Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

6 records were found.

Brochuras, separatas e resumos de comunicações de algumas teses apresentadas ao III Congresso da União Nacional: "União Nacional. Seus objectivos e organização", "Novas bibliotecas para a formação dos novos", "A acção dos serviços florestais perante a obra de ressurgimento nacional", "Os princípios informadores do Estado Novo e as correntes que se lhe opõem", "Necessidade de coligir a doutrina da União Nacional e estabelecer uma técnica para a sua actuação", "A lição de 25 anos a bem da Saúde Pública", "Assistência aos leprosos. Princípios e realização", "A classe médica perante a organização corporativa (Breves considerações sobre alguns problemas)", "Assistência e previdência nos meios rurais", "O clima construtivo da nação ou três casos diferentes da mesma verdade", "A presença de Portugal no ultramar e no estrangeiro", "É condição para a independência de uma opinião pública nacional a existência de meios de informação internacional próprios" e "Ministério das Obras Públicas. Actuação do Ministério desde a sua criação em 1932".
Programa, regulamento, programa das sessões de trabalhos, programa de concerto pela Academia de Instrumentistas de Câmara, brochura "Os grandes problemas nacionais. Elementos para a sua apreciação", fotografias, cartões de congressista e de livre-trânsito, convites e ementas de refeições, papel com o timbre do III Congresso da União Nacional, para diversos fins, não utilizado, lista de contactos e endereços de pessoas relacionadas com a União Nacional, carta de Joaquim de Jesus Cabral de conteúdo pouco explícito e jornais que documentam o III Congresso da União Nacional.
Separata com o discurso de António de Oliveira Salazar na sessão solene da inauguração do Congresso, comunicação de [?] Gonçalves Rodrigues aos representantes da imprensa, apontamentos texto integral e recortes de jornal acerca da entrevista e a palestra proferidas por Guilherme Braga da Cruz ao microfone da Emissora Nacional, discurso datilografado proferido por Guilherme Braga da Cruz na sessão plenária preparatória do congresso, discurso datilografado de João de Matos Antunes Varela na sessão de encerramento, texto datilografado da crítica da oposição (candidatura de [?] Quintão Meireles) ao Congresso da União Nacional posta a circular clandestinamente e texto datilografado da tese de João Ameal que não foi discutida por ter sido retirada pelo autor.
Apontamentos para a elaboração do programa e regulamento, baseados no II Congresso da União Nacional, listas de pessoas que foram convidadas a apresentar teses, correspondência e circulares, notas sobre o estado dos trabalhos de preparação em 30 de agosto de 1951, apontamentos para a elaboração do programa das sessões de trabalho, com provas tipográficas e programas definitivos, listagem de pessoas convidadas e esquema para a sessão solene de abertura do congresso.
Correspondência e documentos contabilísticos, tais como estimativas de custos, comprovativos de transferências e depósitos, extrato bancário e dois livros de cheques do Banco Nacional Ultramarino. Destaca-se o agradecimento pessoal transmitido por António de Oliveira Salazar e pela Comissão Executiva pelo empenho de Guilherme Braga da Cruz no sucesso dos trabalhos do III Congresso da União Nacional. Inclui transcrição feita por Guilherme Braga da Cruz da carta de António de Oliveira Salazar e o envelope pela qual a carta foi expedida.
Recortes de jornal da imprensa portuguesa que documentam o III Congresso da União Nacional.