Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

16 records were found.

Papel timbrado, em branco, com o triângulo vermelho, logótipo das Uniões Cristãs das Mocidades (U. C. M.), mais tarde Associação Cristã das Mocidades. Destinado ao Corpo Expedicionário Português, em campanha em França, para possível envio de correspondência. Possui as seguintes inscrições no cabeçalho da página: "Ao serviço da Pátria com o Corpo Expedicionário Português"; "Oferta do Triângulo Vermelho português, organizado pelas Uniões Cristãs da Mocidade de Portugal". Contém ainda um envelope com o mesmo logótipo.
Lista de preços da Cantina-Depósito do Corpo Expedicionário Português, executada em campanha. Contém uma relação de vários alimentos, bebidas, tabaco e artigos diversos, unidade de venda e respectivo preço. O documento está assinado pelo Director: "Fernando Arrobas da Silva, cap."
Cartaz com o título: "Regulamento dos Pavilhões do Triângulo Vermelho Português", contendo oito artigos. Determinam-se disposições gerais sobre o funcionamento, horário, boas práticas de uso, permissões e proibições. Disposições específicas cabem ao Director de cada Pavilhão.
"Organização e Serviço da Cantina Depósito do Corpo Expedicionário Português". Aprovada pela Secretaria de Guerra, pela nota n.º 1432, de 14 de Março de 1917. Documento descrevendo as regras de funcionamento e de organização da Cantina em França. Determina quem dirige, como se regulam despesas e receitas, estabelecimento de preços, etc. Contém errata dactilografada, colada na contra-capa.
Livro de "Entradas e Saídas" contendo a listagem de consumos e respectivas despesas por produtos (café, pão, açúcar, etc.). Tem descrição dos meses, mas não do(s) ano(s) a que se reporta. A capa tem colado o logótipo do Triângulo Vermelho Português da União Cristã das Mocidades Portuguesas, com a indicação "A favor dos soldados em campanha".
Cântico evangélico de possível uso no serviço religioso do Triângulo Vermelho Português.
"Boletim da União Cristã da Mocidade Portuguesa". Ed. União Central. Ano 8, N.º 74 (Agosto-Setembro de 1917). Porto: Tipografia Porto Médico, 1917. Páginas centrais (p. 4-5) dedicadas à guerra, com o seguinte título: "As Uniões Cristãs Centrais e a Guerra. O heroísmo e o estro português nas trincheiras de França". Com reproduções de fotografias. Nas páginas 6-7 novo texto sobre as UCMs e a guerra.
Folha retirada da publicação "A Luz e Verdade" ("A Luz e Verdade. Revista Evangélica Mensal". [s. N.º e s. d.]. Porto: Tipografia Porto Médico, s. d.) com artigo sobre o Triângulo Vermelho. A informação sobre o número e data de publicação é omissa.
"Boletim da A. C. M.". Ed. Associação Cristã de Moços. Ano II (12 Setembro 1918) [numeração não visível]. Boletim divulgando a acção do Triângulo Vermelho Português e com um texto dedicado aos portugueses na frente.
"Boletim da União Cristã da Mocidade Portuguesa". Ed. União Central. Ano 8, N.º 73 (Maio-Junho de 1917). Porto: Tipografia Porto Médico, 1917. Nas páginas 3 e 4 um artigo sobre a União Central e a guerra. Novo texto, transcrevendo uma notícia do "Diário de Notícias", na página 6.
"A Luz e Verdade. Revista Evangélica Mensal". Ano XIV, N.º 6 (Junho de 1919). Porto, Tipografia Porto Médico, 1919. Nas páginas 2-3 é publicado um resumo das contas de receita e despesa do Triângulo Vermelho Português (até Dezembro de 1918).
Documento (com selo branco) emitido pela Secretaria da Guerra, autorizando Alfredo Henrique da Silva, na qualidade de Presidente do Triângulo Vermelho Português, a viajar até França em missão oficial para participar numa conferência internacional em Paris sobre o Triângulo Vermelho.
OSÓRIO, Ana de Castro - "A valorização do trabalho feminino nos países em guerra. Conferência realizada no 'Teatro Carlos Alberto' do Porto". Porto: Tipografia da Agência de Publicidade, 1918. A capa contém ainda a seguinte indicação: "O produto desta publicação, autorizado pela autora, reverte em favor da Sub-Comissão da 'Cruzada das Mulheres Portuguesas' do Porto". No interior um folheto publicitando o livro. • Assuntos: Cruzada das Mulheres Portuguesas.
"Estatutos da Cruzada das Mulheres Portuguesas". Ed. Cruzada das Mulheres Portuguesas. Lisboa: Imprensa Nacional, 1916.
Exemplar de "Ilustração Portuguesa". Ed. "O Século". II Série, N.º 631 (25 de Março de 1918) e suplemento humorístico "O Século Cómico". Ed. Alexandre Augusto Ramos Certã. Ed. "O Século", XXI ano, N.º 1063 (25 de Março de 1918). O exemplar encontra-se incompleto. • Trata-se de um número dedicado à I Guerra Mundial. Contém informações gerais da Guerra, informações sobre o Corpo Expedicionário Português, entre outras. Apresenta, ainda, um artigo de 3 p. (da p. 233 à 234), sobre o Triângulo Vermelho Português, assinado por Eduardo Moreira. O texto dá conta da criação, objectivos, organização e funcionamento do Triângulo Vermelho Português e sua ligação ao YMCA. Refere o trabalho de Alfredo Henrique da Silva, na qualidade de presidente do Comité Nacional das Uniões Cristãs (UCM) e publica uma fotografia sua. • Assuntos: YMCA - Young Men's Christian Association.