Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

63 records were found.

Inclui dois relatórios: "Contra-resposta ao Comité Executivo do Comité Marxista-Leninista Português ", 12 de Maio e "Socialismo científico ou dogmatismo? Carta à Comissão Central do Comité Marxista-Leninista Português", 14 de Setembro de 1969. "Tiago" será o pseudónimo de João Bernardo, expulso do CMLP em 1969 e fundados dos Comités Comunistas Revolucionários (Marxistas-Leninistas) (CCR (m-l)) em 1970
O CMLP surgiu logo após a criação da FAP que tivera lugar em Janeiro de 1964 em Paris na sequência de uma ruptura com o PCP protagonizada por por Francisco Martins Rodrigues. Complementarmente à frente unitária constituída na FAP, o CMLP pretendia ser o embrião de um futuro partido comunista reconstruído. A FAP acabará por ser extinta, mantendo-se em actividade apenas o CMLP que em 1970, no V Congresso (reconstituitivo) do partido comunista, se transforma em Partido Comunista de Portugal (marxista-leninista) , embora apenas em 1971 o facto tenha sido tornado público.
Órgão do Comité Marxista-Leninista Português (C.M.L.P.). Ano 2: Nº 6 e 7 (Janeiro-Fevereiro 1968) A partir de Março de 1969 passará a designar-se Unidade Popular.
Esta publicação corresponderá ao período posterior à transformação do CMLP em Partido Comunista de Portugal (marxista-leninista) em Agosto de 1970, embora apenas anunciada em Agosto de 1971. Nota à edição: " 'Luta Pacífica e Luta Armada no Nosso Movimento' foi escrito por Campos dentro do Partido revisionista publicado pela primeira vez em 1964. Este texto, juntamente com 'O abandono da Aliança Operária-Camponesa' e 'Luta de Classes ou Unidade de todos os portugueses honrados?', constitui a base teórica marxista-leninista na qual se apoia o CM-LP e o Partido Reconstruído."
Este texto, divulgado em 1968, surge na sequência de um artigo, publicado em "O Proletário", de elogio a Che Guevara aquando da sua morte em 1967. O artigo foi alvo de inúmeras críticas, gerou intenso debate interno e deu origem a um esclarecimento no número seguinte de "O Proletário". • Assuntos: Guevara, Che..
Reúne as defesas de Francisco Martins Rodrigues e Rui d'Espiney no Tribunal Plenário da Boa Hora em Maio de 1970. Não inclui a defesa de João Pulido Valente • Assuntos: d'Espiney, Rui..
A par de uma análise política da situação interna e externa, o documento problematiza várias questões internas da organização.
Conjunto de textos publicados pelo CMLP no âmbito de "Estudo do marxismo". Contém os seguintes números: Nº5 (Julho 1967) "Paz ou Violência", Hong-Chong, Nº6 (s.d.) "Notas sobre o movimento revolucionário dos estudantes chineses", Nº8 (s.d.) "A guerra de guerrilha", Lenine, Nº11 (s.d.) "Alguns princípios do pensamento militar de Mao Tse Tung, Nº13 (s.d.) "Teses de Abril", Lenine, Nº15 (s.d.) "V.L. Lenine Que fazer?", Nº17 (s.d.) Uma política de quadros" ; Edição sem número nem data com o título "Uma Faísca pode pegar fogo a uma planície" (Mao Tse Tung)
Referente aos acontecimentos de Maio de 1968 em Paris. Produzido pela secção de França do CMLP • Áreas geográficas e topónimos: França • Assuntos: Maio de 1968 .
O CMLP surgiu logo após a criação da FAP que tivera lugar em Janeiro de 1964 em Paris na sequência de uma ruptura com o PCP protagonizada por por Francisco Martins Rodrigues. Complementarmente à frente unitária constituída na FAP, o CMLP pretendia ser o embrião de um futuro partido comunista reconstruído. A FAP acabará por ser extinta, mantendo-se em actividade apenas o CMLP que em 1970, no V Congresso (reconstituitivo) do partido comunista, se transforma em Partido Comunista de Portugal (marxista-leninista) , embora apenas em 1971 o facto tenha sido tornado público.
Órgão do Comité Marxista-Leninista Português (C.M.L.P.) Nº1 (Outubro 1964); Nº3 (Março 1965) a Nº7 (Agosto 1966)
Órgão do Comité Marxista-Leninista Português (C.M.L.P.). Ano 1: Nº1 (1 de Maio 1967) a Nº9 (Março-Abril 1968).
Primeira Edição. A propósito da expulsão de Francisco Martins Rodrigues do PCP. Inclui transcrição da circular do Comité Central do PCP • Assuntos: Rodrigues, Francisco Martins..
Órgão da Comissão Directora do Comité Marxista-Leninista Português (C.M.L.P.) e a partir de 1969 designado como órgão interno do CMLP • Contém: Ano 1: Nº1 (Junho 1967) e Nº2 (Setembro 1967). Nº3 (Agosto 1969) Número especial para o exterior (Novembro 1969)
Edição do Comité do Exterior do Comité Marxista-Leninista Português. Reprodução para a Emigração. • Assuntos: Emigração.
Reprodução de panfletos e outros documentos ainda não divulgados no exterior, distribuídos durante o período eleitoral e para a manifestação anticolonial de 21 de Fevereiro. • Assuntos: Guerra Colonial .
Artigo publicado do diário ""Zëri i Popullit"" de 26 de Dezembro de 1967. • Áreas geográficas e topónimos: União Soviética.
A propósito de críticas da Esquerda Democrática Estudantil (EDE) à União dos Estudantes Comunistas Marxistas-Leninistas [UEC (m-l)], frente de juventude do CMLP/PCP (m-l) • Assuntos: União dos Estudantes Comunistas (Marxista-Leninista).
Órgão central do Comité Marxista-Leninista Português (C.M.L.P.)/Partido Comunista de Portugal (marxista-leninista). Nº1 (Março de 1969); Nº3 (Julho 1969) a Nº10 (Agosto 1971). O Nº10 é dedicado ao V Congresso (reconstituitivo) do Partido Comunista de Portugal que consagra a mudança de nome do CMPLP para Partido Comunista de Portugal (marxista-leninista). • Assuntos: Unidade Popular.
Produzido por Grupo de Base "A Vanguarda" do Comité Marxista-Leninista Português (C.M.L.P.) O Grupo de Base Vanguarda era constituído por militantes que entraram em ruptura com a direcção do CMLP de onde acabariam por ser expulsos. Se o grupo diz integrar o CMLP, este nega existir na organização qualquer grupo "A Vanguarda". A Vanguarda viria a transformar-se em CPLAI (Comité Português de Luta Anti-Imperialista), em Novembro de 1970."
Produzido por Grupo de Base ""A Vanguarda"" do Comité Marxista-Leninista Português (C.M.L.P.). O Grupo de Base Vanguarda era constituído por alguns militantes que entraram em ruptura com a direcção do CMLP de onde acabariam por ser expulsos. Se o grupo diz integrar o CMLP, este nega existir na organização qualquer grupo "A Vanguarda". A Vanguarda viria a transformar-se em CPLAI (Comité Português de Luta Anti-Imperialista), em Novembro de 1970."
Produzido por Grupo de Base "A Vanguarda" do Comité Marxista-Leninista Português (C.M.L.P.). O Grupo de Base Vanguarda era constituído por militantes que entraram em ruptura com a direcção do CMLP, de onde acabariam por ser expulsos. Se o grupo diz integrar o CMLP, este nega existir na organização qualquer grupo "A Vanguarda". A Vanguarda viria a transformar-se em CPLAI (Comité Português de Luta Anti-Imperialista), em Novembro de 1970. • Assuntos: ARA - Acção Revolucionária Armada.
Edição do Comité do Exterior do CMLP. Compilação de panfletos e outros documentos do CMLP produzidos e distribuídos entre as eleições de 26 de Outubro de 1969 e a manifestação anticolonial de 20 de Fevereiro de 1970 • Assuntos: PIDE - Polícia Internacional e de Defesa do Estado.
Duas convocatórias dos Comités de Luta Anticolonial/CLAC's [ligados ao CMPLP/PCP (ml)] para manifestação de dia 19 de Fevereiro de 1972 no Martim Moniz. • Assuntos: PIDE - Polícia Internacional e de Defesa do Estado.
Embora inicialmente publicado em 1964, a presente edição deste documento corresponde ao período posterior à fundação em Agosto de 1970 do Partido Comunista de Portugal (marxista-leninista) ainda que apenas publicamente anunciada em Agosto de 1971. Nota à edição " 'Luta Pacífica e Luta Armada no Nosso Movimento' foi escrito por Campos dentro do Partido revisionista publicado pela primeira vez em 1964. Este texto, juntamente com 'O abandono da Aliança Operária-Camponesa' e 'Luta de Classes ou Unidade de todos os portugueses honrados?', constitui a base teórica marxista-leninista na qual se apoia o CM-LP e o Partido Reconstruído."
Órgão Teórico do Comité Marxista-Leninista Português (C.M.L.P.) e, depois, do Partido Comunista de Portugal (marxista-leninista.) na sequência do V Congresso (reconstituitivo) do Partido Comunista de Portugal em Agosto de 1970 que consagra a mudança de nome do CMPLP para Partido Comunista de Portugal (marxista-leninista). Nº1 (Janeiro 1969) a Nº8 (Março 1971), Nº11 (Março 1972).
A propósito da expulsão de Francisco Martins Rodrigues do PCP; inclui transcrição da circular do Comité Central do PCP. • Assuntos: Rodrigues, Francisco Martins..