Search results

112 records were found.

Publicação da Secção Cultural da AEIST: contém entrevista com Alçada Baptista. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Programa de candidatura de Mário Lino soares Correia à direcção da AEIST. • Assuntos: Crise académica (1964-65).
Comunicado sobre a falsificação de documento considerado calunioso com o objectivo de criar atritos entre as duas organizações • Assuntos: Associativismo estudantil.
Contestação às alterações efectuadas pelo Ministério da Educação Nacional. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Descrição das actividades realizadas pelas secções e proposta de reorganização. • Assuntos: Associativismo estudantil.
O sindicalismo universitário e a Pax romana. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Panfleto sobre a organização e actividades da AEIST. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Argumentos que sustentam a decisão de avançar para a greve com notas explicativas e síntese da evolução do processo. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Brochura da associação dos estudantes com programas e preços de viagens ao estrangeiro no período da Páscoa.
Convite para o baile de recepção aos novos alunos na Sociedade Nacional de Belas Artes. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Convocatória de Reunião Geral de alunos; apelo ao voto; denúncia da prisão de vários dirigentes da associação • Assuntos: Associativismo estudantil.
Relato de episódios que ilustram a repressão e justificam a radicalização da luta estudantil: o assassinato de Ribeiro Santos; encerramento das associações de estudantes; ameaça de chumbos colectivos. Apelo a novas formas de luta. • Assuntos: Assassinato de Ribeiro dos Santos.
Órgão informativo das comissões para-associativas do Instituto Superior Técnico de Lisboa com resumo das fases da crise estudantil.
Documentação produzida pela Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST). Um exemplar do número 3 da publicação "Textos Escolhidos" (1969), um documento produzido pela Lista A candidata à AEIST no ano lectivo de 1972/1973 e exemplares do jornal Binómio publicados entre 1971 e 1972. • Áreas geográficas e topónimos: Lisboa • Assuntos: Binómio.
Dois dos colegas detidos pertencem à direcção da AEIST. • Assuntos: PIDE - Polícia Internacional e de Defesa do Estado.
Apoio a colegas detidos acusados de terem espancado um agente da PIDE. • Assuntos: PIDE - Polícia Internacional e de Defesa do Estado.
Por Esse Mundo da Fome, nº 5, 18 de Janeiro de 1968; Boletim do Gabinete de Estudos de Nutrição Estudantil da Associação dos Estudantes do IST. • Assuntos: Fome.
Temas principais deste número do Binómio: - 832 bolsas de estudo para estrangeiros, 400 para universitários portugueses? No ano escolar de 1964-65, previu-se a entrega de 400 bolsas a estudantes universitários, num universo de 30000 alunos. Comparação com França, onde há cerca de 400000 alunos inscritos no ensino superior e 100000 bolsas para oferecer, e existem 48000 quartos para alojar estudantes. Na Bélgica, 60000 contos destinados a bolsas - se cada bolsa fosse de 12000 escudos, daria um total de 5000 bolsas, para um total de 20000 estudantes. Comparação dos rendimentos anuais por habitante em Portugal, Itália, Grécia e Espanha. - Vamos escrever para o Binómio "(...) Vamos procurar que essas dúvidas e críticas apareçam no Binómio, vamos incentivar os colaboradores a escrever, vamos responder às sugestões e perguntas que aparecem em cada instante. Nesse caminho consideramos importante a colaboração dos Delegados de Curso. Disso se encarregou a Direcção através da Junta de Delegados". • Assuntos: Associativismo estudantil.
Boletim da Associação dos estudantes do Instituto Superior Técnico, nº 2. Fevereiro 1963. Colaboradores: Mário Lino, J. dias de Deus, J. Guimarães Morais, J. Oliveira Lopes, J.T. Mendonça • Temas principais deste número: - Centenas de Estudantes invadiram o edifício da Assembleia Nacional "No dia 20 de Janeiro de 1957, centenas de estudantes invadiram, por assim dizer o edifício da Assembleia Nacional (...) A sua presença justificava-se duma maneira muito simples: os assuntos a serem tratados nessa sessão eram duma importância vital e diziam diretamente respeito a todos os estudantes. É que nesse dia, assim se julgava, realizava-se o “funeral” do decreto-lei de 40.900". - Noticiário Externo "Continua suspenso o órgão da Associação Académica de Coimbra “Via Latina”. Este jornal, que era publicado semanalmente, tinha conquistado o lugar de verdadeiro jornal dos estudantes portugueses, dada a linha firma de conduta seguida na defesa dos seus ideais. A suspensão da “Via Latina” vem culminar uma série de injustiças já antes levadas a cabo contra este jornal, traduzidas por cortes sistemáticos nos seus artigos. Não podemos portanto deixar de protestar contra mais esta arbitrariedade. (...) Foi suspenso pelo diretor da escola, o presidente da direção da Associação de Estudantes do I.N.E.F., por este se ter recusado a retirar os comunicados expostos na sala de convívio dos alunos". • Assuntos: Associativismo estudantil.
Boletim da Associação dos Estudantes do IST (Nº 5). • Assuntos: Crise académica (1964-65).
Exemplares do jornal Binómio publicados entre 1971 e 1972 pela Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico. • Áreas geográficas e topónimos: Lisboa • Assuntos: Associação dos Estudantes do IST (Instituto Superior Técnico, Lisboa).
Temas principais deste número do Binómio: - Os operários da Lisnave em Greve • Contextualização e descrição da greve na Lisnave. "Dia 13, 5ª feira às 3h30 da madrugada, a policia de choque com cães e a GNR do Barreiro invadiram as instalações expulsando os quatrocentos operários do turno da noite. O turno que chegou de manhã, encontrou os estaleiros cercados pela polícia e GNR (...)" - Os jornais, a informação e os estudantes "Os jornais que ainda há pouco tempo falavam na democracia, na "liberalização", na liberdade e outras coisas..., são os que agora mantêm o silêncio sobre as reivindicações e as lutas dos trabalhadores, como mantiveram sobre as reivindicações e as lutas dos estudantes. (...) O Binómio, como órgão de um sindicato de estudantes tem o dever de informar os estudantes e a população (...)". • Assuntos: Lisnave.
Temas principais deste número do Binómio: - Educação dos Estudantes; "(...) Também é sabido de todos que as Associações de estudantes se propõem educar os estudantes. Daqui se conclui que para se operar essa educação é necessário atender a duas coisas: uma, é a realidade humana que constitui o jovem estudante, no qual vão actuar os princípios educativos; outra, é a oportunidade desses princípios educativos (...). - Há associação em Ciências? " (...) depoimento dum caloiro de ciências: Associação?... Na Faculdade de Ciências?...Ah! Talvez seja aquele edifício no qual nunca mais acabam as obras. Seria esta a minha resposta se um mês antes me tivessem feito essa pergunta. Mas dezenas de Caloiros da Faculdade de Ciências ainda pensam assim. Eu mesmo pouco sei agora." • Assuntos: Associativismo estudantil.
Temas principais deste número do Binómio: - Aos novos alunos; "Entraste finalmente na Universidade. O clima é diferente. Não há livros oficiais (o que é um bem). Tens de tirar apontamentos nas aulas, mas não te deves afligir se não fores capaz de tirar tudo o que o professor diz. Confrontarás os teus apontamentos com os dos colegas, pois só é possível sobreviver com trabalho coletivo". - Atenção às eleições; "Mais um novo ano começa e outros estudantes irão ficar responsabilizados pelo trabalho de Diretores de Secção, de Delegado de curso, de membros da Direção (...)" - Rotina; "Pela terceira vez a Associação foi, sem ofensa, assaltada. Foram cometidos roubos de objectos no valor de quinze contos, cuidadosamente seleccionados no material da Cabine Sonora. Desta vez, ao contrário do que aconteceu em ocasiões anteriores, as paredes foram poupadas pelo furor artístico-político dos visitantes, geralmente expresso na pintura de iniciais de grupos que parecem não ter por nós simpatia de que indiscutivelmente somos credores. Feita a tradicional comunicação à Polícia Judiciária, foi recebida a também tradicional promessa de que se ia dar início a investigações. Atento e comovido, BINÓMIO aguarda". • Assuntos: Crise académica (1964-65).
Boletim da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico. • Assuntos: Crise académica (1964-65).
Temas principais deste número do Binómio: - Assim vai a Universidade “Na passada 2ª feira o Reitor Paulo Cunha, acompanhado de comitiva policial, apresentou-se na Faculdade de Ciências. Os seus propósitos deu-nos a conhecer numa sessão efetuada na sala de Matemática (...). Foram aprovadas duas moções, que fundamentalmente condenam a atitude da PSP invadir o recinto da Faculdade e da Associação numa flagrante violação de autonomia da Universidade, revista de alguns colegas e atitude do reitor.” - 2,5 PIDES Agente da PIDE encontrado no Pavilhão Central, a ser introduzido ao gabinete da Secretaria do IST, tendo saído poucos minutos depois. Na mesma manhã, foi encontrado Afonso Carlos Nunes Moreira, de 29 anos, suspeito de ter roubado vários livros da Associação e de ter levantado dinheiro na Caixa de Empréstimos de Honra, com um cartão falso. Só se identificou na esquadra da polícia. Referido como “meio PIDE, meio ladrão”. - Acontecimentos na Cantina "São já do conhecimento geral os lamentáveis factos ocorridos na Cantina da Cidade Universitária depois do Plenário do dia 1 de abril. Mais de uma centena de estudantes presos pela PSP e pela PIDE, dentro do edifício, a pedido do Magnífico Reitor da Universidade Clássica, Sr. Professor Paulo Cunha". - Internamento “No dia 25 de Março é detida Vitória de Almeida e Sousa, aluna do 3º ano de Medicina. A 19 de Abril é internada no Hospital da Ordem Terceira com alucinações visuais e auditivas, não comendo há 12 dias com receio de ser envenenada, apresentando sinais de depressão nervosa.” • Assuntos: Associativismo estudantil.
Boletim da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico. • Assuntos: Crise académica (1964-65).
Boletim da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Boletim da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Boletim da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Boletim da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Temas principais deste número do Binómio: - Universidade... um mar de rosas; "É hábito a nossa Associação, nas suas publicações, referir-se aos "problemas" do estudante. Por outro lado, os alunos têm o hábito de se "marimbar" neles e nas soluções que nós propomos. Logo, ou o nosso ensino é um mar de rosas e os "associativos" andam a inventar questões que não se põem ou então esses problemas existem mesmo (...) Mas vejamos: até talvez não existam tantos problemas. Claro que há 75% de chumbos a Matemáticas Gerais, 74% de chumbos a Química Geral, 68% de chumbos a Geometria Descritiva (segundo estatística de 1962-63), mas será isto um problema? Não, claro que não.” - Guia do Novo Aluno "Entraste n Universidade e começar agora a ouvir falar da tua Associação. Compras as folhas por ela editadas. lês o seu boletim, tomas as tuas refeições na Cantina, etc. Sobre a orientação e as finalidades que as Associações se propõem tratarão artigos futuros neste boletim; por ora limitamo-nos a referir os seus órgãos (...)". • Assuntos: Associativismo estudantil.
Boletim da Associação dos estudantes do Instituto Superior Técnico, nº 3. Dezembro 1963. Diretor: J. Guimarães Morais; Administrador: Rui Silva Neves. Temas principais deste número: - Carta aberta aos novos alunos “No atual estado em que se encontra o ensino no nosso país é sabido que o estudante do ensino secundário não é fruto de qualquer preocupação no que respeita à formação do seu caráter. Também nada se faz para criar no espírito jovem a vontade de estudar com outro objetivo que não seja o resultado do exame". - Legalização da AEIST “Independentemente da injustiça que tal suspensão [dos corpos gerentes das Associações dos Estudantes de Lisboa] representou, o processo de regresso à normalidade delineado pelas autoridades ministeriais, apresenta-se-nos com defeitos graves, que poderiam ter ocasionado, ou poderão ainda ocasionar perturbações nocivas na vida académica (...) As Associações Académicas, reconheça-o ou não o Ministério, são elementos de valor na melhoria das condições gerais do trabalho escolar, ou contribuem mesmo de modo meritório para o progresso técnico-científico dos setores da atividade nacional para cujos serviços a respetiva Escola prepara os futuros profissionais". - Considerações sobre o movimento estudantil. “O trabalho de consciencialização dos estudantes por uma teorização e perspetivação do movimento associativo, acompanhado de um trabalho construtivo em todos os ramos de atividades das Associações está por fazer. Disto se tentam aproveitar as minorias anti-associativas, com os seus slogans e ações provocadoras, para gerar a confusão e espalhar nos estudantes a desconfiança no movimento associativo e em particular nos seus dirigentes". • Assuntos: Associativismo estudantil.
Boletim da Associação dos estudantes do Instituto Superior Técnico, nº 5. Março 1964. Diretor: J. Guimarães Morais; Administrador: Rui Silva Neves. Temas principais deste número: - Entrevista ao diretor José Manuel Portas (diretor da Secção de folhas) “No entanto, tem-se verificado ultimamente o aparecimento de alguns “pseudo-colegas” que só o são por pisarem o mesmo edifício que nós os quais, em vez de prestarem o seu apoio à comunidade de estudantes do IST no que diz respeito à secção de folhas, pretendem combater a secção e sobre ela lançar o descrédito, espalhando “falsos boatos” reveladores da mentalidade de quem os levanta.” - Reforma do ensino - Dia Do Estudante de 1964 • Assuntos: Crise académica (1964-65).
Jornal da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico, nº 15, maio 1961. Editor: António Silva Pinto, Diretor: Júlio Freire de Andrade; Chefe de Redação: Rui Martins. Principais temas deste número: - Artigo de José Augusto Seabra intitulado "Transmitirá a nossa universidade uma cultura?"; “Para responder à pergunta: - qual a função da Universidade? - seria necessário um estudo profundo e exaustivo, que a encarasse nos seus variados e complexos aspetos, em relação, em primeiro lugar, com a estrutura social e respetiva superestrutura ideológica de que tem sido e tenderá a ser a expressão e o instrumento.” - Realização da I Semana Cultural Universitária; “As Secções Culturais das Associações de Estudantes de Lisboa realizaram em Março por iniciativa conjunta uma série de colóquios sobre temas de cultura a que deram o nome de I Semana Cultural Universitária. Estes colóquios realizaram-se na Sociedade Nacional de Belas Artes e foram dirigidos por críticos de arte dos diferentes assuntos versados (...) Sobre o colóquio, diz-se “Falou-se muito de sons mas bastante pouco de música”, pois houve membros muito mais focados na música eletrónica e na sua decomposição de Fourier do que a conceção mais clássica da música. “[...] a sessão terminou com a audição de um dos andamentos da Música para cordas, percussão e celesta de Béla Bartók!” - Dia Nacional do Estudante de 1961; “O Dia do Estudante de 1961”, presença de 350 estudantes de Coimbra e Porto. tendência de união dos estudantes à escala nacional. Registe-se que o maior anfiteatro do Técnico foi insuficiente em qualquer das 3 sessões realizadas. Finalizou com um jantar no ginásio do Técnico que recebeu quase o dobro dos inscritos. (450 previstos, 700 comensais). - Anúncio do 1º Encontro da Imprensa Universitária “1º Encontro da Imprensa Universitária”, O encontro teve lugar na AEIST, nos passados dias 11 e 12 de Março e reuniu representantes de 15 publicações, entre jornais, revistas e boletins, das 3 Academias do País. Discutiu-se a relação entre os jornais, plano nacional como internacional; situação e formação do estudante jornalista; possibilidade de realização dum jornal comum; difusão das publicações e possibilidade de uma tipografia académica. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Temas principais deste número do Binómio: Os estudantes do Técnico decidem realizar… GREVE aos EXAMES "Pela reabertura da Associação do IST (fechada pela PIDE), pela revogação do inquérito, pela solução administrativa para os problemas militares, prescrições, etc". • Assuntos: PIDE - Polícia Internacional e de Defesa do Estado.
Temas principais deste número do Binómio: - Algumas questões sobre os objetivos e limites da luta estudantil • “Numa Universidade autoritária com estruturas arcaicas quer na sua dimensão (falta de instalações, de professores, etc) quer na sua forma (cátedra vitalícia, etc), onde paternalisticamente os professores ensinam e acriticamente os estudantes consomem um conjunto de conhecimentos prenhes de idealismos sem relação com a prática; onde quase todo o trabalho é forçadamente individualista; onde a prática de luta da grande massa dos estudantes é no campo da luta pedagógica (...): a) a liquidação de certas formas de repressão e autoritarismo dentro da Universidade que abrirá caminho a novas formas de organização e a consolidação das atuais estruturas sindicais; b) uma forte ligação das estruturas sindicais à base estudantil, assim como o seu efetivo reconhecimento como representantes dos estudantes; c) para além das propostas e conclusões dos diversos grupos de trabalho e comissões a consolidação e o reconhecimento de todas as conquistas adquiridas na prática e na luta pelos estudantes; (...) Luta contra o conteúdo classista do ensino: a) ensino como “formação de quadros para servirem a classe dominante na consolidação do seu poder económico e político, e, simultaneamente, veicular uma ideologia, que reveste matrizes diferentes consoante o tipo de atividade que desempenham os quadros” b) “a finalidade do ensino só pode ser alterada de modo a se tornar verdadeiramente democrática quando os trabalhadores possuírem o poder económico e político” (...) Luta dos operários, dos camponeses e dos estudantes: Neste momento, a luta contra o conteúdo de classe do ensino é um dos principais parâmetros de ataque dos estudantes contra a sociedade capitalista. Porém, o estudante numa sociedade capitalista se pensa em termos de sociedade, fá-lo sempre através da imagem que tem dessa sociedade a classe dominante”. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Temas principais deste número do Binómio: - A Carta de Grenoble "Numa altura em que mais e mais o movimento associativo estudantil português, em consequência da já longa luta de sobrevivência que tem tido que travar e das vitórias que tem alcançado, está exigindo para si próprio o esforço e estruturação teórica e prática que o afirmem definitivamente na sociedade portuguesa (...) é extremamente importante divulgar este texto que no essencial representa ainda hoje a declaração de princípios do Sindicalismo Estudantil". - Problemas Sociais dos Estudantes "Conclusões finais sobre os problemas sociais: 1. Apesar de o estudante universitário ser um privilegiado, ¼ dos estudantes da Universidade de Lisboa tem emprego. Esta percentagem eleva-se para cerca de ⅓ no sexo masculino. 2. Como segundo índice de dificuldades económicas o facto de a percentagem dos que “Provêm do seu sustento” ser superior à dos que trabalham para “Apenas auxílio”. 3. As Escolas com Alunos Voluntários são as que apresentam maior percentagem de empregados. 4. A correlação Emprego-Curso não é grande, em média, o que é novo indicativo de necessidades. 5. Esta correlação é grande nas Escolas com Regime Voluntário, visto que correspondem ao tipo de emprego de uma zona urbana como é Lisboa 6. Numa Escola ligada à Indústria como é o caso do IST a correlação é muito baixa, o que não seria de admitir, embora a área de Lisboa seja a mais industrializada do país. (...) 8. Uma percentagem elevada de estudantes da Universidade de Lisboa são pessoas empregadas que aspiram a uma “promoção social”. Uma pequena percentagem ingressa na Universidade depois dos 25 anos". • Assuntos: Associativismo estudantil.
Temas principais deste número do Binómio: "Declaração de Princípios do Sindicato Democrático dos Estudantes da Universidade de Madrid" - Situação Pedagógica - Laboratórios de Física "(...) Ora, é do conhecimento geral que nos Laboratórios de Física o rendimento tirado pelos alunos é extremamente baixo. Resulta isso de diversos factores: Falta de uma metodologia sistemática e bem definida; Falta de elementos de estudo; Reduzido material instrumental; Reduzido número de assistentes e Inconsciência da parte dos estudantes". - A Integração da Rapariga na Vida Associativa (Tese para o Dia do Estudante de 62/ Transcrito do jornal "O Mocho" de Maio de 1963) "A jovem universitária portuguesa é produto e encontra um condicionalismo social que, muito resumidamente, procuraremos caracterizar (...)" - 20 de janeiro "(...) A queda do 40.900 em janeiro de 1957 foi possível porque os estudantes, conscientes do perigo que ele representava para a Universidade, se uniram em torno das suas Associações e o combateram. O decreto 44.632 não é melhor para a Universidade que o seu antecessor, daí a necessidade de combatê-lo (...)". - Qual a orientação correcta do Binómio? "Para que a Associação cumpra a sua função de estrutura verdadeiramente representativa dos estudantes deve haver sempre uma interação mútua entre a associação e as massas, de tal modo que as aspirações, os desejos e as críticas dos estudantes determinem o trabalho associativo e inversamente, que o trabalho da associação constitua um factor de peso na formação da massa estudantil (...)". • Assuntos: Associativismo estudantil.
Temas principais deste número do Binómio: -Concentração junto ao Sr. Director "Na passada segunda-feira, deu-se uma concentração de alunos junto ao Sr. Director, para entrega de um documento, aprovado por unanimidade numa reunião de alunos em que participaram cerca de 700 estudantes. Esse documento, portador duma contraproposta pelas comissões de curso, s.pedagógica, s.de voluntários e direcção e de princípios gerais sobre a vida dos estudantes (...)". - Cantina da Cidade Universitária Abertura da Cantina da Cidade Universitária, com gerência particular, em 1961. Em 1962, entrega a um grupo de estudantes e professores que constituíam a Comissão Administrativa das Instalações Académicas (CAIA), que se desfez com a crise nesse mesmo ano. Apesar da entrada ser livre no ano letivo 1962-63, vários estudantes da Técnica não puderam entrar nas instalações. Gerência agora entregue a um grupo de pessoas empregadas da Reitoria, os estudantes deixaram de poder participar na gestão e os estudantes da Universidade Técnica continuam sem poder entrar no edifício. “Os estudantes querem a sua cantina.” Realização de encontros de comensais, com cerca de 500 participantes, no interior da cantina, contactos com o reitor e reuniões de esclarecimento. • Junto encontra-se uma "Folha Diária das Eleições" com esclarecimento sobre eleições, datada de 23 de Abril de 1968. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Temas principais deste número do Binómio: - Novo Aluno “Novo Aluno: Se costumas ler jornais deves ter verificado que nestes últimos dias muitos anúncios têm aparecido para empregos “só para novos alunos.” A propósito disto têm aparecido na Associação colegas, que já responderam a anúncios destes, e que pedem que se divulgue o que com eles se tem passado. Ao dirigirem-se às moradas que lhes tinham sido indicadas na volta do correio, estes colegas foram sujeitos a uma série de perguntas, das quais salientamos algumas: É adepto da economia planificada ou da economia de concorrência? Conhece a obra de Salazar? E de outros políticos? Quais? Concorda com a guerra do ultramar? Porquê? (...)". - Morreu um Colega "Como já foi amplamente anunciado, morreu, enquanto preso às ordens da PIDE, o colega Daniel Joaquim Campos de Sousa Teixeira. Segundo o comunicado distribuído à imprensa pela PIDE, a morte foi devida a “... um forte ataque de asma brônquica…” O colega Daniel Teixeira foi aluno do Seminário dos Olivais até que em Abril de 1967 passou a frequenta a Universidade Católica de Lovaína. Os estudantes prestaram-lhe uma última homenagem no átrio da Igreja S. João de Deus na Praça de Londres, desfilando em silêncio e cantando a “Portuguesa” acompanharam o enterro até ao Cemitério de Benfica. À saída do enterro, algumas dezenas de estudantes manifestaram-se gritando “Slogans”. A polícia que durante o enterro já estava de prevenção, à saída do cemitério, carregou, dispersando-os". - Festival de Poesia e Canção Protesto I "Realização do “Festival de Poesia e Canção Protesto I”; decorreu na cantina, mas sem luz nem microfone; A poesia foi de Manuel Alegre, Borges Coelho, José Régio e dos próprios alunos que as leram. As canções foram de Luis Cília, José Afonso, Adriano Correira de Oliveira e Joan Baez". • Assuntos: Associativismo estudantil.