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Conjunto de relatórios e contas anuais, elaborados pelo funcionário responsável pelo sector financeiro e aprovados pelo reitor, para serem remetidos ao ordinário do lugar conforme o disposto no parágrafo nº 1 do Cânone 1523 do CIC 1917 e no nº 8, do parágrafo nº 2, do cânone 1284 do CIC 1983. A documentação inclui os relatórios e cópias de cartas enviadas ao Patriarcado e à diocese de Setúbal.
Correspondência dos reitores com os bispos e com os órgãos do Patriarcado de Lisboa e da diocese de Setúbal, tratando dos assuntos da administração económica e patrimonial e das questões relativas ao culto religioso. Patriarcas e bispos: os reitores dirigem cartas ao ordinário do lugar solicitando autorização para celebrar missa diária vespertina (inclui cópia da carta e o original devolvido com despacho do arcebispo de Mitilene de 28 de abril de 1960); pedindo que seja solicitado a Roma autorização para que se conserve habitualmente na Capela a Santíssima Eucaristia (25 de maio de 1960); requerem a emissão de declarações credenciais para aceitar doações, assinar escrituras, fazer registos, reconhecer assinaturas bem como efetuar compras e vendas de património; enviam requerimentos solicitando a nomeação de membros dos órgãos consultivos do reitor; cópias de cartas a remeterem orçamentos, relatórios e contas, pontos de situação e memorandos; cartas a comunicar os programas de comemorações dos aniversários da inauguração e de festas litúrgicas; cartas solicitando a aprovação de orações, atos de consagração e outras publicações; carta dirigida ao segundo bispo de Setúbal pedindo que os serviços da diocese façam seguir através da Nunciatura uma missiva para o Papa Bento XVI solicitando a oferta de um objeto pessoal deste Pontífice para integrar um futuro núcleo museológico. Os bispos enviam cartas determinando as condições em que serão exercidos os ofícios de capelão e reitor ou circulares com determinações sobre as orações e o destino dos peditórios como por exemplo a que pede orações pelas pessoas que faleceram em consequência dos incêndios de 2003 e determina a participação do Santuário na Campanha da Cáritas para ajudar as vítimas dos referidos incêndios. A Vigararia Geral envia circulares acerca de campanhas de recolha de donativos tal como a que remete uma nota para ser lida nas missas de 26 de junho de 1966 pedindo a contribuição dos fiéis para a construção da Universidade Católica. A Secretaria-geral remete circulares esclarecendo dúvidas relativas ao alcance e aplicação de diplomas legais por vezes tendo junto os textos de alguns deles tal como o articulado do protocolo adicional à concordata de 1940, datado de 15 de fevereiro de 1975; envia inquéritos, nomeadamente aos horários das missas e pedidos de preenchimento e entrega dos questionários estatísticos gerais anuais da Secretaria de Estado do Vaticano; remete avisos alertando para casos de usurpação das funções e estatuto dos eclesiásticos e envia circulares com os calendários dos peditórios diocesanos. O Conselho Presbiteral envia convocatórias para as reuniões e as respetivas agendas de trabalho, assim como resumos e súmulas dos assuntos tratados nas referidas reuniões.
Conjunto documental constituído por escritos, provisões, decretos, cartas e certidões, emanados da Santa Sé, do Patriarcado de Lisboa e da diocese de Setúbal. Integra os decretos determinando a Ereção Canónica do Santuário (26 de maio de 1957, cópia) concedendo autorização para a exposição do Santíssimo, a carta agradecendo a colaboração de padres que deixam as funções, decretos e provisões nomeando os reitores, a Comissão Administrativa, o Gabinete Técnico e o Conselho Económico. Inclui também o Decreto da Penitenciaria Apostólica (Roma, 18 de janeiro de 2013) concedendo indulgência plenária aos peregrinos do Santuário. Integra ainda o Manual administrativo e financeiro da diocese. Os diplomas por vezes têm junto anexos tais como estudos sobre a aplicação da Concordata de 2004, palavras pronunciadas pelo quarto reitor na cerimónia de tomada de posse e os curricula de membros dos órgãos consultivos e de apoio técnico.
O Santuário recebe dois tipos de reclamações, umas acerca do funcionamento do sector comercial, e outras relativas a questões da parte religiosa. As primeiras são tratadas de acordo com legislação portuguesa, designadamente o DL nº 167/97 de 6 de maio, que determinava o envio dos originais à Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Almada e posteriormente o DL nº 156/2005 de 15 de setembro, alterado pelo DL nº 371/2007 de 6 de novembro que determinam o envio dos originais à ASAE. As segundas são registadas em livro próprio e tratadas pelo reitor. Assim a documentação integra os livros colocados à disposição do público para apresentar as reclamações bem como a correspondência com a Divisão de Turismo da CMA, com a ASAE e com os queixosos de forma a atender as razões das queixas, explicar determinados condicionalismos próprios da estrutura do Monumento e do funcionamento do elevador ou informar sobre as medidas tomadas para eliminar as causas que estiveram na origem das reclamações.
As visitas ao Santuário são livres e não carecem de autorização prévia, assim as solicitações para visitar o Santuário que constituem este conjunto documental referem-se aos casos de visitas de grupos, nomeadamente escolas, alunos de catequese, membros de associações, que têm direito a descontos e que precisam de comprovativos dos valores pagos, ou casos específicos de marcação de salas para reuniões e retiros no Edifício de Acolhimento. A documentação inclui cartas, pedidos enviados por fax e impressões de correio eletrónico com notas manuscritas dando despacho aos pedidos.
Cartazes e folhetos de Exposições que decorreram no edifício de acolhimento, nomeadamente: a exposição de presépios de barro (25-12-1996 a 07-01-1997), exposição de crucifixos (23-03 a 06-05-1997), exposição “O Rosto de Cristo na pintura” (maio e junho de 1997), exposição sobre as Vocações e os Seminários (junho de 1997), exposição sobre os Santos populares (junho e julho de 1997), sobre a vida de Santo António (1997), da Exposição Missionária organizada pelos Missionários Combonianos em 1998, e da Exposição Franciscanos em Moçambique também no mesmo ano. A série PT-SCR/B/A/15 contém reportagens fotográficas de várias destas exposições.
Documentação relativa à preparação e organização das cerimónias de comemoração dos aniversários da inauguração do Monumento em 17 de maio de 1959 composta por programas das cerimónias, circulares, avisos e material de divulgação. Inclui os cartazes, folhetos e programas anunciando as cerimónias nomeadamente dos 8º, 14º, 25º. Aniversário, assim como a brochura relativa às comemorações do Cinquentenário do Santuário que integra uma apresentação do livro de Maria João da Câmara Cristo Rei. Espiritualidade e história, textos do cardeal-patriarca de Lisboa, do bispo de Setúbal e dos presidentes das Câmaras de Lisboa e Almada e numerosa correspondência com as dioceses de Portugal relativamente à exposição das relíquias de santa Maria Margarida Alacoque.
Conjunto documental relativo às atividades dos órgãos que apoiam os reitores nomeados pela diocese de Setúbal. O Conselho Económico e a Comissão Administrativa de 1999 eram compostos pelo terceiro reitor, P. Jaime Silva, pelo Dr. Jaime José Rodrigues Ribeiro e pelo Dr. António Manuel Silva Soares. Posteriormente foram nomeadas novas Comissões Administrativas a pedido do quarto reitor. A documentação inclui relatório das atividades desenvolvidas, relatórios mensais das movimentações de tesouraria e plano das ações a desenvolver, submetido à aprovação do bispo de Setúbal.
A Comissão criada pelo cardeal-patriarca D. António Ribeiro era constituída pelo segundo reitor, pelo P. Albino Mamede Cleto e pelo P. Albino Cândido Lopes. Inclui uma coleção de atas originais e manuscritas, atas dactilografadas, versões preliminares de atas, súmulas e um conjunto de documentos de trabalho abordando as questões que eram tratadas nas reuniões nomeadamente a preparação das comemorações do 25º Aniversário do Santuário. Inclui a ata da reunião com o Gabinete Técnico de 2 de maio de 1995 e a ata da reunião de 10 de dezembro de 1999 entre a Comissão Administrativa e os membros da nova administração da diocese de Setúbal com a participação do respetivo bispo.
Correspondência com a Câmara Municipal de Almada sobre aspetos técnicos e legais das obras nos terrenos do Santuário; correspondência com a Rádio Renascença e a Emissora Nacional solicitando a cobertura da inauguração e de outras cerimónias; correspondência com a Junta de Freguesia do Pragal, a PSP - Secção de Almada, a Cruz Vermelha Portuguesa e com a Rádio Voz de Almada (onde o Santuário teve uma participação financeira); convocatórias dos cooperantes e procuração credencial dos Serviços Administrativos do Patriarcado; correspondência com a Nova Almada Velha - Agência de Desenvolvimento Local (o Santuário foi sócio fundador) integrando projeto de estatutos, convocatórias para reuniões, a escritura de constituição da Associação, protocolo de colaboração e documentos relativos ao planeamento urbano; correspondência com a Biblioteca Nacional acerca do jornal O Monumento; com a TVI tratando de um projeto de novas instalações e com o Instituto da Comunicação Social. Inclui também um questionário da Direção Geral de Turismo e o contrato de utilização precária de 1500 m2 dos terrenos do Santuário para uso da firma DSD - Dilinger Stahlbau Gmbh concessionária da empreitada de instalação do caminho-de-ferro na ponte sobre o Tejo.
Documentação produzida no âmbito das relações com entidades da Igreja. Integra correspondência com as seguintes entidades: o cardeal-patriarca de Lisboa D. José Policarpo; com o bispo auxiliar de Lisboa D. António dos Reis Rodrigues; com o reitor do Santuário de Fátima; com a Associação dos Santuários de Portugal (cuja primeira reunião teve lugar em 2007, tendo os respetivos estatutos sido aprovados em 15 de fevereiro de 2011 pelo Conselho Permanente da Conferência Episcopal); a Acta de Geminação com o Santuário de Cristo Redentor no Rio de Janeiro, datada de 17 de maio de 2009; correspondência com o Seminário de S. Paulo tendo anexado o catálogo da exposição de arte comemorativa do Cinquentenário do mesmo Seminário com dedicatórias dos artistas ao segundo reitor; correspondência com o Instituto Internacional do Coração de Cristo; com o P. Manuel Cordeiro, reitor do Colégio Português em Roma; com a Santa Casa da Misericórdia de Almada, com D. Amândio José Tomás, arcebispo de Évora; com o P. Superior dos Cónegos Regrantes de Santa Cruz; e com o cardeal arcebispo Stanislaw Dziwisz felicitando-o por ter sido elevado ao cardinalato (24-03-2006) e solicitando a oferta ao Santuário de algum objeto pessoal do Papa João Paulo II. Este conjunto documental integra ainda o documento composto que trata da obtenção de fundos para pagar as obras de reparação realizadas entre 2001 e 2002, depois de uma primeira tentativa infrutífera junto do mundo empresarial e da decisão de se recorrer a um peditório a nível nacional realizado em 23 de novembro de 2003. O documento integra: a circular do reitor P. Sezinando Alberto dirigida aos bispos; uma carta de D. Manuel Falcão, bispo emérito de Beja, remetendo um artigo que publicou sobre este assunto e apresentando sugestões; texto do comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa; circular remetendo folhetos e cartazes para as paróquias; carta do reitor remetendo exemplares da Memória Histórica para cada um dos bispos assim como recortes de jornais.
Conjunto documental que integra alguns recortes de jornais e muitos números completos de órgãos da imprensa escrita, nomeadamente: Novidades, A Voz, Jornal de Almada, Notícias de Setúbal e Correio da Manhã.
Integra documentos relativos à publicação de um CD-ROM sobre o Santuário, material gráfico – postais, folhetos, e desdobráveis, destinado à divulgação do Santuário assim como várias versões e provas de livros da autoria do quarto reitor sobre a história e espiritualidade do Santuário de Cristo Rei. Inclui igualmente os textos de artigos e notícias enviados a órgãos de comunicação social para publicação tal como a memória acompanhada de desenho publicada por ocasião do falecimento de D. Maria de Jesus Atalaya.
Documentação composta por estudos, planos de classificação, Instrumentos de descrição arquivística, listas e catálogos bibliográficos, assim como por inventários de bens móveis. Integra nomeadamente a lista de 42 livros oferecidos por D. Maria dos Prazeres Alcobia, o catálogo dos livros de D. Maria de Jesus Atalaya, lista de controlo de unidades de instalação, guias de remessa de documentos de arquivo e livros.
Reportagens fotográficas que registam acontecimentos como: as celebrações dos aniversários do Monumento a Cristo Rei, a visita da imagem peregrina de Fátima, as várias fases da construção do edifício de acolhimento, peregrinações, encontros e visitas ao Monumento, os estragos causados por um raio, operações de mudança de uma peça de grandes dimensões do elevador, as várias fases da construção do edifício de acolhimento, as obras de restauro realizadas em 2001 e exposições que tiveram lugar no Santuário. Ver série PT-SCR/B/A/11.