Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

16 records were found.

Parte de bilhete com anotações logísticas de Alfredo Henrique da Silva (encontra-se truncado).
SILVA, Alfredo Henrique da - "Um Erro de Justiça de que tem sido vítima Roberto Ndevu Mashaba, preso por suspeitas em Lourenço Marques e desterrado para Cabo Verde. Apelo às autoridades". Porto: Tipografia de José da Silva Mendonça, 1897. Opúsculo redigido por Alfredo Henrique da Silva em defesa de Roberto Ndevu Mashaba, com o propósito de exercer alguma pressão junto do Governo português. Na segunda parte, são publicados os memoriais enviados ao governador de Lourenço Marques.
Circular com trecho extraído do "Methodist Recorder" sobre a conduta de Kruger para com os missionários da igreja evangélica metodista em África.
Folheto com programa de celebração evangélica na The Marble Collegiate Church.
Recortes de imprensa sobre os missionários protestantes em África.
Cartão de visita de Antonio Emygdio das Angústias e Sá (Delegado do procurador da Coroa e Fazenda).
Carta de Roberto Mashaba perguntando a Alfredo Henrique da Silva que diligências tomou para o libertar e que outras pessoas estiveram envolvidas.
Cópia de carta de Roberto Mashaba ao Reverendo George Weavind, para Pretória, explicando as circunstâncias que conduziram à sua prisão. A carta é enviada da prisão de Lourenço Marques, antes do seu envio para a Ilha do Fogo (de onde escreverá a Alfredo Henrique da Silva).
Carta de Roberto Mashaba para Alfredo Henrique da Silva, respondendo às questões que este lhe tinha colocado previamente.
Procuração com selo branco assinada por Roberto Ndevu Mashaba, entre outros.
Carta de Robert Moreton sobre as negociações a favor da libertação de Roberto Mashaba e possíveis soluções futuras. Nota manuscrita no verso.
Carta de Roberto Mashaba dando conta da sua situação actual e de acontecimentos relacionados com a prisão.
Carta de Roberto Mashaba a Alfredo Henrique da Silva descrevendo a sucessão de eventos que levou à sua prisão.
Cópia do segundo memorial enviado por Roberto Ndevu Mashaba ao Governador de Lourenço Marques. Trata-se de um exemplar corrigido (pode ter sido Alfredo Henrique da Silva a redigir o texto).
Cópia do memorial enviado por Roberto Ndevu Mashaba ao Governador de Lourenço Marques. Trata-se de uma auto-proclamação de inocência, detalhando todos os acontecimentos que conduziram ao seu encarceramento. Trata-se de um exemplar corrigido (pode ter sido Alfredo Henrique da Silva a redigir o texto).