Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
102 records were found.
Copiador de correspondência enviada da junta paroquial da igreja de S. Paulo.
Correspondência recebida pela junta paroquial da igreja de S. Paulo, organizada alfabeticamente com sepradores.
Correspondência diversa recebida pela junta paroquial da igreja de S. Paulo.
A Sociedade de Esforço Cristão Juvenil, anexa à Igreja de S. Paulo, tinha como função promover o desenvolvimento espiritual, intelectual e moral mediante reuniões ou conferências científicas, históricas, religiosas, visitas de estudo, criação de um jornal e outros processos julgados convenientes.
Estatutos da Sociedade de Esforço Cristão Juvenil: denominação e afins; sócios (ativos, auxiliares, agregados, beneméritos, honorários); deveres; direção (presidente, secretário, dois tesoureiros, vogal); assembleia geral; da revisão de contas; disposições gerais.
Livro de termos de posse do grupo pró-música sacra. Este livro tem apenas um termo de posse.
Livro de registo de membros do grupo Pró-música Sacra com indicação do endereço e quotização.
Livro de batismos realizados na Igreja Lusitana Evangélica de S. Paulo, com termo de abertura assinado por António Pinto Ribeiro Júnior.
Livro de registo de óbitos da Igreja de S. Paulo. Contém registo de cidadãos alemães luteranos e ingleses.
Escritura de sociedade, por um período de 21 anos, tendo como sede um escritório localizado em Dublin.
A sociedade poderia comprar, vender ou arrendar; construir e manter edifícios; editar, imprimir e publicar trabalhos literários; fazer investimentos; gerir hipotecas. O capital da sociedade deveria ser dividido em partes iguais pelos sócios, assim como os lucros ou perdas. As contas deveriam ser apresentadas, cada ano, mediante apresentação de um balanço e assinado por todas as partes.
Minuta de escritura de fideicomisso. Um fideicomisso (trust) é um acordo sob o qual dinheiro ou outros ativos são mantidos e geridos por uma pessoa para o beneficio de outra.
Minuta de uma escritura ente Alice Howorth, baronesa de Howorth de Sacavém, Thomas Godfrey Pembroke Pope, James Plunket e Thomas Pulvertaft como administradores de 500 libras que poderão ser investidas em qualquer fundo do governo britânico, Índia ou outras colónias. Servindo de modelo para uma escritura original.
Escrituras imóveis da Igreja Lusitana que eram geridos pela empresa Pulvertaft.
Registo das celebrações litúrgicas realizadas na igreja de S. Paulo.
Livro de receita e despesa do Fundo Pastoral da igreja de S. Paulo: coletas, saldos, juros de depósitos. Trata-se de um fundo geral da igreja de S. Paulo.
Livros de registo do Fundo Paroquial da Igreja de S. Paulo: contribuintes, coletas, donativos, legado Rui Gameiro e Maria Helena, arrendamentos, compromissos pastorais, compromissos regulares, contribuições especiais, publicações, gastos gerais.
Cópia da declaração de confiança de William McCall Esqro, sobre empréstimo da Pulvertaft.
Constituição, organização, regulamentação da Liga de Esforço Cristão da igreja de S. Paulo.
Sociedade de Esforço Cristão da Igreja de S. Paulo.
O fundo da igreja de S. Paulo é constítuido pelas seguintes secções e sub-fundos: SC COR: constituição, organização e regulamentação; SC JP: junta paroquial; SC CUL: culto; SC GF: gestão financeira; SC ED: escola dominical; SC CEL: Coro Evangélico Lusitano; 5 sub-fundos: SF: Ação de Renovação Cristã; SF: Sociedade de Esforço Cristão; SF: Sociedade de Senhoras da Paróquia de S. Paulo; SF: Juventude Auxiliar da Igreja Evangélica de S. Paulo; SF: União Cristã Evangélica; SF: Grupo 53 de Escuteiros; SF: Colégio Evangélico Lusitano.
The archival fonds of the church of S. Paulo is constituted by the following sections and sub-fonds: SC COR: constitution, organization, and regulation; SC JP: parish council; SC CUL: cult; SC GF: financial management; SC ED: Sunday school; SC CEL: Evangelical Lusitanian Choir; 5 sub-funds: SF: Christian Renewal Action; SF: Christian Effort Society; SF: São Paulo Parish Ladies' Society; SF: Auxiliary Youth of the Evangelical Church of S. Paulo; SF: Evangelical Christian Union; SF: Scout Group 53; SF: Colégio Evangélico Lusitano
Série composta por um livro de registo de presenças nas reuniões de estudo bíblico e de consagração da igreja de S. Paulo.
A paróquia de S. Paulo, tal como as outras paróquias da Igreja Lusitana, é regida pelos Cânones e Regulamento Geral. Em 1912, por imposição legislativa (Lei da separação da Igreja do Estado de 20 de Abril de 1911), procedeu à redação dos Estatutos da Igreja Lusitana Evangélica de S. Paulo em que passa a designar-se como Corporação Cultual. No entanto, a nível administrativo manteve a sua organização original.
Estatutos constítuidos por 12 artigos sobre: denominação de Corporação Cultual; competências da comissão administrativa; assuntos ecelsiásticos; membros eleitores; competências da Assembleia Geral.
Livro de receita e despesa do Fundo Pastoral da igreja de S. Paulo: coletas, saldos, juros de depósitos.
Livro de caixa do fundo de viúvas da paróquia de S. Paulo. Apoio monetário às viúvas da Igreja Lusitana.
Mapas estatísticos das Escolas Dominicais da União Regional do Norte: escola do Mirante, Monte Pedral, Lordelo, Bonfim, Azevedo, Valbom, Foz, 1ª Igreja Baptista, 2ª Igreja Baptista, Contumil, Miragaia, Torne, Prado e Oliveira do Douro.
Correspondência da União Regional do Sul das Escolas Dominicais de Portugal, sita na igreja de S. Paulo,com os seguintes assuntos: circulares, referência a quadros de alunos, reuniões, publicação "O Amigo da Infância", notas de balancetes, censos.
Livros de registos de quotas da Igreja de S. Paulo com indicação do nome do membro, residência e valor da quota.
Secção constituída por documentos relativos à administração financeira da paróquia de s. Paulo.
Fundos Paroquiais da igreja de S. Paulo: trata-se de diversos fundos para fins específicos como o fundo dos pobres, fundo de obras, entre outros.
Livro de registo de receita e despesa da igreja de S. Paulo: donativos, despesas gerais, fundo paroquial, fundo dos pobres.
Livro de razão com os seguintes elementos: donativos, despesas gerais, biblioteca, contribuintes, quermesses, balanços
Secção composta pelas seguintes séries:
SR RD: Receita e despesa
SR FAT: Faturas
SR CED: Caixa da Escola Dominical
SR CPUL: Caixa da Pulvertaft
SR LQ: Livros de Quotas
SR QM: Quotas da Missionação
SR CM: Contribuições mensais
SR CFT: Caixa do Fundo do Templo
SR BAL: Balancetes do Fundo Paroquial
SR RD: Registos de donativos
SR DC: Documentos de caixa
Pasta com recibos de pagamento de quotas, ao tesoureiro, para expansão missionária.
Livro de registo de receita e despesa da Igreja de S. Paulo.
Livro de receita e despesa da Igreja de S. Paulo.
Livros de registos de quotas da Igreja de S. Paulo com indicação do nome do membro, residência e valor da quota.
Registo de receita e despesa da igreja de S. Paulo que contém: coletas, quotas, venda de livros, obras do colégio, despesas de manutenção do edifício, pagamento ao organista, gratificações a presbíteros.
Livro de registo de caixa da Pulvertaft: recebimento, depósitos, pagamentos, despesas gerais, Aid Society, Eclof, reparações, tesouraria administrativa, seguros, juos pagos, auxílios
Apólices de seguros e contratos da igreja de S. Paulo.
Documentos de crédito e previdência da igreja de S. Paulo. Documentos de crédito e previdência da Caixa Geral de Depósitos.
Registos de presenças, faltas e pagamento de quotas dos alunos do sexo feminino e masculino da escola dominical e da escola diária da igreja de S. Paulo entre 1897-1899 e entre 1964-1968.
Correpondência recebida da paróquia de S. Paulo.
Livro do jubileu da Igreja Lusitana, da autoria de Eduardo Moreira, mas que não teve continuidade. Tem termo de abertura: "Este livro do jubileu servirá para nele se transcreverem documentos que interessam à história da Igreja Lusitana de S. Paulo, desde a sua fundação no dia 24 de Janeiro, vigília da festa da conversão de S. Paulo, do ano de 1876."
Atas da Assembleia Eleitoral da Paróquia de S. Paulo: resultados eleitorais, membros eleitos (efetivos, suplentes, membros eleitores), listas de contribuintes com direito a voto, editais.
Processo de construção do Colégio Lusitano: propostas enviadas à Pulvertaft, copiador de correspondência enviada, correspondência recebida, legislação, cópias de requerimentos, projeto de alterações (plantas e cortes).
Livro de registo de casamentos das Igrejas de S. Paulo, Igreja de Jesus e Igreja de S. Pedro.
Estatutos do esforço Cristão da Igreja de S. Paulo:
- Da instituição e fins;
- Dos sócios, suas categorias, direitos e deveres;
- Da direção;
- Da divisão da Sociedade em dois núcleos;
- Da Assembleia Geral;
- Da vigilância da Sociedade;
- Das Sub-Comissões;
- Das reuniões de revista;
- Das reuniões regulares;
- Do regulamento interno.
Série composta por um livro de registo de membros da igreja de S. Paulo.
Áreas geográficas e topónimos: Igreja de S. Paulo (Lisboa, Portugal) • Assuntos: Ata.
Secção composta pelas seguintes séries:
SR AT: Atas da Junta Paroquial
SR AP: Assuntos Pendentes
SR REL: Relatórios
SR CCE: Copiador de correspondência enviada
SR CR: Correspondência recebida
SR DD: Documentos diversos
SR CP: Correspondência de párocos
Livro de atas da Assembleia Eleitoral da Congregação de S. Paulo com eleições do presidente (ministro da igreja de S. Paulo), secretário, escrutinador, vogais efectivos e suplentes.
Áreas geográficas e topónimos: Igreja de S. Paulo (Lisboa, Portugal) • Assuntos: Assembleia Eleitoral.
registos de contribuintes com direito a voto na Assembleia Eleitoral.
Registo de pessoas que pagavam a sua contribuição para a Igreja, com indicação do nome, importância e morada. Contém também registos de quotizações, coletas para diversos fundos, movimentos de livros de oração comum e donativos.
Livro de registo de casamentos das Igrejas de S. Paulo, Igreja de Jesus e Igreja de S. Pedro.
Registos de casamentos da igreja de S. Paulo celebrados pelo Reverendo Cónego Eduardo Moreira.
Áreas geográficas e topónimos: Igreja de S. Paulo (Lisboa, Portugal).
Estatutos da Juventude Auxiliar da Igreja de S. Paulo: dos deveres dos sócios; da direção; da assembleia geral.
Registo de pessoas que pagavam a sua contribuição para a Igreja, com indicação do nome, importância e morada. Contém também registos de quotizações, coletas para diversos fundos, movimentos de livros de oração comum e donativos.
A Juventude auxiliar da Igreja de S. Paulo foi fundada em 14 de maio de 1936. Segundo os seus estatutos era composta por uma assembleia geral ordinária, presidida pelo pastor da igreja. A direção era composta por seis elementos eleitos pela assembleia geral, estes elementos, por sua vez, escolheriam entre si um presidente, um secretário e um tesoureiro.
Livro caixa da receita e despesa da Juventude Evangélica Portuguesa. A partir de 1965 passou a ser o livro caixa da capela de Santo André.
Documentos da Escola Dominical da igreja de S. Paulo.
Produções recebidas dos jogos florais de 1952: quadras populares e outras poesias.
Livro do Movimento de Revigoração da Igreja, criado por Eduardo Moreira e outros membros da Igreja Lusitana, com o fim de renovar algumas questões teológicas da Igreja.
Registos de celebrações litúrgicas, reuniões de membros, estudo bíblico da igreja de S. Paulo.
Livros de registo de caixa da Escola Dominical da Paróquia de S. Paulo com registos de saldos, coletas, despesas e aquisições de livros.
Documentos de movimentos bancários da paróquia de S. Paulo. Contém contas da Pulvertaft.
Contribuições mensais para a Junta Paroquial da igreja de S. Paulo.
Livros de registo de caixa da Pulvertaft, empresa gestora dos bens da Igreja Lusitana.
Registos de donativos para a Igreja de S. Paulo.
Registo de caixa do Fundo do Templo. Tratava-se de um fundo específico para o edifício da igreja de S. Paulo (antigo convento dos Marianos).
Balancetes do Fundo Paroquial da Igreja de S. Paulo: coletas, donativos, publicações, arrendamentos, compromissos pastorais, compromissos regulares, contribuições especiais.
Livro de registo de receita e despesa da igreja de S. Paulo.
Projeto de Estatutos da Corporação encarregada do culto da igreja de S. Paulo
Registo de membros da igreja de S. Paulo com indicação do nome, endereço, nacionalidade, telefone, freguesia, estado civil, profissão, filiação, batismo, confirmação.
Minuta do Regulamento da Junta Paroquial de S. Paulo: secretário, membros, tesoureiro, presidente da junta, zeladora.
Regulamento das atribuições da zeladora: depositária das chaves; tomar conta da correspondência; limpeza dos edifícios; conservação das toalhas da comunhão.
Livro de estatísticas de ofícios religiosos da igreja de S. Paulo com referência a: data, dia, hora, oficiante, pregador, assunto do sermão, coleta, contador, assistentes (adultos, crianças, comungantes), hinos e observações.
Livro de atas da Junta Paroquial da Igreja de S. Paulo:
- Gestão de património;
- Relatórios de contas;
- Donativos;
- Transferência de clérigos;
- União da Juventude;
- Assembleia Eleitoral.
Livro de registo destinado a inscrever os indivíduos que voluntariamente se apresentem ao ministro da igreja. Contém os seguintes elementos: nome, estado civil, idade, residência, data de admissão, membros à prova, membros comungantes e observações.
Estatutos da igreja de S. Paulo compostos por 12 artigos.
Copiador de correspondência enviada 1980-1988 pela junta paroquial da paróquia de S. Paulo.
Livro de batismos realizados na Igreja Lusitana Evangélica de S. Paulo com termo de abertura assinado por António Pinto Ribeiro Júnior.
Correspondência enviada a autoridades, órgãos públicos e biblioteca municipal de Lisboa.
Minutas de escrituras de constituição da empresa Pulvertaft & Co.
Livro de registo de presenças nas reuniões de estudo bíblico e de consagração da igreja de S. Paulo.
Copiador de correspondência enviada da junta paroquial da igreja de S. Paulo.
Correspondência recebida pela igreja de S. Paulo de diversas entidaspúblicas e privadas.
Áreas geográficas e topónimos: Lisboa (cidade, Portugal) • Assuntos: Escritura.
Livro de atas da Junta Paroquial da Igreja de S. Paulo com termo de abertura assinado por Joaquim dos Santos Figueiredo:
- Conservação da igreja e da escola;
- Cobrança de quotas;
- Orçamentos;
- Donativos;
- Relação com a empresa Pulvertaft;
- Eleições da Junta Paroquial;
- Apresentação de contas.
Correspondência entre párocos da igreja de S. Paulo e paróquia de S. Pedro: Lauro Borba da Silva, Leopoldo Figueiredo.
Livro de registo de clebrações litúrgicas da igreja de S. Paulo.
Movimentos financeiros mensais da paróquia de S. Paulo.
Livro de registo de celebrações litúrgicas da igreja de S. Paulo com referência à data, dia litúrgico, hora, dizente do serviço litúrgico, pregador, assistência, assunto do sermão, coleta e observações.
Livro de registo de celebrações litúrgicas da igreja de S. Paulo, denominada de congregação. Tem indicação do número de assistentes (adultos, crianças e comungantes), assunto do sermão, colecta e observações.