Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

21 records were found.

Livro constituído por assentos relativos à administração do legado instituído pelos irmãos António Simões Duarte e Manuel Joaquim Simões, Irmãos da Irmandade. Este fundo foi posteriormente reforçado pelas irmãs Dona Engrácia Roberta Simões, Dona Francisca Rita Simões e Dona Ana Bernardina de Santo Tomás Simões. Esta fonte contém termos de abertura (fólio 1) e encerramento (fólio 195v).
Livro constituído por assentos relativos à administração do legado instituído na Irmandade por Pedro Gomes de Matos. Dos vários registos, destacamos as certidões de missas rezadas no âmbito do cumprimento do referido legado (1831-02-15 a 1832-02-15). Esta fonte contém termos de abertura (fólio inicial) e encerramento (fólio não numerado).
Livro constituído por assentos relativos à administração do legado instituído pelas irmãs Dona Ana Bernardina de Santo Tomás Simões e Dona Engrácia Roberta, Irmãs e Benfeitoras da Irmandade dos Clérigos do Porto. Dos vários registos, destacamos as certidões de missas rezadas no âmbito do cumprimento do referido legado (1837-03-01 a 1870-06-30). Esta fonte contém termos de abertura (fólio 1) e encerramento (fólio 145v).
Livro constituído por assentos relativos à administração do legado instituído na Irmandade pelo Irmão António Rodrigues Souto. Esta fonte contém termos de abertura (fólio inicial) e encerramento (fólio não numerado).
Livro constituído por assentos relativos à administração do legado instituído na Irmandade pelo Irmão Inácio Ribeiro Machado, morador às Virtudes, ausente no Brasil. Durante a estadia nessa colónia, vários devotos ofereceram-lhe quantias de dinheiro para que estabelecesse legados na cidade do Porto (missas quotidianas perpétuas e Coro). Esta fonte contém termo de encerramento (fólio 186v).
Livro constituído por assentos relativos à administração do legado instituído na Irmandade pelo Irmão Inácio Ribeiro Machado. Esta fonte contém termos de abertura (fólio inicial) e encerramento (fólio 187v).
Livro constituído por assentos relativos à administração do legado instituído na Irmandade por um Irmão Sacerdote (Letra H). Dos vários registos, destacamos as certidões de missas rezadas no âmbito do cumprimento do referido legado (1810-12-25 a 1870-12-30). Esta fonte contém termos de abertura (fólio 1) e encerramento (fólio 92v).
Livro constituído por assentos relativos à administração do legado instituído na Irmandade por um Irmão Sacerdote (Letra J). Dos vários registos, destacamos as certidões de missas rezadas no âmbito do cumprimento do referido legado (1842-11-12 a 1855-02-14 e 1855-05-14 a 1870-07-00). Esta fonte contém termos de abertura (fólio 1) e encerramento (fólio 92v).
Livro constituído por assentos relativos à administração do legado instituído na Irmandade pelo Irmão António Rodrigues Souto. Esta fonte contém termos de abertura (fólio 1) e encerramento (fólio 198v).
Livro constituído por assentos relativos à administração do legado instituído na Irmandade pelo Irmão António Rodrigues Souto. Esta fonte contém termos de abertura (fólio inicial) e encerramento (fólio 192).
Livro constituído por assentos relativos à administração do Legado de São José instituído na Irmandade por Francisco José Martins Moreira. Dos vários registos, destacamos as certidões de missas rezadas no âmbito do cumprimento do referido legado (1825-02-12 a 1831-02-20, 1842-02-20 a 1844-08-30 e 1850-08-30 a 1870-06-30). Esta fonte contém termos de abertura (fólio inicial) e encerramento (fólio 145v).
Livro constituído por assentos relativos à administração do primeiro legado (missas nos Domingos e Dias Santos) instituído pelo Doutor José Barbosa de Albuquerque, Irmão e Ex-Presidente da Irmandade dos Clérigos do Porto, Abade Paroquial de Santa Maria de Oliveira, Comarca de Sobre Tâmega, e Desembargador da Mesa Episcopal do Bispado do Porto. Esta fonte contém termos de abertura (fólio 1) e encerramento (fólio 140v).
Livro constituído por assentos relativos à administração do legado instituído pelo Reverendo João Tinoco Vieira, Irmão e Ex-Presidente da Irmandade dos Clérigos do Porto. Esta fonte contém termos de abertura (fólio 1) e encerramento (fólio 188v).
Livro constituído por assentos relativos à administração do legado instituído na Irmandade por um Irmão Sacerdote (Letra T). Dos vários registos, destacamos as certidões de missas rezadas no âmbito do cumprimento do referido legado (1842-11-12 a 1851-08-12 e 1851-11-13 a 1870-08-09). Esta fonte contém termos de abertura (fólio 1) e encerramento (fólio 90v).
Livro constituído por assentos relativos à administração do Legado de Santa Ana instituído na Irmandade pelo Reverendo Manuel Vieira Peixoto. Este Irmão procurando dar visibilidade – veneração e culto público – a uma pequena imagem de Santa Ana, que possuía há vários anos, requereu que a mesma fosse colocada na Igreja dos Clérigos, no respectivo altar. Esta imagem deveria ser utilizada, não só para o culto público, mas também para visitar os enfermos e, quando tal fosse solicitado, as parturientes. Assim, e para custear todo o culto instituído – missas, responso e ofertório de esmolas a pobres (homens ou mulheres) –, legou 100 mil réis à Irmandade. Esta fonte contém termos de abertura (fólio 1) e encerramento (fólio 91v).
Livro constituído por assentos relativos à administração do legado da solenidade do tríduo das quarenta horas (celebração anual) instituído pelo Reverendo Doutor José da Glória Camelo, Irmão, Benfeitor e Ex-Deputado da Irmandade dos Clérigos do Porto e Abade Reservatário de São Martinho de Cavalões, no Arcebispado de Braga. Esta fonte contém termos de abertura (fólio 1) e encerramento (fólio 140v).
Livro constituído por assentos relativos à administração do legado instituído na Irmandade pelo Irmão Manuel Rodrigues Leão. Esta fonte contém termos de abertura (fólio inicial) e encerramento (fólio 144v).
Livro constituído por assentos relativos à administração do quarto legado, tocante à Igreja de Santa Maria de Oliveira, instituído pelo Doutor José Barbosa de Albuquerque, Irmão e Ex-Presidente da Irmandade dos Clérigos do Porto, Abade da Igreja de Santa Maria de Oliveira, Comarca de Sobre Tâmega, e Desembargador da Mesa Episcopal. Esta fonte contém termos de abertura (fólio 1) e encerramento (fólio 140v).
Livro constituído por assentos relativos à administração do legado instituído pelos irmãos José da Glória Camelo – Reverendo Doutor, Abade reservatário de São Martinho de Cavalões e Ex-Deputado – e Dona Tomásia Rosa de São José Camelo, Irmãos da Irmandade dos Clérigos do Porto e moradores à frente do chafariz da Porta de Olival, Freguesia de Nossa Senhora da Vitória, Porto. Esta fonte contém termos de abertura (fólio 1) e encerramento (fólio 187v).
Livro constituído por assentos relativos à administração do segundo legado (duas missas semanárias) instituído pelo Reverendo Doutor José Barbosa de Albuquerque, Irmão e Ex-Presidente da Irmandade dos Clérigos do Porto, Desembargador da Mesa Episcopal e Abade da Paroquial Igreja de Santa Maria de Oliveira do Bispado do Porto. Dos vários registos, destacamos as certidões de missas rezadas no âmbito do cumprimento do referido legado (1823-02-15 a 1832-02-16). Esta fonte contém termos de abertura (fólio 1) e encerramento (fólio 140v).
Livro constituído por assentos relativos à administração do terceiro legado, tocante à Igreja de Santa Maria de Oliveira, instituído pelo Doutor José Barbosa de Albuquerque, Irmão e Ex-Presidente da Irmandade dos Clérigos do Porto, Abade da Igreja de Santa Maria de Oliveira, Comarca de Sobre Tâmega, e Desembargador da Mesa Episcopal do Bispado do Porto. Esta fonte contém termos de abertura (fólio 1) e encerramento (fólio 140v).