Data source

Date

Thumbnail

Search results

8 records were found.

Copiador de correspondência com cópia dos envios, manuscritas e dactilografadas. Contém cartas, circulares e relações dos recibos enviados ao tesoureiro para proceder à respectiva cobrança. Documentos assinados por AHSilva, na qualidade de Secretário da Sociedade Anto-Esclavagista Portuguesa. Preenchido até à p. 51. O primeiro documento data de 14 de Novembro de 1910; o último de 8 de Maio de 1911. No final do livro encontra-se apenso um caderno de endereços, de organização alfabética, com poucas entradas.
Convite para a sessão a ter lugar a 17 de Dezembro de 1910, na Associação dos Jornalistas, para dar conhecimento dos relatórios das comissões da Sociedade e um parecer sobre a comunicação de Leote do Rego.
Circular participando publicamente a fundação da Sociedade Anti-Esclavagista Portuguesa e apelando à inscrição de sócios. São descritos os corpos gerentes / comissão organizadora.
Carta, ou cópia de carta, dactilografada, dirigida a António Joaquim Ribeiro, Presidente da Liga Ultramarina, saudando a fundação dessa mesma Liga. Não assinada. • Assuntos: Ribeiro, António Joaquim..
Carta, ou cópia de carta, dactilografada, dirigida a Magalhães Lima, Presidente da União Colonial, saudando a fundação dessa mesma União. Não assinada.
Carta, ou cópia de carta dactilografada reproduzindo o "Projecto do novo regime de contratos de serviçais de S. Thomé e Princípe enviado pelo Sr. Ministro da Marinha à Sociedade Anti-Esclavagista Portuguesa para dar sobre ele o seu parecer", enviado por Amaro de Azevedo Gomes. • Áreas geográficas e topónimos: São Tomé e Príncipe.
Carta, ou cópia de carta, dactilografada, possivelmente dirigida a Amaro de Azevedo Gomes, Ministro da Marinha, com um parecer sobre o recebido "Projecto do novo regimen de contractos de serviçaes de S. Thomé". Não assinada. • Assuntos: Gomes, Amaro Justiniano de Azevedo..
Impressão da Sociedade Anti-Esclavagista Portuguesa, datada de 20 de Março de 1911. O "Memorandum" é dirigido ao Presidente da Sociedade Anti-Esclavagista Portuguesa. No final do documento, após a apresentação do "Projecto", pode ler-se: "Esta comunicação foi apresentada na sessão da Sociedade Anti-Esclavagista Portuguesa de 22 de Março de 1911. Foi resolvido mandá-la imprimir e distribuir pelos sócios para ser estudada numa futura sessão". A nota é assinada pelo Secretário, Alfredo Henrique da Silva.