Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Tombo dos bens, prazos e direitos da Comenda de Oleiros e suas anexas, mandado executar por frei Raimundo de Sousa da Silva, balio de Leça e comendador daquela comenda da Ordem de Malta. Inicia com o index das matérias, provisão régia para que se procedesse à medição, demarcação e confrontações das propriedades com vista à feitura do referido tombo; juramento dos oficiais, publicação de editos, correspondendo este volume à 1.ª parte do tombo. Os bens, foros e direitos descritos no tombo referem-se às seguintes povoações: vila de Oleiros e seu termo.
Tombo dos bens, prazos e direitos da Comenda de Oleiros e suas anexas, mandado executar por frei Raimundo de Sousa da Silva, balio de Leça e comendador daquela comenda da Ordem de Malta. Corresponde este volume à 2.ª parte do tombo. Os bens, foros e direitos descritos no tombo referem-se às seguintes povoações: freguesia do Estreito, termo de Oleiros; e vila de Álvaro e seu termo. A Comenda de Oleiros detinha ainda direitos sobre lugares que, estando fisicamente mais próximos do concelho de Oleiros, onde vieram a ser definitivamente integrados, pertenciam na 2.ª metade do século XVIII ao termo do Fundão, como é o caso de Vilar do Barroco e Vilarinho, que são indicados no tombo da freguesia do Estreito.
Contas da administração da Comenda de Oleiros, Álvaro e Estreito e suas anexas, desde o dia de São João de 1817 até 30 de Abril de 1823. Trata-se da encadernação de seis conjuntos de mapas, referentes aos períodos de 1817-1818, 1818-1819, 1819-1820, 1820-1821, 1821-1822 e 1822-1823. Dentro de cada período, existem mapas da conta geral da Comenda de Oleiros; da conta de Oleiros e seu termo; da conta do ramo da freguesia do Estreito; e da conta do ramo de Álvaro e seu termo. Contêm esse mapas as receitas, discriminadas em géneros, alqueires, pesos e valor atribuído em dinheiro, e as despesas feitas com os párocos e beneficiados de Oleiros, do Estreito e de Álvaro, com tributos, com a condução de géneros e bestas, com o sustento da mula e com o feitor e criado, entre outras despesas com a administração.