Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

37 records were found.

Documento composto por relatórios, desde 1878 até 1894, ainda no tempo em que a Igreja se denominava Igreja Episcopal Reformada. Com os nomes de João Joaquim da Costa Almeida, José Nunes Chaves, Cândido Joaquim de Sousa (as assinaturas não parecem ser autógrafas); Refere a existência de três congregações, uma em Rio de Mouro (Congregação da Santíssima Trindade) e duas em Lisboa (a de S. Paulo no Pátio das Duas Companhias (à moeda), 123, 2.º andar e a outra na rua de S. Marçal), os nomes dos seus ministros, professores e mordomos. Este relatório é composto por diversas informações, acerca de: - Receita e despesa destas igrejas e das igrejas do norte (S. João Evangelista - Torne, S. Lázaro - Porto); Fundo dos Pobres, Fundo Paroquial, Fundo Escolar. - Nomes dos contribuintes para o Fundo Paroquial; Recortes de jornais com informações sobre: - Criação do Sínodo Geral, Comissão Permanente Geral, Sínodo Diocesano e Comissão Permanente Diocesana; Fundo Paroquial das três igrejas; Regulamento Especial para as congregações da Igreja Episcopal reformada em Portugal. - Igreja de Jesus (Rua de S. Marçal, n.º 117); Igreja de S. Pedro (Largo das Taipas à Praça da Alegria, em Lisboa); Igreja do Redentor - Porto (Rua do Visconde de Bobeda); Congregação e escolas do Bom Pastor - Candal - Vila Nova de Gaia; Igreja de Vila Nova de Gaia - Torne: colectas, receita e despesa destas igrejas. - Baptisados, casamentos e óbitos; - Banco de artistas (Torne); - Sociedade de Socorros a Doentes (Torne); - Aula Nocturna para adultos (Torne); - Aula Dominical para crianças (Torne); - Sopa Económica (Torne); - Gabinete de Leitura (Torne); - Escola do Torne - festas escolares, exames de admissão aos liceus; instrução secundária especial
Livro de Atas da Assembleia Geral do Arciprestado do Sul: Apresentação do cónego Olifiers, presbítero da Igreja Episcopal dos Estados Unidos da América; Eleição dos membros da Comissão do Arciprestado; Atividades religiosas; Assistência à terceira idade; Análise de resoluções do Sínodo; Análise orçamental das paróquias; Missão do Algarve; Congressos.
Copiador constituído pelos seguintes documentos: termo da consagração da Capela do Redentor a S. Lázaro, Porto (1884-03-11); ofício do Exmo. Senhor João Cleife cedendo ao Sínodo Diocesano da Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica o uso da Capela de S. Pedro em Lisboa (1886-01-09); licence of Lord Plunket, Archbishop of Dublin (autorização para Thomas Pope nomear um presbítero na capela de S. Pedro) - (1885-09-08); ofício relativo à colocação de uma pedra comemorativa na igreja de S: Pedro em Lisboa (1885-10-22); escritura de doação do terreno em que está sita a capela da Santíssima Trindade (1878-03-22) - Cópia de certas actas da Junta Paroquial da Igreja do Redentor a S. Lázaro e um ofício concernente a vários reparos no dito edifício (1883-05-30; 1883-10-10; 1883-11-02;); cópia do ofício - À ilustríssima Junta da Igreja Lusitana, em S. Lázaro (1883-11-05); concessão da parte do Diogo Cassels ao Presidente dos Corpos Superiores de certos direitos relativos a obras na capela do Redentor, Porto (1885-02-20); ofício da parte da Comissão Permanente Diocesana à Junta Paroquial da Igreja do Redentor a S. Lázaro concernente várias obras no dito edifício (1885-03-09); resposta da Junta Paroquial da Igreja do Redentor a S. Lázaro ao ofício da Comissão Permanente Diocesana (1885-03-21); relação da mobília da Igreja de Jesus em Lisboa (1884-11-23); orçamento de várias obras da Igreja da Santíssima Trindade (1888-07-16); escritura de compra e venda do terreno em que foi edificada pelo Exmo. Senhor João Cleife, a igreja de S. Paulo das Taipas, Lisboa (1885-02-23). Tem anexadas cópias dos seguintes documentos: reconhecimento (1884-03-07); 2 Certidões (1885-01-17/1885-01-26); procuração passada pela Companhia "The South of Europe Lands and buildings limited" ao cónego Pope (1894-04-18); power of Attorney to Thomas Godfrey Pembroke Pope to represent "South of Europe Lands and Buildings Company Limited" (S/D); paper from S. G. J. C. Henriques "The South of Europe Lands and Buildings Company Limited" (S/D); "South Europe Lands and Buildings Company Limited". LEtter from Sr. Henriques to Canon Pope" (1895-05-28); will of John Cleife (extracts from (S/D); power of attorney given by Pulvertaft Co. to T. Godfrey P. Pope to represent the firm in Lisbon (1899-01-16); copy of lease from manager of Presbyterian Church at Marianos to British and foreign Bible Society (1890-06-11); copy of lease from manager of Presbyterian Church at Marianos to Mr. Harris (1895-08-23); translation. Thi s is the document marked G. J. C. H. / referred to in the affidavit of Guilherme João Carlos Henriques sworn before me this seventh day of March 1899.
Joaquim dos Santos Figueiredo escreve a André Cassels com as suas razões para o não envio do memorial a Lambeth.
Joaquim dos Santos Figueiredo escreve carta a André Cassels sobre o memorial a enviar a Lambeth.
Carta de Joaquim dos Santos Figueiredo a Diogo Cassels sobre as suas discordâncias acerca do memorial a enviar a Lambeth.
Joaquim dos Santos Figueiredo escreve carta aos membros da Igreja Lusitana sobre convocação da Comissão Permanente.
Cópia de ata do Arciprestado do Sul: projeto Fundação Diogo Cassels.
Correspondência enviada ao Sínodo Diocesano: carta de José Pereira Martins ao Presidente do Sínodo Joaquim dos Santos Figueiredo sobre o divórcio; Conference the Lambeth - law of the divorce; pedido de carta de pregador licenciado a Alfredo de Carvalho; carta da Igreja do Redentor com pedido para pregador leigo; Cópia de carta de Frederic Flower ao Arcebispo de Armagh; cartas sobre o Primeiro Congresso da Igreja Lusitana; carta testemunhal de Ayres Serrano e Silva; requerimento de José dos Santos ao Sínodo para ser evangelista da Igreja de S. Pedro; requerimento de Júlio Gomes dos Santos para ser evangelista na Igreja do Salvador do Mundo; requerimento de Henrique Gama para ser pregador licenciado; requerimento de António Peres Júnior para ser evangelista na igreja do Salvador do Mundo; declaração formal de obediência canónica de John Mason Harden.
Relatórios relativos às atividades da Igreja, a nível nacional.
Livro de atas da Assembleia Geral do Arciprestado do Sul, com 50 fólios numerados e rubricados pelo Arcipreste.
Mapas do movimento da Sociedade de Senhoras da igreja de S. João Evangelista com o registo da receita e da despesa.
O Sínodo é o órgão máximo da Igreja Lusitana que superintende todas as paróquias e missões. É convocado pelo Bispo que é a autoridade máxima da Igreja; é uma assembleia que reúne leigos e presbíteros.
Esboço da Fé Cristã, vulgarmente chamado catecismo: A natureza humana; Deus-Pai; A antiga Aliança; Os Dez mandamentos; Pecado e Redenção: Quem é o Messias; Deus-Filho: A Nova Aliança; Os Credos; Que é o ; Que é o ?; O Espírito Santo?; As Sagradas Escrituras; Que são so Apócrigos?; A Igreja; Qual a missão da Igreja; O Ministério; Oração e Culto; Os Sacramentos; O Batismo; A Eucaristia; Outros ritos sacramentais; A Eucaristia Cristã;
Consultas feitas a advogados sobre a legalidade de nomeação de bispos, de acordo com a legislação portuguesa.
Convocatórias para reuniões do Sínodo da Igreja Lusitana.
Cópias de cartas de Joaquim dos Santos Figueiredo, presidente do Sínodo, sobre o memorial a enviar a Lambeth.
Ata do Sínodo da Igreja Lusitana de 20 de dezembro de 1882: eleições, regulamento geral.
Ata do Sínodo da Igreja Lusitana de 4 de junho de 1883: eleições corpos gerentes, conselho dos bispos, Diogo Cassels eleito presbítero de Vila nova de Gaia, novo livro e Oração Comum.
Ata do Sínodo da Igreja Lusitana de 5 de novembro de 1897: esforços para que o reverendo Thomas Poppe fosse reconhecido bispo da Igreja Lusitana.
Ata do Sínodo da Igreja Lusitana de 27 de dezembro de 1884: eleições.
Ata do Sínodo da Igreja Lusitana de 29 de dezembro de 1898: candidatos às ordens sacras, transferência de imóveis para a empresa Pulvertaft.
Ata do Sínodo da Igreja Lusitana de 27 de novembro de 1893: determina-se oficialmente que o sínodo reúna uma vez por ano.
Ata do Sínodo da Igreja Lusitana de 8 de março de 1880: visita do bispo Riley a Portugal; organização da Igreja Episcopal Reformada em Portugal; eleições; regulamento geral da Igreja Lusitana.
Ata do Sínodo da Igreja Lusitana de 29 de junho de 1894: visita de um representante da igreja do Redentor no Porto, discussão em torno da necessidade da Igreja Lusitana ter um bispo.
Ata do Sínodo da Igreja Lusitana de 08 de março de 1892: Sociedade Auxiliadora de Londres, preparação da visita do arcebispo de Dublin, Lord Plunket.
Ata do Sínodo da Igreja Lusitana de 2 a 4 de dezembro de 1880: nomeações para a comissão permanente, cânones da Igreja.
Ata do Sínodo da Igreja Lusitana de 10 de maio de 1892: decisão de que os membros do sínodo serão os mesmos da comissão permanente.
Ata do Sínodo da Igreja Lusitana de 6 de dezembro de 1880: considerada extraordinária, devido a erros da anterior.
Ata do Sínodo da Igreja Lusitana de 28 de novembro de 1890: discussão sobre uma nova capela em Lisboa.
Ata do Sínodo da Igreja Lusitana de 2 de março de 1891: visita dos representantes da igreja do Bom Pastor em Vila Nova de Gaia.
Ata do Sínodo da Igreja Lusitana de 9 de janeiro de 1886: eleições, congregação de S. Pedro, Lord Plunket torna-se membro provisório do conselho de bispos.
Ata do Sínodo da Igreja Lusitana de 7 de dezembro de 1897: substituições nas congregações.
Atas do Sínodo Diocesano da Igreja lusitana: eleições, regulamentos, relações institucionais, cânones.
Ata do Sínodo da Igreja Lusitana de 28 de dezembro de 1889: abertura do colégio evangélico lusitano em Lisboa.