Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3,605 records were found.

(Funchal) - Agradecimento pela oferta do livro “Elementos de Economia Política” e felicitação do seu autor.
(Lisboa) - Agradecimento pela oferta do livro “Elementos de Economia Política”.
(Braga) - Recepção e apreciação crítica do livro “Elementos de Economia Política”.
[Lisboa] - Agradecimento pela oferta do livro “Elementos de Economia Política” e apreciação crítica do mesmo.
(Porto) - Pedido de um exemplar da obra correspondente à tese de António Lino Neto, apresentada no concurso do [Instituto Industrial e 58 Comercial de Lisboa]; envio de um exemplar da obra da autoria do remetente, intitulada “Survivances du régime communautaire en Portugal: [abrégé d’une monographie inédite]”.
(Lisboa) - Agradecimento pela oferta do livro “Elementos de Economia Política”, com considerações sobre o mesmo.
[Lisboa] - Agradecimento pela oferta do livro “Elementos de Economia Política” e apreciação crítica do mesmo.
(Genebra) - Agradecimento pela oferta do livro [“Elementos de Economia Política”]. Contém uma gravura da ponte de “Mont-Blanc” e da Ilha Rousseau, em Genebra.
(Praia do Ribatejo, [concelho de Vila Nova da Barquinha]) - Mensagem de felicitação pelo livro “Elementos de Economia Política”. Sublinham-se as referências à mencionada obra na imprensa.
[l.i.] - Manifestação de interesse na obtenção da obra intitulada “Elementos de Economia Política”; referências aos constrangimentos do regime político.
(Lisboa) - Pedido de um exemplar do livro “Elementos de Economia Política”, efectuado em nome da revista «Brotéria». Referência à futura publicação de uma análise crítica do mesmo, na referida revista.
(Lisboa) - Agradecimento pela oferta da obra intitulada “Elementos de Economia Política”.
(Lisboa) - Agradecimento pela oferta da obra intitulada “Elementos de Economia Política” e felicitação do seu autor.
[Lisboa] - Agradecimento pela oferta da obra intitulada “Elementos de Economia Política” e felicitação do seu autor.
(Lisboa) - Agradecimento pela oferta do livro “Elementos de Economia Política” e felicitação do seu autor.
[Lisboa] - Apreciação da obra intitulada [“Elementos de Economia Política”], com considerações sobre o seu autor.
(Lisboa) - Mensagem de felicitação pelo livro “Elementos de Economia Política”, considerado um “precioso e farto depósito de elementos de estudo”.
[s.l.] - Confirmação da recepção do livro “Elementos sobre Economia Política” e felicitação do seu autor.
(Lisboa) - Envio de uma tese sobre a indústria dos mármores em Portugal, elaborada pelo remetente para o Congresso da União Nacional, em 1934. Alusão ao estudo em execução no Parlamento sobre a indústria dos mármores nacionais.
(Lisboa) - Pedido de informação sobre o título definitivo de uma lição de António Lino Neto, para que pudesse constar num Programa Semanal.
(Lisboa) - Agradecimento relativo à mensagem de condolências enviada pelo Conselho Escolar do Instituto Superior Técnico, por ocasião do falecimento do irmão do remetente, [Alfredo Bensaúde].
[s.l.] - Convite para participação num conjunto de conferências a realizar na Liga Naval. Inclui a listagem dos temas já atribuídos: “Expansão de Portugal” por Aires de Ornelas; “Questão Social” por [Alberto] Pinheiro Torres; “Historiadores portugueses” por conde de Sabugosa.
(Lisboa) - Informações sobre a data e o local de uma sessão comemorativa do “Dia Curie”, na qual António Lino Neto iria representar a Universidade Técnica de Lisboa.
(Coimbra) - Solicitação de informações relativas ao número de alunos inscritos na Universidade Técnica de Lisboa, desde o ano de 1912, para preparação de uma Oração de Sapiência a apresentar à [Universidade de Coimbra].
(Viseu) - Mensagem de felicitação pela eleição de António Lino Neto para o cargo de [sócio correspondente] da Academia das Ciências de Lisboa.
(Alvega, Mação) - Mensagem de felicitação pela eleição de António Lino Neto para o cargo de sócio correspondente [da Classe de Letras] da Academia [das Ciências de Lisboa]. Ofício subscrito por José de Almada Melo.
(Lisboa) - Pedido de colaboração na preparação da obra intitulada “O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa”.
(Lisboa) - Solicitação de parecer sobre os conteúdos de um Dicionário, em preparação por uma Comissão da Academia das Ciências.
(Estoril) - Mensagem de felicitação pela eleição de António Lino Neto para o cargo de sócio correspondente da Academia das Ciências; referência ao envio de um volume, com a indicação de que no mesmo o destinatário podia encontrar um aplauso às suas próprias palavras “de inteira fé na vitória do Espírito sobre o grosseiro sensualismo contemporâneo”.
(Évora) - Mensagem de felicitações pela entrada de António Lino Neto para a Academia [das Ciências de Lisboa].
(Lisboa) - Felicitações pela nomeação de António Lino Neto para o cargo de vice-reitor da Universidade Técnica [de Lisboa] e pela sua eleição para o cargo de sócio correspondente [da Classe de Letras] da Academia das Ciências de Lisboa.
(São Paulo, Brasil) - Mensagem de felicitação pela eleição de António Lino Neto para o cargo de sócio [correspondente da Classe de Letras] da Academia das Ciências de Lisboa.
(Lisboa) - Felicitações pela nomeação de António Lino Neto para o cargo de director do Instituto de Finanças [?] e pela sua eleição para o cargo de sócio [correspondente da Classe de Letras] da Academia das Ciências de Lisboa.
(Lisboa) - Agradecimento pela oferta do livro “A questão agrária”; referência ao amigo comum, [Afonso] Lopes Vieira.
(Lisboa) - Felicitações pela nomeação de António Lino Neto para o cargo de vice-reitor da Universidade Técnica [de Lisboa] e pela eleição para o cargo de sócio [correspondente da Classe de Letras] da Academia das Ciências de Lisboa.
(Lisboa) - Mensagem de felicitação pela eleição de António Lino Neto para o cargo de sócio [correspondente da Classe de Letras] da Academia das Ciências de Lisboa.
(Lisboa) - Referência a uma sessão académica realizada no âmbito de uma candidatura de António Lino Neto, à qual o remetente não pôde assistir.
(Lisboa) - Interrogação relativa à eleição de António Lino Neto para o cargo de sócio correspondente da Classe de Letras da Academia das Ciências de Lisboa. Inclui a minuta de uma carta de António Lino Neto, agradecendo a apresentação da sua candidatura e declarando aceitar todas as obrigações inerentes à eleição.
(Portalegre) - Considerações sobre a obra “A questão agrária”; agradecimento pela mensagem de felicitação enviada por ocasião do aniversário do remetente e pelo auxílio prestado em assunto familiar; votos para o rápido restabelecimento do estado de saúde da esposa de António Lino Neto.
(Bordéus, França) - Convite para António Lino Neto participar no II Congresso Internacional de Política Social, organizado em Paris. Inclui a III circular do Comité de preparação, com informações práticas sobre o Congresso, nomeadamente, os contactos do Secretariado, as condições de inscrição, os serviços de transportes e de hotelaria. Compreende, por fim, um questionário e um boletim de inscrição.
(Lisboa) - Temas propostos pela Comissão das Grandes Viagens e dos Descobrimentos (Comité Internacional de Ciências Históricas) para apresentação no Congresso de História, a realizar em Zurique, no mês de Agosto de 1938.
(Lisboa) - Pedido de informação respeitante à aquisição da obra “Princípios novos de ciência criminal”.
Felicitações pela nomeação do destinatário para o cargo de vice-reitor da Universidade Técnica [de Lisboa].
(Angra do Heroísmo, Açores) - Apreciação da obra intitulada “Elementos de Economia Política”, sublinhando-se a sua utilidade para as aulas de Sociologia no Seminário de Angra; solicitação da redução do preço da mesma, para a tornar mais acessível a todos os alunos. Inclui nova missiva do padre José Alvernaz, agradecendo a redução do preço da referida obra, a favor dos seminaristas.
(Seminário de São José, Alcains) - Felicitações pela nomeação de António Lino Neto para o cargo de vice-reitor da Universidade Técnica [de Lisboa]; informação sobre um aluno recomendado pelo destinatário; considerações sobre os seminaristas de Alcains.
(Seminário de São José, Alcains) - Felicitações pela nomeação de António Lino Neto para o cargo de vice-reitor da Universidade Técnica [de Lisboa].
[Lisboa] - Agradecimento pela oferta do livro “Elementos de Economia Política”, com comentários sobre o mesmo.
[Lisboa] - Agradecimento pela oferta do livro “Elementos de Economia Política” e apreciação crítica do mesmo.
[s.l.] - Agradecimento pela oferta do livro “Elementos de Economia Política” e felicitação do seu autor.
[s.l.] - Pedido de desculpa pelo atraso na elaboração da crítica ao livro “[Elementos] de Economia Política”; recomendação de um estudante.
(Castelo Branco) - Agradecimento pela oferta do livro “Elementos de Economia Política”, com considerações sobre o seu autor.
[Lisboa] - Envio de exemplares do jornal «O Primeiro de Janeiro» (ano 68.º, n.º 157), com um artigo da autoria do remetente (p. 1) a apresentar a obra “Elementos de Economia Política”. Inclui três exemplares do referido artigo.
(Lisboa) - Agradecimento pela oferta do livro “A questão agrária”.
(Paris) - Informações sobre a organização do Congresso Internacional de Ciências Económicas e Sociais (Paris, 1937).
(Lisboa) - Pedido de colaboração para o número de Janeiro (1937) da revista «Indústria Portuguesa», com um artigo sobre qualquer assunto económico, social ou de ensino técnico. Inclui novo ofício a reforçar o pedido da colaboração.
[Lisboa] - Convite parar um almoço dos engenheiros formados pelo Instituto Superior Técnico entre 1911 e 1915. Ofício subscrito por Francisco José Nobre Guedes.
(Lisboa) - Agradecimento pela oferta do livro “Elementos de Economia Política”.
Autorização concedida pela Intendência deal da Segurança Pública (Ministério do Interior) a António Lino Neto, director do Instituto Superior de Comércio de Lisboa, para realizar uma deslocação a Espanha, em missão de estudo. A autorização estende-se aos seguintes acompanhantes: a esposa, Matilde Mendonça; os filhos detrudes Mendonça, Maria Isabel, Francisco de Assis; a dama de companhia Luísa Sequeira e a cunhada detrudes Magna de Mendonça. Inclui provas fotográficas, com o retrato de cada um dos referidos acompanhantes.
Livre acesso à Exposição Industrial Portuguesa de 1932, a favor do director do Instituto de Ciências Económicas e Financeiras, que integrava a Comissão de Honra da mesma exposição.
[Lisboa] - Convocatória para uma sessão ordinária da Secção do Ensino Técnico do Conselho Superior de Instrução Pública.
Pedido de autorização para o desempenho de funções, simultaneamente no Instituto Superior Técnico e no Instituto de Ciências Económicas e Financeiras.
(Lisboa) - Envio do diploma de sócio correspondente da Classe de Letras da Academia das Ciências de Lisboa; solicitação de um retrato para os serviços da Secretaria. Não inclui o mencionado diploma.
Página 349 do “Anuário Académico de 1941” dedicada a António Lino Neto, informando sobre o ano da sua eleição como sócio correspondente e sobre a sua produção bibliográfica. Contém também a reprodução de um retrato.
Inclui a listagem dos participantes no almoço realizado a 16 de Dezembro de 1944, no Instituto Superior Técnico; ementa contendo, no verso, as rubricas dos participantes, licenciados em engenharia civil, mecânica, electrotécnica, química e minas no ano de 1924. Compreende, por fim, duas provas fotográficas com a representação dos vários elementos presentes no referido almoço, entre os quais se encontra o professor António Lino Neto.
Inclui cartas, cartões, bilhetes-postais, circulares, ofícios, telegramas recebidos por António Lino Neto sobre diversos assuntos, no âmbito das actividades académico-científico e de docência. Integra também ofícios e cartas que, na sua origem, não foram directamente dirigidos a António Lino 56 Neto, mas cujos assuntos foram objecto do seu interesse ou contaram com a sua efectiva intervenção. Entre outros, os assuntos tratados são os seguintes: mensagens de felicitação respeitantes a concursos públicos e conferências; apreciações críticas de trabalhos escritos e conferências; mensagens de agradecimento pela oferta de livros e artigos; pedidos de exemplares de teses, livros e artigos; convites para conferências colóquios e outras iniciativas científicas, envio de livros e artigos; solicitações de pareceres; pedidos de colaboração em obras colectivas e na organização de congressos e colóquios. Excluem-se os pedidos de protecção de alunos. Integra também minutas e cópias de missivas remetidas por António Lino Neto, referentes a alguns dos assuntos mencionados anteriormente.
(Mação) - Congratulação pelo desfecho do concurso [público para a 16.ª cadeira, no Instituto Industrial e Comercial de Lisboa], que havia ditado a nomeação de António Lino Neto; apreciação do livro “A questão agrária”, considerado “notável”, “bem escrito” e revelador de “muita erudição”.
[s.l.] - Mensagem de felicitação pelo êxito obtido em concurso, com votos de boas venturas para o novo cargo; agradecimento pela oferta de um livro.
[s.l.] - Anotações relativas à expedição de documentos para a Direcção-deal do Comércio e Indústria, respeitantes ao concurso do Instituto Industrial e Comercial.
(Funchal) - Agradecimento pela oferta do livro “A questão agrária” e apreciação crítica do mesmo. Nos comentários tecidos à referida obra, a escrita de António Lino Neto é comparada à de Oliveira Martins, destacando-se a beleza e a modernidade da linguagem, assim como a riqueza dos conteúdos.
(Porto) - Agradecimento pela oferta do livro “A questão agrária” e felicitação do seu autor pela nomeação para o cargo de lente do Instituto Industrial [e Comercial de Lisboa]; referência ao envio da obra da autoria do remetente, intitulada “O capitalismo moderno e as suas origens em Portugal”.
(Coimbra) - Comentários sobre o livro [“A questão agrária”] e felicitação do destinatário pelo triunfo alcançado.
[l.i.] - Agradecimento pela oferta do livro “A questão agrária” e apreciação crítica do mesmo.
(Leiria) - Agradecimento pela oferta da publicação “A Indústria dos lacticínios e a questão agrária” e mensagem de felicitação do seu autor.
(Castelo Branco) - Agradecimento pela oferta da publicação “A Indústria dos lacticínios e a questão agrária” e análise crítica da mesma.
(Porto) - Agradecimento pela oferta do livro “A questão agrária”.
(Mação) - Mensagem de felicitação pela vitória obtida em concurso público.
Documentação respeitante às funções e actividades desenvolvidas por António Lino Neto nas seguintes instituições de ensino: Liceu Nacional de Portalegre (professor de inglês); Instituto Industrial e Comercial de Lisboa (professor de Economia Política e Direito Administrativo); Instituto Superior Técnico; Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (professor e director); Universidade Técnica de Lisboa (vice-reitor). Integra também documentos referentes às teses defendidas no âmbito de concursos relacionados com a carreira docente. Destacam-se as cartas a agradecer e comentar as teses intituladas “A questão agrária” e “A Questão Administrativa (O Municipalismo em Portugal)”, esta última referente à candidatura de António Lino Neto ao lugar de professor da cadeira de Economia Política e Direito Administrativo, na Escola Politécnica de Lisboa. Compreende ainda correspondência avulsa e recortes de imprensa relativos aos cargos e actividades na Academia das 51 Ciências de Lisboa, na Sociedade de Geografia de Lisboa e na Sociedade de Estudos Pedagógicos; conjuntos de textos, apontamentos e minutas de cartas utilizados na preparação dos cursos de Direito Comercial, Direito Administrativo e Economia Política; livros e outros trabalhos escritos, da autoria de António Lino Neto, produzidos no âmbito das actividades académicas/científicas.
Nomeação de António Lino Neto, bacharel formado em Direito pela Universidade de Coimbra, para o cargo de regente interino das aulas de Língua Inglesa no Liceu Nacional de Portalegre. Documento subscrito pelo cónego Adrião Nogueira Soares, reitor do referido Liceu.
Inclui documentos comprovativos da nomeação de António Lino Neto para diversos cargos no âmbito da actividade académica/científica, com destaque para os seguintes: regente interino das aulas de língua inglesa no Liceu Nacional de Portalegre (1905); secretário, vice-presidente e presidente da secção de Economia Política da Sociedade de Geografia de Lisboa (1915- 1941); director do Instituto Superior de Comércio de Lisboa (1932). Integra também documentos que confirmam a sua eleição para os cargos de vogal da Academia das Ciências de Portugal (1918); sócio ordinário da Sociedade de Estudos Pedagógicos (1910); sócio correspondente da Classe de Letras da Academia das Ciências de Lisboa (1938). Compreende, ainda, comprovativos da nomeação de António Lino Neto para integrar a Comissão Organizadora de um Congresso Cooperativista (1921) e para assumir as funções de delegado oficial do Congresso Internacional dos Economistas (1937). Inclui, por fim, um ofício designando Lino Neto para integrar uma equipa responsável pela preparação da reforma do Ensino Superior (1932/33).
(Lisboa) - Nomeação de António Lino Neto para o cargo de vice-presidente da Secção de Economia Política da Sociedade de Geografia de Lisboa, durante o ano de 1921.
(Lisboa) - Nomeação de António Lino Neto para integrar a comissão organizadora de um Congresso Cooperativista.
(Lisboa) - Nomeação de António Lino Neto para o cargo de vice-presidente da Secção de Economia Política da Sociedade de Geografia de Lisboa, durante o ano de 1922.
(Lisboa) - Participação da eleição de António Lino Neto para o cargo de sócio ordinário da Sociedade de Estudos Pedagógicos, por proposta do consócio Sá Oliveira; informação sobre as data e os locais das sessões ordinárias da mesma Sociedade.
(Lisboa) - Nomeação de António Lino Neto para o cargo de secretário da Secção de Economia Política da Sociedade de Geografia de Lisboa, durante o ano de 1915.
(Lisboa) - Eleição de António Lino Neto para o cargo de vogal da Academia das Ciências de Portugal.
(Lisboa) - Nomeação de António Lino Neto para o cargo de vice-presidente da Secção de Economia Política da Sociedade de Geografia de Lisboa, durante o ano de 1920.
(Lisboa) - Nomeação de António Lino Neto como delegado oficial do Congresso Internacional dos Economistas. Inclui a credencial comprovativa da nomeação, passada pelo Instituto para a Alta Cultura (Junta Nacional de Educação). Não contém qualquer informação adicional sobre o Congresso.
(Lisboa) - Designação do destinatário para integrar, em conjunto com Beirão da Veiga, uma Subsecção dedicada aos Estudos Superiores de Comércio, no âmbito da preparação de uma reforma do Ensino Superior. Inclui um exemplar das bases para a reorganização do Ensino Superior, aprovadas a 26 de Janeiro de 1933, e a cópia de uma ordem de serviço do Ministro da Instrução, Gustavo Cordeiro Ramos, elaborada a 3 de Outubro de 1922, determinando o estudo de medidas conducentes à simplificação dos cursos e dos programas do Ensino Superior. Integra, por fim, a cópia de uma proposta aprovada pela Comissão Central do Conselho Superior de Instrução Pública a 22 de Novembro de 1922.
Comprovativo da nomeação de António Lino Neto para o cargo de director do Instituto Superior de Comércio de Lisboa. Documento subscrito pelo director-deal do Ensino Técnico, Francisco José Nobre Guedes.
(Lisboa) - Nomeação de António Lino Neto para o cargo de vice-presidente da Secção de Economia Política da Sociedade de Geografia de Lisboa, durante o ano de 1923.
Inclui o registo da categoria de António Lino Neto, das datas da sua nomeação e tomada de posse no Instituto Superior Técnico.
Inclui ofícios, cartões, um passaporte de missão especial, uma ficha de docente e uma minuta de carta, entre outros documentos, testemunhando algumas das funções e actividades exercidas por António Lino Neto, no âmbito da sua carreira docente e académica. Sublinham-se as referências à sua colaboração com o Conselho Superior de Estatística; as convocatórias para reuniões do Ensino Técnico do Conselho Superior de Instrução Pública; a autorização concedida para uma deslocação a Espanha, em missão de estudo; um pedido de autorização para o exercício de funções, simultaneamente no Instituto Superior Técnico e no Instituto de Ciências Económicas e Financeiras.
(Lisboa) - Integração de António Lino Neto no Conselho Superior de Estatística (criado pelo Decreto n.º 6.607/1920), na qualidade de professor da 7.ª cadeira do Instituto Superior de Comércio de Lisboa.
(Lisboa) - Eleição de António Lino Neto para o cargo de sócio correspondente da Classe de Letras da Academia das Ciências de Lisboa; pedido de um retrato para o arquivo da Academia. Inclui duas minutas da ficha de identificação de sócio.
(Lisboa) - Nomeação de António Lino Neto para o cargo de presidente da Secção de Economia Política da Sociedade de Geografia de Lisboa, durante o ano de 1941.