Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
23 records were found.
Publicação da Secção Cultural da AEIST: contém entrevista com Alçada Baptista. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Assuntos: Associativismo estudantil.
Assuntos: Associativismo estudantil.
Programa de candidatura de Mário Lino soares Correia à direcção da AEIST. • Assuntos: Crise académica (1964-65).
Assuntos: Associativismo estudantil.
Volume 4. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Volume 3. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Volume 2. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Volume 1. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Em função desse apoio, o luto académico fica suspenso. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Programa de candidatura de António Ferreira dos Santos à direcção da AEIST. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Dois dos colegas detidos pertencem à direcção da AEIST. • Assuntos: PIDE - Polícia Internacional e de Defesa do Estado.
Boletim da Associação dos estudantes do Instituto Superior Técnico, nº 2. Fevereiro 1963. Colaboradores: Mário Lino, J. dias de Deus, J. Guimarães Morais, J. Oliveira Lopes, J.T. Mendonça • Temas principais deste número: - Centenas de Estudantes invadiram o edifício da Assembleia Nacional
"No dia 20 de Janeiro de 1957, centenas de estudantes invadiram, por assim dizer o edifício da Assembleia Nacional (...) A sua presença justificava-se duma maneira muito simples: os assuntos a serem tratados nessa sessão eram duma importância vital e diziam diretamente respeito a todos os estudantes. É que nesse dia, assim se julgava, realizava-se o “funeral” do decreto-lei de 40.900". - Noticiário Externo
"Continua suspenso o órgão da Associação Académica de Coimbra “Via Latina”. Este jornal, que era publicado semanalmente, tinha conquistado o lugar de verdadeiro jornal dos estudantes portugueses, dada a linha firma de conduta seguida na defesa dos seus ideais. A suspensão da “Via Latina” vem culminar uma série de injustiças já antes levadas a cabo contra este jornal, traduzidas por cortes sistemáticos nos seus artigos. Não podemos portanto deixar de protestar contra mais esta arbitrariedade. (...) Foi suspenso pelo diretor da escola, o presidente da direção da Associação de Estudantes do I.N.E.F., por este se ter recusado a retirar os comunicados expostos na sala de convívio dos alunos". • Assuntos: Associativismo estudantil.
Temas principais deste número do Binómio: - Educação dos Estudantes;
"(...) Também é sabido de todos que as Associações de estudantes se propõem educar os estudantes. Daqui se conclui que para se operar essa educação é necessário atender a duas coisas: uma, é a realidade humana que constitui o jovem estudante, no qual vão actuar os princípios educativos; outra, é a oportunidade desses princípios educativos (...). - Há associação em Ciências?
" (...) depoimento dum caloiro de ciências: Associação?... Na Faculdade de Ciências?...Ah! Talvez seja aquele edifício no qual nunca mais acabam as obras. Seria esta a minha resposta se um mês antes me tivessem feito essa pergunta. Mas dezenas de Caloiros da Faculdade de Ciências ainda pensam assim. Eu mesmo pouco sei agora." • Assuntos: Associativismo estudantil.
Temas principais deste número do Binómio: - Aos novos alunos;
"Entraste finalmente na Universidade. O clima é diferente. Não há livros oficiais (o que é um bem). Tens de tirar apontamentos nas aulas, mas não te deves afligir se não fores capaz de tirar tudo o que o professor diz. Confrontarás os teus apontamentos com os dos colegas, pois só é possível sobreviver com trabalho coletivo". - Atenção às eleições;
"Mais um novo ano começa e outros estudantes irão ficar responsabilizados pelo trabalho de Diretores de Secção, de Delegado de curso, de membros da Direção (...)"
- Rotina;
"Pela terceira vez a Associação foi, sem ofensa, assaltada. Foram cometidos roubos de objectos no valor de quinze contos, cuidadosamente seleccionados no material da Cabine Sonora. Desta vez, ao contrário do que aconteceu em ocasiões anteriores, as paredes foram poupadas pelo furor artístico-político dos visitantes, geralmente expresso na pintura de iniciais de grupos que parecem não ter por nós simpatia de que indiscutivelmente somos credores. Feita a tradicional comunicação à Polícia Judiciária, foi recebida a também tradicional promessa de que se ia dar início a investigações.
Atento e comovido, BINÓMIO aguarda". • Assuntos: Crise académica (1964-65).
Boletim da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico. • Assuntos: Crise académica (1964-65).
Temas principais deste número do Binómio: - Assim vai a Universidade
“Na passada 2ª feira o Reitor Paulo Cunha, acompanhado de comitiva policial, apresentou-se na Faculdade de Ciências. Os seus propósitos deu-nos a conhecer numa sessão efetuada na sala de Matemática (...). Foram aprovadas duas moções, que fundamentalmente condenam a atitude da PSP invadir o recinto da Faculdade e da Associação numa flagrante violação de autonomia da Universidade, revista de alguns colegas e atitude do reitor.”
- 2,5 PIDES
Agente da PIDE encontrado no Pavilhão Central, a ser introduzido ao gabinete da Secretaria do IST, tendo saído poucos minutos depois. Na mesma manhã, foi encontrado Afonso Carlos Nunes Moreira, de 29 anos, suspeito de ter roubado vários livros da Associação e de ter levantado dinheiro na Caixa de Empréstimos de Honra, com um cartão falso. Só se identificou na esquadra da polícia. Referido como “meio PIDE, meio ladrão”. - Acontecimentos na Cantina
"São já do conhecimento geral os lamentáveis factos ocorridos na Cantina da Cidade Universitária depois do Plenário do dia 1 de abril. Mais de uma centena de estudantes presos pela PSP e pela PIDE, dentro do edifício, a pedido do Magnífico Reitor da Universidade Clássica, Sr. Professor Paulo Cunha". - Internamento
“No dia 25 de Março é detida Vitória de Almeida e Sousa, aluna do 3º ano de Medicina. A 19 de Abril é internada no Hospital da Ordem Terceira com alucinações visuais e auditivas, não comendo há 12 dias com receio de ser envenenada, apresentando sinais de depressão nervosa.” • Assuntos: Associativismo estudantil.
Boletim da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico. • Assuntos: Crise académica (1964-65).
Boletim da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Boletim da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Boletim da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Boletim da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico. • Assuntos: Associativismo estudantil.
Temas principais deste número do Binómio: - Universidade... um mar de rosas;
"É hábito a nossa Associação, nas suas publicações, referir-se aos "problemas" do estudante. Por outro lado, os alunos têm o hábito de se "marimbar" neles e nas soluções que nós propomos. Logo, ou o nosso ensino é um mar de rosas e os "associativos" andam a inventar questões que não se põem ou então esses problemas existem mesmo (...) Mas vejamos: até talvez não existam tantos problemas. Claro que há 75% de chumbos a Matemáticas Gerais, 74% de chumbos a Química Geral, 68% de chumbos a Geometria Descritiva (segundo estatística de 1962-63), mas será isto um problema? Não, claro que não.”
- Guia do Novo Aluno
"Entraste n Universidade e começar agora a ouvir falar da tua Associação. Compras as folhas por ela editadas. lês o seu boletim, tomas as tuas refeições na Cantina, etc. Sobre a orientação e as finalidades que as Associações se propõem tratarão artigos futuros neste boletim; por ora limitamo-nos a referir os seus órgãos (...)". • Assuntos: Associativismo estudantil.