Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
13,580 records were found.
Documentação reunida por Guilherme Braga da Cruz por ocasião da sua participação no II Coloquium Internacional de Estudos Luso-Brasileiros. Apontamentos para a elaboração do relatório e relatório do trabalho apresentado por Guilherme Braga da Cruz "A formação histórica do moderno direito privado português e brasileiro", feito por Waldemar Ferreira. Correspondência, programas, circulares, panfletos, regulamento, esquema da sala do colóquio e relatório sumário da viagem ao Brasil. Envelope com recordações da viagem aérea ao Brasil, postais, cartões, folhetos, pregadeira de congressista, panfletos de exposições, envelopes e papéis timbrados em branco recolhidos durante a viagem, jornais, recortes de jornal editados no Brasil e fotografias.
Documentação relacionada com a colaboração de Guilherme Braga da Cruz na publicação da obra "Ius Romanum Medii Aevi" (Nuevo Savigny). Correspondência entre Guilherme Braga da Cruz e Ugo Nicolini sobre a colaboração de Guilherme Braga da Cruz com a republicação do estudo "O direito subsidiário na história do direito português". Fotocópia da brochura "Romisches recht in deutschland", de Helmut Coing.
Documentação reunida por Guilherme Braga da Cruz enquanto conferencista na IV Semana Jurídica Portuguesa em Santiago de Compostela. Programas das sessões, ementas, planta de hotel, recortes de jornal e fotografias que testemunham a visita a Cuidad Rodrigo, Paço de Santa Cruz de Ribadella e aspetos do convívio social, remetidas por Camilo Barcia Trelles.
Documentação reunida por Guilherme Braga da Cruz por ocasião da sua participação no I Congresso Nacional de Filosofia, organizado pela Faculdade Pontifícia de Filosofia de Braga. Correspondência, cartão de congressista, lista de temas e brochuras com o programa do congresso e índice de artigos publicados na "Revista Portuguesa de Filosofia".
Documentação reunida por Guilherme Braga da Cruz por ocasião da sua participação no Congresso do XIV Centenário da Chegada de São Martinho de Dume à Península Ibérica. Correspondência, cartões-desconto em loja de tecidos, brochura "Galliciense carmen. Versão galega de Aquilino Iglesia Alvariño", duas fotografias, programas, panfletos, resumos das comunicações e recortes de jornal. Apontamentos para a elaboração da comunicação, resumo, original manuscrito e provas tipográficas do texto "A obra de São Martinho de Dume e a legislação visigótica", da autoria de Guilherme Braga da Cruz, apresentado ao congresso.
Exemplares de números de jornais "Comércio do Porto", "O Primeiro de Janeiro", "Diário de Notícias", "O Século" "Diário de Coimbra", "Gazeta de Coimbra" e "Diario de la Noche" e a revista "Flama" que documentam a visita de Francisco Franco a Portugal.
Documentação reunida por Guilherme Braga da Cruz relacionada com a sua colaboração no Projecto Novo Savigny ("Ius Romanum Medii Aevi"), acerca da história do direito romano na Idade Média. Correspondência trocada com o Erich Gerzmer e Rafael Gibert, textos com o plano da obra e nomes dos colaboradores, primeiras resoluções da Comissão Central, atas das reuniões da Comissão Central e diretivas aos colaboradores.
Documentação reunida por Guilherme Braga da Cruz por ocasião da sua participação como orador nas Comemorações do primeiro centenário da morte de Manuel António Coelho da Rocha. Notas e apontamento biográficos manuscritos e datilografados acerca da vida e atividade de Manuel António Coelho da Rocha para suportar a preparação do discurso proferido na Câmara Municipal de Arouca. Tese de Manuel António Coelho da Rocha, manuscrita e datilografada escrita em latim para publicação na "Varia", Vol. XXVI do "Boletim da Faculdade de Direito" e recortes de jornal que documentam as comemorações realizadas em Arouca no dia 26 de novembro de 1950.
Documentação reunida por Guilherme Braga da Cruz por ocasião da sua participação no Congresso Histórico de Portugal Medievo, no qual presidiu à terceira secção de estudos. Correspondência, cartas-circulares, cartão de membro efetivo e programas das sessões.
Documentação reunida por Guilherme Braga da Cruz por ocasião da homenagem prestada a Luís Cabral de Moncada, afastado do serviço de docência por imposição da lei do limite de idade. Texto do discurso do reitor da Universidade de Coimbra, Maximino Correia, e o original manuscrito, datilografado e provas tipográficas do discurso de Guilherme Braga da Cruz.
Documentação reunida por Guilherme Braga da Cruz por ocasião da sua participação na VII Semana Jurídica Portuguesa em Santiago de Compostela. Cartões-convite para jantar, ementas, bilhetes de reservas em hotel, programa das comunicações, esquema da comunicação do padre Sebastião Cruz, recortes de jornal e um galhardete de "La Coruña".
Magnetobanda (PE 31; 230m; 900 ft.) com a gravação áudio da conferência [?] feita por Guilherme Braga da Cruz em Luanda, a convite da Associação Jurídica de Luanda, no Palácio do Comércio, sob a presidência do governador-geral de Angola, tenente-coronel Camilo Rebocho Vaz.
Documentação reunida por Guilherme Braga da Cruz por ocasião da sua participação na comemoração do III Centenário da Batalha de Montes Claros. Texto manuscrito e datilografado apresentado por Guilherme Braga da Cruz, folheto e recortes de jornal acerca da intervenção de Divaldo Gaspar de Freitas.
Documentação reunida por Guilherme Braga da Cruz por ocasião da presidência que assumiu numa sessão plenária do III Colóquio Nacional do Trabalho, da Organização Corporativa e da Previdência. Correspondência, cartões-convite para jantares e receções, brochura com o Regulamento do III Colóquio, texto da comunicação manuscrita e datilografada apresentada por Guilherme Braga da Cruz, resumos de comunicações, três livros com as comunicações apresentadas e recortes de jornal.
Documentação reunida por Guilherme Braga da Cruz por ocasião da sua participação na Semana Cultural Portuguesa em Santiago de Compostela, onde foi orador. Programa-convite, esquema da comunicação que apresentou intitulada "Os pactos sucessórios na história do direito português", ementas, envelope timbrado em branco e recortes de jornal que documentam os trabalhos. Inclui a brochura "Igrejas Portuguesas do Gótico Final. Exposição de Fotografias".
Bilhetes (de comboio, metro e de entrada em museus) faturas de estadia em hotéis e duas caixas de fósforos vazias, recolhidos durante a viagem de Guilherme Braga da Cruz a França e Espanha, a propósito das conferências "Os pactos sucessórios no antigo direito português" e "O Código de Napoleão na formação do moderno direito civil português" que proferiu nas Faculdades de Direito de Paris e Toulouse.
Lista bibliográfica de obras da autoria de Francisco José de Sousa Gomes e recorte do jornal "A Ordem" com o artigo "Um sábio, modelo de fé para a juventude de hoje".
Documentação reunida por Guilherme Braga da Cruz acerca do seu avô materno, Francisco José de Sousa Gomes, por ocasião das comemorações do centenário do seu nascimento. Envelope com notas bio-bibliográficas organizadas pelo "tio Pedro", convite para os atos comemorativos, remetido pelo diretor da Faculdade de Ciências, e recortes de jornal que documentam as comemorações.
TDK TAPE (300; Type 300-3; 185m; 600 ft.) com a gravação, na pista 2, do agradecimento de João de Almeida, diretor-geral cessante do Ensino Superior e das Belas-Artes, na homenagem que lhe foi prestada.
Documentação reunida por Guilherme Braga da Cruz acerca do seu avô materno, Francisco José de Sousa Gomes, provavelmente por ocasião das comemorações do centenário do seu nascimento. Brochura "Exposição elementar da Theoria da valência dos elementos e dos Radicaes", da autoria de Francisco José de Sousa Gomes, publicado em separata da "Revista chimica pura e aplicada", em 1906. Folha manuscrita com a referência de todos os proprietários da referida "pasta rica" ou "pasta de luxo", pasta académica usada inicialmente por José Ribeiro Perry e que posteriormente Guilherme Braga da Cruz usou (na 4ª geração). Este documento é póstumo, uma vez que contém referências à utilização da pasta até à 6ª geração (1989-1990). Fotocópia de dados biográficos e artigo de José Subtil intitulado “O ‘Diário da Manhã’ e a Sociedade das Nações (1931/34)”.
Inscrições na caixa do rolo do microfilme, para além da identificada em título: "Vol 26 = Cód. V. liv IV (todo); Vol. 24 = Cód. V. liv III (até pág 581)".
Inscrições na caixa do rolo do microfilme, para além da identificada em título: "Vol 24 = Cód. Vis. liv III (pág 582 a final); Vol. 24 = Cód. Vis. liv II (até pág 65)".
Fotocópia com a reprodução de um documento manuscrito medieval da tradução em português de um fragmento das "Sete Partidas" do rei Afonso X, existente no Arquivo Distrital de Braga, e fotocópias de uma obra traduzida e anotada em inglês das "Sete Partidas", remetida por Alexander F [?] Caskey.
Apontamentos bibliográficos manuscritos e datilografados por Guilherme Braga da Cruz acerca de temas de história jurídica, dos quais se encontram identificados os seguintes: "Perda de paz", “Notas extraídas dos inéditos de História portuguesa, em especial do ‘Livro antigo das posses da Casa da Suplicação’ e dos ‘Foros de São Martinho de Mouros’”, "Notas extraídas do livro de Ferdinand Lot. La fin du monde antique et le debut du Moyen-Âge", "Cópia dos apontamentos do Doutor Mereia para as lições que fez sobre História das Corporações", "Apontamentos avulsos" e outros apontamentos não identificados.
Película cujo conteúdo não foi possível conhecer.
Correspondência trocada entre Guilherme Braga da Cruz e diversas casas comerciais acerca da reprodução através de microfilme do "Livro de Leis e Posturas" e das "Ordenações de D. Duarte", está também incluído o Regulamento do "Fundo Sá Pinto".
Apontamentos bibliográficos acerca das Ordenações Manuelinas e a problemática subjacente às suas diferentes edições. Correspondência, apontamentos, fotocópias de vários trechos das Ordenações Manuelinas, fotocópia de uma página de um artigo de [Francisco Marques de] Sousa Viterbo "A cultura intellectual de D. Affonso V" e as brochuras "Documentos para a História da Typographia Portugueza no séculos XVI e XVII", de 1881, e "Documentos para a História da Typographia Portugueza no séculos XVI e XVII", de Venâncio Deslandes, de 1888.
Fotocópias de frontispícios e partes de obras relacionadas com o direito, editadas nos séculos XVII e XVIII, destacando-se a capilha com a indicação "Assuntos da Casa da Suplicação" com fotocópias de dicionário, anotadas nas entradas "Assento", "Casa do Cível" e "Casa da Suplicação".
Pasta tamanho A5 em pele sintética da "Imprensa Nacional" com apontamentos bibliográficos diversos em papéis soltos com indicação de livros a adquirir e outras referências bibliográficas. Contém ainda uma capilha intitulada "Pretensões diversas" com correspondência relacionada com pedidos de colocação profissional.
Apontamento bibliográfico "Octávio Tarquínio de Sousa. Vida de D. Pedro I. (Temos na B. C.)" e fotocópia do artigo de Gilberto Freyre "A propósito de José Bonifácio", publicado em "A Cultura".
Sebenta da cadeira de História do Direito Português acerca da História das corporações e matéria dada em aulas práticas. Desconhece-se a autoria.
Esquemas de lições de História do Direito Português, prelecionadas por Guilherme Braga da Cruz, e sebenta manuscrita da sua autoria.
Esquemas de lições de História do Direito Português, prelecionadas por Guilherme Braga da Cruz, apontamentos datilografados de "Elementos constitutivos do direito consuetudinário e foraleiro" e apontamentos manuscritos de "Período do renascimento do d[ireit]o r[oman]o”.
Aditamentos à Sebenta de História de Direito Português, com base nas preleções de Guilherme Braga da Cruz aos alunos do 1º ano jurídico de 1946.
Sumários das lições lecionadas por Guilherme Braga da Cruz. Contém o esquema da cadeira com a indicação das datas em que as matérias foram dadas ao longo dos anos.
Sumários das lições lecionadas por Guilherme Braga da Cruz. Contém o esquema da cadeira com a indicação das datas em que as matérias foram dadas ao longo dos anos.
Apontamentos bibliográficos relativos a obras científicas de interesse para a história do direito e reproduções de obras, em formatos e suportes diversos, reunidos e utilizados por Guilherme Braga da Cruz.
Sebenta manuscrita e datilografada, da autoria de Guilherme Braga da Cruz, para a cadeira de Direito Romano. Existe descontinuidade entre o texto datilografado e manuscrito. Inclui dois pequenos apontamentos com referências bibliográficas. A unidade de acondicionamento é uma capa de cartão forrada a tecido adamascado vermelho e rosa.
Sebenta manuscrita da cadeira de Direito Romano, relacionada mais especificamente com direito sucessório romano, da autoria de Guilherme Braga da Cruz. Inclui ainda parte de um texto manuscrito incompleto (apenas existem as páginas 65 a 69), que provavelmente será a continuação da sebenta.
Sebenta da cadeira de Histórica do Direito Português, coligida pelos alunos Francisco Emílio Pimentel e António Freitas Lemos, segundo as preleções de Guilherme Braga da Cruz, a quem manifestaram reconhecimento em dedicatória.
Segundas provas tipográficas anotadas e corrigidas.
Rascunho da resposta à prova escrita realizada por Guilherme Braga da Cruz.
Original manuscrito da tese, com o prefácio e apontamentos de "Dúvidas a resolver". É de assinalar que a maior parte, no que ao volume diz respeito, é constituída por notas, que totalizam 676.
Original datilografado da tese. O texto da tese desenvolve-se em 121 páginas, e as notas ocupam 149 páginas.
Primeiras provas tipográficas anotadas e corrigidas.
Película de microfilme que, segundo Guilherme Braga da Cruz, reproduz as Ordenações Manuelinas.
Quatro rolos de película dos quais não é possível informar com segurança que obra reproduzem.
Oito provas com a reprodução de documentos. Estão identificados dois: divisão do Bispado de São Martinho de Dume (século X) e demarcação do termo de Braga (século IX).
Documentação reunida e produzida por Guilherme Braga da Cruz por ocasião do seu concurso para professor extraordinário da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Prova escrita e a tese de concurso "O direito de troncalidade. A exclusão sucessória dos ascendentes", volume II, que constitui a continuação da tese de licenciatura "O direito da troncalidade e o regime jurídico do património familiar". A tese está dedicada "À memória de meus avôs José António da Cruz e Doutor Francisco José de Sousa Gomes".
Guias de remessa, faturas e recibos relativas às reproduções encomendadas por Guilherme Braga da Cruz. A reprodução do “Livro das Leis e Posturas”, da Torre do Tombo, foi realizada pela empresa “Roiz, Lda.” e a reprodução das “Ordenações de D. Duarte” foi realizada pela Biblioteca Nacional. Inclui uma nota com a indicação de que 6 mil escudos dessa despesa foram pagos pelo Fundo Sá Pinto, enquanto 89 escudos foram pagos por Guilherme Braga da Cruz, "de seu bolso".
Texto original manuscrito do estudo "O direito subsidiário na história do direito português", de Guilherme Braga da Cruz. O texto compõe-se de sumário, corpo do texto e notas. As notas são, em volume, o dobro do tamanho do texto.
Segundas provas tipográficas do texto "O direito subsidiário na história do direito português", de Guilherme Braga da Cruz, publicado na "Revista Portuguesa de História".
Texto original manuscrito, datilografado e provas tipográficas do prefácio que Guilherme Braga da Cruz escreveu para o livro "Esparsos", de Armando Cortesão.
Texto original manuscrito do prefácio de Guilherme Braga da Cruz ao volume I da obra de António Pais de Sousa intitulada "Da incapacidade jurídica dos menores, interditos e inabilitados". Índice da obra e um memorandum com informações acerca da vida de António Pais de Sousa.
Texto "Relação do latim com o direito", da autoria de Guilherme Braga da Cruz, apresentado em comunicação ao Colóquio sobre o ensino do Latim. Original manuscrito e fotocópia do exemplar utilizado para leitura, texto datilografado para a tipografia, com notas manuscritas e provas tipográficas.
Fotocópias de um artigo de Francisco Videira Pires "Actualidade do latim", publicado no jornal "Novidades", no qual o autor faz referência ao trabalho de Guilherme Braga da Cruz intitulado "O Latim e o Direito". Inclui uma lista incompleta com nome da esposa e de cinco dos nove filhos.
Parecer relativo à herança de Maria André, no qual, à luz do direito civil e canónico vigente, o jurista informa quem lhe parece que deverá herdar os bens que em 1789 Maria André deixou em testamento.
Documentos de trabalho preparatórios das peças jurídicas elaboradas por Guilherme Braga da Cruz.
Guilherme Braga da Cruz integrou a Comissão Redatora do Novo Código Civil como membro a convite do ministro da Justiça, João de Matos Antunes Varela, entre 1954 e 1966. Dada a sua preparação jurídica, ficou responsável por elaborar diversos estudos preparatórios do Livro IV, respeitante aos direitos da Família. No seguimento desta colaboração, ficou também responsável pela presidência da Comissão de Divulgação do Novo Código Civil. Em virtude da dedicação à obra do Novo Código Civil português, em 1967 Guilherme Braga da Cruz foi condecorado pelo chefe de Estado com a Ordem Militar de Cristo.
Reproduções em fotocópia do diário das sessões da Câmara dos Deputados e dos Anais da Câmara dos Pares do Reino nos quais foi debatida a alteração de alguns artigos do Código Civil, com anotações manuscritas de Guilherme Braga da Cruz.
Correspondência, apontamentos diversos, apontamentos e atas de reuniões da Comissão Redatora do Novo Código Civil, brochura "Anteprojecto de dois títulos do novo Código Civil referente às relações pessoais entre cônjuges e à sua capacidade patrimonial", de Fernando Andrade Pires de Lima, o "Project de loi relatif aux droits et devoirs des époux" e o "Rapport de la Commission de la Justice, chargée d' examiner le project de loi relatif aux droits et devoirs respectif des époux".
Exposições, artigos e anteprojetos da autoria de Guilherme Braga da Cruz elaborados para o novo Código Civil português. Exposição "Problemas relativos ao regime de bens do casamento sobre que se julga necessário ouvir o parecer da Comissão Redactora do novo Código Civil", anteprojetos "Regime de bens do casamento. Efeitos do casamento" e "Capacidade patrimonial dos cônjuges (Anteprojecto dum título do futuro Código Civil)", e o artigo "Problema do regime matrimonial de bens supletivo, no novo Código Civil Português (Estado actual da questão)".
Texto original manuscrito da exposição "Problemas relativos ao regime de bens do casamento sobre que se julga necessário ouvir o parecer da Comissão Redactora do novo Código Civil", da autoria de Guilherme Braga da Cruz. O texto compõe-se da enunciação de problemas, exposição de motivos e notas.
Texto datilografado da exposição "Problemas relativos ao regime de bens do casamento sobre que se julga necessário ouvir o parecer da Comissão Redactora do novo Código Civil", da autoria de Guilherme Braga da Cruz.
Texto datilografado e provas tipográficas do anteprojeto "Regime de bens do casamento. Efeitos do casamento", da autoria de Guilherme Braga da Cruz.
Texto original manuscrito do anteprojeto da autoria de Guilherme Braga da Cruz, intitulado "Capacidade patrimonial dos cônjuges (Anteprojecto dum título do futuro Código Civil)", publicado no "Boletim do Ministério da Justiça".
Correspondência recebida por Guilherme Braga da Cruz enquanto membro da Comissão Redatora do novo Código Civil.
Texto original manuscrito e datilografado do artigo "Problema do regime matrimonial de bens supletivo, no novo Código Civil Português (Estado actual da questão)", da autoria de Guilherme Braga da Cruz.
Cartão de Carlos Góis Mota, secretário da Procuradoria-Geral da República, a remeter o trabalho "Problema do Regime Matrimonial de Bens Supletivo, no novo Código Civil Português. (Estado actual da questão)", datado de 25 de janeiro de 1956.
Jornais e recortes de jornal que documentam os dias imediatos à leitura da sentença no Tribunal Internacional de Justiça de Haia.
Jornais e recortes de jornal que documentam os dias posteriores à leitura da sentença no Tribunal Internacional de Justiça de Haia.
Recortes de jornal que documentam as diversas fases do pleito entre Portugal e a União Indiana, especialmente na defesa e leitura da sentença no Tribunal Internacional de Justiça de Haia e as homenagens prestadas a Guilherme Braga da Cruz pela sua colaboração como advogado de Portugal.
Jornais e recortes de jornal, dois quais seis exemplares do boletim semanal do Secretariado Nacional da Informação "Notícias de Portugal", que documentam o processo da defesa de Portugal no Tribunal Internacional de Justiça de Haia.
Reproduções fotográficas do Código Visigótico, capítulos gerais das cortes de Torres Novas de D. João III, Ordenações de D. Afonso V, Ordenações e Leis do Reino de Portugal e do Diário do Governo de 9 de agosto de 1850.
Guilherme Braga da Cruz deu a sua colaboração técnica dada a sua preparação especializada em história jurídica na defesa dos direitos de Portugal no pleito instaurado contra a União Indiana perante o Tribunal Internacional de Justiça da Haia, a propósito de Damão e dos enclaves de Dadrá e Nagar-Aveli. Após a análise de fontes luso-indianas do Período Marata (1739-1818), enquadramentos histórico-jurídico à luz do direito internacional, da diplomacia e dos usos e costumes locais e dos princípios gerais do direito, Guilherme Braga da Cruz redigiu o parecer, cujo título completo é "Direito de passagem sobre território indiano. (Portugal c. Índia). O período marata (1739-1818). Parecer complementar. (Confronto entre a "Preliminary Objection" e o "Contra-Memorial" do Governo da Índia; e apreciação dos factos agora alegados pela primeira vez)". Além disso, redigiu os textos das exposições preparadas antes da "contestação" indiana e após a "contestação" indiana, lidos na barra do tribunal por Inocêncio Galvão Telles. Após o êxito da missão portuguesa, Guilherme Braga da Cruz foi várias vezes homenageado, destacando-se, pelo impacto, o jantar em Coimbra, no qual participaram cerca de 600 convivas. Acabou por não cobrar quaisquer honorários pelo trabalho empreendido, tendo ainda ficado com despesas das quais não foi reembolsado.
Cartão de Augusto Victor Coelho, juiz do Tribunal Judicial da Comarca de Fafe, a remeter o seu estudo intitulado "O Regime Matrimonial de Bens Supletivo no Futuro Código Civil (Algumas considerações)", lido em Braga.
Fotografias para figurar nos painéis da exposição documental do novo Código Civil, reunidas por Guilherme Braga da Cruz enquanto presidente da comissão de divulgação do novo Código Civil, encargo que recebeu na sequência da sua qualidade de membro da comissão redatora.
Exemplares do "Diário de Notícias" com artigos relativos ao julgamento do Tribunal Internacional de Justiça de Haia.
Jornais e recortes de jornal que documentam as homenagens prestadas a Guilherme Braga da Cruz pelo seu contributo na defesa de Portugal no Tribunal Internacional de Justiça de Haia. Inclui um envelope com recortes de jornal repetidos.
Conjunto documental produzido por Guilherme Braga da Cruz por ocasião do jantar que foi organizado em sua homenagem promovido pela Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra, realizado nas instalações do Liceu D. João III, em Coimbra, a 21 de maio de 1960, o qual reuniu cerca de 600 pessoas.
Transcrição datilografada de documentos existentes no Arquivo Histórico de Goa.
Apontamentos datilografados do livro "Treates, agreements and sanads". Não terão sido elaborados por Guilherme Braga da Cruz.
Reprodução fotográfica do microfilme do texto "List of Sarinjams as they stood on 1st August 1874".
Reprodução da obra "The Land Tax of India, according to the moohummudan law: translated from the futawa alumgeeree, with explanation notes", com anotações manuscritas de Guilherme Braga da Cruz. O envelope de acondicionamento indica que esta reprodução foi remetida como "Anexo ao ofício nº 2029 de 19 de XII de 1959".
Correspondência, listas das inscrições para o jantar, ementa, brochura com os discursos de homenagem proferidos, texto original manuscrito e datilografado do discurso de Guilherme Braga da Cruz e as revistas "Rua Larga" e "Os cadernos de Manuel Anselmo".
Telegramas de felicitações. Os telegramas remetidos por Paulo Merêa, D. Duarte, duque de Bragança, e pelo seu filho Manuel Braga da Cruz encontram-se num envelope à parte. Os telegramas estão agrupados de acordo com a cidade de onde foram expedidos: Coimbra, Lisboa, Porto e Braga.
Reproduções parciais das obras "Indian Appeals", "The History of Jahangir" e "Treaties, agreements and sanads", documentos avulsos e correspondência.
Tradução de textos de língua marata para português, feita por Panduonga Pissurlencar.
Reprodução de parte da obra "The Indian Law Report", com anotações manuscritas de Guilherme Braga da Cruz.
Bilhetes de entrada em museus e palácios, fatura de estadia em hotel e um recorte de jornal relativos à visita de Guilherme Braga da Cruz a várias cidades de Espanha. Esta viagem realizou-se no contexto da conferência de Guilherme Braga da Cruz ao Curso de Juristas Portugueses em Madrid.
Correspondência, registo de ocupação de hotel e recortes de jornal reunidos por Guilherme Braga da Cruz por ocasião da sua participação, como conferencista, no Curso de Juristas Portugueses em Madrid. Inclui também a brochura com os discursos de Luis Jordana de Pozas e de Alfonso Garcia-Gallo, e a lição de Guilherme Braga da Cruz em espanhol "El derecho subsidiário en la historia del derecho portugues".
Texto "O direito subsidiário na história do direito português" da autoria de Guilherme Braga da Cruz. Do texto integral constam o original datilografado e uma xerocópia, uma versão de leitura, original datilografado e uma xerocópia, utilizados na conferência em Madrid, realizada em 18 de outubro de 1971. Da tradução francesa da conferência apresentada em Paris no Centro Cultural Português da Fundação Calouste Gulbenkian, contém o original datilografado da tradução feita por Émile Planchard e o sumário.
Documentação reunida por Guilherme Braga da Cruz por ocasião da sua participação nas Journées Méridionales d'Histoire des Institutions. Correspondência remetida pela comissão organizadora a convidar Guilherme Braga da Cruz para assistir às sessões. Por indicação escrita deste, verificamos de que se inscreveu a si e à sua esposa, Ofélia Garcia Braga da Cruz, em 29 de março de 1975.
Documentação reunida por Guilherme Braga da Cruz por ocasião da sua participação na sessão "in memoriam" prestada a Dom Ramón Prieto Bances, na Universidade de Oviedo. Texto original manuscrito e datilografado do discurso de Guilherme Braga da Cruz e recortes de jornal.
Documentação reunida por Guilherme Braga da Cruz por ocasião da conferência que realizou no Centro Cultural Português da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris, intitulada "O direito subsidiário na história do direito português". Bilhetes de comboio, cartões-convite, envelopes e folhas timbradas, em branco, com o símbolo do hotel "Rafael" e recortes de jornal. Fotocópia do texto da conferência de Guilherme Braga da Cruz escrita em francês.
Textos originais manuscritos dos discursos proferidos por Guilherme Braga da Cruz nos doutoramentos solenes de Afonso Rodrigues Queiró e Eduardo da Silva Correia. Deste último existem dois exemplares.
Notas manuscritas, texto datilografado e primeiras provas tipográficas do estudo "O problema da sucessão dos ascendentes no antigo direito grego", da autoria de Guilherme Braga da Cruz.
Textos da autoria de Guilherme Braga da Cruz para apresentações públicas ou para edição em publicações. Alguns destes textos estão ligados à documentação da subseção "Participante em encontros científicos", mas por lhes ter sido dada uma autonomia e ênfase maior por parte de autor, que não se esgotou na sua apresentação pública, eles foram remetidos para esta série. Para além dos textos escritos para o "Boletim da Faculdade de Direito", discursos proferidos em doutoramentos solenes, prefácios, notícias necrológias e recensões, contém os seguintes textos, muitos deles com as várias fases de composição intactas: "O problema da sucessão dos ascendentes no antigo direito grego", "Direito romano vulgar ocidental", "O jurisconsulto romano", "Formação histórica do moderno direito privado português e brasileiro", "A sucessão legítima no Código Euriciano", "Os pactos sucessórios no antigo direito português", "O Código de Napoleão na formação do moderno direito civil português", "O movimento abolicionista e a abolição da pena de morte em Portugal (Resenha histórica)", "O direito subsidiário na história do direito português", "Relação do latim com o Direito". Fora do campo do direito encontra-se também o texto "Exposição enviada pelo Senado Universitário de Coimbra ao Senado Universitário de Lisboa".
Textos da autoria de Guilherme Braga da Cruz para publicação no "Boletim da Faculdade de Direito": primeiras provas tipográficas da recensão crítica da obra de Álvaro d'Ors "Presupuestos críticos para el estudio del derecho romano (Theses et studia philologica salmanticensia"; original manuscrito e primeiras provas tipográficas da recensão crítica à obra de Josemaria Escrivá de Balaguer "La abadesa de las Huelgas"; original manuscrito de "Dois anos de história jurídica (1941-1942). Aditamento"; original manuscrito de "Dois anos de história jurídica (1941-1942). 2º Aditamento"; original manuscrito da obra de Ursicino Alvarez Suárez "Horizonte actual del derecho romano"; original manuscrito e provas tipográficas incompletas da notícia bibliográfica "História do direito e das instituições (1939-1941)"; original datilografado e provas tipográficas de "Dois anos de história jurídica (1943-1944)"; original manuscrito e provas tipográficas de "Duas reedições"; original datilografado de "Dois anos de história jurídica (1945-1946)" e recensão crítica da obra de Emilio Betti "O trabalho na empresa agrária", que contém a seguinte inscrição: "Era para o BOLETIM; mas o Doutor Mário Júlio esqueceu-se de o publicar. Perdeu-se a oportunidade. 15.I.1971. G. Braga da Cruz".
Texto manuscrito e primeiras provas tipográficas do estudo "Direito romano vulgar ocidental”, da autoria de Guilherme Braga da Cruz.