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Descrição da receita f. 1-14 e despesa f. 16-45, resumo da receita f. 46, resumo da despesa f. 47-48 e encerramento da conta f. 48 (1760-09). Tesoureiro: Filipe de Santiago Ribeiro. Escrivão da Mesa: Tomás de Aquino Tavares; Francisco Xavier de Sousa.
Índices no início do livro - “alfabeto da receita deste livro” f. 1 e “alfabeto da despesa deste livro” f. 1 v.º, a descrição da receita f. 2-14 e despesa f. 18-41, resumo da receita f. 42, resumo da despesa f. 43 e encerramento da conta f. 44 (1760-09). Tesoureiro: Filipe de Santiago Ribeiro. Escrivão: Mateus Francisco Padrão; Francisco Xavier Sousa.
Índices iniciais - “alfabeto da receita deste livro” f. 1 e “alfabeto da despesa deste livro” f. 1 v.º, descrição da receita f. 2-14 e despesa f. 18-39, resumo da receita f. 40, resumo da despesa f. 41 e encerramento da conta f. 42 (1755-08-17). Tesoureiro: Nuno Prestes da Silva. Escrivão: Mateus Francisco Padrão.
Índices no início do livro - “alfabeto da receita deste livro” f. 1 e “alfabeto da despesa deste livro” no f. 1 v.º, a descrição da receita f. 2-14 e despesa f. 18-38, resumo da receita f. 40, resumo da despesa f. 41 e encerramento da conta datado de 1754-08-18 no f. 42. Tesoureiro: Nuno Prestes da Silva. Escrivão: Mateus Francisco Padrão.
Série documental constituída por dezassete livros, com os registos de receita e despesa da Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Encarnação, respeitando, cada um destes livros, a um ou mais anos económicos, apresentando as contas do irmão tesoureiro respeitantes à gestão económica da Igreja. A apresentação das verbas de receita e despesa da Fábrica é realizada da mesma forma que nos livros dos livros da receita e despesa da Irmandade (ver séries com a ref.ª PT-INSE-ISSIE/GF/03, PT-INSE-ISSIE/GF/03/01 e PT-INSE-ISSIE/GF/03/02). Inclui, como nas séries referidas, um resumo da receita e um resumo da despesa no final de cada ano económico ou quando se verifica mudança de tesoureiro, um termo de encerramento da conta, assinado pelo juiz, procurador da Mesa, procurador da Irmandade e pelo escrivão, este último também responsável pela escrita dos livros, assinando, juntamente com o tesoureiro, os registos de recebimentos e pagamentos. Os livros 1 a 3 apresentam também um índice inicial, com um alfabeto da receita e um da despesa, separados, referentes a cada um destes livros, fazendo referência à receita e à despesa e indicando o fólio respectivo.
Registo das despesas realizadas com a obra de reconstrução da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, organizados à semana, apresentando cada folha de obra os seguintes elementos, dispostos em colunas: ano, mês e dia, número e semana, a descrição de cada um dos pagamentos realizados, o valor pago para cada tipo e quantia total paga na semana. Os pagamentos referem-se a despesas realizadas com os salários de pedreiros, carpinteiros, canteiros, trabalhadores e arquitecto e com a despesa dos materiais empregues: cal, areia, pedra, madeiras, ferragens, tijolos, telhas e outros. Nas folhas 17 e 18 apresenta uma nota das quantias de papel moeda despendidas segundo as folhas de despesa, entre Janeiro de 1820 e 5 de Dezembro de 1824.
Despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento relativa às obras para reedificação da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação. Apresenta, relativamente a 1755/1756, a despesa com o primeiro desentulho; a despesa com a construção de uma barraca e telheiro que se fez dentro da Igreja queimada e com o segundo desentulho, por ter caído o frontispício da Igreja (f. 2 e 2 v.º); a despesa com o transporte e fundição da prata e sua redução a barras (f. 3). Relativas a 1756/1757, apresenta as despesas com o concerto do telheiro arruinado pela pedraria que caíra do frontispício da Igreja e despesa do respectivo desentulho (f. 4); despesa com os materiais e jornais que se fez para apear, numerar e arrumar as pedras da torre (f. 4 v.º - 5). Em 1757/1758 apresentam-se as despesas com a demolição da torre da Igreja e com a arrumação das pedras e caliça das paredes da Igreja e torre (f. 6).
Série constituída por dois livros com a descrição das despesas efectuadas com a reconstrução da Igreja, desde o desentulho da antiga Igreja, arruinada pelo Terramoto de 1755 e incêndios que se seguiram, até à sua reedificação total. Existe um livro de despesas com as obras de reedificação da Igreja, referente ao período entre 1790 e 1803, nos livros particulares do Tesoureiro Colffs (ver livro ref.ª PT-INSE-ISSIE/GF/TC/03-01).
Certidão do Registo Predial de Posse do prédio urbano da Igreja denominada de Nossa Senhora da Encarnação e seus anexos, situada no Largo do Chiado, antiga rua Garrett, freguesia da Encarnação.
Relatório resumido da Avaliação da Propriedade da Igreja e anexos, pertencente à Irmandade do Santíssimo Sacramento da Freguesia de Nossa Senhora da Encarnação de Lisboa. Foi avaliador Alfredo Sacaria de Abreu, inspector-avaliador do Crédito Predial Português.
Três certidões do Escrivão da Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, em que descreve a forma como são despendidos os rendimentos que deixou Francisco Ramos de Miranda à dita Irmandade, para alumiar e ornamentar o Altar de S. José e sua Capela na Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, fazendo-se também uma comemoração no dia do mesmo Santo. Testador: Francisco Ramos de Miranda.
Pública-forma da Carta Régia de 2 de Maio de 1865, passada em virtude do Decreto de 28 de Março do dito ano, pelo qual a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paroquial Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, foi autorizada a vender duas propriedades de casas situadas na Rua da Atalaia números 13 a 25, e outra na Rua da Cruz números 79 e 81.
Diversos documentos refentes às propriedades de casas da Irmandade do Santíssimo Sacramento: 1) Certidão do auto de arrematação em hasta pública do prédio que foi da Real Irmandade do Santíssimo Sacramento da Freguesia da Encarnação pela firma Mariano Irmãos em 1886-10-21, referindo-se à propriedade contígua à Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, ficando o arrematante obrigado a manter a serventia para a Sacristia e oficinas da Igreja pela porta do prédio arrematado (1887-02-04 - 1887-03-17). 2) Certidão da Sentença dos Autos Cíveis em que são autores António Mariano Goulart, sua mulher e outro sócio da firma Mariano & Irmãos e ré a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Freguesia da Encarnação (1892-06-21). 3) Cópia do Acórdão proferido nos Autos Cíveis em que foram partes, António Mariano Goulart & Irmãos e a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Freguesia da Encarnação (1893-08-23). 4) dois rascunhos de uma escritura pública amigável entre a Irmandade e a firma Mariano & Irmãos (sem data). 5) Certidão do recurso dos Autos Cíveis em que são autores António Mariano Goulart e outros e ré a Irmandade do Santíssimo Sacramento (1895-04-13).
Organizado cronologicamente, apresentando primeiro a receita, seguida da despesa e dos resumos e termo de encerramento. A receita é referente sobretudo ao recebimento de juros de dívidas f. 1-4, 24 e 27 e, em relação às despesas, apresenta as relativas ao funeral, que inclui esmolas aos pobres, acompanhamento do funeral, cera, caixão, armação da casa, sinais do dia do óbito, esmolas de missas, entre outros f. 14-22, 25. Apresenta ainda o termo de encerramento da conta nos f. 23 e 26. Inclui também outro tipo de despesas, registadas depois do encerramento da conta, como as de pagamento ao procurador para satisfação de negócios relativos à testadora, pagamento de ordenados e outros por contas dos legados nos f. 29 a 38. Na capa tem uma nota a dizer que faleceu a 24 de Dezembro de 1754. Existem alguns papéis soltos, em mau estado. Possui termo de abertura mas não apresenta termo de encerramento. Testadora: Teresa de Jesus Aurélia. Tesoureiro: Filipe de Santiago Ribeiro. Escrivão: Nuno Prestes da Silva; Francisco Xavier de Sousa.
Processos de correspondência com inquilinos das propriedades da Irmandade do Santíssimo Sacramento: Henrique Manuel Serra Lopes (1993), Rosa Adelino, L.da (1952-1958), José Pimenta e Laurinda Duarte da Costa (1958-1996), José Fernandes Martins e esposa (1979-1980), José Maria da Silva (1952), Ventura Ledesma Abrantes (1950 e 1969), António Gonçalves Calçada (1991-1996) e António Costa (1955-1994).
Contém documentos referentes à posse e venda, pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, de diversas propriedades, na Rua da Atalaia, Rua da Cruz, prédio anexo à Igreja e outros documentos que provam o direito de posse do pátio e anexos à Igreja, assim como do direito de servidão de acesso pelo prédio localizado no Largo do Chiado. Inclui ainda uma avaliação da propriedade da Igreja e anexos, datada de 1937.
Apresenta um formulário impresso, registando o nome, morada, profissão, estado civil (se for casado ou viúva, o nome do cônjuge) e se tem filhos e quantos são maiores e menores, data de arrendamento inicial e valor da renda a pagar. Em relação à propriedade indica se a casa/quarto tem janelas, quantas divisões possui, se são interiores ou não, se são esconsas, se possui instalação eléctrica e quantas lâmpadas e se o inquilino participa no pagamento de água e electricidade.
Correspondência trocada entre a Irmandade e os inquilinos das casas anexas à Igreja e das lojas da Rua do Alecrim, de que a Irmandade era a proprietária.
Apresenta, no cabeçalho de cada folha, a designação da rua e a indicação do semestre e, em colunas, a loja ou andar e o número, valor da renda, nome do inquilino e os valores auferidos em papel, metal e o total.
Série constituída por um livro em que se regista a matrícula dos inquilinos das casas que constituíam propriedade da Irmandade.
Transcrição do Acórdão celebrado a 29 de Abril de 1748, entre a Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e a viúva do irmão Nicolau Pereira, D. Teresa dos Reis, em que se aceitava a administração e provimento de quatro Capelas instituídas no seu testamento por Nicolau Pereira nos f. 1 a 3. Inclui ainda os termos de provimento dos capelães e o termo de aceitação da serventia de uma das capelas f. 11-12. Apresenta a receita e despesa relativas às capelas instituídas f. 27-38, respeitantes aos anos de 1748/1749: receita f. 27-28, despesa f. 29-31, resumo da receita e despesa f. 31 v.º e o encerramento f. 32; e de 1749/1750 - receita f. 34-37, despesa f. 37 v.º-38 e o resumo da receita e despesa f. 38 v.º. Testador: Nicolau Pereira. Escrivão: António Rodrigues; Mateus Francisco Padrão.
Assento de uma única certidão do cumprimento das missas e de confissões realizadas pelo capelão, conforme as cláusulas da Capela instituída pelo Padre Pascoal da Costa, cura da Freguesia de Nossa Senhora da Encarnação. A certidão diz respeito ao cumprimento das obrigações da Capela no período compreendido entre 1762-02-15 e 1766-12-[31]. Testador: Padre Pascoal da Costa. Capelão: Tomás António Ribeiro de Carvalho.
Certidões da celebração de missas e outras obrigações das Capelas instituídas por Nicolau Pereira, atestando igualmente os recebimentos das quantias devidas pela Irmandade do Santíssimo Sacramento, como administradora das referidas Capelas e certidões do cumprimento e obrigação das Capelas, emitidas pelo Provedor dos Órfãos e Capelas. Apresenta uma nota que refere que o Padre Manuel Pinto faleceu no dia do Terramoto de 1755. Testador: Nicolau Pereira.
Assentos das certidões anuais das missas pela Alma do testador e seus pais, no Mosteiro da Penha Longa e Mosteiro de Santa Clara, em Lisboa e das outras obrigações das Capelas instituídas por Nicolau Pereira, como sejam o acompanhamento do Santíssimo aos enfermos e ajuda ao pároco nas confissões. O livro não possui termos de abertura e de encerramento. Testador: Nicolau Pereira. Capelão: Fr. Alexandre de Santa Ana (do Real Mosteiro da Penha Longa); Luís de Santa Ana Xavier.
Pela descrição na capa do livro deveria possuir os provimentos de dotes atribuídos pela testadora Antónia Francisca de Mendonça, mas no livro existe apenas o encabeçamento, sem assentos: “dotes de 70 reis cada hu da instit.ao da Sra D. An.ta Fr.ca de M.ça que se hão de prover cada anno” [dotes de 70 réis cada um, da instituição da Sr.ª D. Antónia Francisca de Mendonça, que se hão-de prover cada ano]. O resto do livro está em branco, até f. 51, em que se registam os provimentos de dotes da testamentaria de João Rebelo de Campos. Testadores: João Rebelo de Campos e esposa, D. Antónia Francisca de Mendonça. Tesoureiro: Tomás de Aquino Tavares. Escrivão: José António Soares de Noronha.
Certidões anuais dos capelães, confirmando a celebração das missas e as quantias recebidas da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja da Encarnação, como administradora da Capela instituída por João Rebelo de Campos e sua mulher D. Antónia Francisca de Mendonça e as certidões do cumprimento das obrigações das Capelas, emitidas pelo Provedor dos Órfãos e Capelas. Testadores: João Rebelo de Campos e sua esposa, D. Antónia Francisca de Mendonça. Capelão: Padre António Gomes; Padre Vicente Almeida; outros.
Certidões anuais dos capelães confirmando a celebração das duas missas quotidianas e as quantias recebidas da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja da Encarnação, como administradora da Capela instituída por Estevão da Silva e certidões do cumprimento e obrigação da Capela, emitidas pelo Provedor dos Órfãos e Capelas. Testador: Estevão da Silva.
Certidões anuais das missas celebradas pelos capelães da Capela instituída pelo Padre Manuel Sousa Caldeira, os pagamentos efectuados pela Irmandade do Santíssimo Sacramento como administradora da Capela e certidões do cumprimento e obrigação da Capela, emitidas pelo Provedor dos Órfãos e Capelas. Testador: Padre Manuel Sousa Caldeira. Capelão: Padre Francisco Pedro de Abreu.
Certidões de missas celebradas no Altar de S. Vicente Ferrer, da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação e as quantias recebidas pelos capelães, pagas pela Irmandade do Santíssimo Sacramento como administradora do legado, conforme determinava a instituição da capela de Domingos Lopes Coelho e sua esposa, D. Joana Maria da Silva. Apresenta também as certidões do cumprimento e obrigação da capela emitidas pelo Provedor dos Órfãos e Capelas. Testador: Domingos Lopes Coelho e sua esposa, D. Joana Maria da Silva.
Série constituída apenas por um livro em que são registados os termos de arrendamento entre a proprietária (a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja da Encarnação) e os respectivos inquilinos.
Trinta e nove termos de arrendamentos numerados, registados cronologicamente, dizendo respeito todos ao ano de 1806, celebrados entre 14 de Maio e 30 de Junho. Cada termo possui os seguintes dados: identificação, no topo da página, da casa ou loja indicando a morada das casas, quem legou à Irmandade e com que objectivo, o titular do arrendamento e identificação do fiador (nome, profissão/ocupação, morada); o termo propriamente dito em que se indica a data e local onde se realizou o contrato, o nome do inquilino, a morada de casas objecto do arrendamento, a quantia por que é arrendada e a periodicidade dos pagamentos (por quartéis, semestral ou anual), as obrigações do inquilino, fiador e suas obrigações. O termo é assinado pelo Escrivão da Irmandade, o inquilino, o fiador e duas testemunhas.
Série constituída por um livro de registo de rendas, abarcando o período entre o primeiro semestre de 1812 e o segundo semestre de 1817. Existem listas semelhantes com os rendimentos das propriedades no livro com a ref.ª PT-INSE-ISSIE/GP/PR/01-02. Este registo parece ter servido de base para serem emitidos os recibos de rendas, todos os semestres, para serem entregues ao cobrador da Irmandade e este poder colectar os inquilinos.
Assentos, organizados por ruas, registando as propriedades de casas que a Irmandade possuía ou administrava para arrendamento. Cada folha diz respeito a um inquilino, ou a dois, nos casos em que existe mudança de arrendatário. Em cada registo indica-se a data (ano, mês e dia), o andar de casas, a rua, o nome do inquilino, a renda acordada, a periodicidade do pagamento da renda (anual, semestral) e alterações da renda, no lado esquerdo da folha; no lado direito da folha assentam-se os pagamentos realizados, indicando a data (ano, mês e dia) em que foi passado o conhecimento, de que valor e data do seu vencimento (mês e ano). Existem ainda outro tipo de assentos (f. 43 a 49): 1) Mapa de conhecimentos para o tesoureiro assinar, de forma a fazerem-se as cobranças, registando-se as moradas de casas, a data, o nome do inquilino e a renda. 2) Mapa de conhecimentos assinados pelo tesoureiro interino, em que se apresenta o nome do inquilino, as quantias pagas de décimas (em metal e em papel) e a renda cobrada. No final tem um resumo dos conhecimentos e anotações. Possui ainda um índice final com a indicação do nome da rua e os fólios respectivos. Neste período, de 1802 a 1806, a Irmandade do Santíssimo Sacramento possuía casas para arrendamento na Rua Nova de Jesus, na Rua da Atalaia, na Rua da Cruz, na Rua dos Calafates, na Travessa da Queimada e na Rua das Trinas, ao Mocambo. Faz-se referência no final de alguns registos de que as cobranças dos inquilinos passam a fazer-se no “Livro de Correntes” (ou Contas Correntes) a partir de 1806.
Livro misto, possuindo também registos referentes aos devedores e credores da Irmandade nos f. 85 a 139 (Ver ref.ª PT-INSE-ISSIE/GF/11-01). Neste livro temos registos referentes a dois períodos distintos: o primeiro entre 1805-12-31 e 1813-09-30 (f. 1 a 84); o segundo entre 1842-01-01 e 1845-07-19 (f. 140 a 163). O livro, à semelhança do anterior, tem os assentos organizados por ruas onde a Irmandade possuía ou administrava casas arrendadas. Cada folha diz respeito a um inquilino, ou mais, nos casos em que existe mudança de arrendatário. Em cada registo indica-se: a data (ano, mês e dia), o andar de casas, a rua, o nome do inquilino, a renda acordada, a periodicidade do pagamento da renda (anual, semestral) e alterações da renda, no lado esquerdo da folha; no lado direito da folha regista-se: os pagamentos realizados, a data (ano, mês e dia) em que foi passado o conhecimento, de que valor e data do seu vencimento (mês e ano). Contém um índice da relação de inquilinos por casa (f. 179-181). Em anexo apresenta ainda: os rendimentos das propriedades organizados por rua e por semestre/ano, indicando o nome do inquilino e o valor da renda e um resumo do rendimento das propriedades entre 1807-01-01 e 1812-12-31.
Assentos organizados por ruas onde a Irmandade possuía ou administrava casas arrendadas. Cada folha diz respeito a um inquilino, ou a dois ou mais, nos casos em que existe mudança de arrendatário. Em cada registo indica-se a data (ano, mês e dia), o andar de casas, a rua, o nome do inquilino, a renda acordada, a periodicidade do pagamento da renda (anual, semestral) e alterações da renda, no lado esquerdo da folha; no lado direito da folha assentam-se os pagamentos realizados, indicando a data (ano, mês e dia) em que foi passado o conhecimento, de que valor e data do seu vencimento (mês e ano). Tem também índice inicial, em que se aponta a morada e as folhas do livro onde se encontram os registos respectivos. Existe ainda, também no início, um índice por nome do arrendatário remetendo para a folha em que se encontra o respectivo registo.
Certidões das celebrações de missas cantadas, pela alma de D. Elvira de Vilhena, Condessa de Pontével, pelos padres do coro da Igreja de S. Roque na sua Igreja e, após 1768, com a entrega da Igreja de S. Roque à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, celebradas na Ermida de Nossa Senhora da Conceição dos Clérigos Pobres, em S. Pedro de Alcântara. A Irmandade do Santíssimo Sacramento tinha alcançado, através de um Breve da Sé Apostólica, a redução dos encargos com as Capelas instituídas pela Condessa de Pontével, para uma missa cantada em Dezembro de cada ano, por sua Alma. Testadora: Condessa de Pontével, D. Elvira de Vilhena. Capelão: Cura José P. da Costa; Coadjutor Agostinho da Silva e Bento José de Loureiro. Sacristão: António de Francisco.
Assentos organizados por ruas onde a Irmandade possuía ou administrava casas arrendadas. Cada folha diz respeito a um inquilino, ou a dois ou mais, nos casos em que existe mudança de arrendatário. Em cada registo indica-se a data (ano, mês e dia), o andar de casas, a rua, o nome do inquilino, a renda acordada, a periodicidade do pagamento da renda (anual, semestral) e alterações da renda, no lado esquerdo da folha; no lado direito da folha assentam-se os pagamentos realizados, indicando a data (ano, mês e dia) em que foi passado o conhecimento, de que valor e data do seu vencimento (mês e ano). Possui termos de abertura e encerramento. Existem alguns registos da Conta Corrente com o Procurador da Mesa - Manuel Francisco da Cruz (f. 86-89) com registos datados de 1811-12-31 a 1813-01-01.
Fichas com a descrição individualizada por objecto, apresentando os seguintes elementos: descrição do objecto, a quantidade existente e o valor monetário atribuído.
Abarca os diversos conjuntos documentais relativos à gestão dos prédios que constituíam propriedade da Irmandade ou eram por ela administrados, respectivos arrendamentos e inquilinos, compreendendo as séries de livros de contas correntes das propriedades (1802-1833), termos de arrendamento das casas (1806), rendimentos das propriedades (1812-1817), registo de inquilinos (1915-1938), processos de inquilinos (1952-1996), documentos relativos à posse, compra e venda de propriedades (1865-1937), e ao pagamento de impostos relativos às propriedades (1938-1996), documentos referentes aos seguros das propriedades em diversas companhias de seguros (1839-2002), a série de livros de controlo do pagamento de rendas, impostos e comparticipação de electricidade pelos inquilinos da Irmandade (1938-1946), orçamentos de obras e reparações (1943-1993) e de estudos e projectos de remodelações (1866-1999).
Série constituída por quatro livros de registo destinados à administração das casas que eram propriedade da Irmandade, incluindo o registo do pagamento das rendas e das dívidas dos inquilinos dessas propriedades.
Documentos comprovativos da receita e despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, organizados cronologicamente em maços: Maço 7 - 1766 e Maço 8 - 1767.
Documentos comprovativos da receita e despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, organizados cronologicamente em maços: Maço 5 - 1762 a 1764 e Maço 6 - 1763 a 1765.
Documentos comprovativos da receita e despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, organizados cronologicamente em maços: Maço 3 - 1757 a 1760 e Maço 4 - 1761-1762.
Documentos comprovativos da receita e despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, organizados cronologicamente em maços: Maço 1 - 1724 a 1754 e Maço 2 - 1755 a 1758.
Remodelação e ampliação dos anexos da Igreja, dotando-a de uma residência destinada ao Sacerdote responsável pela Paróquia. Contém o estudo prévio e memória descritiva, plantas, alçados e levantamento fotográfico. Existem dois originais e uma cópia do mesmo processo.
Projecto de obra não aprovado, projecto de obra aprovado, portarias e ofícios do Ministério das Obras Públicas relativamente à aprovação do projecto, condições para o fornecimento da cantaria, várias propostas para o seu fornecimento e escritura com o fornecedor, entre outra correspondência. Inclui desenhos dos alçados da frontaria da Igreja em papel vegetal.
Documentos comprovativos da receita e despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, organizados cronologicamente em maços: Maço 14 - 1783 a 1790; Maço 15 - 1790 a 1794; Maço 16 - 1795 a 1799; Maço 17 - 1800 a 1802; Maço 18 - 1805-1806 e Maço 19 - 1807.
Documentos comprovativos da receita e despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, organizados cronologicamente em maços: Maço 9 - 1767-1768; Maço 10 - 1768; Maço 11 - 1769-1770; Maço 12 - 1770 a 1771 e Maço 13 - 1771 a 1782.
Série documental constituída por três livros, contendo a transcrição dos termos das eleições para os diferentes órgãos gerentes da Irmandade (Mesa e Mesa de Definição ou Assembleia-geral) e dos termos de posse de empregados, obrigações, procurações, inventários, entre outros.
Termos de eleições dos irmãos que serão eleitores, seguidos dos termos de eleições dos membros da Mesa e mais oficiais: juiz, escrivão, tesoureiro, procurador da Mesa, procurador-geral, mordomos e conselheiros e os respectivos termos de posse. Possui termos de abertura e encerramento. Escrivão: Francisco Xavier Sousa Caro.
Relatório da vistoria à Igreja da Encarnação realizada pela empresa Ilídio Barreira, L.da, encomendada pela promotora da obra de construção do parque de estacionamento subterrâneo da Praça Luís de Camões - a empresa ESLI - Parques de Estacionamento de Lisboa, SA, em 1999. Pretendia esta empresa elaborar um cadastro das situações físicas dos edifícios em redor, susceptíveis de vir a gerar eventuais reclamações, pedidos de indemnização ou contencioso, causadas pelos trabalhos a executar. Tem descrição e fotografias do estado de conservação, interior e exterior, da Igreja antes das obras.
Incluíram-se nesta secção os conjuntos documentais relativos aos irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja da Encarnação, como as séries documentais de eleições e termos de posse dos membros da Mesa e outros cargos (1756-1959), promessas de jóias (1756-1779), livros de registo de entrada de novos irmãos (1771-1981), registo de irmãos falecidos (1888-1893), propostas de novos irmãos (1940-1997), colecção de cartas patente (1802-1978), ficheiro de irmãos (séc. XVIII-XIX), livros de anuais ou presidências (1771-1933), descarga das quotas dos irmãos (1985-1997), registo de provimentos das pessoas que trabalhavam para a Irmandade com salário (1761-1829) e documentos relativos à cerimónia de tomada de posse dos mesários da Irmandade (1937), protocolo de cerimónias e procissões (séc. XX).
Descrição da receita e despesa: descrição da receita f. 1-10 e da despesa f. 14-34, 49-51 e 54. Tesoureiro: Francisco António Colffs. Escrivão: Manuel José Pereira; José Coelho Guimarães.
Série constituída apenas por um livro, em que se registam os valores das jóias prometidas por cada um dos mesários e mordomos da Irmandade do Santíssimo Sacramento. No título inscrito em cada folha indica-se o ano de gerência da Mesa da Irmandade e nos registos assenta-se o cargo, o nome e o valor que fora prometido pagar de jóia.
Série documental constituída pelo conjunto de documentos comprovativos das receitas e despesas efectuadas pela Irmandade do Santíssimo Sacramento, organizados cronologicamente, por anos económicos ou civis (a partir de 1936), acondicionados em dezoito caixas. Este conjunto documental reúne os documentos contabilísticos tanto da Irmandade como da Fábrica da Igreja e ainda os relativos à conta corrente dos testadores. No início a organização dos documentos é numérica sendo que, a partir de 1854 (não existem os anos de 1852 e 1853), os documentos estão organizados por anos e por verbas orçamentais. A partir de 1866 e até 1882 (não existem também os documentos de 1883 a 1933), apenas existem os documentos de despesa referentes às esmolas concedidas aos paroquianos pobres e os da receita limitam-se aos mapas com a receita da Fábrica e aos comprovativos dos rendimentos provenientes dos peditórios do Santíssimo Sacramento. Nos documentos de despesa estão apostos o respectivo despacho de autorização pela Mesa da Irmandade. Em anexo aos documentos das ordens de pagamento ou recibos encontram-se frequentemente outras tipologias documentais, constituídos geralmente por cópias ou públicas-formas, como sejam, certidões, procurações, atestados e outros, que serviam de suporte ou justificação da despesa ou da receita. Nalguns anos existe ainda em anexo ao processo anual, os orçamentos e contas da receita e despesa da Irmandade (ver série com ref.ª PT-INSE-ISSIE/GF/01).
Título em cada ano: “Promessas que fizeram e pagaram o juiz, officiaes e Mordomos que hande servir na Meza do Santissimo Sacram.to da Paroquial de N. S.ra da Incarnação no anno de (…) p.ª (…)”. De 1756 a 1762/1763: indica na margem esquerda a referência ao livro de receita e folha. No registo assenta-se o cargo, o nome e o valor prometido (por extenso). Na margem direita indica-se a quantia numérica. Apresentam-se primeiro os cargos de juiz, escrivão, tesoureiro, procurador da Mesa e procurador-geral e depois de um separador central, os mordomos. A partir de 1763/1764: indica-se o cargo da Mesa e o nome respectivo por baixo; não apresenta margem esquerda e à frente do nome não tem o valor por extenso, mas sim uma anotação a dizer “pg” (pago) e o valor numérico na margem direita. Não está encadernado.
Descrição da receita e despesa dos anos económicos de 1771/1772 a 1775/1776, sem separação das contas por anos: descrição da receita f. 1-10 e despesa f. 13-31, receita geral f. 11 e despesa geral f. 32. Tesoureiro: Tomás de Aquino Tavares. Escrivão: Henrique José de Sequeira.
Termos de eleições dos irmãos que serão eleitores, seguidos dos termos de eleições dos membros da Mesa e mais oficiais: juiz, escrivão, tesoureiro, procurador da Mesa, procurador-geral, mordomos e conselheiros e os respectivos termos de posse. Este livro termina com a extinção da Mesa da Irmandade e com a nomeação da Comissão Administrativa, nomeada pelo Alvará do Governo Civil de Lisboa datado de 9 de Março de 1911. Possui termos de abertura e encerramento. Tesoureiro: Joaquim Pedro Parente; Fernando Tomás de Brito; Epifânio Torcato Maciel; outros. Escrivão: Marcelino Fernandes da Cruz.
Descrição da receita e despesa dos anos económicos de 1776/1777 e 1777/1778 juntos: descrição da receita f. 1-10 e da despesa f. 14-28, receita total f. 11 e despesa total f. 29; a descrição da receita e despesa de 1778/1779, apresentando registos até 1789: descrição da receita f. 33-42 e da despesa f. 46-60, receita total f. 43 e a despesa total f. 61 (só com o título). Possui registos de despesa também nos f. 68, 71 e 78. Tesoureiro: Tomás de Aquino Tavares. Escrivão: Henrique José de Sequeira; Bernardo Gomes Jácome da Costa.
Termos de posse do Conselho de Definição e termos de posse da Mesa e de cada um dos mesários, individualmente. Possui termos de abertura e encerramento. Escrivão: Carlos Augusto Oliveira.
Registos com a descrição da receita f. 1-10 e da despesa f. 13-31, resumo da receita f. 32, resumo da despesa f. 33 e encerramento da conta f. 34 (1762-09-12). Tesoureiro: João Pereira da Costa. Escrivão: Nuno Prestes da Silva.
Descrição da receita f. 1-10 e da despesa f. 13-35, resumo da receita f. 36, resumo da despesa f. 37 e encerramento da conta f. 38 (1762-07-10). Tem um primeiro encerramento f. 34, da conta do Irmão tesoureiro falecido em Maio de 1761, datado de 1761-09-10. Tesoureiro: Filipe de Santiago Ribeiro. Escrivão: Nuno Prestes da Silva.
Descrição da receita e despesa de 1763/1764: descrição da receita f. 1-10 e da despesa f. 13-30, resumo da receita f. 32 v.º (1764-09-10) e resumo da despesa f. 33 (1764-09-10); descrição da receita e despesa de 1764/1765: descrição da receita f. 35-44 e despesa f. 47-66, resumo da receita f. 67 v.º (1765-08-16) e resumo da despesa f. 68 (1765-08-17). Tesoureiros: Tomás de Aquino Tavares; António Henriques de Sampaio.
Descrição da receita f. 1-10 e da despesa f. 11-30, resumo da receita f. 31, resumo da despesa f. 32. Não tem encerramento da conta, apresenta apenas um requerimento do padre tesoureiro para que lhe seja passada carta ou certidão de quitação (Mesa de 1767-01-29). Tesoureiro: Nicolau Monjardino. Escrivão: José António Soares Noronha.
Descrição da receita e despesa de 1767/1768: descrição da receita f. 1-10 e da despesa f. 13-31, resumo da receita f. 11 (1768-09-15) e o resumo da despesa f. 32 (1768-09-11); descrição da receita e despesa de 1768/1769: descrição da receita f. 35-44 e da despesa f. 46-60, receita geral f. 45 e despesa geral f. 61. Tesoureiro: Bernardo Gomes Jácome da Costa; Tomás de Aquino Tavares. Escrivão da Mesa: Francisco Ângelo Leitão; Nuno Prestes da Silva.
Descrição da receita e despesa de 1765/1766: descrição da receita f. 2-11 e da despesa f. 14-31, resumo da receita f. 11 v.º (1766-09-28) e o resumo da despesa f. 32 (1766-09-28); descrição da receita e despesa de 1766/1767: descrição da receita f. 34-44 e da despesa f. 47-64, resumo da receita f. 45 (1767-09-05) e resumo da despesa f. 65 (1767-09-05). Tesoureiro: Tomás de Aquino Tavares; Bernardo Gomes Vasconcelos Costa. Escrivão: Bastos Viana.
Inclui documentos vários relativos aos impostos, devidos pela Irmandade do Santíssimo Sacramento pela posse de propriedades de casas.
Descrição da receita e despesa de 1769/1770: descrição da receita f. 2-10 e da despesa f. 13-27, resumo da receita f. 11 e resumo da despesa f. 28; descrição da receita e despesa de 1770/1771: descrição da receita f. 32-41 e da despesa f. 44-58, resumo da receita f. 42 e resumo da despesa f. 59. Tesoureiro: Tomás de Aquino Tavares. Escrivão: Henrique José de Sequeira.
Esta série inclui dois estudos e projectos de acabamento ou remodelação e um relatório de vistoria ao estado de conservação da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação: o projecto de obra de acabamento da frontaria da Igreja em 1866-1867, o projecto promovido pela Irmandade para remodelação e ampliação dos anexos da Igreja em 1984 e o relatório da vistoria realizada antes da construção do parque de estacionamento subterrâneo, na Praça Luís de Camões, em 1999.
Documentos comprovativos do pagamento, pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Freguesia da Encarnação, de impostos relativos à propriedade: contribuição predial (1938-1988) e contribuição autárquica (relativa a 1991 e 1995).
Inclui um conjunto de documentos constituído por apólices de seguros, recibos do pagamento e correspondência diversa trocada entre a Irmandade do Santíssimo Sacramento e as Companhias de Seguros.
Processos das Companhias de Seguros - Fidelidade (1839-2002), O Trabalho (1969-1979) e a Nacional (1934), da Sociedade Angariadora de Seguros (1961) e o relatório de uma visita de inspecção efectuada à Igreja da Encarnação relativo a risco de incêndio nas instalações (1978).
Série constituída por dois livros, organizados por inquilino e depois cronologicamente. O segundo livro não apresenta novas entradas, continuando o registo dos pagamentos efectuados pelos inquilinos registados no primeiro livro.
Registo do pagamento de rendas, impostos e comparticipação de electricidade pelos inquilinos da Irmandade, organizados cronologicamente e por inquilino. Contém a seguinte informação: nome do inquilino e morada no topo da folha; no lado esquerdo da folha apresenta os pagamentos a realizar pelos inquilinos, indicando a data (ano, mês e dia), a renda e o período a que diz respeito e o valor; e, nas colunas do lado direito da folha, a data (ano, mês e dia), a renda recebida e a que período respeita, referenciando o número de documento de receita e a folha do livro em que se acha registado, e o valor recebido. Por baixo da linha do pagamento da renda tem também a comparticipação da electricidade ou imposto pago pelo inquilino, indicando também as referências ao livro onde foi feito o registo da receita. No final da folha tem a referência da folha onde continua o registo do pagamento do mesmo inquilino.
Registos com a descrição da receita f. 1-13 e despesa f. 16-39, resumo da receita f. 40, resumo da despesa f. 41 e encerramento da conta f. 42 (1760-09). Tesoureiro: Nicolau Monjardino. Escrivão: Francisco Xavier de Sousa; Tomás de Aquino Tavares.
Registo do pagamento de rendas, impostos e comparticipação de electricidade pelos inquilinos da Irmandade, organizados cronologicamente e por inquilino. O livro é sequência do anterior, continuando os registos dos inquilinos já iniciados no livro antecedente, completando cronologicamente os registos até Março de 1946. O livro possui registos até f. 154. Contém a seguinte informação: nome do inquilino e morada, no topo da folha; na folha do lado esquerdo apresenta os pagamentos a realizar pelos inquilinos, indicando a data (ano, mês e dia), a renda e o período a que diz respeito e o valor; e, nas colunas do lado direito da folha a data (ano, mês e dia), a renda recebida e a que período respeita, referenciando o número de documento de receita e a folha do livro em que se acha registado, e o valor recebido. Por baixo da linha do pagamento da renda tem também a comparticipação da electricidade ou imposto pago pelo inquilino, indicando também as referências ao livro onde foi feito o registo da receita. No final da folha tem a referência da folha onde continua o registo do pagamento do mesmo inquilino.
Descrição da receita f. 1-13 e despesa f. 16-37, resumo da receita f. 38, resumo da despesa f. 39 e encerramento da conta f. 40 (1760-09-20). Tesoureiro: Filipe de Santiago Ribeiro. Escrivão: Francisco Xavier de Sousa.
Série composta por um maço onde se incluíram os documentos relativos a obras e reparações realizadas na Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, como as obras de beneficiação exteriores, construção e instalação da porta de acesso ao pátio da Igreja, substituição de madeiramento no tecto da Igreja, recolocação de azulejos na fachada da Rua do Alecrim, instalação eléctrica para uma ventoinha do órgão da Igreja, obras no pátio e edifícios anexos, reparação e substituição de canalizações e instalações eléctricas.
Descrição da receita f. 2-14 e da despesa f. 15-41, resumo da receita f. 42, resumo da despesa f. 43 e encerramento da conta f. 44 (1760-10-19). Tesoureiro: Filipe de Santiago Ribeiro. Escrivão: Mateus Francisco Padrão.
Pedidos de orçamento, orçamentos apresentados pelos empreiteiros, solicitação de auxílio financeiro para a realização de obras, recibos e facturas de aquisição de material e equipamento.
Registos da receita f. 3-126. Não apresenta a receita total, resumo e nem o encerramento da conta. Tesoureiro: Tomás de Aquino Tavares. Escrivão: Bernardo Gomes Jácome da Costa.
As contas não se encontram separadas por anos económicos. Apresenta as rúbricas da receita e depois os carregamentos individualizados, por ordem cronológica. Inclui os registos da receita f. 2-128, receita geral f. 129-130 v.º, resumo e encerramento da conta f. 131-131 v.º (1777-03-31), despacho da Mesa para ser efectuada a revisão das contas e o termo de revisão das mesmas contas f. 132 (1778-10-01). Tesoureiro: Tomás de Aquino Tavares. Escrivão: Henrique José de Sequeira.
Apresenta as rúbricas da receita no topo da página e, por baixo, os diferentes carregamentos, por ordem cronológica. As contas relativas aos anos entre 1776 a 1778 estão juntas. A conta de 1778/1779 está separada da relativa aos anos anteriores. 1776-1778 - Receita f. 1-69, receita total f. 70-71 v.º, resumo e encerramento da conta f. 72-72 v.º (1778-09-27). 1778/1779 - Receita f. 76-160 v.º Neste último ano económico não apresenta nem a receita total, nem os costumados resumo e encerramento da conta. Tesoureiro: Tomás de Aquino Tavares. Escrivão: Henrique José de Sequeira; Bernardo Gomes Jácome da Costa.
Registos da receita separados por anos económicos. 1767/1768 - Receita f. 1-88, resumo da receita f. 89-90, encerramento da conta f. 90-91 (1768-09-11) e termo de entrega ao tesoureiro seguinte f. 92-94 (1768-09-11). 1768/1769 - Receita f. 97-185 v.º, resumo da receita f. 186-187, resumo e encerramento da conta f. 188-188 v.º (1771-01-04). Não possui termos de abertura e encerramento. Tesoureiro: Bernardo Gomes Jácome da Costa; Tomás de Aquino Tavares. Escrivão: Ângelo Leitão; Nuno Prestes da Silva.
Registos da receita separados por anos económicos. 1769/1770 - Receita f. 1-65, receita total f. 66-66 v.º, resumo e encerramento da conta f. 67-67 v.º (1771-01-30). F. 68-87 em branco. 1770/1771 - Receita f. 88-153, receita total f. 155-156, resumo e encerramento da conta f. 157-158 (1771-10-27). Não possui termos de abertura e encerramento. Tesoureiro: Tomás de Aquino Tavares. Escrivão: Nuno Prestes da Silva; Henrique José de Sequeira.
Registos da receita separados por anos económicos. 1763/1764 - Receita f. 1-97 v.º, resumo da receita f. 98-100, termo de entrega da conta da receita f. 100 v.º-101 v.º (1764-09) e termo de encerramento (1764-09-23). 1764/1765 - Receita f. 102-193, resumo da receita f. 196-198 v.º, termo de entrega da conta f. 199-200 (1764-08-18) e termo de encerramento de contas (1765-08-18). Possui ainda um resumo de toda a receita do livro na f. 201. Revisão das contas pelos irmãos contadores f. 202-204 e informação / parecer relativo ao acerto de contas f. 205-205 v.º (1765-10-22). Possui um índice inicial na f. 1. e despacho da Mesa para ser efectuada a revisão das contas datado de 1765-08-18. Não possui termos de abertura e encerramento. Tesoureiro: Tomás de Aquino Tavares. Escrivão: Bastos Viana.
Registos da receita separados por anos económicos. 1765/1766 - Receita f. 1-96, resumo da receita f. 97-98 e encerramento da conta f. 98-99 (1766-09-28). 1766/1767 - Receita f. 103-181 v.º, resumo da receita f. 183-184, encerramento da conta f. 184-186 v.º e termo de entrega ao tesoureiro do ano seguinte (1767-09). Não possui termos de abertura e encerramento. Tesoureiro: Tomás de Aquino Tavares. Escrivão: Bastos Viana.
Registos da receita f. 1-46, da despesa f. 48-96, resumo da receita f. 97-98, resumo da despesa f. 99-99 v.º, receita geral f. 100-101 v.º, despesa geral f. 102-103 v.º, termo de entrega ao tesoureiro f. 104-108, encerramento da conta f. 109-111 (1763-09-25), o termo de revisão da conta f. 109-111 e termo de encerramento e quitação f. 111 (1763-09-25). Na capa, na parte inferior, possui uma anotação que refere: “Com mais 5 - L.os de rec.ta e desp.ª e hua Linha de papeis de d.os desp.ª q comprehende todos os L.os” [Com mais cinco livros de receita e despesa e uma linha de papéis de documentos de despesa que compreende todos os livros]. Tesoureiro: Nicolau Monjardino. Escrivão: José António Soares de Noronha.
A série documental anterior, designada por Receita e despesa da Irmandade (com a ref.ª PT-INSE-ISSIE/GF/03), subdivide-se, a partir de 1763, em dois subconjuntos documentais distintos: os livros de Receita da Irmandade e os livros de Despesa da Irmandade (ver série com a ref.ª PT-INSE-ISSIE/GF/03/02). A presente subsérie documental é constituída por dez livros com registos da receita da Irmandade, que continuam cronologicamente os da série anterior e em relação aos quais são semelhantes, em organização e conteúdo. Alguns dos livros desta série abarcam mais do que um ano económico, como resultado do mesmo tesoureiro permanecer no cargo durante vários anos consecutivos. Inclui também, no final dos averbamentos da receita, um resumo da mesma receita, a revisão das contas pelos irmãos contadores, o termo de encerramento das contas e termo de entrega das contas, no final de cada ano económico ou quando existe mudança de Tesoureiro. Apenas os livros 01 e 09 possuem índice.
Registos da receita f. 1-43, da despesa f. 46-94, resumo da receita f. 95-95 v.º, resumo da despesa f. 96-96 v.º, o encerramento da conta f. 97-98 v.º (1762-09-12) e o termo de revisão da conta e quitação f. 99-102 (1763-02-26 a 1763-03-06). Tesoureiro: João Pereira da Costa; António Rodrigues Maia. Escrivão: Nuno Prestes da Silva; António Ferreira de Carvalho.
Registos da receita f. 1-40, da despesa f. 48-93 v.º, resumo da receita f. 94-94 v.º, resumo da despesa f. 95-95 v.º e o encerramento da conta f. 96-96 v.º (1760-09-20). Tesoureiro: Filipe de Santiago Ribeiro. Escrivão: Francisco Xavier de Sousa Caro.
Registos da receita f. 1-41, da despesa f. 50-94 v.º, o resumo da receita f. 95-95 v.º, resumo da despesa f. 96-96 v.º e o encerramento da conta f. 97-97 v.º (1760-09-20). Tesoureiro: Filipe de Santiago Ribeiro. Escrivão: Francisco Xavier de Sousa Caro.
Registos da receita f. 1-42, da despesa f. 50-96, resumo da receita f. 97-97 v.º, resumo da despesa f. 98-99, encerramento da conta f. 100-101 v.º (1760-10-19) e o termo de revisão das contas f. 101 (1763-01-09). Tesoureiro: Filipe de Santiago Ribeiro. Escrivão: Francisco Xavier de Sousa Caro; Mateus Francisco Padrão.
Registos da receita f. 1-40, da despesa f. 43-91, resumo da receita f. 92-92 v.º, resumo da despesa f. 93-93 v.º e o encerramento da conta f. 94-95 (1762-07-20). Tesoureiro: Filipe de Santiago Ribeiro; Mateus Francisco Padrão. Escrivão: Nuno Prestes da Silva.
Índice da receita f. 1, índice da despesa f. 1 v.º, registos de receita f. 5-57, de despesa f. 61-109 v.º., resumo da receita f. 110-111, resumo da despesa f. 112-114 e o encerramento da conta f. 115-115 v.º (1753-08-19). Tesoureiro: Brás Soares e Brandão; Nuno Prestes da Silva. Escrivão: Francisco Xavier de Sousa Caro.
Índices da receita e da despesa no início do livro, receita f. 3-59, despesa f. 63-108, resumo da receita f. 109-110, resumo da despesa f. 110-111 e o encerramento da conta f. 112-112 v.º (1754-08-19). Tesoureiro: Nuno Prestes da Silva. Escrivão: Mateus Francisco Padrão.
Série constituída por dois livros com registos da admissão de irmãos na Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja da Encarnação, organizados cronologicamente. Os registos indicam a data do assento, o nome do irmão admitido, a morada, o estado civil e, se casado ou viúvo, o nome da esposa e a quantia entregue de jóia pela sua entrada. À margem do assento inscrevem-se diversas anotações, que variam conforme os casos: falecimento, ausência, mudança de morada ou estado civil, indicando, por vezes, as datas dos acontecimentos ou dos assentos. Os dois livros possuem ainda um índice alfabético inicial (no primeiro livro) ou final (no segundo), com o nome do irmão e a folha onde consta o respectivo assento.
Índices da receita e despesa iniciais, receita f. 3-48, despesa f. 52-106, resumo da receita f. 107-107 v.º, resumo da despesa f. 108-108 v.º e o encerramento da conta f. 109-109 v.º (1760-09). Tesoureiro: Filipe de Santiago Ribeiro. Escrivão: Francisco Xavier de Sousa Caro.
Assentos organizados cronologicamente por data de entrada do irmão, apresentando três registos por página. Texto do assento: “Aos (…) dias do mez de (…) de 17(…) se assentou por Irmão desta Irmandade do Santissimo Sacramento, da Paroquial Igreja de Nossa Senhora da Incarnação desta Cidade (nome do irmão) morador (…) da mesma Paroquia, e deu de sua joia (…) e prometteu guardar os Estatutos do nosso Compromisso, e assignou comigo Escrivão da Meza, era ut supra”. Assina o escrivão da Mesa. À margem tem indicações diversas, como “faleceu”, “ausente”, etc. e nalguns assentos regista-se ainda o local de sepultura e data. Possui um índice inicial com marcadores alfabéticos indicando o nome e folha em que se localiza no livro o assento respectivo. A seguir ao índice tem um separador com impressão idêntica à da folha de rosto. O livro foi impresso em Lisboa, na Oficina de Miguel Rodrigues, Impressor do Cardeal Patriarca, em 1772, com licença da Real Mesa Censória (folha de rosto).