Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

39 records were found.

Texto original manuscrito da recensão feita por Guilherme Braga da Cruz ao livro de Robert Broughton, "The magistrates of the Roman Republic", para publicação na revista "Humanitas".
Texto manuscrito e primeiras provas tipográficas do estudo "Direito romano vulgar ocidental”, da autoria de Guilherme Braga da Cruz.
Apontamentos bibliográficos, texto manuscrito e provas tipográficas da recensão bibliográfica da autoria de Guilherme Braga da Cruz aos trabalhos de Vicente Osvaldo Cutolo.
Apontamentos bibliográficos, esquema, original manuscrito, original datilografado e duas provas tipográficas da comunicação "Formação histórica do moderno direito privado português e brasileiro" apresentada primeiramente por Guilherme Braga da Cruz no II Colloquium Internacional de Estudos Luso-Brasileiros. O título original desta unidade de instalação é: "Formação histórica do moderno direito privado português e brasileiro. – Comunicação apresentada no II Colloquium Internacional de Estudos luso-brasileiros, realizado em São Paulo (Brasil), de 13 a 18 de Setembro de 1954. – Desta comunicação se fez um resumo para uma conferência na Associação Jurídica de Braga, realizada em 10 de Outubro de 1954. – Da mesma se extraiu uma conferência, a focar exclusivamente a “Formação histórica do moderno direito privado português”, que foi proferida na Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela, em 28 de Outubro de 1954, durante a II Semana Jurídica Portuguesa.
Textos da autoria de Guilherme Braga da Cruz para publicação no "Boletim da Faculdade de Direito": primeiras provas tipográficas da recensão crítica da obra de Álvaro d'Ors "Presupuestos críticos para el estudio del derecho romano (Theses et studia philologica salmanticensia"; original manuscrito e primeiras provas tipográficas da recensão crítica à obra de Josemaria Escrivá de Balaguer "La abadesa de las Huelgas"; original manuscrito de "Dois anos de história jurídica (1941-1942). Aditamento"; original manuscrito de "Dois anos de história jurídica (1941-1942). 2º Aditamento"; original manuscrito da obra de Ursicino Alvarez Suárez "Horizonte actual del derecho romano"; original manuscrito e provas tipográficas incompletas da notícia bibliográfica "História do direito e das instituições (1939-1941)"; original datilografado e provas tipográficas de "Dois anos de história jurídica (1943-1944)"; original manuscrito e provas tipográficas de "Duas reedições"; original datilografado de "Dois anos de história jurídica (1945-1946)" e recensão crítica da obra de Emilio Betti "O trabalho na empresa agrária", que contém a seguinte inscrição: "Era para o BOLETIM; mas o Doutor Mário Júlio esqueceu-se de o publicar. Perdeu-se a oportunidade. 15.I.1971. G. Braga da Cruz".
Correspondência e cópia de correspondência remetida por Guilherme Braga da Cruz, apontamentos, anotações e transcrições com remissão para os documentos fundadores da Universidade de Coimbra, moções dos Senados das Universidades de Coimbra e Lisboa, recortes de jornal, incluindo alguns rejeitados pela censura.
Texto original manuscrito e provas tipográficas da "Exposição enviada pelo Senado Universitário de Coimbra ao Senado Universitário de Lisboa", da autoria de Guilherme Braga da Cruz, com a moção de 27 de fevereiro de 1960.
Estudo "Os pactos sucessórios no antigo direito português" elaborado por Guilherme Braga da Cruz e apresentado em conferência nas Faculdades de Direito de Paris e de Toulouse. Texto original manuscrito e datilografado em português e duas versões datilografadas em francês da tradução feita por Émile Planchard.
Correspondência entre Guilherme Braga da Cruz e Joaquim Veríssimo Serrão acerca da antiguidade da Universidade de Lisboa e da Universidade de Coimbra, à margem da devolução do livro "Pela Universidade de Lisboa!" de Marcello Caetano.
Prefácio de Guilherme Braga da Cruz ao livro "A propósito da educação (dois discursos na Assembleia Nacional)" de António Maria Santos Cunha. Texto original manuscrito e as primeiras provas tipográficas.
Estudo "O Código de Napoleão na formação do moderno direito civil português", elaborado por Guilherme Braga da Cruz e apresentado em conferência nas Faculdades de Direito de Paris e de Toulouse. Texto original datilografado em português e tradução em francês feita por Émile Planchard.
Notas de rodapé manuscritas e datilografadas do estudo "O movimento abolicionista e a abolição da pena de morte em Portugal (Resenha histórica)", de Guilherme Braga da Cruz.
Estudo "O movimento abolicionista e a abolição da pena de morte em Portugal (Resenha histórica)" de Guilherme Braga da Cruz. Texto datilografado com a indicação dos locais das 320 notas de rodapé.
Texto introdutório de Guilherme Braga da Cruz à brochura "A Companhia Geral do Comércio do Estado do Brasil", da autoria de Waldemar Ferreira.
Texto datilografado do discurso proferido por Guilherme Braga da Cruz e texto manuscrito do estudante José Manuel Sampaio Cabral por ocasião da morte de Manuel Augusto Domingues de Andrade para publicação na notícia necrológica do "Boletim da Faculdade de Direito" da Universidade de Coimbra.
Recortes de jornal, cópia de carta de Guilherme Braga da Cruz a Mário de Figueiredo, moção do Senado da Universidade de Coimbra e telegramas, decorrentes do incidente entre a Universidade de Coimbra e a Universidade de Lisboa, que se concretizou no facto de o reitor da Universidade de Lisboa, Marcello Caetano, ter pretendido celebrar o cinquentenário da Universidade de Lisboa, quando o estatuto de antiguidade pertence à Universidade de Coimbra, gerando contestação da parte dos professores de Coimbra.
Apontamentos bibliográficos, correspondência e recortes de jornal utilizados por Guilherme Braga da Cruz para a elaboração da comunicação "O movimento abolicionista e a abolição da pena de morte em Portugal (Resenha histórica)".
Correspondência, faturas e guias relacionadas com a composição da obra "O movimento abolicionista e a abolição da pena de morte em Portugal" pela Livraria Petrony.
Segundas provas tipográficas anotadas e corrigidas por Guilherme Braga da Cruz da sua obra "O movimento abolicionista e a abolição da pena de morte em Portugal (Resenha histórica)".
Primeiras provas tipográficas anotadas e corrigidas por Guilherme Braga da Cruz da obra "O movimento abolicionista e a abolição da pena de morte em Portugal (Resenha histórica)".
Texto datilografado utilizado para leitura acerca do centenário da abolição da pena de morte em Portugal, resumos das conferências realizadas na Academia das Ciências de Lisboa a 1 de julho de 1967, no Tribunal da Relação a 20 de setembro de 1967 e na Câmara Municipal de Braga a 30 de novembro de 1967.
Documentação relativa às comemorações do centenário da abolição da pena de morte em Portugal. Cópia de ofícios da Procuradoria-Geral da República para o ministro da Justiça, recortes de jornal que documentam a sessão da Academia das Ciências de Lisboa, exemplar da revista "Seara Nova" de agosto de 1967 e exemplar do "Diário das Sessões" da Assembleia Nacional de 15 de dezembro de 1967.
Texto original manuscrito do estudo "O movimento abolicionista e a abolição da pena de morte em Portugal (Resenha histórica)", de Guilherme Braga da Cruz.
Provas tipográficas do estudo "O movimento abolicionista e a abolição da pena de morte em Portugal (Resenha histórica)", de Guilherme Braga da Cruz.
Provas tipográficas do estudo "O movimento abolicionista e a abolição da pena de morte em Portugal (Resenha histórica)", de Guilherme Braga da Cruz.
Segundas provas tipográficas do texto "O direito subsidiário na história do direito português", de Guilherme Braga da Cruz, publicado na "Revista Portuguesa de História".
Texto original manuscrito do estudo "O direito subsidiário na história do direito português", de Guilherme Braga da Cruz. O texto compõe-se de sumário, corpo do texto e notas. As notas são, em volume, o dobro do tamanho do texto.
Fotocópias de um artigo de Francisco Videira Pires "Actualidade do latim", publicado no jornal "Novidades", no qual o autor faz referência ao trabalho de Guilherme Braga da Cruz intitulado "O Latim e o Direito". Inclui uma lista incompleta com nome da esposa e de cinco dos nove filhos.
Texto "Relação do latim com o direito", da autoria de Guilherme Braga da Cruz, apresentado em comunicação ao Colóquio sobre o ensino do Latim. Original manuscrito e fotocópia do exemplar utilizado para leitura, texto datilografado para a tipografia, com notas manuscritas e provas tipográficas.
Texto original manuscrito do prefácio de Guilherme Braga da Cruz ao volume I da obra de António Pais de Sousa intitulada "Da incapacidade jurídica dos menores, interditos e inabilitados". Índice da obra e um memorandum com informações acerca da vida de António Pais de Sousa.
Texto original manuscrito, datilografado e provas tipográficas do prefácio que Guilherme Braga da Cruz escreveu para o livro "Esparsos", de Armando Cortesão.
Texto original manuscrito, datilografado e provas tipográficas do prefácio que Guilherme Braga da Cruz escreveu para o livro “Factos e problemas da Farmácia Portuguesa”, de Alberto Carlos Correia da Silva.