Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

29 records were found.

Documentação reunida e produzida por Guilherme Braga da Cruz por ocasião do seu concurso para professor extraordinário da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Prova escrita e a tese de concurso "O direito de troncalidade. A exclusão sucessória dos ascendentes", volume II, que constitui a continuação da tese de licenciatura "O direito da troncalidade e o regime jurídico do património familiar". A tese está dedicada "À memória de meus avôs José António da Cruz e Doutor Francisco José de Sousa Gomes".
Sebentas da autoria de Guilherme Braga da Cruz ou coligidas por alunos seus nas aulas que lecionou, esquemas e sumário de lições.
Apontamentos bibliográficos relativos a obras científicas de interesse para a história do direito e reproduções de obras, em formatos e suportes diversos, reunidos e utilizados por Guilherme Braga da Cruz.
Conjunto documental constituído por enunciados de provas de latim, mas também de filosofia, de admissão às Faculdades de Direito, elaboradas e revistas por Guilherme Braga da Cruz.
Conjunto documental constituído por pautas de avaliação em exames de aptidão e finais, corrigidos por Guilherme Braga da Cruz.
Conjunto documental constituído por enunciados de provas escritas preparados por Guilherme Braga da Cruz para avaliação dos seus alunos nas cadeiras de História do Direito Romano e História do Direito Português, das quais foi professor. Inclui também enunciados de provas de Filosofia, História e Latim.
Frases recolhidas das "Ordenações Afonsinas", provavelmente por Guilherme Braga da Cruz, com indicação das selecionadas, a pedido do diretor-geral dos Serviços Prisionais, para ornamentar o programa da Reunião Internacional de Dirigentes Penitenciários, a realizar em setembro de 1969.
Cópia de correspondência, apontamentos, projetos de parecer da Faculdade de Direito de Coimbra, "Parecer da Faculdade de Direito de Coimbra sobre as Bases duma reforma das Faculdades de Direito do Ministro Galvão Teles", duas brochuras de Legislação Universitária com os Decretos nº 364/72 e Nº 301/72 e "A Reforma do Ensino Superior. Reflexões e propostas de um grupo de professores e assistentes da Universidade de Coimbra".
Fotocópia de ata de reunião do Conselho Pedagógico e Científico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra acerca dos cursos de Pós-Graduação e o regulamento acordado entre o Conselho Diretivo e o Conselho Pedagógico e Científico.
Brochura "Restruturação da Faculdade de Direito de Coimbra. Relatório da Comissão de Reestruturação sobre as alterações a introduzir no ensino em 1975" e cartão a informar de um plenário para docentes, alunos e funcionários, para resolver problemas acerca da mesma temática.
Listas de participantes inscritos e programas do curso do II e III ciclos de doutoramento promovido pela Association International de Droit Comparé, através da sua Faculté International pour l'Enseignement du Droit Comparé, realizada em Coimbra entre os dias 29 de agosto e 30 de setembro de 1965.
Cópia dos depoimentos das testemunhas e da sentença emitida em relação ao acidente que envolveu um automóvel e um ciclista na estrada Braga-Póvoa do Lanhoso, no qual Guilherme Braga da Cruz foi testemunha ocular.
Apontamentos manuscritos de Guilherme Braga da Cruz de "Pontos sobre que deve pronunciar-se cada uma das Secções da Faculdade, relativamente à projetada Reforma dos Estudos Jurídicos", projeto de possíveis estruturas dos vários cursos jurídicos e as brochuras "A Reforma dos Estudos Jurídicos" de Marcello Caetano e "Sobre a Reforma das Faculdades de Direito. (Respostas a um inquérito de alunos)", de J[osé] J[oaquim] Teixeira Ribeiro.
Questionário dirigido aos alunos acerca da modalidade de curso jurídico que preferem, elenco de problemas para considerar na reforma dos estudos jurídicos, "Reforma do Ensino Jurídico. Elementos para o seu estudo", coligidos pelas Comissões Pedagógicas dos alunos da Faculdade de Direito em colaboração com a Associação Académica de Coimbra e documentos emitidos por outros organismos universitários.
Documentação produzida por Guilherme Braga da Cruz enquanto sócio da Caixa de Previdência do Ministério da Educação Nacional, na qual foi inscrito a 1 de fevereiro de 1942, com o número 13402. Correspondência, cartão de sócio e declaração testamentária. Contém uma guia de pagamento de quotas póstuma, remetida pela esposa de Guilherme Barga da Cruz, Ofélia Garcia Braga da Cruz. Brochura com o Projeto de Estatuto da Caixa de Previdência do Ministério da Educação e Cultura.
Documentação produzida por Guilherme Braga da Cruz enquanto subscritor da Caixa Geral de Aposentações. Correspondência recebida e cópia de correspondência expedida, requerimentos e uma declaração de atestado de óbito de Guilherme Braga da Cruz passada pela Junta de Freguesia da Sé Nova, de Coimbra. Nesta declaração constam informações relativas aos ascendentes e descendentes (até aos netos) de Guilherme Braga da Cruz, incluindo nome, idade, estado civil e profissão. Inclui documentação póstuma produzida pela esposa de Guilherme Braga da Cruz, Ofélia Garcia Braga da Cruz, relacionada com o requerimento da pensão de sobrevivência por viuvez.
Processo nº 656 da Comissão Ministerial de Saneamento e Reclassificação do Ministério da Educação e Cultura, criada pelo decreto n.° 366/74, de 19 de agosto e no cumprimento do decreto-lei n.° 277/74, de 25 de junho, que previa que "os servidores civis do Estado (....) podem ser demitidos, mandados aposentar, suspender ou transferir". Este processo foi movido contra Guilherme Braga da Cruz e obrigou à suspensão das suas funções de professor. O ofício datado de 20 de setembro de 1975 baseava-se em vinte artigos que se reuniam em duas grandes acusações: "comprometimento político com o regime deposto" e "atuação altamente repressiva e anti-democrática enquanto Membro do Conselho Escolar da Faculdade de Direito, Reitor da Universidade de Coimbra e Membro do Senado Universitário". A 9 de outubro de 1976, por despacho do subsecretário de Estado do Ensino Superior, o processo de "saneamento" foi arquivado.
Lição proferida por Guilherme Braga da Cruz por ocasião do seu concurso para professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, na Sala dos Capelos em 26 de julho de 1948.
Fotocópia do texto "A independência da universidade", da autoria de Jorge Borges de Macedo.
Lista com a indicação de folhetos que estão em depósito no Arquivo da Universidade de Coimbra.
Textos acerca da justiça, da autoria do cónego António Gregório Neves, breve cronologia de "Assuntos da História do Porto" e listagem de obras de arte do Palácio de Justiça do Porto.
Apontamento manuscrito, não elaborado por Guilherme Braga da Cruz, com a indicação de artigos e a respetiva descrição, relativos à avaliação de candidatos [?] em provas escritas e orais.
Tradução datilografada do poema "Dies Irae" feita por Paulo Merêa.
Transcrição datilografada do texto "Relaçom das viagens & feitos dos myu inclitos capitões dos mares almirantes Dom Hortys de Bittancur", escrito por Moyriço Dolyveira.