Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

292 records were found.

[Torres Novas] - Envio de dois exemplares do jornal «O Petardo» (ano VIII, n.º 175, 01/10/1909). Inclui os referidos jornais, com a reprodução de um retrato de António Lino Neto (p. 1) e a publicação de um artigo de homenagem à sua pessoa (p. 6). Referência à participação do homenageado num Congresso Operário realizado em Braga.
Carta de Vasco Maria Osório Sarmento Coutinho e Castro (1860-?), [1.º] visconde de Britiande, ao Pe. Benevenuto a agradecer-lhe as saudações enviadas, pela nova filha consagrada. Fala-lhe ainda das vocações de todas as outras filhas.
Indulgências, história e regulamento da "Archiconfrérie de Notre-Dame des Enfants erigée à Châteauneuf-sur-Cher" (1910); exemplar da "Novena em honra de Nossa Senhora da Lapa".
Carta de agradecimento por o Pe. Benevenuto ter rezado uma missa pela alma do seu marido, presencialmente, na capela [de família?].
Série composta por recortes de imprensa sobre os seguintes assuntos: aniversários e obituários (da mãe de Benevenuto de Sousa, Margarida Rita de Sousa, publicado no jornal A Ordem (1932-08-20)); testamentos de eclesiásticos; notícias biográficas; columbofilia; peregrinação de Maria de Matos a Roma (1930); poesias; livros proibidos; imprensa católica; recensão crítica ao texto sobre Frei João de Neiva (publicado no jornal A Ordem (1927-08-13).
Caderno de notas de despesas com Benevenuto de Sousa e Oliveira e Dias e Albertina Vieira de Sousa, afilhado e prima do Pe. Benevenuto.
Coleção de bilhetes postais relativos ao Colégio do Sardão (Oliveira do Douro); imagens de santos; Serra da Estrela. Estes últimos oferecidos pelo Dr. Frederico Sanches de Moraes, médico das Caldas de Manteigas, em 1923.
Calendário e agendas de “La Società Buona Stampa”, referentes aos anos de 1917 a 1925.
Panfletos comemorativos da recuperação da Igreja do Mosteiro de Paço de Sousa; conjunto de regulamentos e informações com as condições de admissão de alunos aos Colégios das Missões Religiosas Ultramarinas Portuguesas (Cucujães), Colégio do Sagrado Coração de Jesus (Lagarteira, Tuy) e Escola Apostólica da Santissima Trindade (S. Martin de Trevejo); sobre o Día de la Prensa Católica; folheto sobre o jornal A Liberdade (c. 1917); Informations Catholiques Françaises (1938).
Cartão de visita a retribuir cumprimentos, a dar notícias da família e a enviar uma contribuição monetária para as “Folhas Soltas”.
Correspondência de Rosa Nogueira de Castro, secretária do Grupo de Mulheres Cristãs do Porto, a pedir a intervenção do Pe. Benevenuto, para convencer a mãe de uma associada a deixá-la ir às reuniões. Numa outra carta refere o pagamento da assinatura das "Folhas Soltas".
Cartão de visita de D. Teotónio Manuel Ribeiro Vieira de Castro (1859-1940), bispo de Meliapor, a agradecer as suas felicitações.
Colecção de receitas médicas com assinaturas ilegíveis ou de proveniência não identificada. Em algumas das prescrições médicas o Pe. Benevenuto indica qual o seu fim: refrescos, síncopes cardíacas, inflamações da garganta, tosse, rins e gripe.
Discurso manuscrito proferido em Tomar por ocasião da reabertura do Convento de Cristo que estava fechado ao culto há 55 anos.
Reflexão sobre a sua ação na vida pública, como católico, e das provações pelas quais passou.
Notas sobre o surgimento do "Almanaque Católico" e sua receção por outra imprensa religiosa.
Notas sobre as inaugurações do monumento à N.ª Sr.ª de Lourdes e da igreja do Outeiro Grande.
Conjunto de notas em que o Pe. Benevenuto tece uma série de considerações sobre a "Boa Imprensa". Fala de algumas traduções feitas sobre esse tema.
Conjunto de notas a que o Pe. Benevenuto deu o título de "Círculos". Fala dos estímulos recebidos para a criação de vários círculos católicos por todo o país. Contém ainda uma relação de obras que lhe foram oferecidas ao longo dos anos.
Conjunto de notas intituladas de "Honras", as quais referem iniciativas em que o Pe. Benevenuto colaborou ou obras que lhe foram oferecidas.
Nota sumária sobre a criação de um partido de índole católica.
Esquema e reflexões de um retiro de Exercícios Espirituais, ocorridos em Lisboa, orientados pelo Pe. Benevenuto.
Conjunto de documentos que narram o surgimento do jornal O Petardo, composição do seu corpo editorial, receção do jornal pela imprensa concorrente.
Apontamentos sobre a receção da obra Púlpito Sagrado por alguns prelados da Igreja portuguesa.
Apontamentos diversos sobre assuntos religiosos, agrícolas, lista com assinaturas de petições, etc.
Textos redigidos a propósito das memórias da viagem à Índia em 1882, em que o Pe. Benevenuto descreve o seu nascimento e narra todo o seu percurso de vida e as circunstâncias em que ocorreu a viagem. Inclui caderno com apontamentos sobre a viagem, onde constam também poesias e memórias diversas. Há ainda uma página dedicada à inauguração do monumento à N.ª Sr.ª de Lourdes.
Notas sumárias sobre os países por onde passou na Europa, Ásia e África. Em Portugal refere as províncias portuguesas que percorreu como pregador.
Memórias da viagem a Espanha, em 1908, aquando da participação no II Congresso da Boa Imprensa e no V Congresso Internacional Mariano, ambos ocorridos em Saragoça. Contém descrições dos monumentos visitados nas cidades de Madrid, Lugo, Barcelona, Saragoça, Salamanca e Ávila; menu de refeição ocorrida no Grand Café-Restaurant Montserrat; brochura da autoria de Mariano Supervía - La Virgen del Pilar su templo y su culto (1905); Descripcion del templo de San Francisco el Grande (1907); guia de excursionista. Há um mapa da Península Ibérica e guias turísticos.
Apontamento sobre o Mosteiro de S. Romão de Neiva que deu origem ao opúsculo "Noticia biographica do Padre Mestre Fr. João d' Ascenção, Carmelita Descalço (vulgo Padre Mestre Neiva)".
Indicações sobre meios de transporte a tomar entre Portugal-Espanha, Espanha-França e França-Bélgica O Pe. Benevenuto faz referência aos transbordos nas estações de comboios, tempos de viagens, reserva de bilhetes.
Notas onde enumera os discursos que proferiu em várias localidades do país.
Correspondência de Mons. Oliveira Pinto, na qual lhe dá conta do seu estado de saúde, fala do seu regresso a Portugal e indica a morada do Pe. Serafim.
Notas em que fala do papel dos seminários e da formação dos seminaristas. Contém artigos de jornais do autor sobre este assunto publicados no jornal "A Palavra" entre Fevereiro e Março de 1897.
Notas sobre as obras traduzidas e/ou editadas pelo Pe. Benevenuto.
Notas sobre diversos assuntos: carta dirigida ao operariado católico em 1898; proposta, em 1896, da criação da Liga do Silêncio nas Igrejas e a Liga do Asseio, Respeito e Reverência nos Templos; narra o sucesso do panfleto sobre a "Santa Face"; refere a reedição de obras.
Caderno manuscrito intitulado "Exercícios para um dia de retiro no mês" com a indicação de ser a autoria de "Prudencia - Beatriz - recolhida do Collegio da Regeneração - Braga" (c. 1928); manuscritos: do Pe. Manuel Joaquim Marques, "Notável maravilha da hóstia consagrada" (1879-06-01); de autor desconhecido, "As borboletas"; do Pe. Sena Freitas, "Uma estrela do palco português"; um cantar de Janeiras dedicado ao Pe. Benevenuto; Subscrito intitulado “Assuntos piedosos” que contém um “voto de renúncia” feito por Luísa a favor das almas do Purgatório (1883-07)..
Contém pagelas referentes a orações diversas, primeiras missas sacerdotais, primeiras comunhões, fúnebres e com o Regicídio. As pessoas identificadas nas pagelas são: Carlos e Maria da Conceição da Costa Lima de Sousa Guedes, Chica Lumbrales, D. Carlos I, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, D. Manuel Mendes da Conceição Santos, D. S. B., Ema, Filhas de Maria, Freguesia de Alcains, Henrique Cardoso Macedo Martins de Menezes, Joana Rita Teixeira Fontes, Joaquim Custódio Biscaia, José Estevão Coelho de Magalhães, Josephine Veloso de Araújo, M. D., Manuel Maria Guedes de Almeida, Maria Amélia V. de Matos Graça, Maria Cristina, Maria da Conceição de Castro de Sousa Guedes Gramaxo, Maria de Lourdes de Carvalho Pacheco, Maria José Martins Biscaia, Maria Leonor, Maria Leonor Archer Guedes da Silva da Fonseca, Maria Nunes, Maria Teresa de Sousa Guedes Pereira Leite, Pe. Alexandre Coutinho Castelo, Pe. Benevenuto de Oliveira Dias, Pe. João Serafim Gomes, Pr. D. Luís Filipe, Sebastiana Martins Biscaia e Teresa Maria do Rosário Simões Biscaia.
Correspondência de Adelaide Caldas, responsável por um grupo de oração. Nas missivas narra percurso de fé, seu e das suas “filhas espirituais”.
Contém recortes de jornal, livros de orações, calendários e folhetos.
Carta de Eugénia de Vasconcelos Soeiro de Brito, das Caldas da Rainha, a felicitar o Pe. Benevenuto pelo seu 84.º aniversário. Fala-lhe das dificuldades materiais pelas quais está a passar e recorda a obra caritativa do seu pai, [o Coronel Joaquim Maria Soeiro de Brito], nas Caldas da Rainha.
Carta de Tomás de Melo Breyner, 4.º Conde de Mafra, a oferecer ao Pe. Benevenuto, o primeiro volume das suas "Memórias". Fala-lhe ainda do profundo desgosto que a morte de uma filha e do Rei D. Manuel II lhe causou.
Contém fotografia da Igreja de S. Francisco Xavier onde o Pe. Benevenuto celebrou a primeira missa; fotografia da inauguração do Santuário de N.ª Sr.ª de Lourdes, no Outeiro Grande, a 1909-04-25 com a legenda "Depois das cerimónias da manhã"; fotografia de uma N.ª Sr.ª por identificar; fotografia-bilhete postal oferecida por [J. I. C] ao Pe. Benevenuto com crianças em trajes de Carnaval, datada de 1931; fotografia oferecida pela família Carvalho, de S. Romão de Neiva, como prova de agradecimento ao Pe. Benevenuto.
Carta do Pe. Francisco José Esteves Bouça, pároco de Montaria, a dar informações ao Pe. Benevenuto acerca de bibliografia publicada.
Contém mapas de movimentos de movimentos de caixa dos anos de 1922-1925; de caixa e assinaturas dos anos de 1925-1926; apontamentos para um relatório do jornal, datado de 1925-08-26; despesas com a composição e impressão do jornal (1928-10-01); apontamento sobre pagamento de assinaturas; impressos de requisição de vales e recibo de vale.
Carta de D. António José de Sousa Barroso, bispo do Porto, com felicitações pela publicação das "Folhas Soltas".
Carta do Pe. Luís Campo Santo (?-1913), da Companhia de Jesus, a aconselhar o Pe. Benevenuto sobre o “melhor meio de ordenar e ampliar o apostolado da imprensa”, através de “conferências práticas”.
Carta do escritor José [Ernesto de Sousa] Caldas (1842-1932) a indicar o nome de algumas das suas obras e respetivos editores.
Texto intitulado Influencia soberana, destinado a ser publicado no jornal "A Bôa Imprensa".
Carta de agradecimento na qual fala da recolha de donativos, na reunião das legionárias da “Liga da Ave Maria” e que a Sr.ª Maria Isabel de Saldanha de Oliveira e Sousa encontra-se, como diretora, de um colégio na Lousã, perto de Coimbra.
Carta de agradecimento ao Pe. Benevenuto, em anexo, um postal do Senhor da Pedra de Miramar.
Correspondência de D. António José de Sousa Barroso (1854-1918), bispo do Porto.
Carta de agradecimento de Monsenhor Eugène Beaupin (1877-1953), diretor do Comité Catholique des Amitiés Françaises à l'Étranger, por ter escrito no jornal “A Ordem” um artigo com base na informação que lhe tinha sido enviada.
Carta de lamentação ao Pe. Benevenuto sobre a situação económica em que se encontra e pede que, em caso de morte, olhe pelas suas filhas, visto já não terem mais parentes e nenhuma outra forma de subsistência.
Carta sobre as impressões que provocou a visita de nove dias à Lousada, das intenções de ir a Lourdes e com a notícia da morte do Abade (de Lousada?).
Carta do Pe. Luís Ferreira de Carvalho, pároco de Figueiró (Paços de Ferreira,) a relatar ao Pe. Benevenuto a reação das pessoas à sua visita.
A carta refere a intervenção de Monsenhor Coelho Ferreira na resolução de problema não identificado.
Requerimento para obtenção de licença para benzer sacrário e cibório destinados a oratório privado e alfaias liturgicas associadas.
O autor informa que foi concedida licença para eregir Via Sacra na capela.
Requerimento e licença para erguer Via Sacra na capela privada.
Envio de cumprimentos e de dinheiro para pagamento de assinatura do jornal "Folhas Soltas".
Correspondência do Pe. Joaquim Teixeira da Silva Amaral (1863-1956), abade da Praia de Espinho.
Correspondência do Cónego Manuel Anaquim (1871-1929), vigário geral do Patriarcado de Lisboa.
A secção contém um conjunto de apontamentos sobre várias temáticas redigidos pelo Padre Benevenuto de Sousa.
Publicação do trabalho de autoria do Pe. Benevenuto de Sousa - Noticia biographica do Padre Mestre Fr. João d'Ascenção: carmelita descalço (vulgo Padre Mestre Neiva). Porto: Tipografia da Casa Nun'Alvares, 1927. Inclui estampa solta semelhante à impressa na capa da publicação.
Série composta por documentação de identificação pessoal (bilhete de identidade e cartões de cortesia), de cópias de certificação de atos (batismo, óbito), de licenças eclesiástica e oficiais, de patentes (como sócio) e de comprovativos de prova (boletim, recibos). Contém o processo de atribuição do título honorífico de Monsenhor ao Pe. Benevenuto pelo Papa Pio XI, da encomenda e feitura das vestes "de camareiros de honra de hábito roxo".
Secção composta por documentação de identificação pessoal (bilhete de identidade e cartões de cortesia), de cópias de certificação de atos (batismo, óbito), de licenças eclesiástica e oficiais, de patentes (como sócio) e de comprovativos de prova (boletim, recibos). Contém o processo de atribuição do título honorífico de Monsenhor ao Pe. Benevenuto pelo Papa Pio XI, da encomenda e feitura das vestes "de camareiros de honra de hábito roxo".
Correspondência enviada pela direção da entidade hospitalar a informar sobre o internamento e situação clínica de um doente.
A secção contém a correspondência recebida e enviada pelo Padre Benevenuto de Sousa.
A série contém a correspondência recebida pelo Padre Benevenuto de Sousa.
Carta do Dr. Joaquim Ferraz de Carvalho, da Batalha, a dar opinião médica acerca do estado de saúde do Pe. Benevenuto.
A secção contém duas subsecções: uma contém números dos jornais "O Petardo" e "Folhas Soltas", de que Benevenuto de Sousa era diretor e proprietário, a segunda contém correspondência relativa a atividade editorial.
Correspondência enviada pela direção da entidade hospitalar a informar sobre o internamento e situação clínica de um doente.
A secção contém publicações da autoria de Benevenuto de Sousa.
Contém documentação pertencente a prima do Pe. Benevenuto de Sousa - Albertina Vieira de Sousa: receitas médicas, correspondência, talão de vale postal, convites, apontamentos, pagelas, livro de tratamentos nas Termas de Monte Real (1946), publicação O Evangelho segundo S. João, traduzido da Vulgata Latina pelo Padre António Pereira de Figueiredo (1958).
A secção contém documentação pertencentes a familiares do Padre Benevenuto de Sousa: s m~se Margarida Rita de Sousa e a prima Albertina Vieira de Sousa.
Exemplar da publicação da autoria de Benevenuto de Sousa - Apostolado da Imprensa: o seu futuro em Portugal. Porto: Typ. Catholica de J. F. Fonseca, 1904.
Carta de retribuição de cumprimentos. Fala da estima que toda a família nutre pelo Pe. Benevenuto e lamenta sua indisponibilidade para estar presente com eles, em Vizela.
Carta do Dr. Joaquim Ferraz de Carvalho, da Batalha, a dar opinião médica acerca do estado de saúde do Pe. Benevenuto.
Carta do Dr. Joaquim Ferraz de Carvalho, da Batalha, a dar opinião médica acerca do estado de saúde do Pe. Benevenuto.
Agradecimento de felicitação da sua nomeação para abade do Mosteiro de Singeverga.
Envio de cumprimentos e de dinheiro para pagamento de assinatura do jornal "Folhas Soltas".
Envio de cumprimentos e de dinheiro para pagamento de assinatura do jornal "Folhas Soltas".
Envio de boas festas e de dinheiro para pagamento de assinatura do jornal "Folhas Soltas".
A carta refere as condições legais para se fazer legados e doações à “Corporação Missionária de S. Bento”.
Prescrições de médico da Sociedade das Águas da Curia. Acompanha uma nota explicativa de como deverá ser feito o tratamento termal.
Prescrições médicas de Eurico Lisboa. A primeira receita refere-se à graduação de óculos, na segunda receita, o Pe. Benevenuto escreve a seguinte nota no envelope “Receita de confiança para um purgante de magnésio e outras receitas”.
Prescrições médicas de António Gonçalves. Acompanha uma nota interpretativa e explicativa do farmacêutico [?] Chaves da respetiva receita. Com notas do Pe. Benevenuto, no envelope, “Maneira de conhecer a albumina”; numa outra receita refere que é para tratar a gripe.