Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

4 records were found.

A secção Subsídios para a Geologia na Ilha da Madeira arquiva estudos e apontamentos do século XIX ao Século XX.
Sob a designação Investigação Histórica, o Padre Fernando Augusto da Silva fez importantes estudos sobre o povoamento e história do Arquipélago da Madeira, que foram publicados em jornais e livros A secção arquiva também apontamentos e vários volumes manuscritos com estudos sobre os eclesiásticos e diversas instituições da Diocese do Funchal que tinham como objectivo uma publicação intitulada "História da Diocese do Funchal". Estes estudos serviram de suporte a outros investigadores. Assim, a secção Documentos para a História arquiva não só apontamentos, transcrições e traduções, mas também publicações em jornais e livros. A secção Investigação Histórica divide-se nas cinco séries seguintes: Documentos para a História de Portugal; A História no Arquipélago da Madeira; Cristóvão Colombo; Diocese do Funchal e Sé Catedral do Funchal. Curiosamente, o documento mais antigo deste fundo - uma quitação de 1646 - não se enquadra na tipologia geral do arquivo.
A secção Documentos Literários arquiva correspondência literária enviada ao Padre Fernando Augusto da Silva, produção literária destinada a uma antologia de poetas madeirenses e dois livros manuscritos (inéditos) com poesia satírica. Divide-se nas três séries seguintes: Correspondência do poeta António Feliciano Castilho ao Dr. J. A. Monteiro Teixeira, Poesia de Teodoro Correia e A Guyaneida.
A secção Documentos Pessoais arquiva apontamentos, notas pessoais, correspondência e textos literários. Embora o Padre Fernando Augusto da Silva tivesse sido um eclesiástico reconhecido pela sua cultura nos meios intelectuais do continente e Ilha da Madeira, o seu espólio revela-se muito incompleto para a dimensão do seu trabalho. A secção Documentos Pessoais divide-se nas duas séries seguintes: Correspondência particular e notas pessoais e Correspondência oficial.