Data source

Date

Thumbnail

Search results

91 records were found.

Eleição das justiças no Concelho de [Ermelo], de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, para um dado triénio. • Áreas geográficas e topónimos: Ermelo, Portugal.
Eleição das justiças no Concelho de Cantanhede, de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária.
Eleição das justiças no Concelho de Cantanhede, de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, para os anos de 1768-1770. • Áreas geográficas e topónimos: Cantanhede, Portugal.
Eleição das justiças no Concelho de Cantanhede para os anos de 1802-1804 e na Vila de Avelãs de Cima para o ano de 1804, concelhos de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária. • Áreas geográficas e topónimos: Cantanhede, Portugal.
Eleição das justiças no Concelho de Cantanhede, de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, para os anos de 1774-1776. • Áreas geográficas e topónimos: Cantanhede, Portugal.
Pauta da eleição das justiças no Concelho de [Mondim de Basto], de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, para os anos de 1779-1781. Documento assinado por Manuel José Teixeira [ Moreira?] e José António Pereira Magrinho (eleitores)
Eleição das justiças no Concelho de [Melres], de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, para os anos de 1773-1775. • Áreas geográficas e topónimos: Melres, Portugal.
Eleição das justiças no Concelho de [Melres], de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, para os anos de 1773-1775. • Áreas geográficas e topónimos: Melres, Portugal.
Certidão comprovativa da entrega das pautas das justiças da Vila de Leomil, de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, ao procurador do Marquês de Marialva, Jerónimo José de [Abronches?], o qual por sua vez as entregou a Constantino da [Fonseca?] Barradas, também procurador do dito Marquês. Documento assinado por António Teixeira (escrivão da câmara). • Áreas geográficas e topónimos: Leomil, Portugal.
Eleição das justiças no Concelho de Cerva, de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, para os anos de 1799-1801. • Áreas geográficas e topónimos: Cerva, Portugal.
Eleição das justiças no Concelho de Ermelo, de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, para os anos de 1787-1789. • Áreas geográficas e topónimos: Ermelo, Portugal.
Eleição das justiças no Concelho de Ermelo, de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, para os anos de 1793-1795. • Áreas geográficas e topónimos: Ermelo, Portugal.
Eleição das justiças no Concelho de [Ermelo], de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, para um dado triénio. • Áreas geográficas e topónimos: Ermelo, Portugal.
Auto de arrolamento das pessoas capazes de servirem nas justiças do Concelho de Avelãs do Caminho, de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, nos anos de 1807-1809? • Áreas geográficas e topónimos: Avelãs, Portugal.
Eleição das justiças no Concelho de Ermelo, de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, para os anos de 1796-1798. • Áreas geográficas e topónimos: Ermelo, Portugal.
Eleição das justiças no Concelho de Ermelo, de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, para os anos de 1796-1798. • Áreas geográficas e topónimos: Ermelo, Portugal.
Eleição das justiças no Concelho de [Melres], de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, para os anos de 1779-1781. Documento assinado por Manuel [?] Silva e João [?] (eleitores)
Eleição das justiças no Concelho de [Melres], de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, para os anos de 1779-1781. Documento assinado por Francisco [?] e João Nunes (eleitores).
Eleição das justiças no Concelho de [Melres], de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, para os anos de 1773-1775. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Eleição das justiças no Concelho de [Ermelo], de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, para um dado triénio. • Áreas geográficas e topónimos: Ermelo, Portugal.
Eleição das justiças no Concelho de [Melres], de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, para os anos de 1779-1781. Documento assinado por João Alves Moreira e Tomé da Cunha.
Pauta da eleição das justiças na Vila de Álvaro, de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, para os anos de 1776-1778. • Áreas geográficas e topónimos: Álvaro, Portugal.
Pauta da eleição das justiças na Vila de Álvaro, de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, para os anos de 1806-1807. • Áreas geográficas e topónimos: Álvaro, Portugal.
Pauta da Eleição das justiças na Vila de Avelãs do Caminho, de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, para os anos de 1807-1809. • Áreas geográficas e topónimos: Avelãs, Portugal.
Arrendamento pelo 5.º Marquês de Marialva, D. Diogo, em sua vida, das casas de sobrado, ermida e pombal da quinta pertencente a Matias José Honorato de Carvalho e Sousa, filho do Desembargador José Januário de Carvalho.
Inventário das pessoas da "família" (criados) e ordenados, rações e pensões, relativos à Quinta da Praia, pagos mensalmente a partir de 1 de Abril de 1823, por ordem do 6.º Marquês, D. Pedro, dada em Paris em Dezembro de 1822.
Livro contendo a relação das fontes de rendimento, receitas e dívidas activas e passivas da Casa do 6.º Marquês de Marialva, D. Pedro José Joaquim Vito de Menezes Coutinho, quando da sua morte em Paris a 22 de Novembro de 1823, e passagem da Casa para sua sobrinha D. Ana Maria, 3.ª Duquesa Lafões.
Despesas e receitas da Casa do 6.º Marquês de Marialva, D. Pedro, incluindo rendas pagas à Casa, despesas domésticas, etc., no período entre 1803 e 1811.
Resposta desfavorável do administrador da Casa do Marquês de Marialva, à consulta realizada por ordem régia, quanto ao requerimento do Padre Manuel Ferreira Tavares, vigário da Igreja de S. Baptista da Freguesia de Cedrim, para se aumentar a sua côngrua, uma vez que os dízimos da freguesia pertenciam à comenda da Ordem de Cristo, dada ao Marquês. • Assuntos: Comendas.
Rol das pessoas capazes de servirem nas justiças no Concelho de Marialva, de que a Casa de Marialva era donatária. Documento assinado por João de Melo Sampaio. Trata-se da cópia de um rol de elegíveis, indicando os escolhidos à margem. • Áreas geográficas e topónimos: Marialva, Portugal.
Pauta da eleição das justiças na Vila de [Marialva], de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, durante os anos de 1783-1785? • Áreas geográficas e topónimos: Marialva, Portugal.
Auto do início do processo de eleição das justiças na Vila de Marialva, de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, para os anos de 1801-1803. • Áreas geográficas e topónimos: Marialva, Portugal.
Pauta das pessoas eleitas para as Justiças da Vila de Marialva, de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, durante os anos de 1785-1787? • Áreas geográficas e topónimos: Marialva, Portugal.
Eleição das justiças no Concelho de Marialva de que a Casa de Marialva era donatária. Documento assinado por D. José de Abreu Coutinho • Áreas geográficas e topónimos: Marialva, Portugal.
Eleição das justiças da Vila de Marialva, de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, para os anos de 1798-1800. • Áreas geográficas e topónimos: Marialva, Portugal.
Rol das pessoas capazes de servirem nas justiças do Concelho de Marialva, de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, num dado triénio. Documento assinado por Luís José Pinto e Luís Amado Pinto (eleitores) • Áreas geográficas e topónimos: Marialva, Portugal.
Eleição das justiças da Vila de Marialva, de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, para os anos de 1795-1797. • Áreas geográficas e topónimos: Marialva, Portugal.
Pauta da eleição das justiças na Vila de Marialva, de que a Casa dos Marqueses de Marialva era donatária, durante os anos de 1801-1803. Documento assinado por José Joaquim Paes de Sande de Castro (corregedor da comarca de Trancoso). • Áreas geográficas e topónimos: Marialva, Portugal.
Este documento inclui duas notificações: uma, dada em Lisboa a 7/4/1802, pedindo parecer ao juiz das Coutadas da Vila de Cantanhede (que aparentemente seria o juiz de fora e da coutada da vila, Manuel José Colaço) quanto à petição, depois de ouvir por escrito o capitão-mor da Vila de Recardães João Henriques de Castro; outra, dada em Cantanhede a 28/4/1802, assinada pelo dito Colaço, pedindo a resposta do mesmo capitão-mor. António Fernandes da Costa Gomes vem a receber o ofício por alvará de 18/7/1802 (cf. Doc. NGM140). • Áreas geográficas e topónimos: Cantanhede.
Inquirição de testemunhas quanto à acusação feita a dois indivíduos que caçavam ilegalmente na Coutada da Vila de Cantanhede. • Áreas geográficas e topónimos: Cantanhede.
Livro que Manuel Joaquim de Oliveira de Almeida Vidal, juiz de fora de Cantanhede (apresentado pela Casa dos Marqueses de Marialva), oferece a Pedro José da Silva, negociante e administrador da mesma, com projectos de melhoramentos para a Vila de Cantanhede: 1) a construção d«e uma casa de Câmara nobre e digna e de uma cadeia cómoda e segura» (contém «Estampa da Capela do Sr. do Rossio e suas imediações em que se aponta também o acrescento que se lhe deve fazer»); 2) reunião da Vila de Cantanhede ao lugar da Porcariça «de modo a formar uma só Vila notável»; 3) «projecto sobre a Mendicidade. Meios de a prevenir, ou extingiur, ou minorar, ou remediar». São ainda referidos outros projectos para a Vila de Cantanhede cujo paradeiro se desconhece: melhoramento da administração dos expostos, estabelecimento de um hospital, inistituição de um monte de Piedade a benefício dos lavradores, melhoramento da agricultura. • Áreas geográficas e topónimos: Cantanhede.
Exposição do rendeiro principal da Casa de Marialva, João Henriques de Castro, contra a suspensão dos seus arrendamentos (Cantanhede, uma comenda, Almada). Inclui um longo historial sobre a sua actividade de mais de trinta anos que envolveu numerosos conflitos com agricultores em Cantanhede e Almada. • Áreas geográficas e topónimos: Almada.