Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

10 records were found.

Inclui duas provas fotográficas, com retratos de Demétrio Cinatti, fardado de oficial da Marinha; provas com grupos de oficiais da Marinha, não identificados; uma prova com a representação de noivos, não identificados, durante a cerimónia do casamento.
Inclui uma nota de assentamentos do Ministério da Marinha - Comando Geral da Armada, com a identificação civil e militar de Demétrio Cinatti, e informação sobre as suas habilitações, condecorações, louvores, serviços de mar, entre outros dados.
Conjunto documental referente à vida profissional de Demétrio Cinatti, destacando-se a informação sobre a sua carreira militar e diplomática. Integra, entre outros documentos, uma nota de assentamentos do Comando Geral da Armada, com o resumo da sua carreira na Marinha Portuguesa; apontamentos estatísticos sobre o movimento comercial no porto de Macau, sobre a presença portuguesa em Macau e suas dependências, sobre operações militares de ingleses e de boers, sobre negociações diplomáticas para o controlo do Transval e sobre políticas ultramarinas, escritos no âmbito de cargos diplomáticos e consulares; uma exposição escrita de Demétrio Cinatti dirigida ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, apresentando a sua insatisfação por ter sido preterido em diversas promoções no corpo diplomático e consular. Engloba também informação sobre a vida familiar, nomeadamente nas cartas e bilhetes-postais trocados com diversos elementos da família e círculos de amizade.
Inclui um recorte do «Diário de Notícias» (25-01-1914), a noticiar o casamento de Celeste Cinatti com António Vaz Monteiro Gomes; um recorte do jornal “O Independente” (16-07-1884), sobre uma homenagem prestada pela cidade de Évora a José Cinatti; um artigo do jornal “La Revue Illustrée du Portugal”, com informação sobre o lugar ocupado por Demétrio Cinatti no consulado de Portugal em Pretória; um recorte do “Diário do Governo” (10-08-1917), com o Decreto de 10 de julho de 1917, a transferir Demétrio Cinatti do lugar de cônsul-geral de primeira classe, em Londres, para cônsul com funções na legação de Portugal em Roma; recorte do “Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa” (1882), com a reprodução da ata da sessão de 15 de maio de 1882, na qual foi mencionada a oferta de Demétrio Cinatti de uma planta da cidade e porto de Macau. Integra, ainda, o número completo do “Jornal das Colónias”, de 08 de fevereiro de 1902; um excerto da obra "Amores de Vieira Lusitano", da autoria de Júlio de Castilho; um artigo intitulado "O primitivo convento da Pena", da autoria de Casimiro Gomes da Silva (1950); uma cópia impressa do Tratado de Amizade e Comércio entre sua magestade el-rei de Portugal e dos Algarves e a Republica da Africa Meridional (Estado do Transval), assinado em Lisboa aos 11 de dezembro de 1875.
Inclui cartas, bilhetes-postais, endereçados a Demétrio Cinatti, entre outros, pelos seguintes remetentes: Alfredo Keil; Carlos Loureiro; José Ribeiro de Vasconcelos; Marie Rodrigues; Carlos Alberto Cabral; [..?] van Zeller; Octávio […?]; Consuelo […?]; Maria José Santos; [Hermínia Celeste Rivolta Cinatti]; George C.; Celeste Batalha Reis; Marta Batalha Reis; Hilda Santos. Entre os diversos assuntos tratados, sublinham-se os seguintes: envio de votos de felicidades; mensagens de boas festas natalícias e de feliz ano novo; envio e solicitação de notícias; informações sobre as atividades quotidianas e sobre a saúde de familiares. Integra também ofícios da Secretária-Geral do Governo da Província de Macau e Timor, endereçados a Demétrio Cinatti, cônsul de Portugal em Cantão, e a Custódio Miguel Borja, Governador de Macau e Timor, com informação sobre indemnizações relacionadas com a distribuição das capelas da missão portuguesa em Hainan; convites endereçados a Demétrio Cinatt para bailes no Palácio de Buckingham. Engloba, ainda, cartas e postais remetidos por Demétrio Cinatti a Amy Christie, nos quais se sublinham os seguintes assuntos: envio de poemas e de objetos religiosos; partilha de informação acerca das relações entre familiares; partilha de sentimentos pelo falecimento de familiares; comentário acerca das boas qualidades e capacidade de aprendizagem de Ruy Cinatti, neto do remetente; considerações acerca da Primeira Guerra Mundial e seu desfecho, bem como sobre a gripe pneumónica; referência à estada do remetente, com sua filha Hermínia Celeste Cinatti, no domicílio da destinatária;. Inclui, por fim, os seguintes documentos trocados entre terceiros e acumulados por Demétrio Cinatti: postal de correspondente não identificado endereçado a Eduardo Marques; postal da revista «The Critic» para Ed. Hopper, com referência à subscrição de uma anuidade não identificada; postal ilustrado de Carlos […?], enviado de Hong Kong para Henrique Homem de Carvalho, com mensagem de boas festas; postal ilustrado de Arthur P. Nery, enviado do Porto para Henrique Homem de Carvalho, com votos de feliz ano novo.
Inclui cadernos com levantamentos estatísticos do movimento de juncos e navios de alto bordo no porto de Macau, com informação sobre as nacionalidades dos navios, as procedências e destinos, a qualidade das cargas, a importâncias dos artigos transacionados e sobre o movimento comercial; mapas com as importâncias das transações comerciais de Macau durante o ano de 1891; um mapa geral com as importâncias das mercadorias importadas e exportadas por Macau; caderno com "notas para relatório", no qual são descritas, essencialmente, as relações comerciais entre Portugal e França (Havre), seus problemas e oportunidades; anotações com informações histórico-jurídicas acerca da presença portuguesa em Macau e suas dependências. Engloba também cadernos de notas de Demétrio Cinatti, na qualidade de cônsul geral e encarregado de negócios em Pretória, com informação sobre operações militares dos ingleses e dos boers; referências às negociações diplomáticas sobre o controlo do Transval; dados estatísticos do comércio nos territórios transvalianos; considerações sobre políticas ultramarinas; minutas de cartas e ofícios; recortes de imprensa com informação sobre os assuntos descritos e também sobre as relações diplomáticas com Inglaterra; referências ao comércio pt de Lourenço Marques para o Transval; dados estáticos sobre o trânsito de mercadorias militares por Lourenço Marques; dados sobre taxas de mercadorias a pagar aos ingleses; valores do comércio do Havre para Lisboa; considerações sobre os consulados no Havre; impostos aplicados aos movimentos comerciais no porto do Havre e aos movimentos dos navios; apontamentos com caráter de diário. Integra, por fim, uma tabela com o movimento de declarações de carga no Consulado de Portugal no Havre, entre 1900 e 1909, bem como uma tabela com a contagem de emolumentos sobre as faturas visadas no Consulado no Havre em 1909, por sistema de sobretaxas a fim de se aumentar a receita.
Inclui comprovativos de pagamentos efetuados por Demétrio Cinatti à Companhia das Águas de Lisboa e à Sociedade Lisbonense - Empresa de Limpeza de Chaminés; comprovativos de pagamentos de contribuições prediais de imóveis Engloba também uma nota de despesa relativa ao transporte de uma mobília.
Inclui a cópia de um pedido de Demétrio Cinatti, dirigido ao Rei D. Luís I, com vista à sua exoneração das funções de Capitão do Porto de Macau. Integra também uma exposição escrita de Demétrio Cinatti, cônsul geral, dirigida ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, apresentando a sua insatisfação pessoal e argumentando contra o facto de ter sido preterido em diversas promoções no corpo diplomático e consular; um requerimento com proposta de lei, dirigido aos deputados da República Portuguesa, a solicitar a reforma de Demétrio Cinatti. Engloba, ainda, um resumo de diversas leis orgânicas da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros, que regulavam a promoção dos funcionários.
Inclui a cópia autenticada de um ofício da Sociedade de Geografia de Lisboa, endereçado a Demétrio Cinatti, com mensagem de agradecimento relativa à oferta de uma planta da cidade e porto de Macau, e a informar sobre um louvor que a mesma Sociedade concedera ao destinatário por tal ato, em sessão de 15 de maio de 1882.
Inclui inventários de bens móveis e imóveis pertencentes a Demétrio Cinatti, com anotações do próprio; correspondência trocada com o Banco Nacional Agrícola; mapa com o registo de valores referentes à herança deixada por Demétrio Cinatti; guia de receita emitida pela Secretaria-Geral do Conselho Superior de Finanças, com o registo da entrada de 3.002$82, pagos por Vicente Luís Gomes e Henrique Augusto Homem de Carvalho, enquanto administradores da cota testamentária do menor Ruy Cinatti Vaz Monteiro Gomes, para suprir o alcance a que foi condenado Demétrio Cinatti como gerente do Consulado de Portugal em Londres.