Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

65 records were found.

Papéis manuscritos, um refere-se ao Conselho de Repúblicas, à Rádio Televisão Portuguesa e à Rádio Televisão Espanhola, noutro está escrito um poema sobre universidade. • Assuntos: Alexandre, Valentim, 1942.
Apelo aos estudantes para que se façam sócios da AAC • Assuntos: Associativismo estudantil.
Existências: Nº 1 (1 de Agosto 1974) a Nº3 (6 de Novembro de 1974); Número especial (9 de Setembro de 1974); Número especial (26 de Novembro de 1974) • Áreas geográficas e topónimos: Porto Salvo.
Reprodução de entrevista de Samora Machel, presidente da FRELIMO, ao "Sunday News", 2 de Abril de 1972, Tanzânia. Reimpressa pela FRELIMO
Quadras de poema/canção sobre a luta do movimento de moradores dos bairros camarários do Porto. • Assuntos: Habitação .
Jornal dos caseiros da Ilha da Madeira. Existências: Nº1 (28 de Março de 1976) a Nº22 (12 de Setembro de 1976) • Áreas geográficas e topónimos: Madeira.
Palavras de ordem: Controlo Operário; Poder Popular; Governo Provisório Não - Governo Revolucionário Sim; Dissolução da Constituinte. Assinado pelo Secretariado, composto por representantes de empresas (Fábrica Manuel Lopes Henriques & Filho e Fábrica Lusalite) e organizações de moradores (Quinta das Fonsecas, Galinheiras e Cruz Quebrada/Dafundo)
Sessão cultural/comício político na Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, no dia 3 de Setembro de 1975
Ensaio sobre o colonialismo português, sobretudo na sua dimensão económica, entre o fim do século XIX e da Monarquia e o início do século XX. Autor não identificado • Assuntos: Colonialismo.
Áreas geográficas e topónimos: Moçambique • Assuntos: Economia.
Dossier subdividido em: História do Regime; Oposição ao Regime; Luta de Classe; Luta de Libertação em Guiné-Bissau, Angola, Moçambique. • Assuntos: Colonialismo.
Apoio ao MFA e à Reforma Agrária • Assuntos: MFA - Movimento das Forças Armadas.
publicação mensal iniciada em março de 2019, produzida até fevereiro de 2023, com interrupções pontuais. Durante esse período ao todo saíram 35 números, sem numeração, cujo conteúdo abrange um documento de 12 dos fundos salvaguardados pelo AHS. Não estando assinadas, todas foram escritas por Joana Bernard da Costa e revistas por Rita Almeida de Carvalho, historiadora e coordenadora do AHS (2010-2022), algumas também por Filipa Vicente, historiadora, enquanto membro do Conselho de Gestão do ICS. Marta Macedo, historiadora, assina a primeira (#1). A última (#35), de fevereiro de 2023, repega na #4, e é da autoria de Inês Ponte, antropóloga. Documentos divulgados são provenientes de fundos com descrição arquivistica digital (por ordem de preponderância): Pinto Quartin (11); José Laranjo (7); Col. AHS (4) Alfredo Henrique da Silva (3); José Barreto (3) António Barreto (1); Cadernos Gorongosa (1); Deolinda Lopes Vieira (1); Filomena Mónica (1) • Três números consistem em divulgação de fundos entretanto angariados e por disponibilizar: José Carlos Horta (fevereiro 2022) e António Sousa Ribeiro (setembro 2022) e Luis Salgado de Matos.
Engloba documentos de diferente proveniências sobre Extrema-esquerda, partidos de direita e partidos de esquerda; movimentos nacionalistas africanos e outros movimentos anticoloniais, Movimento feminista, Movimento sindical, Frente Patriótica Nacional, • Áreas geográficas e topónimos: França • Assuntos: Guerra Colonial (1961-1974, Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique).
Publicações de naturezas várias (boletins, estudos, catálogos, notas informativas, newsletters, mensários) produzidas pelo AHS ao longo da sua existência (f. 1979) para divulgar o seu acervo e atividades conexas.
Excertos de textos dos Movimentos de Libertação das Colónias Portuguesas • Áreas geográficas e topónimos: Moçambique.
Conjunto de recortes de imprensa fotocopiados sobre colonialismo em África. Temas: Angola, Moçambique, África do Sul, Zâmbia, Uganda, Costa do Marfim, Líbia, Gana, Madagascar, URSS, NATO, Itália • Áreas geográficas e topónimos: Itália • Assuntos: Colonialismo português.
Comunicado de "um grupo de simpatizantes do MPLA" contra o reconhecimento pelo Governo Provisório da UPA (FNLA) e da UNITA • Assuntos: MPLA - Movimento Popular de Libertação de Angola.
Reproduz editorial, de publicação não identificada, fazendo referência a uma conspiração internacional contra os Movimentos de Libertação (referência directa a Jonas Savimbi, presidente da UNITA, e a Basil Davidson) • Áreas geográficas e topónimos: Angola • Assuntos: UNITA - União Nacional para a Independência Total de Angola.
Exposição temporária "Loucos Anos 20 em Lisboa", Organizado pelo EGEAC e Museu de Lisboa, com curadoria de Cecília Vaz, Mário Nascimento e Paulo Almeida Fernandes. • Assuntos: Loucos Anos 20 em Lisboa (Os, 2022).
Publicação de apoios aos movimentos nacionalistas africanos. Inclui textos de Amílcar Cabral e Agostinho Neto e informações sobre a guerra colonial na perspectiva dos movimentos de libertação. • Assuntos: PAIGC - Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde.
Vol. IV, n.º 1, Maio-Junho de 1969. Subordinado ao tema: "Khartoum Conference and Six Liberation Movements" (MPLA, FRELIMO, PAIGC, ANC (African National Congress) e ZAPU (The Zimbabwe African People's Union), SWAPO (South West African People's Organisation) • Assuntos: SWAPO - South West African People's Organisation.
Por a proveniência ser desconhecida a lógica que presidiu à organização desta documentação foi temática. Encontram-se documentos relativos, sobretudo, aos movimentos nacionalistas das então colónias portuguesas (essencialmente Angola, Moçambique e Guiné-Bissau e, respectivamente, MPLA, FRELIMO e PAIGC), mas também referentes a outros movimentos destes e de outros países. A documentação engloba ainda temas relacionados com a questão colonial, o colonialismo e a descolonização. Contém também documentação posterior às independências africanas. • Assuntos: Anti-colonialismo.
Exposição temporária "Primaveras Estudantis: da crise de 1962 ao 25 de Abril”, coord. Álvaro Garrido. Documentos: JL-ME-CCUL-099 - Programação Cine Clube Universitário de Lisboa (1966) JL-ME-SEEPE-010 - 2nd Conference of Portuguese Students (1967) JL-ME-SEEPE-099 - Dossier com documentos sobre Eduardo Cruzeiro JL-ME-AADL-52 - Boletim de Direito n. 2. (1965) • Assuntos: Primaveras Estudantis: da crise de 1962 ao 25 de Abril (2022-23).
Exposição "Há Sempre Alguém que DIz Não! A oposição estudantil à ditadura no ensino secundário de Lisboa (1970-1974)," Arquivo Nacional da Torre do Tombo, 15 de dezembro de 2023 a 28 de fevereiro de 2024. Documentos: 1 número de cerca de 30 dezenas de jornais de liceus da grande Lisboa, publicados entre 1970 e 1974. "A Torre do Tombo acolhe a exposição 'Há sempre alguém que diz não! – A oposição estudantil à ditadura no ensino secundário de Lisboa (1970-1974)', concebida para dar a conhecer aos mais novos, nascidos antes e depois da democracia, como os jovens entre os 13 e os 17 anos abraçaram a oposição à ditadura. Pretende-se demonstrar como sentiram o imperativo de contestar as diversas condicionantes da ditadura nas suas vidas: nos estudos, no acesso à cultura, no simples convívio, bem como no seu direito a viver em paz e não ter de fazer uma guerra em África a cuja finalidade não aderiram." • Áreas geográficas e topónimos: Lisboa • Assuntos: EXPOSIÇÕES pós-1981.
publicação mensal iniciada em março de 2023, com Ano I, nº1. No nº 3 tomou a regularidade bimestral; no nº 7 trimestral. A partir do nº6, tem textos por investigadores convidados. Fundos ou Documentos abordados: Espólio Pinto Quartin e Deolinda Lopes Vieira Espólio José Laranjo: PAIGC actualités Álbum do Real Padroado da Huíla Espólio António Costa Pinto: movimento estudantil liceal Cadernos da Gorongosa (Renamo, Moçambique) Coleção Fotográfica de Luciano Leal (guerra colonial)
Exposição "Amilcar Cabral," Palácio Baldaya, org. pelo IHC. Documento: da série JL-MNA-73: PAIGC actualités, nº 35. Foi digitalizado externamente e seguiu para exposição. Comissão Comemorativa dos 50 anos 25 de Abril • "A exposição sobre Amílcar Cabral é inaugurada no ano em que passa meio século sobre o seu assassinato (1973, Conacri), e conta a história do revolucionário que – ao lado dos seus camaradas do PAIGC – contribuiu decisivamente para o fim do último império colonial europeu. Mostra objetos e correspondência de Cabral, mas também imagens, sons e textos que outras e outros lhe têm dedicado. É uma exposição sobre Amílcar Cabral e as suas vidas posteriores. “Amílcar Cabral foi uma figura destacada do século XX cuja memória permanece, seja no imaginário político ou no nome das ruas de vários países do hemisfério Sul, da África do Sul ao Brasil. A sua vida é hoje motivo de renovado interesse em África, assim como nas periferias de capitais europeias, em universidades ocidentais ou nos principais canais televisivos mundiais”, explica José Neves, membro da Comissão Científica da iniciativa. No Palácio Baldaya estarão 50 peças que permitem uma viagem pela vida do agrónomo e líder nacionalista, mas não só: “Cada uma das peças expostas leva-nos a momentos e lugares da vida de Cabral, enquanto indicia o tempo, o espaço e a experiência de quem o conheceu, vigiou, admirou, filmou, retratou ou cantou. Cabral está omnipresente, mas muitas das 50 peças que exibimos têm protagonistas próprios, da fotógrafa italiana Bruna Polimeni ao músico angolano David Zé, passando pelo líder ganês Kwame Nkrumah”, acrescenta o historiador. A partir da exposição, a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril vai promover iniciativas diversificadas – mesas redondas, concertos, visitas guiadas e cinema –, incidindo sobre temas como liberdade, colonialismo, luta anticolonial e descolonização. A iniciativa tem curadoria científica de José Neves e Leonor Pires Martins, consultoria de Alfredo Caldeira; Arquitetura de Ricardo Santos e Miguel Fevereiro; e Grafismo de Vera Tavares. Conta, enquanto parceiros, com a Junta de Freguesia de Benfica, a Fundação Amílcar Cabral, o Laboratório Associado IN2PAST, a Associação TCHIWEKA de Documentação, e a Fundação Mário Soares e Maria Barroso." • Assuntos: EXPOSIÇÕES pós-1981.
Moção aprovada pelo Povo de Lisboa reunido em concentração em frente à Penitenciária de Lisboa, 12 de Agosto de 1974, dirigida ao MFA • Assuntos: MFA - Movimento das Forças Armadas.
Luanda: Neográfica, SARL. 8 de Fevereiro de 1975, n.º 791. Contém informação sobre o 1.º Governo de transição Angola, o regresso a Angola de Agostinho Neto, presidente do MPLA, e de Miguel Nzau Puna, Secretário-Geral da UNITA • Assuntos: MFA - Movimento das Forças Armadas.
Semanário. Cabo Verde. Órgão do Departamento de Comunicação Social. Ano I: Nº 37 (30-04-1975); Nº 38 (08-05-1975); Nº 39 (15-05-1975); Nº 41 (28-05-1975); Nº 42 (05-06-1975) • Áreas geográficas e topónimos: Cabo Verde • Assuntos: MFA - Movimento das Forças Armadas.