O Livro 1.º do Emprestimo (fls. 23 a 150) e o Livro I das Demandas 1769 (fls. 1 a 4v) partilham a mesma encadernação.
Este livro contém os assentos das Amas de Empréstimo de Fora que cuidaram temporariamente de crianças expostas na Roda.
Entre os fls. 20 e 22v surge uma listagem numerada de amas, num total de 37, na qual registaram o nome, a morada e o estado civil das mesmas (se fossem casadas acrescentavam o nome e profissão dos maridos).
Do fl. 23 ao 27v surge o índice alfabético das Amas de Empréstimo de Fora (nome, nalguns casos o estado civil, a morada e o fl.).
Entre os fls. 134 e 149v surge o índice alfabético dos expostos entregues a Amas de Empréstimo de Fora (nome e número do exposto; indicação do livro no qual se encontra o assento de entrada ou de saída da criança, dependendo do momento da criação em que saiu para empréstimo; o n.º do exposto (se o livro mencionado for o das entradas); o fl. do assento de saída (se o livro mencionado for o das saídas) e o fl.).
Neste livro registaram: o nome, o estado civil (no caso de ser casada acrescentavam o nome e profissão do marido) e a morada da Ama de Empréstimo de Fora; o tempo de leite; o estado do último filho (vivo ou morto); a data em que foi aceite para entrar ao serviço da Roda (dia, mês e ano); a data da entrega da criança; o nome da criança; o livro no qual se encontra o assento de entrada ou de saída da criança, dependendo do momento da criação em que saiu para empréstimo; o n.º do exposto (se o livro mencionado for o das entradas); o fl. do assento de saída (se o livro mencionado for o das saídas); os pagamentos efectuados; a indicação do fim da criação por empréstimo e, quando tal ocorresse, a anotação da remoção para outra Ama de Empréstimo de Fora, seguindo-se os dados da mesma.
Lateralmente anotavam o nome da criança e o valor pago à ama (40 réis por dia).
Alguns assentos estão numerados.
As informações anteriormente referidas não se encontram presentes na sua totalidade em todos os registos.