalidade da mãe: Pavia Avós paternos: João Fernandes, "o crespo" de alcunha, e Antónia Dias Naturalidade dos avós paternos: Vila Pouca de Aguiar (freguesia de Santa Marta) Avós maternos: Manuel Rosado e Margarida Fernandes Naturalidade dos avós maternos: Pavia Contém as inquirições "de genere" que se fizeram em Pavia e em Vila Pouca de Aguiar.
O pai habilitando foi capitão. Avós paternos: Manuel Dias Teles e Isabel Martins Gião Naturalidade dos avós paternos: São Pedro da Gafanhoeira Avós maternos: Domingos Lopes e Inês Rodrigues Naturalidade dos avós maternos: São Pedro da Gafanhoeira Contém as inquirições "de genere" que se fizeram na freguesia de São Pedro da Gafanhoeira.
Avós paternos: Manuel Cordeiro Fidalgo e Isabel Nunes Naturalidade dos avós paternos: Vila Viçosa Avós maternos: Domingos Ferreira e Madalena Mendes Naturalidade dos avós maternos: Vila Viçosa Constam as inquirições "de genere" que se fizeram em Vila Viçosa.
O habilitando era tesoureiro da Igreja de São Cristovão da cidade de Lisboa. Avós paternos: Manuel Camelo e de Inês Vieira Naturalidade do avô paterno: Lisboa (Santa Catarina) Naturalidade da avó paterna: Arraiolos Avós maternos: Luís Fragoso e de Jerónima Dinis Naturalidade do avô materno: Almada Naturalidade da avó materna: Lisboa (Santa Catarina) Contém a carta precatória e requisitória, do Arcebispado de Lisboa, para se proceder na vila de Arraiolos a inquirições "de genere" por parte da avó paterna do habilitando. Constam as mesmas.
Avós paternos: João Fernandes e Maria Rodrigues Bisavô paterno pela parte da avó: Diogo Rodrigues (cristão novo) Avós maternos: Domingos Lourenço e Maria Tisnado Contém as inquirições "de genere" que se fizeram na vila de Mourão.