Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

13 records were found.

Conjunto de fichas com campos normalizados, destinadas a registar as contribuições mensais de cada paróquia, do continente e ultramar. Não chegaram a receber registos, talvez por falta de pessoal, passando a ser usadas para identificar a que dioceses pertenciam as paróquias donde era remetida a correspondência. Foram adquiridas cinco mil fichas em 9 de fevereiro de 1939 (ver série PT-SCR/SNMCR/C/03 - Documentos de despesa). Para arrumar as fichas foi mandado fazer um armário à medida com 12 gavetas na parte superior para as fichas e outras quatro gavetas na parte inferior, que à data do início dos trabalhos de organização do arquivo continham as pastas da série B/10.
Correspondência relativa à assinatura, envio e pagamento de exemplares do jornal. Por vezes os assinantes remetem importâncias relativas à subscrição, pedem informações e o envio de números anteriores. Inclui mapas com a lista das freguesias, dioceses, seminários, colégios e chefes de zona, para onde é enviado o jornal, discriminando a entidade, a quantidade de exemplares, o nome dos responsáveis e as moradas. Integra igualmente um conjunto de 118 gravuras que foram publicadas em diversos números do jornal.
Conjunto de listagens manuscritas e dactilografadas das ofertas recebidas no âmbito de campanhas dirigidas a sectores específicos da Igreja e da sociedade. Inclui as seguintes listagens: “Jóias para o Monumento”, listagem de 756 ofertas que discrimina a data, o tipo de joia, o nome, a freguesia e a cidade; joias moedas e outras ofertas, libras e moedas, listas de joias, subscrição das pedras preciosas simbólicas; pedras preciosas, que tem colados recortes do "Jornal o Monumento" com a notícia das ofertas; novena das joias para Cristo; listagens da subscrição do clero português que discrimina os nomes as dioceses, as localidades e o montante dos donativos e listagens de donativos entregues na redação do jornal "A Voz" e por este, remetidos ao Secretariado.
Conjunto de exemplares de circulares impressas, remetidas aos diretores diocesanos e locais do Apostolado da Oração, a todos os párocos, ao clero em geral, aos pregadores e missionários, aos superiores, superioras e súbditos de todas as ordens e congregações religiosas, a todas as associações católicas de piedade, zelo, beneficência, educação e ensino aos organismos da Ação Católica; e também relativas a campanhas específicas como Pedras Preciosas Simbólicas. A série integra exemplares da primeira circular (de 25 de maio de 1937), da circular dirigida aos intelectuais e altos valores cristãos, da circular a cores das joias e pedras preciosas, das duas circulares do Plano Trienal, assim como o original da mensagem aos portugueses de todo o mundo lida pelo cardeal Cerejeira aos microfones da Emissora Nacional em 28 de junho de 1956 (3 fol. dactilografados com a assinatura do cardeal). A relação das pessoas a quem eram enviadas as circulares foi recolhida a partir da primeira circular, datada de 26 de maio de 1937.
Correspondência recebida em resposta à propaganda e aos apelos feitos pelo Secretariado, remetendo donativos, pedindo informações e louvando a iniciativa, por vezes reduzindo-se a poucas palavras e outras descrevendo sentimentos e iniciativas de apoio. Provém dos católicos, eclesiásticos e leigos, dos mais pobres e simples aos mais ricos e de maior estatuo social, de todas as dioceses do continente, ultramar e círculos da emigração. Inclui originais numa grande variedade de formatos e tipos de papel, desde cartões-de-visita de (5,5x9,6 cm), até folhas de papel liso e pautado de (21x14 cm) ou (27,5x21,5 cm).
Conjunto de impressos, com campos para registar os nomes de quinze subscritores, as quantias por eles oferecidas, o nome do coletor, da freguesia, da localidade e da diocese. Com o título "observações" inclui instruções sobre os montantes a recolher (mínimo de um escudo anual, pago por inteiro ou em prestações mensais de dez centavos), a duração da subscrição, apelos à diligência dos coletores e autorização para serem inscritos nomes de defuntos por quem serão rezadas missas (ver série C/08). Foram impressos cem mil exemplares a preto e outros tantos a vermelho. A série inclui impressos em branco e as listas recebidas preenchidas pelos coletores, sendo que estas, conforme determinação do cardeal Cerejeira, foram enterradas no chão da Capela onde ainda hoje se encontram.
Projetos, provas e exemplares dos elementos de propaganda e edificação religiosa usados pelo Secretariado para obter as contribuições dos católicos, nomeadamente cartazes, folhetos pagelas e estampas. Inclui: os cartazes de grande formato destinados a serem afixados em lugares visíveis; um desenho, a cores, com o projeto de um cartaz; a pagela de agosto de 1937 com a oração do Monumento; a fotografia da maqueta para as pagelas do Plano Trienal; um projeto de oração que não foi aprovado; postais do Plano Trienal; desdobráveis "A Cristo Rei Portugal Agradecido" de 1952; fotografias, postais e desenhos do Sagrado Coração de Jesus; provas da imagem de Cristo, para a pagela de setembro de 1958, tendo junto exemplares da mesma; material relativo à inauguração em 17 de maio de 1959, nomeadamente o desdobrável com o Ato de consagração de Portugal aos Sagrados Corações. Integra também envelopes, folhas de papel e cartões de vários formatos com o timbre do Secretariado.
Coleção de cópias de guias de remessa de listas de subscrição para a angariação de donativos, tendo junto, pontualmente, recibos.
Processos relativos à campanha dirigida às crianças, designada “Pedras Pequeninas”. São instruídos com requerimentos solicitando autorização para a reedição das orações e a edição de estampas, tendo apostos os despachos do cardeal-patriarca ou de um seu representante; com provas de estampas e circulares, orçamentos e faturas remetidos das gráficas; com resumos mensais dos valores recebidos, correspondência a agradecer e a pedir informações.
Correspondência remetida ao Secretariado por párocos e responsáveis de instituições de ensino, enviando o produto das ofertas das crianças. Em muitos casos são minuciosamente descritas as festas no dia da entrega das contribuições, assim como os cortejos infantis que entregavam solenemente as ofertas em género para serem leiloadas, e por vezes transcreviam as letras dos hinos nelas cantados. É constituída por originais de diversos formatos e tipos de papel. Segundo os dados estatísticos reunidos pelo Secretariado Nacional do Monumento a Cristo Rei, cerca de quinhentas paróquias contribuíram todos os anos de forma sustentada e ascenderam a mil e quinhentas as que o fizeram de uma forma menos continuada.
Reportagens fotográficas, relativas a cerimónias como a bênção da Primeira Pedra do Monumento a Cristo Rei e as celebrações da inauguração, bem como um registo minuciosos dos trabalhos de construção do Monumento. Integra ainda uma reportagem que regista a condecoração do cardeal do Rio de Janeiro com a Grã-Cruz de Cristo, imagens das alfaias litúrgicas do Monumento feitas com as ofertas dos subscritores e de peregrinações que tiveram como destino o Monumento a Cristo Rei.
Documentos relativos à subscrição junto das empresas, conduzida por senhoras, uma das iniciativas que integrava o Plano Trienal. Integram-se ali: a Credencial do arcebispo de Mitilene; correspondência recebida e expedida; a circular de 8 de março de 1951; listas de empresas com as respetivas moradas; lista de seguradoras, bancos e companhias; lista das entidades referidas acima por ordem alfabética; listas das senhoras encarregues da subscrição com as respetivas moradas e números de telefone; lista dos nome das entidades com espaço em branco por baixo para nele ser inscrito o nome das senhoras responsáveis por cada uma; lista das entidades financeiras e económicas de Lisboa com os montantes oferecidos; lista nominal de senhoras discriminando os bancos e empresas que ficaram a cargo de cada uma e os montantes obtidos. Inclui também listas de chefes de zona e envelopes devolvidos de empresas que não deram contribuições.
Coleção de recortes de jornais colados em folhas brancas lisas, extraídos de um grande número de órgãos de imprensa como Novidades, a Voz, Diário da Manhã, Diário de Notícias, O Século, Diário Popular, Comércio do Porto, a União. Inclui também jornais completos designadamente os que incluem reportagens do dia da inauguração.