Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

80 records were found.

altar
Imagens da fonte da Quinta da Manizola, com descrição da história da construção da fonte (por António Francisco Barata) e dedicatória do Visconde da Esperança à Biblioteca Pública.
Retrato de família. Da esquerda para a direita, de pé: Antónia Margarida Braga Passaporte, Francisco José Claudino Zambujo, José Pedro Braga Passaporte, Joana Theodora Braga Passaporte. Sentadas: Mariana Emília Braga Passaporte (com a filha ao colo), Mónica Arsénia Braga Passaporte e Helena M. Carreta Passaporte (identificação possível através de inscrição no verso). Marca de água do fotógrafo no canto inferior esquerdo da prova (JAB Photographo Ambolante)
Imagens realizadas durante uma visita que Manuel Ferro de Carvalho (Capitão de Cavalaria 5), Luis Filipe Freire Correia (director de fiscalização dos Tabacos) e Henrique Freire (secretário da Misericórdia) fizeram a Vale de Flores em Novembro de 1900.
Inscrição no verso: "Recordação. offerece ao seu muito prezado e dilecto amigo Manoel Joaquim de Brito Fragoso Amado. José Marcelhano Carrilho. Acfr. Alm.e"
Inscrição no Verso: " Maria Joaquina Martins offerece o seu retrato à Ex.ma Sr.ª D. Maria Adelina como prova de sincera amizade e gratidão. Évora 9.4.93"
O Convento encerrou as suas portas em 1897, tendo começado a ser demolido em 1900.
As pessoas retratadas são: Manuel Ferro de Carvalho (Capitão de Cavalaria 5), Luis Filipe Freire Correia (director de fiscalização dos Tabacos) e Henrique Freire (secretário da Misericórdia e autor do opúsculo "Valle Flores",
Vista de Évora a partir do Rossio de S. Brás, vendo-se do lado esquerdo um renque de árvores, ao longo da Avenida da Estação. Ao fundo, junto à muralha , vê-se uma barraca com a inscrição "Chalet Elegante" e ao centro, junto ao Chafariz, estão alguns porcos a pastar.
Aspecto da Praia de Santa Cruz (Torre Vedras), vendo-se um homem sentado no areal.
Imagem do retábulo de forma semi-circular que adornava o topo do refeitório do Convento de Santa Clara, representando a ÚltimaCeia. Na parte inferior da pintura vê-se o rodapé de azulejaria seiscentista, de padronagem de tapete.
Aspecto da altar da antiga Sala do Capítulo do convento de Santa Clara, vendo-se os polípticos de pinturas existentes na parte central. Os dois altares laterais são revestido a talha.
Imagem de uma feira no Rossio de S. Brás, vendo-se três mulheres e três homens Vendedores), uma carroça e diversas peças de loiça de barro expostas no chão.sentadas nos degraus.
Aspecto da altar da antiga Sala do Capítulo do convento de Santa Clara, vendo-se os altares laterais da Sagrada Família e da Senhora do Carmo.
Imagem de S. José, ricamente paramentado, montado sobre um burro também devidamente ajaezado. A imagem foi tirada no pátio do convento de Santa Clara. N
Aspecto do altar do coro alto da igreja do Convento de Santa Clara, vendo-se a imagem de Nossa Senhora e de duas outras duas santas, para além de Cristo na cruz..
Aspecto das ruínas da villa romana da Tourega, vendo-se uma figura masculina.
Pormenor das ruínas da villa romana da Tourega.
Aspecto da Porta de Avis, tirado a partir do largo do mesmo nome, vendo-se algumas pessoas do lado esquerdo, bem como uma carroça. Nas fachadas dos edifícios , de um lado e outro do largo, vêem-se anúncios comerciais. para lá da porta entrevê-se o bairro Operário, construído nos primeiros anos da República.
Aspecto do Largo e Porta de Avis. Nas fachadas dos edifício do lado esquerdo são visíveis inscrições publicitárias e para além da porta de Avis , Vê-se o bairro Operário, construído nos primeiros anos da República.
Retrato de membros da Mesa da Misercórdia de Évora, posando junto a uma mesa, ladeando uma cadeira com o brasão da Misericórdia. O homem da esquerda poderá ser Henrique Freire (jornalista, professor) e o homem ao meio é possível que seja o fotógrafo José António Barbosa.
Fachada do edifício sede da Santa Casa da Misericórdia em Évora, até 1917 (?). Na janela do primeiro piso estão três homens, os mesmos que aparecem no documento novo12-244.
Imagem da fonte da Quinta da Manizola, em ruína. Marca de água do fotógrafo no canto inferior esquerdo da prova. No verso, papel colado com uma descrição da história da construção da fonte, da autoria de António Francisco Barata. Dedicatória do Visconde da Esperança: "Á Bibliotheca Publica Eborense off. em 27 d'abril de 1899 o Visconde da Esperança"
Arcos do Aqueduto no Largo Luís de Camões engalanados no âmbito da visita do Rei D. Luís. Sobre o Aqueduto vê-se uma construção acastelada de carácter efémero e uma bandeira da monarquia, no canto da Rua do Salvador. No quarteirão ao fundo vêm-se os toldos e os anúncios da Mercearia Primavera.
Aspecto exterior da Ermida de S. Brás (face norte).
Guarda de honra ao Rei D. Luis I no Rossio de S. Brás, no âmbito da sua visita a Évora em 1889.
Imagem de N. S.ª da Boa Morte deitada em esquife ricamente ornamentado. entre os diversos adornos vêem-se várias imagens do Menino Jesus, destacando-se um de maiores dimensões com um arco na mão.
Aspecto exterior da Ermida de S. Brás, sendo visível o corpo da antiga sacristia.
Grupo de crianças (meninos e meninas) concentrados no Largo de Aviz. Algumas pessoas, à janela, assistem à cena e alguns populares abastecem-se no chafariz ali existente
Barbosa, José António
Aspecto do antigo cadeiral setecentista da igreja S. Bento de Cástris, sendo visíveis os nichos de talha dourada e painéis de pintura sobre tábua, tela e fresco que encimavam o referido cadeiral. Estão dois homens sentados no cadeiral.
Nove homens e um cão, no campo, sob um árvore. É visível uma viola e um cesto (?). Local não identificado. Marca de água do fotógrafo na prova, no canto inferior esquerdo.
Retrato de grupo: 14 homens/ rapazes em pátio de casa não identificada. Um dos homens segura um garrafão; um dos homens está fardado e segura um trompete (?). Inscrição no verso do cartão: "[ilegível] grupo [ilegível] Manuel António Messejana". Imagem atribuída a José António Barbosa.
Arcos do Aqueduto no Largo Luís de Camões engalanados no âmbito da visita do Rei D. Luís. Sobre o Aqueduto vê-se uma construção acastelada de carácter efémero e uma bandeira da monarquia, no canto da Rua do Salvador. No quarteirão ao fundo vêm-se os toldos e os anúncios da Mercearia Primavera.No canto inferior esquerdo ~e-se uma carroça.
Grupo de crianças (meninos e meninas) concentrados no Largo de Aviz. Algumas pessoas, à janela, assistem à cena e alguns populares abastecem-se no chafariz ali existente
Apoios em mármore da bancada dos doutorais da Sala dos Actos da Universidade de Évora depositados numa das faces do pátio principal do claustro principal.
Obras no portal renascentista da Universidade de Évora, vendo-se a antiga porta de madeira.
Aspecto de vale de flores, vendo-se o conjunto do casario e a ermida anexa, esta apresentando sinais evidentes de degradação. Junto ao monte encontram-se três pessoas.
Pintura mural representando o Presépio existente na Capela do Convento de Santa Catarina a qual era totalmente pintada a fresco.
Aspecto da alameda central do Jardim Público, vendo-se ao fundo o Palácio Barahona. ao londo da alameda vêem-se vários bancos e junto à entrada o quiosque /bilheteira.
Portal da Igreja de S. Francisco, vendo-se duas crianças a posarem para a fotografia. Na parte superior da imagem são visíveis o escudo real e os símbolos dos reis D. João II e D. Manuel I- o pelicano e a esfera armilar.
Imagem do Coreto do Jardim Público, vendo-se atrás a mole do Palácio de D. Manuel com a configuração posterior à intervenção de Adriano da Silva Monteiro (galeria de ferro e vidro).
Aspecto do portal da Sala do Capítulo do Convento dos Lóios, enquadrado pela arcaria da sala do lavabo.
Aspecto do altar-mor da igreja de S. Bento de Cástris, vendo-se os candeeiros cobertos com panejamentos.
Vista do Jardim Público a partir da entrada da Rua da República.
Aspecto geral das Ruínas Fingidas, vendo-se um guarda sentado num banco de jardim, bem como um candeeiro de iluminação pública.
Vista geral das Ruínas Fingidas, vendo-se do lado direit da imagem parte do corpo do antigo quartel. no meio dos canteiros vê-se um homem (jardineiro?)
Pormenor de uma das fachadas do Monte do Azinhal, vendo-se duas figuras femininas numa varanda.
Aspecto do jardim do Monte do Azinhal, vendo-se, em primeiro plano, um lago com repuxo. d
Vista geral da ermida e habitação do monte de Vale Flores
Grupo em frente à Ermida de Vale Flores: três homens sentados no degrau da ermida e um homem de pé.
Imagem de construção rural composta por um corpo com dois pisos. Do lado esquerdo, vê-se um muro e um portal de entrada para um pátio. na varanda do piso superior vêem-se três figuras femininas.
Fachada do Convento de Santa Catarina virada para a Rua com o mesmo nome, vendo-se a porta de entrada o passadiço existente até à demolição do convento.
Aspecto do edifício do antigo Paço dos Mendes de Vasconcelos, após as alterações de fachada, efectuadas no início do séc. XX, que consistiram no acrescento de mais um piso. Numa das janelas deste segundo piso, vê-se um homem e duas crianças.
Imagem da fonte da Quinta da Manizola, em ruína. Marca de água do fotógrafo no canto inferior esquerdo da prova. No verso, papel colado com uma descrição da história da construção da fonte, da autoria de António Francisco Barata. Dedicatória do Visconde da Esperança: "Á Bibliotheca Publica Eborense off. em 27 d'abril de 1899 o Visconde da Esperança"
Aspecto do edifício do antigo Paço dos Mendes de Vasconcelos,antes da alteração da fachada, efectuada no início do séc. XX.
Vista frontal da Capela de N.ª S.ª dos Remédios, na Igreja de S. Antão, vendo-se o quadro de Vieira Lusitano - Santo Agostinho.
Altar da Capela das Almas, na Igreja de S. Antão, vendo-se no espelho facial o retábulo maneirista S. Miguel e as Almas do Purgatório.
Vista lateral da igreja de N.ª S.ª da Graça do Divor, vendo-se a empena do lado sul.
Aspecto da fachada da igreja de N.ª S.ª da Graça do Divor, vendo-se o cruzeiro fronteiro.
Aspecto do largo de Aviz, junto à Rua das Alcaçarias, repleto de meninas e meninos. Atrás de um grupo de meninas, vê-se uma banda de música infantil. No canto inferior esquerdo da imagem veem-se duas árvores recentemente plantadas.
Grupo de crianças (meninos e meninas) concentrados no Largo de Aviz. Algumas pessoas, à janela, assistem à cena e alguns populares abastecem-se no chafariz ali existente
Aspecto do largo de Aviz, junto à Rua das Alcaçarias, repleto de meninas e meninos. Atrás de um grupo de meninas, vê-se uma banda de música infantil. No canto inferior esquerdo da imagem veem-se duas árvores recentemente plantadas.
Retrato da imagem do Senhor do Horto ou Entrada Triunfal em Jerusalém, tirada no claustro do Convento de Santa Clara.
Primeiro plano da janela manuelina, sita na Rua da Moeda.
Primeiro plano da janela em fachada do edifício do centro histórico pertencente ao Cabido da Sé.
Primeiro plano da janela quinhentista do Largo Luís de Camões.
Primeiro plano da janela geminada de canto, com protecção de ferro forjado, Palácio Soure.
Feira frentel ao Santuário de N.ª S.ª d'Aires, vendo-se várias barracas, feirantes e compradores.
Panorâmica lateral do Santuário de N.ª S.ª d'Aires, vendo-se várias carroças e muares no terreiro envolvente.
Aspecto da feira realizada junto ao Santuário de N.ª S.ª d'Aires.
Aspecto das galerias superiores do Palácio de D. Manuel após incêndio de 1916.