Data source

Date

Thumbnail

Search results

515 records were found.

Informação sobre a empresa Safil do Grupo Sanitas (aumentos salariais), a Gráfica Boa Nova (greve, readmissão de trabalhadores)
Informação sobre a tipografia Nova Lisboa Gráfica: caderno reivindicativo: instituição de um Conselho Geral de Trabalhadores e de Comissão de Disciplina; 13.º mês; dias de férias; aumento salariais; etc. Inclui Caderno reivindicativo do pessoal da Tipografia Nova Lisboa Gráfica.
Informação sobre a empresa de pasta de papel INAPA: impacto do despacho do salário mínimo no acordo em geral e em especial nos vencimentos fixados acima de 7500$00
Informação sobre a fábrica de celulose CEL Norte, em Viana de Castelo: reivindicações dos trabalhadores (saneamentos)
Informação sobre as negociações entre a União dos Sindicatos da Indústria de Papel e Cartonagem e os Industriais da Fabricação de Papel
Inclui exposições da Comissão de Estivadores Auxiliares do Sindicato Nacional dos Estivadores e Conferentes Marítimos e Fluviais do distrito do Porto, 06-05-1974 e 18-05-1974
Informação sobre o Sindicato dos Motoristas e Maquinistas práticos da Marinha Mercante: situação de instabilidade de emprego dos maquinistas e motoristas práticos de 1.ª classe, greve, revisão do diploma do Regulamento da Inscrição Marítima. Inclui projecto de revisão deste diploma (pelos ministérios do Equipamento Social e Ambiente e do Trabalho)
Informação sobre a Empresa das Águas de Pizões - Moura de Assis e Comp.ª: paralisação de trabalho, reivindicações. Inclui acta da reunião realizada no Ministério do Trabalho entre a administração e a Comissão de Trabalhadores (19/7/1974)
Informação sobre a empresa MEC - Aparelhagem Industrial: dificuldades financeiras da empresa, possíveis atrasos no pagamento dos vencimentos, e proposta de fornecimento à Força Aérea. Inclui cartas da gerência da empresa ao ministro do Trabalho e à Direcção do Serviço de Material da Força Aérea Portuguesa.
Informação sobre a Indústria Portuguesa de Munições: reivindicações. Inclui abaixo assinado de trabalhadores da empresa dirigido aos seus accionistas (s/d)
Informação sobre as seguintes empresas: EIP - Electricidade Industrial Portuguesa, Lda. (aplicação do Contrato Colectivo do Trabalho dos Metalúrgicos e futura tabela salarial, movimento reivindicativo); Monfor - Companhia Portuguesa de Montagens Industriais, SARL; Mirametal - Indústrias Metálicas, Lda. (despedimentos) alegando a impossibilidade de praticar as remunerações acordadas no CCT); Fametal - Fábrica Portuguesa de Estruturas Metálicas, SARL (reunião na sala dos SAS entre a Comissão de Trabalhadores e a administração - resposta às reivindicações dos trabalhadores, greve e ocupação da fábrica)
Notas sobre: inexistência de novos «casos colectivos», contactos com as Comissões de Trabalhadores das empresas Creator e ITT, casos individuais de 16 trabalhadores
Informação de assistente dos Serviços de Acção Social do Ministério do Trabalho sobre a fábrica de material electrónico ITT - Semicondutores: greve, exigência de férias de 30 dias pagas.
Reivindicações dos trabalhadores: nomeação de César da Silveira Machado para Gerente Executivo da empresa, garantia de inexistência de qualquer tipo de coação e restrição à liberdade de acção dos trabalhadores durante as horas de trabalho, nomeação de uma Comissão de Fiscalização e Controle (que impedirá desvios de lucros para firmas associadas ou outros - referência velada à Guérin), cedência de um Gabinete para as Comissões de Trabalhadores, resolução do problema climatérico do Armazém Central de peças, admissão efectiva dos trabalhadores à experiência, valor do salário mínimo, aumentos salariais, 30 dias de férias, 13.º mês, subsídio de alimentação, comparticipação no lucros.
Informação sobre as seguintes empresas: EIP - Electricidade Industrial Portuguesa (aumentos salariais e outras reivindicações, Acordo Colectivo de Trabalho); La Pavoni Portuguesa (inconsistência do movimento reivindicativo e displicência da administração no que se refere às relações de trabalho, aumentos salariais, entrada em vigor de Contrato Colectivo de Trabalho); Companhia de Seguros Fidelidade (reivindicações, greves, saneamento de administradores e directores, reunião entre trabalhadores e administração com a presença de representante do Ministério do Trabalho, assembleia de trabalhadores); Wolkswagen de Portugal (movimento reivindicativo incipiente (repúdio do direito à greve)
Informação sobre reunião com a Comissão de Trabalhadores da empresa Ar Líquido: incumprimento, por parte da Administração, do Contrato Colectivo de Trabalho, integração do "subsídio para pagamento do imposto profissional" no vencimento
Informação sobre reunião com a Direcção do Sindicato dos Electricistas de Coimbra acerca da PAA (portaria ?) do Contrato Colectivo de Trabalho por eles celebrado com o Grémio dos Comerciantes de Artigos Eléctricos, de TSF e [?]
Informação sobre a fábrica de material eléctrico SIPE: caderno reivindicativo (ordenado mínimo, aumentos salariais, semana de 40 horas, férias, subsídio de férias, Páscoa, de doença, creche, trabalho nocturno, refeições subsidiadas, criação de supermercado da empresa, co-gestão)
Informação sobre infantário da empresa Diogo d'Ávila: enquadramento sindical das vigilantes e auxiliares
Informação sobre professor que tirou o curso do ISPA e pede emprego em que possa exercer «orientação escolar»
Informação sobre o pessoal de limpeza de estabelecimentos oficiais de ensino. Inclui duas notas relativas à Escola Preparatória Marquesa de Alorna e ao Liceu Rainha D. Leonor (14/5/1974)
Informação sobre a Escola Preparatória de D. Pedro Varela (Montijo), a Escola Industrial e Comercial do Montijo e a Escola Preparatória de El-Rei D. Manuel I (Alcochete). Inclui caderno reivindicativo dos funcionários administrativos e auxiliares
Notas sobre a empresa Ascensores Abis: ocupação pelos trabalhadores de prédio onde estava instalada uma oficina da empresa contrariando execução de sentença. Inclui exposição dos proprietários do prédio (Mariana Fabiana Ganhão de Sousa, Odete Cardoso de Sousa Saalfeld e Francisco Saalfeld) ao ministro do Trabalho (8/6/1974, Lisboa); ofício do chefe de gabinete do ministro da Coordenação Económica ao chefe de gabinete do ministro do Trabalho, enviando telegrama dos trabalhadores dos Ascensores Abis (17/6/1974, Lisboa); telegrama dos trabalhadores da empresa (Junho de 1974), Abaixo-assinado dos trabalhadores da empresa dirigido ao presidente da Junta de Salvação Nacional, s/d; cópia de recurso da decisão judicial visando a restituição dos prédios aos seus proprietários (Lisboa, 7/5/1974)
Informação sobre a fábrica de material electrónico Electrónica Siguetics?: readmissão de trabalhadores despedidos sem justa causa antes do 25 de Abril de 1974.
Informação sobre a fábrica de baterias Tudor: a aplicação do Contrato Colectivo de Trabalho do Material Eléctrico criou desfasamentos salariais entre categorias profissionais suscitando descontentamento, greve
Informação sobre a empresa de semicondutores ITT e a empresa de material eléctrico Creator («o novo Contrato Colectivo de Trabalho do Material Eléctrico não permite que a empresa mantenha preços ao nível da concorrência internacional»; previsão de encerramento da empresa). Inclui Comunicado n.º 2 da Comissão de Trabalhadores da ITT (caderno reivindicativo) (20/5/1974, Cascais)
Informação sobre Acordo de Trabalho entre a empresa Sousa e Coimbra (CIAL) e a Comissão de Trabalhadores. Inclui o referido acordo.
Informação sobre o Colégio Nuno Álvares (Tomar): dúvidas na aplicação do decreto sobre salários mínimos, dificuldade em obter o pagamento das mensalidades dos «alunos ultramarinos» dados os obstáculos às transferências, deficiente capacidade económica em face da perspectiva de saída do colégios dos alunos ultramarinos
Informação sobre recusa da proprietária do Jardim Infantil Luso-Suiço (Lisboa) em pagar o salário mínimo, deficiente definição das categorias profissionais, horário de trabalho de 12 horas diárias.
Informação sobre: despedimento de vigilante do Colégio Manuel Bernardes; trabalhadores da Escola Preparatória da Parede; dificuldades de organização e coesão entre os trabalhadores do Laboratório Lab; incumprimento do pagamento do salário mínimo nos Sanatórios do Caramulo.
Informação sobre a incapacidade da Direcção do Externato Sá de Miranda cumprir o pagamento do salário mínimo. Inclui exposição do Externato ao ministro do Trabalho (1/6/1974, Lisboa)
Informação sobre despedimento dos professores do Externato Nossa Senhora da Saúde (Lisboa) por se terem recusado a rescisão dos respectivos contratos de trabalho. Inclui exposição dos professores ao ministro do Trabalho (3/6/1974, Lisboa) e cópias das rescisões de contratos.
Informação sobre caderno reivindicativo dos trabalhadores da Escola Preparatória de Santo António (Parede). Inclui o referido caderno reivindicativo (Junho de 1974)
Informação sobre despedimento de professores do Externato Campo de Flores, no lugar de Lazau (Costa da Caparica). Inclui circular n.º 8 - 73/974 enviada aos pais dos alunos (14/6/1974), circular enviada aos professores e pessoal menor em 3/6/1974, acta das reuniões entre a Direcção do Externato e o pessoal menos e os professores
Informação sobre a 1.ª Reunião da Comissão Interna (ou Comissão de Relações de Trabalho), em 21/2/1972, da Fábrica de Condutores Eléctricos Diogo d'Ávila: impugnação das eleições e da constituição da Comissão por alguns operários e Sindicatos, incumprimento do decreto- Lei n.º 409/71 (acréscimo de 25% na remuneração do trabalho nocturno).
Informação sobre audiências concedidas no sector dos produtos alimentares e tabacos: rações Ravafe (caderno reivindicativo, greve); tabacos Intar (reivindicações); Cirel (reivindicações); Companhia de Moagem Lisbonense (reivindicações, greve); conservas de peixe Friantareticus (despedimento colectivo); Tofa (despedimentos e regalias sociais); José Maria da Fonseca (direitos dos trabalhadores eventuais); Sociedade Panificadora Beira Tejo (ausência de 30% dos trabalhadores, aumentos salariais); operários da panificação (aumentos salariais); diversos casos particulares de consultoria jurídica (despedimentos)
Informação sobre o pessoal de organismo de representação de classe (extinção do Grémio das Agências de Viagens e de Turismo, despedimento de empregados do Sindicato dos Motoristas), a empresa Profunk (greve por não satisfação dos rendimentos dos trabalhadores), o Hotel Baía, em Cascais (aumentos salariais, salário mínimo).
Informação sobre audiências concedidas no sector dos produtos alimentares e tabacos: Cirel (política salarial); Heller (reivindicações); pequenos comerciantes de mercearia (associativismo); diversos casos particulares de consultoria jurídica
Informação sobre o sector hoteleiro (agravamento da situação económica, reivindicações, eminência de greve). Inclui protocolo de acordo entre o Grémio dos Hotéis do Sul e o Sindicato Nacional dos Profissionais na Indústria Hoteleira e Similares; Programa de Actuação da Comissão Directiva do Sindicato da Indústria Hoteleira de Lisboa; Exposição do Sindicato ao ministro do Trabalho (14/6/1974); recorte de jornal Século de 22/4/1974 - «Por causa de 4 horas de trabalho a Indústria Hoteleira pode entrar em greve»
Informação sobre audiências concedidas no sector dos produtos alimentares e tabacos: rações Ravafe (greve, negociações); Companhia de Moagem Lisbonense (negociações); Delegação da Cooperativa do Divor (reivindicações), fábrica de chocolates Ultramarina (salários); diversos casos particulares de consultoria jurídica; representantes dos cursos agrícolas (constituição de Sindicato)
Informação sobre: decreto sobre salário mínimo nacional; Sindicato da Indústria Hoteleira, Saluring Lusitânia (cancelamento da autorização de trabalho para o gerente alemão), Hotel Baía (eminência de paralisação).
Informação sobre exposição dos proprietários do Hotel Baía (Cascais) ao ministro do trabalho («greve selvagem», futuras greves. Inclui a referida exposição (18/6/1974, Cascais).
Informação sobre Hotel D. Filipa em Almansil (do grupo Luso Hotel - Indústria Hoteleira, Lda.): reivindicações dos trabalhadores (salário mínimo, saneamento chefe de mesa, aumentos salariais, férias e subsídio de férias, abolição do despedimento sem justa causa, etc.
Informação sobre a empresa de restauração Trindade e Serra, Lda. (Lisboa): encerramento da empresa e dispensa de menor em véspera de incorporação militar «não encontrando que o "aceite" nesta situação.
Informação sobre Hotel Algarve: expulsão do director e do subdirector; eleições de novos director e subdirector
Carta sobre a Comissão de Relações de Trabalho: reunião e impugnação da Comissão pelo Sindicato dos Profissionais de Escritório.
Informação sobre a empresa Ulineia Filmes (Lisboa): paralisação de trabalho e ocupação das instalações pelos trabalhadores, reivindicações; entrevista que o seu administrador, Eng.. José Gil, concedeu à RTP, na qual terá afirmado recusar o diálogo com os trabalhadores.
Informação sobre carta de Fernando Santos, matador de toiros, sobre Sindicato Nacional dos Toureiros. Inclui a referida carta (30/5/1974, Lisboa)
Informação sobre a empresa Brunauto, Lda. - rent a car: possível encerramento das estações do Algarve da empresa, despedimentos.
Informação sobre a empresa Meco Limitada (Lisboa): despedimentos em virtude da venda das instalações. Inclui lista de pessoal ao serviço da empresa, categorias, datas de admissão e vencimento, a 18/4/1974
Informação sobre audiências concedidas no sector dos produtos alimentares e tabacos: Companhia de Moagem Lisbonense (horário de trabalho); confeitaria Ernesto Ferreira, Lda. (salário mínimo, despedimentos); Joaquim da Silva Ramísio (despedimento); fábrica Aliança (despedimentos); diversos casos particulares de consultoria jurídica
Informação sobre o Hotel Baía: pedido dos trabalhadores para que o Ministério do Trabalho estude as possibilidades da empresa para fazer face aos encargos resultante dos aumentos salariais
Informação sobre a empresa Valentim de Carvalho: reunião dos trabalhadores com a administração e representante do Ministério do Trabalho (salário mínimo e aumentos salariais , subsídio de alimentação)
Informação sobre negociação do Sindicato Nacional dos Profissionais na Indústria Hoteleira e Similares do Distrito de Lisboa com os Grémios dos Restaurantes, Leitarias, Pastelarias, Confeitarias e Casas de Pasto (reivindicações de carácter socio-económico, possibilidade de greve). Inclui ofício do Sindicato a Sousa Lima, do Ministério do Trabalho (19/6/1974, Lisboa)
Informação sobre a Arcádia Editora: não reconhecimento da Comissão de Trabalhadores da distribuidora de livros Expresso. Inclui exposição dos trabalhadores à administração da empresa, discordando de comunicado da Expresso (demissão do comandante Álvaro Ferreira), solicitando substituição de Natália Correia por Manuel Dias de Carvalho, entrada de Licínio de Melo para o Gabinete de produção, assistência médica no hospital da CUF, refeitório, férias, 13.º mês, etc., 20/5/1974
Informação e outros documentos sobre a tipografia Grifocromo: caderno reivindicativo dos trabalhadores, greve, ocupação das instalações, despedimentos. Inclui caderno reivindicativo, 5/6/1974; acta de reunião entre trabalhadores e os proprietários da tipografia, com a presença de delegados sindicais e do assistente do Ministério Jaime Dória Cortesão, 17/6/1974
Informação sobre a empresa Didáctica Editora: reivindicações dos trabalhadores, greve, ocupação das instalações.
Informação sobre a parte hoteleira da empresa Wagons- Lits/Cook: reivindicações dos trabalhadores, paralisação do trabalho. Inclui recorte do Diário de Notícias de 25/6/1974: «Reunião de trabalhadores da parte hoteleira da Wagons- Lits/Cook.
Informação sobre refeitório do Ministério do Trabalho (pagamento do salário mínimo, possibilidade de encerramento do refeitório). Inclui Proposta n.º 4/74, dos Serviços Sociais (1974/5/14)
Informação sobre Hotel Estoril Sol: greve, aumentos salariais, concessão de um mês de férias e subsídio, participação nos lucros, etc. Inclui telegramas dos trabalhadores.
Informação sobre aplicação do Contrato Colectivo de Trabalho dos Jornalistas aos jornais diários não publicados em Lisboa e Porto. Inclui telegramas.
Informação sobre a Casa da Sorte: aumento de salários, congelamento de salários. Inclui exposição da administração (?) da empresa ao Ministério do Trabalho
Informação sobre a Cooperativa Abastecedora de Leite do Algarve: dificuldades financeira, aplicação do salário mínimo. Inclui mapas da União das Cooperativas Agrícolas de Produtores de Leite do Algarve, sobre o aumento de despesas devido à aplicação do salário mínimo.
Informação sobre o Sindicato dos Lacticínios: dispensa de antigos dirigentes e funcionários do Sindicato.
Informação sobre conflitos de trabalho: France-Press (pagamento de trabalho nocturno ao pessoal não-jornalista), a empresa de drogas e produtos químicos A. Dias & Santos (despedimentos); Companhia de Seguros Fidelidade (saneamento e greve); pequenos empresários (ordenado mínimo); Fima - Lever - Iglo (aumentos salariais); serventes de limpeza do Liceu D. Leonor (precariedade de trabalho). Inclui exposição dos trabalhadores não-jornalista da Agence France-Presse de Lisboa
Informação sobre a empresa distribuidora de livros Expresso: greve iniciada em 24/4/1974. Inclui caderno reivindicativo da empresa dirigido à administração do Grupo Expresso, Arcádia e Credepe
Informação sobre a Agence France-Presse: pagamento de trabalho nocturno ao pessoal não-jornalista. Inclui pedido de informação de Daniel Cabrita aos Serviços de Acção Social do Ministério do Trabalho
Informação sobre empresa Kodak Portuguesa: requerimento do director-geral sobre a influência do decreto do salário mínimo no programa salarial da empresa. Inclui o referido requerimento
Informação sobre salinas: anomalias na comercialização de sal e reivindicações dos trabalhadores de salinas. Inclui carta da Casa do Povo de Alcochete solicitando intervenção do Ministério do trabalho em reunião entre produtores de sal e a Direcção dessa Casa do Povo (apoiada por uma Comissão de Trabalhadores de salinas) e "Proposta da entidade patronal relativamente às reivindicações salariais dos trabalhadores de salinas no concelho de Alcochete".
Informação sobre empresa de distribuição de revistas Agência de Publicações Relâmpago: despedimento colectivo
Informação sobre a Cooperativa Agrícola de Sintra: aumentos salariais. Inclui actas de acordo firmado entre a gerência da cooperativa e os trabalhadores.
Informação contendo apreciação do Regulamento Interno da Fábrica de Condutores Eléctricos Diogo d'Ávila, Lda.; "problemas sociais gravíssimos" da empresa.
Informação contendo síntese de conflitos de trabalho: pretensão de uma comissão e profissionais em malhas de se associar ao Sindicato de Têxteis - Lanifícios; despedimento na Stal; Comissão Directiva Provisória do Sindicato dos Têxteis; despedimentos na empresa Armalux; salário mínimo.
Informação sobre a Fábrica Pereira dos Santos e Filhos (têxteis): despedimentos. Inclui ofício da empresa ao Ministério do Trabalho sobre dificuldades financeiras, impossibilidade de suportar os encargos do salário mínimo, solicitação de intervenção do Ministério.
Informação sobre exposição dirigida por um antigo funcionário do Grémio da Lavoura de Abrantes, Constância, Sardoal e Maçãs, à Junta de Salvação Nacional: factos irregulares e imputados ao actual gerente do Grémio.
Informação contendo síntese de conflitos de trabalhos nos sectores: lanifícios, têxteis (fábrica de malhas Simões & C.ª, greves, despedimentos) e calçado
Informação sobre um grupo de empresários agrícolas da zona do centro e sul do país. Pretendem extinção dos grémios da lavoura, criar nova organização regional, celebrar convenção colectiva de trabalho. Inclui documento produzido pelos referidos empresários intitulado «Esboço do "Programa para uma reestruturação Agrícola"»; comunicado do PCP aos trabalhadores rurais do Alentejo ensinando «como se faz uma greve»; memorial do «Movimento Associativo dos Agricultores», sobre a necessidade de constituir novas associações e de negociar um Contrato Colectivo de Trabalho.
Informação sobre um grupo de empresários agrícolas da zona do centro e sul do país: greves, reivindicações salariais. Inclui telegrama do Movimento Associativo dos Agricultores (assinado por Mira Barros).
Informação sobre a União Industrial de Graxas: gravidade da situação financeira da empresa, caderno reivindicativo dos trabalhadores (salários, saneamentos, etc.), encerramento da empresa, despedimentos.