Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
11 records were found.
Notas manuscritas com cronologia sobre as movimentações de William A. Cadbury e Joseph Burtt na questão dos Serviçais de S. Thomé.
Rascunho manuscrito de carta a enviar a Zófimo Consiglieri Pedroso, na qualidade de Professor, onde AHSilva expõe a sua preocupação com a questão dos "Serviçais de S. Tomé". Explica o seu envolvimento no julgamento de Birmingham e, na sequência do relato de Consiglieri Pedroso na Sociedade de Geografia a propósito do tema, mostra-se disponível para enviar informações e documentos. O esboço não está datado, mas terá sido redigido depois da participação de AHSilva no julgamento de Birmingham, em 1908.
Despesas com a preparação, distribuição e venda do livro de William A. Cadbury "Os Serviçaes de S. Thomé". Contém: recibos de compra de envelopes; custos de envio de correspondência; consignações; anúncios em jornais, etc.
Relação de cópias enviadas da publicação de William A. Cadbury, "Os Serviçaes de S. Thomé", com indicação das distribuídas gratuitamente. Documento possivelmente inacabado.
Lista onomástica de destinatários do envio da publicação de William A. Cadbury, "Os Serviçaes de S. Thomé". Contém dois campos, "Nomes" e "Moradas", embora nas moradas esteja apenas registada a cidade de residência.
Lista onomástica de lentes da Universidade de Coimbra a quem terá sido enviada a publicação de William A. Cadbury, "Os Serviçaes de S. Thomé". A distribuição dos nomes está organizada por Faculdades (Teologia; Direito; Medicina; Matemática e Filosofia).
Relação onomástica dos destinatários do envio da publicação de William A. Cadbury, "Os Serviçaes de S. Thomé". Contém os seguintes campos: "N.º de exemplares"; "Nomes"; "Rua" e "Cidade". De acordo com a lista, terão sido enviados 790 exemplares.
Caderno com uma listagem onomástica dos destinatários do relatório, possivelmente o de Joseph Burtt e do livro de William A. Cadbury. São quantificados os exemplares enviados e, ocasionalmente, os cargos dos destinatários e endereço / cidade. No verso do caderno encontram-se apontamentos sobre os exemplares enviados e notas de despesa.
Esquisso de mapa desenhado de Angola. Na parte superior e lateral direita superior pode ler-se "Congo Belga"; lateral direita inferior "Rhodesia Ingleza"; na parte inferior "Allemão". Sob a escala (com aplitude entre 0 e 800km), encontra-se a seguinte legenda: "Cam. de ferro: Abertos / Projectados". Pode tratar-se de um esboço preparatório do mapa de Angola incluído na última página do livro traduzido por Alfredo Henriques da Silva: CADBURY, William A - "Os Serviçaes de S. Thomé. Relatório d'uma visita ás ilhas de S. Thomé e Principe e a Angola, feita em 1908, para observar as condições da mão dóbra empregada nas roças de cacau da Africa Portugueza". Trad. Alfredo Henrique da Silva. Lisboa: Livraria Bertrand / Porto: Livraria Chardron, 1910.
CADBURY, William A - "Os Serviçaes de S. Thomé. Relatório d'uma visita ás ilhas de S. Thomé e Principe e a Angola, feita em 1908, para observar as condições da mão dóbra empregada nas roças de cacau da Africa Portugueza". Trad. Alfredo Henrique da Silva. Lisboa: Livraria Bertrand / Porto: Livraria Chardron, 1910.
Relatório de William A. Cadbury com os seguintes capítulos:
I. "Introdução"; II. "S. Thomé e Principe"; III. "Visita a S. Thomé"; IV. "Angola"; V. "Visita a Angola"; VI. "Conclusões"; VII. "Nota pessoal"; "Appendices".
I. Neste capítulo William A. Cadbury dá conta do âmbito e motivações da sua visita a S. Tomé. Depois de informada a firma Cadbury Brothers da possível existência de condições de trabalho pouco adequadas nas plantações de cacau das colónias portuguesas, William A. Cadbury move diligências junto de organismos oficiais e privados para auscultar a veracidade dessas mesmas condições de trabalho. Resolve proceder a uma investigação pessoal, no encalço da antes promovida por Joseph Burtt, que o acompanhará na sua viagem. II. No segundo capítulo descreve brevemente a Ilha do Príncipe, dando especial destaque às consequências da epidemia da mosca tzétzé ("glossina palpalis"). III. Descreve detalhadamente a sua visita, contacto com autoridades locais; consulta de documentação; clima; processo de colonização; indígenas e restante população; serviçais (de Cabo-Verde; Angola; Moçambique; prisioneiros de guerra), etc. IV. Descrição da, então, província de Angola; sistema administrativo; traços económicos gerais; escravatura e tráfico humano. V. Visita a Angola; contactos com a administração local, entre outros. VI. Conclusões do relatório: problemas do actual sistema de recrutamento e de trabalho; actuação dos industriais de cacau ingleses diante das autoridades nacionais e locais portuguesas; relação geral com os portugueses e as medidas que devem implementar com vista à resolução dos problemas identificados. VII. Notas pessoais sobre a viagem.
Apêndice A - Relatório redigido por Joseph Burt e W. Claude Horton. Corresponde a: BURTT, Joseph; HORTON, Claude W. - "Relatório sobre as condições dos Serviçaes Negros empregados nas Plantações de Cacau de S. Tomé e Príncipe e os modos de os obter em Angola". s.l. s.n., 4 de Julho de 1907. O relatório foi apresentado, em 1907, por ambos os autores à Cadbury Brothers (de Birmingham); à Fry & Sons (de Bristol); à Rowntree & Co. (de York) e à Stollwerck Brothers (de Colónia). Posteriormente, foi entregue ao Governo português através do Governo inglês e ainda aos proprietários das plantações de S. Tomé e Príncipe, pelos industriais de cacau ingleses. Apêndice B - Intervenção da Câmara de Comércio de Liverpool (ofício que resulta das deliberações de uma reunião da Secção Africana da Câmara do Comércio, a 30 de Setembro de 1907) e, como resposta à referida intervenção, Manifesto dos industriais de cacau. Ambos os documentos datam de 1907. Apêndice C - Comunicação de William A. Cadbury, em nome dos industriais ingleses de cacau, à comissão de proprietários das plantações de cacau em S. Tomé e Príncipe, na reunião de 28 de Novembro de 1907. Corresponde a: CADBURY, William A. - "Communicações dos industriaes inglezes de cacáu aos agricultores de S. Thomé e Principe, apresentada na reunião especial de 28 de Novembro de 1907 por William A. Cadbury". Lisboa: Typ. Annuario Commercial, 1907. Apêndice D - Conclusões da resposta da comissão de proprietários das plantações de cacau de S. Tomé e Príncipe à comunicação de William A. Cadbury na reunião de 28 de Novembro de 1907. A nota introdutória do Apêndice refere que a resposta da comissão de proprietários não foi lavrada em acta, nem consta de qualquer relatório. Data de Dezembro de 1907. Apêndice E - Modelo de contrato de prestação de serviços em vigor à data da investigação. Apêndice F - Sumário do Modelo de contrato de prestação de serviços referido no Apêndice E. Sumário corresponde ao documento que, geralmente, ficava na posse do trabalhador contraente. Apêndice G - Artigos do Decreto de 23 de Abril de 1908, sobre a ida de trabalhadores para S. Tomé e Príncipe, e sua repetição no Decreto de 31 de Dezembro de 1908. Apêndice H - Estatísticas extraídas do "Relatório Anual dos Negócios Indígenas do Transvaal", relativo ao ano terminado a 30 de Junho de 1906. Apêndice I - Condições gerais de recrutamento de trabalhadores vindos de Moçambique para S. Tomé e Príncipe. Apêndice J - Declarações dos industriais de cacau à imprensa, a 17 e 18 de Março de 1909. A última página do livro consiste num mapa desdobrável, a cores, de Angola, com marcação de fronteiras, rios, caminhos de ferro construídos e em construção. • Áreas geográficas e topónimos: São Tomé e Príncipe • Assuntos: Escravatura.
Correspondência recebida acusando a recepção de "Os Serviçaes de S. Thomé" de William A. Cadbury. Contém cartas de: Ernesto Nóbrega(?); Sociedade de Geografia de Lisboa; Associação Comercial do Porto; Centro Democrático de Instrução e Recreio de Massarelos; Centro de Instrução e Recreio dos Carteiros Efectivos do Porto; Academia Portuense de Belas Artes; Sociedade de Belas Artes (Porto); Aillaud, Alves, Bastos & C.ª • Assuntos: Sociedade de Geografia de Lisboa.