Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
64 records were found.
Carta de João Mota Pereira de Campos a informar que vai partir para França, dada a situação difícil da universidade em Portugal e carta de recomendação escrita por Guilherme Braga da Cruz.
Cópia do ofício remetido pela Comissão Ministerial de Saneamento e Reclassificação do Ministério da Educação e Cultura a João Manuel Cotelo Neiva onde são elencadas as acusações pelas quais deve responder.
Correspondência sobre o processo de saneamento entreposto por Henrique de Miranda Martins de Carvalho no seguimento das acusações efetuadas a este pela Comissão de Análise de Recursos de Saneamento e Reclassificação.
Cartão de Armando Cortesão ao qual anexa o seu depoimento, no qual explica as razões pelas quais o seu nome foi difamado pela sua cunhada (casada com Jaime Cortesão), de forma a resguardar o seu bom nome.
Carta de José Fernando Nunes Barata a questionar se a Universidade Católica Portuguesa necessitaria dos seus préstimos, pois, por razões particulares, desejava mudar-se do Brasil para Portugal.
Correspondência remetida por António da Cruz Rodrigues a solicitar apoio para a constituição do Instituto de Apoio Universitário, Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Limitada, remetendo o Projeto de Estatutos do Instituto de Apoio Universitário. Guilherme Braga da Cruz apôs. "Subscrevi c/ 1.000$00".
Cartão de João Pereira Dias a remeter o relatório da execução das obras na Faculdade de Ciências de Coimbra.
Cartão de Orlando Soares Gomes da Costa, chefe de Gabinete do ministro da Justiça, para Guilherme Braga da Cruz a remeter fotografia do baixo-relevo a colocar na sala de audiências do Tribunal de Leiria e pedido para que este apresente a frase a colocar no baixo-relevo.
Carta de António José Viegas Ávila a remeter o projeto de estatutos do Centro de Orientação e Documentação do Ensino Particular.
Circulares e boletim de inscrição em branco, relativos ao Congresso Internacional de História dos Descobrimentos.
Correspondência entre Guilherme Braga da Cruz, Vincenzo Cocco e a Direção-Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais, entre outros, acerca da aprovação do projeto de construção da casa de Vincenzo Cocco, confinante com o quartel da Guarda Nacional Republicana em Coimbra.
Cartas remetidas por Sérgio Augusto da Silva Pinto, a título particular e enquanto secretário da Comissão Organizadora do Colóquio, a Guilherme Braga da Cruz a solicitar a sua presença no Colóquio Bracarense de Estudos Suévico-Bizantinos, a realizar em Braga de 7 a 9 de junho de 1957. Inclui a primeira circular.
Correspondência remetida pelo padre Avelino de Jesus da Costa a solicitar a intervenção de Guilherme Braga da Cruz junto da Fundação Calouste Gulbenkian para lhe ser concedido o subsídio para a publicação do Bulário Português, e jornal "Mensagem de Paz" documentando a tomada de posse do padre Avelino de Jesus da Costa no Cabido Bracarense, como novo cónego.
Carta a remeter programa e estatutos do Instituto de Filosofia "Pedro da Fonseca" e convite para a comemoração do 25º aniversário da fundação.
Cartões-convite remetidos a Guilherme Braga da Cruz e esposa a convidar para uma receção, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros francês, e para um jantar, pelo embaixador de Portugal.
Correspondência entre Guilherme Braga da Cruz, Paul Ourliac e Joaquim Veríssimo Serrão acerca da programação da ida a Toulouse de Guilherme Braga da Cruz para proferir uma palestra.
Correspondência remetida a Guilherme Braga da Cruz acerca da angariação de fundos para a construção de um mausoléu em homenagem a Domingos Fezas Vital, no cemitério de Caminha.
Correspondência trocada entre Guilherme Braga da Cruz e o professor Rubens Maciel acerca da programação de um ciclo de conferências a realizar por Guilherme Braga da Cruz no Brasil. A sua ida acabou por ser adiada devido ao falecimento de um familiar. Inclui recorte de jornal sobre a cooperação intelectual entre Portugal e o Brasil.
Cartas circulares remetidas pela Comissão Provisória portuguesa do Centenário de São Paulo a informar da realização de um Congresso Internacional de História.
Cópia de dois ofícios remetidos ao Governo Civil do Distrito de Coimbra acerca da vacatura do lugar do partido médico de Lagares da Beira.
Correspondência relacionada com a defesa de Manuel Gomes Rebelo, tesoureiro do Hospital Sobral Cid, acusado de desvio fraudulento de verbas do referido hospital. Inclui uma declaração de defesa da autoria de Guilherme Braga da Cruz e uma carta a ser remetida pela esposa do acusado, Virgínia Gomes Rebelo, ao subsecretário de Estado da Assistência Social, escrita por Guilherme Braga da Cruz.
Carta de José Gualberto de Sá Carneiro a informar da reclamação de Ângelo César, pai de Álvaro de Castro César Machado, que protesta contra o júri de provas orais de direito civil, que alega terem-no impelido a desistir de ser avaliado, e cópias dos documentos do processo.
Conjunto de telegramas de felicitações recebidos por Guilherme Braga da Cruz no contexto da sua consagração académica e consequente ascensão funcional na Universidade de Coimbra.
Carta de António Alberto Banha de Andrade acerca do reconhecimento do seu grau de licenciatura, sem o qual não poderá fazer o doutoramento.
Correspondência remetida a Guilherme Braga da Cruz acerca do pedido de alteração do plano de estudos do bolseiro do Instituto de Alta Cultura, António Manuel Botelho Hespanha, assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Fotocópia de carta remetida por Guilherme Braga da Cruz ao arcebispo-primaz de Braga, D. Francisco Maria da Silva, e resposta deste, acerca das cerimónias agendadas para o anúncio da criação da Universidade do Minho pelo ministro da Educação Nacional, José Veiga Simão.
Cartão de Armando Zuzarte Cortezão a solicitar a intervenção de Guilherme Braga da Cruz junto do ministro da Coordenação Internacional, António Almeida Santos, seu antigo aluno, para que seja contado o tempo de serviço desde maio de 1914 a janeiro de 1961, para efeitos de aposentação.
Correspondência entre Guilherme Braga da Cruz e Ruy F [?] Borba Filho sobre a recomendação deste último a uma bolsa de estudos Konrad-Adenauer Stiftung.
Fotocópia de minuta, provavelmente da autoria de Guilherme Braga da Cruz, em que Carlos Antunes do Vale solicita à Comissão Ministerial de Saneamento e Reclassificação do Ministério da Educação e Cultura a reapreciação do seu processo, no qual é acusado de colaboração com a PIDE/DGS.
Carta de Ruy de Moura Ramos a agradecer a defesa que Guilherme Braga da Cruz redigiu em seu nome, (inclui fotocópia do texto manuscrito) para remeter à Comissão de Saneamento e Reclassificação do Ministério da Justiça, cópias das suas intervenções enquanto deputado na Assembleia Nacional, exemplares do "Diário das Sessões" da Assembleia Nacional e poemas crítico-jocosos.
Cartão endereçado por Martim de Albuquerque a remeter cópia de carta que enviou à Fundação Calouste Gulbenkian a solicitar uma bolsa de estudo.
Fotocópia da carta remetida por Guilherme Braga da Cruz a Clóvis do Couto e Silva a declinar o convite para reger um curso de pós-graduação, indicando Mário Júlio de Almeida e Costa para o seu lugar, e remetendo para publicação o artigo "O direito subsidiário na história do direito português".
Cartas-comunicado emitidas por professores jesuítas da Faculdade de Filosofia de Braga por ocasião das divergências entre alunos e dois recortes de jornal.
Correspondência remetida por José Pina Martins a convidar Guilherme Braga da Cruz para apresentar um estudo acerca das Ordenações Manuelinas a propósito da coleção “Portugaliae Monumenta Typographica”. Guilherme Braga da Cruz aceitou o convite com a condição de se demorar um ano a entregar o trabalho. Inclui um panfleto, de número especial, a publicitar a edição dos “Portugaliae Monumenta Typographica”.
Carta de António de Abreu Lobo acerca do seu sobrinho Eurico das Dores Santana da Silva.
Cartão remetido por Armando Carneiro da Silva, da Biblioteca Municipal de Coimbra, a enviar medalha do cinquentenário da inauguração da biblioteca e a relembrar que aguarda o seu prefácio ao sermão da Rainha Santa. Contém provas tipográficas do "Sermão da Rainha Santa pregado por Frei Pantaleão do Sacramento" e separata do "Sermam qve o Padre Mestre Bento de Siqueyra (...)".
Cópia de carta remetida por Luís Nuno Ferraz de Oliveira, médico oftalmologista, ao ministro da Educação Nacional José Veiga Simão, na qual revela o seu descontentamento pela burocracia que lhe tem prejudicado o exercício da profissão.
Carta de José Alfredo Soares Manso Preto a remeter recortes de jornal sobre o "Caso da herança Sommer".
Carta de Duarte Amaral e cópia de carta enviada por Guilherme Braga da Cruz a recusar o convite que lhe dirigiu o primeiro para colaborar no Congresso de Estudos sobre Guimarães e a sua Colegiada na Idade Média do Ocidente Peninsular. Inclui uma listagem com temáticas gerais e sugestões de trabalho.
Carta do jornal "A Época" a solicitar a apreciação de Guilherme Braga da Cruz a artigos publicados pelo jornal, remetidos em anexo.
Carta de [?] Gonçalves Rodrigues a remeter documentação por ele recolhida acerca do grau de bacharel em Inglaterra. Inclui brochuras emitidas pelo Council for National Academic Awards, com normas, relatórios, estatutos e listas de cursos das várias graduações ministradas em Inglaterra.
Carta de Armando Lopes Rosendo a solicitar a intervenção de Guilherme Braga na Cruz para conseguir uma situação profissional mais vantajosa como professor assistente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Correspondência entre José Salgado Martins, Clóvis Couto e Silva e Guilherme Braga da Cruz, convidando este último para proferir um curso de um tema de direito na Faculdade de Porto Alegre. Devido aos afazeres de Guilherme Braga da Cruz a viagem foi adiada para abril ou maio de 1974.
Convite e terceira circular do I Encontro dos Bibliotecários e Arquivistas Portugueses.
Correspondência a informar da constituição dos órgãos diretivos da Fundação Infante Dom Henrique (Instituição Cultural dos Portugueses no Brasil) e a remeter os estatutos.
Correspondência remetida pela Universidade de Barcelona a solicitar a ficha bibliográfica de Guilherme Braga da Cruz, a fim de ser publicada no repertório de medievalistas peninsulares.
Cartão do padre José Antunes a remeter as brochuras com o "Programa para o ano de 1967-1968" e acerca das "Actividades finais do Curso Superior de Cultura Teológica".
Correspondência e folhetos de conferências onde Divaldo Gaspar de Freitas discursou sobre Pedro Alvares Cabral, números 1 e 2 da nova série do "Boletim da Casa de Portugal" e relação de informações remetidas por Guilherme Braga da Cruz a Divaldo Gaspar de Freitas sobre a matrícula e frequência de alguns alunos na Universidade de Coimbra.
Correspondência entre o padre Joaquim Ferreira Gomes e Guilherme Braga da Cruz acerca do concurso para professor extraordinário para a Universidade de Coimbra que o primeiro requereu. Contém memorial com curriculum vitae do padre Joaquim Ferreira Gomes e textos da sua autoria. Existem referências às relações pouco amistosas entre Guilherme Braga da Cruz e Marcello Caetano.
Correspondência entre Guilherme Braga da Cruz e John Gilissen, do Instituto de Sociologia da Universidade Livre de Bruxelas, acerca da vinda deste a Coimbra para proferir uma conferência. Acabou por não se concretizar devido a problemas de saúde. Inclui curriculum vitae de John Gilissen.
Carta conjunta dos professores da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, entre os quais Guilherme Braga da Cruz, a saudar o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, pela ação que desenvolveu nas negociações da Concordata de 1940, que completa o seu 30º aniversário. Telegrama de agradecimento de D. Manuel Gonçalves Cerejeira.
Cópia de correspondência remetida pelo diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e uma nota dirigidas ao Governo, apelando à necessidade de reforma e de construção de um novo Hospital-Escolar.
Cópia de ofício assinado por A [?] Costa Ramalho ao reitor da Universidade de Coimbra a enviar o parecer de José Sebastião Silva Dias acerca da incorporação do Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra na Universidade de Coimbra e opúsculo com o parecer referido.
Cartão de Henrique Ramos Antunes a remeter recorte do jornal "Diário da Manhã" com a notícia "Ainda o problema dos técnicos de engenharia qualificados".
Carta do Gabinete do ministro da Justiça a solicitar a seleção de adágios relativos ao exercício da justiça para colocar nos azulejos do Palácio da Justiça de Évora.
Cópia de carta de Mário Ernesto Moreira da Silva remetida ao presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, a solicitar uma bolsa de estudos para a realização de trabalhos acerca do direito de autor.
Correspondência remetida pelo comité de redação do Répertoire International des Médiévistes a solicitar o envio de informação biográfica de Guilherme Braga da Cruz para ser publicada no repertório.
Carta de Artur Moreira de Sá acerca do mau atendimento que recebeu no Arquivo da Universidade de Coimbra e cópia de carta dirigida a José de Azeredo Perdigão sobre o subsídio que a Fundação Calouste Gulbenkian concedeu à publicação do Cartulário da Universidade de Salamanca, manifestando descontentamento por esta Fundação não ter mostrado interesse na publicação do Cartulário da Universidade Portuguesa. Cópia de carta de resposta de Guilherme Braga da Cruz.
Carta de Joaquim Veríssimo Serrão a remeter cópia da carta que enviou a Paul Ourliac, no sentido de promover as comemorações do quarto centenário da morte do jurista português António Gouveia, em 5 de março de 1966.
Ofício a remeter regulamento, boletim de inscrição e a convidar para participar e apresentar uma comunicação ao I Congresso Nacional do Ensino Particular. Guilherme Braga da Cruz declinou o convite.
Correspondência recebida e cópia de correspondência expedida por Guilherme Braga da Cruz no seguimento da sua colaboração com o Instituto de Sociologia da Universidade Livre de Bruxelas, através do professor John Gilissen, para a elaboração da "Introduction Bibliographique à l'Histoire de Droit et des Institutions", para a qual era solicitada a participação portuguesa. É António Manuel Hespanha, assistente da Faculdade de Direito de Coimbra, quem acaba por elaborar uma "Bibliografia da História do Direito Português". Para António Manuel Hespanha, Guilherme Braga da Cruz solicitou da Fundação Rangel Sampaio um subsídio como compensação do trabalho realizado.
Correspondência remetida a Guilherme Braga da Cruz a solicitar o envio de obras suas, inclui também listas de pessoas a quem prometeu remeter publicações.
Correspondência entre Guilherme Braga da Cruz e o Centro Português de Estudos Monásticos, através do frei José Mattoso, na sequência do convite feito a Guilherme Braga da Cruz para integrar como vogal a Junta Diretiva do Centro. Guilherme Braga da Cruz recusou e sugeriu para o seu lugar Torquato de Sousa Soares. Inclui o projeto de Regulamento do Centro.
Correspondência remetida pelo "Movimento per la difesa del latino nella scuola e nella cultura" e folheto, movimento ao qual Guilherme Braga da Cruz deu a sua adesão.