Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

98 records were found.

[Montemor-o-Novo] - Manifestação de apoio às reivindicações dos católicos, nomeadamente no que se refere à liberdade do ensino religioso.
[s.l.] - Análise do decreto de 22 de Abril de 1926, relacionado com as missões religiosas.
(Braga) - Informação sobre uma reclamação enviada ao Parlamento pela Direcção da Juventude Católica de Braga, solicitando a aprovação da lei sobre a personalidade jurídica da Igreja Católica; pedido para António Lino Neto se deslocar a Braga, com o intuito de demonstrar dinâmica na acção dos católicos.
[s.l.] - Informação sobre a troca de impressões entre o arcebispo de Évora e os parlamentares católicos, acerca de projecto em discussão na Câmara dos Deputados; pedido para o destinatário enviar a António Lino Neto o seu parecer sobre a atitude a tomar na discussão da Lei Moura Pinto.
[s.l.] - Considerações sobre a representação parlamentar do Centro Católico Português; informação sobre o cancelamento da candidatura de Pinheiro Torres e sobre a sua discordância face às orientações do Centro Católico.
(Vila Boa de Quires, Marco de Canaveses) - Pedido para que fosse entregue uma carta a António Lino Neto. Inclui a referida missiva, informando sobre uma invasão e arrolamento de bens por parte da autoridade administrativa, e solicitando auxílio para a resolução do assunto. É mencionada a ausência de resposta a uma reclamação, por parte da Comissão Jurisdicional dos Bens das Extintas Congregações Religiosas. Integra também uma nova carta do padre António Lopes Coelho, dirigida a António Lino Neto, com esclarecimentos relativos à aplicabilidade do decreto sobre a personalidade jurídica da Igreja.
(Fanhões, Loures) - Agradecimento, em nome da Irmandade do Santíssimo Sacramento de Fanhões, pelas informações relacionadas com a aplicação do decreto sobre a personalidade jurídica da Igreja.
(Braga) - Pedido para António Lino Neto, na qualidade de deputado por Braga, prestar um serviço relacionado com o Congresso Nacional Eucarístico.
(Gondarém, [concelho de Vila Nova de Cerveira]) - Pedido de esclarecimentos relacionados com a aplicação do decreto sobre a personalidade jurídica da Igreja. Inclui nova missiva a agradecer as informações remetidas por António Lino Neto, com considerações adicionais sobre a paróquia de Gondarém, nomeadamente no que se refere à gestão de propriedades e às relações entre párocos e paroquianos.
(Souto-Feira) - Solicitação de esclarecimentos sobre a aplicabilidade das determinações do decreto sobre a personalidade jurídica da Igreja, numa Confraria do Santíssimo Sacramento.
(Faro) - Pedido de auxílio para a anulação do Decreto n.º 12.119, de 16 de Agosto [de 1926], que determinava a cedência das residências paroquiais de Olhão e Moncarrapacho à Câmara de Olhão.
(Porto) - Envio de um memorial da Irmandade de Santo António da freguesia de Pardilhó (concelho de Estarreja), no qual se reclamava o direito à capela de Santo António, da mesma freguesia. Pede-se o apoio de António Lino Neto para o deferimento da reclamação, de acordo com o decreto da personalidade jurídica da Igreja. Inclui o referido memorial.
(São Paio de Favões, [Marco de Canaveses]) - Solicitação da intervenção de António Lino Neto, como presidente do Centro Católico Português, na defesa dos bens da Igreja; informação relacionada com o cumprimento do decreto sobre a personalidade jurídica da Igreja, na diocese do Porto.
[Olhão] - Solicitação da intervenção de António Lino Neto no sentido de se impedir a venda das residências paroquiais de Olhão e Moncarapacho à Câmara Municipal, acto que contrariava “a letra e o espírito” do decreto sobre a personalidade jurídica da Igreja.
(São Pedro da Torre, Valença) - Referência à publicação do decreto sobre a personalidade jurídica da Igreja; pedido para António Lino Neto obter, junto do Ministro da Justiça, os devidos esclarecimento sobre a situação dos presbitérios e quintas anexas, em Valença, que se encontravam em poder do Estado, mas não eram utilizadas para fins de utilidade pública.
(Santarém) - Solicitação do empenho de António Lino Neto na preparação do novo decreto sobre a personalidade jurídica da Igreja, de modo a garantir que igrejas e dependências deixassem de ser governadas pelas Juntas de Freguesia.
(Lourenço Marques) - Protesto contra o decreto de 22 de Abril de 1926, relacionado com Missões Religiosas, acusado de conter “doutrina anti-canónica inaceitável” e de representar “uma grave sintoma da indisciplina eclesiástica”.
(Ponte de Lima) - Mensagem de felicitação pela intervenção de António Lino Neto na defesa dos bens da Igreja, como deputado e como líder do Centro Católico Português; referência ao envio de ofícios da Junta Paroquial de Santa Cruz do Lima para o presidente da Câmara dos Deputados e para o deputado democrático Dr. Teófilo Carneiro, solicitando votos a favor 570 do Projecto-lei n.º 6 L, respeitante à personalidade jurídica da Igreja; pedido de informações e de auxílio relativamente aos destinos do passal da freguesia de Santa Cruz do Lima; alusão ao Congresso Mariano Nacional, de Braga.
(Elvas) - Mensagem de felicitação pela actuação parlamentar da minoria católica, face a uma “atitude, verdadeiramente sectária” do 568 presidente da Câmara dos Deputados; considerações sobre o projecto de restituição dos bens da Igreja.
(Porto) - Demonstração da necessidade das Comissões Concelhias e Paroquiais do Centro Católico Português se dirigirem ao Presidente da Câmara dos Deputados, pedindo, com a maior urgência, a aprovação do projecto dos deputados católicos, relativo ao reconhecimento da personalidade jurídica da Igreja Católica.
(Viseu) - Confirmação da recepção de uma missiva do arcebispo de Évora, solicitando um parecer acerca da atitude a adoptar pelos deputados católicos na questão pendente na Câmara dos Deputados, relacionada com as liberdades religiosas; apreciação dos trabalhos desenvolvidos pelos representantes parlamentares do Centro Católico Português.
(Faro) - Parecer acerca da atitude que deveria ser adoptada pela minoria católica no âmbito da discussão do projecto sobre a personalidade jurídica da Igreja Católica.
(Guarda) - Considerações acerca do comportamento que devia ser adoptado pelos deputados católicos, na discussão do contra-projecto 569 sobre a personalidade jurídica da Igreja Católica; referência ao projecto sobre a liberdade do ensino religioso e a um conflito que envolvia o padroado português.
(Coimbra) - Considerações sobre os projectos de alteração à “lei Moura Pinto”, relacionados com o reconhecimento da personalidade jurídica da Igreja Católica.
(Guarda) - Considerações sobre o “decreto Moura Pinto” [Decreto n.º 3856, de 22 de Fevereiro de 1918].
(Lamego) - Parecer sobre a discussão parlamentar relativa ao reconhecimento da personalidade jurídica da Igreja Católica. Afirma-se a conveniência da aceitação do Decreto n.º 3856 [“Decreto Moura Pinto”], de 22 de Fevereiro de 1918, como a base das reivindicações católicas.
(Braga) - Considerações sobre a “lei Moura Pinto” e sobre as restantes disposições regulamentares referentes à personalidade jurídica da Igreja Católica; votos de êxito para os trabalhos dos parlamentares católicos.
(Leiria) - Considerações sobre os projectos de alteração ao [Decreto n.º 3856, de 22 de Fevereiro de 1918] (“lei Moura Pinto”); agradecimento pelos sacrifícios e trabalhos de António Lino Neto, e colegas, em prol da liberdade da Igreja.
(Fundão) - Felicitação dos parlamentares do Centro Católico Português pela forma “elevada, desassombrada e nobre” como tratam todos os assuntos, em particular o da personalidade jurídica da Igreja Católica; considerações sobre o Parlamento e sobre a actividade agrícola em Portugal.
(Coimbra) - Pedido de informação sobre uma portaria publicada no Diário do Governo, em [21/12/1925]; referência a um ofício do director das Finanças, relativo à suspensão da tomada de posse da cerca pertencente ao Seminário de [Coimbra].
(Tomar) - Pedido relacionado com a aprovação de um projecto-lei favorável ao Colégio das Missões Ultramarinas de Tomar, proposto pelo ex-Ministro das Colónias.
(Coimbra) - Mensagem de agradecimento pelo interesse demonstrado por António Lino Neto na defesa das reivindicações da Igreja Católica, em particular no que se refere à posse do Seminário de Coimbra. Inclui mais três missivas com informação sobre a possibilidade da espoliação da cerca do Seminário. Integra, ainda, uma última missiva com o relato de todo o historial do arrendamento da cerca do Seminário de Coimbra. Referência à Lei n.º 620, de 21 de Junho de 1916, que autorizava o Ministro das Finanças a arrendar os seminários por cinco anos e à “Lei Moura Pinto” que desobrigou o anterior arrendamento.
(Évora) - Pedido de intervenção parlamentar a favor da instrução religiosa dos alunos da Casa Pia de Évora.
(Serpa) - Referência a um discurso de António Lino Neto, com a indicação de que havia contribuído para a aprovação de uma moção apresentada no Parlamento, [relativa ao reconhecimento da personalidade 567 jurídica da Igreja Católica]; pedido de intercessão, junto do Ministério da Justiça, para a recuperação de bens imóveis pertencentes à Igreja Católica.
(Portalegre) - Votos de boas festas e felicitação por um discurso parlamentar de António Lino Neto; informação sobre a Sagração da Sé de Portalegre, sobre o movimento católico em Mação e sobre o decurso dos trabalhos no Seminário.
(Braga) - Considerações sobre a habilidade e o talento político dos parlamentares católicos; referência a um “brilhantíssimo e vigoroso discurso parlamentar” de António Lino Neto, publicado no «Novidades»; votos para a aprovação do projectolei que reconhecia a personalidade jurídica da Igreja Católica.
(Évora) - Mensagem de felicitação pela posição assumida por António Lino Neto em sessão parlamentar; alusão a uma ameaça da maçonaria.
(Vila Verde) - Comunicação de uma resolução de Bernardo de Brito Ferreira, relacionada com a aquisição de passais e residências em benefício dos párocos; pedido para se acelerar a discussão da proposta parlamentar de António Lino Neto.
(Vinhais) - Apreciação do contra-projecto (ao projecto-lei n.º 6 L da minoria católica) apresentado pela Comissão de Legislação Civil e Comercial da Câmara dos Deputados, relacionado com os diplomas regulamentares das relações entre o Estado e a Igreja Católica.
(Coimbra) - Agradecimento pelos serviços prestados à Igreja Católica, com referência a uma intervenção parlamentar de António Lino Neto.
[s.l.] - Envio do parecer n.º 378 da Câmara dos Deputados, de 3 de Julho de 1922, apreciando um projecto apresentado pelos deputados católicos, com vista ao reconhecimento da personalidade jurídica da Igreja Católica e à devolução dos seus bens, móveis e imóveis. Solicitação de conselhos e ordens para a discussão parlamentar do mencionado parecer, ou contra-projecto, apresentado pela Comissão de Legislação Civil e Comercial da Câmara dos Deputados, que visava a alteração dos diplomas reguladores das relações entre o Estado e a Igreja. Inclui um exemplar do parecer n.º 378 da Câmara dos Deputados, reproduzindo os projectos-lei números 6-L, da iniciativa de António Lino Neto, e o número 3-K, da iniciativa Artur Vitorino de Brito Carvalho da Silva, ambos tendentes a garantir a devolução dos templos e bens, móveis e imóveis, incorporados pelo Estado por efeito da Lei da Separação do Estado das Igrejas, [de 20 de Abril de 1911].
(Tomar) - Pedido para António Lino Neto, ”usando a sua influência parlamentar e particular”, interceder em favor da aprovação de uma proposta de inscrição de verba no orçamento do Ministério das Colónias, destinada ao Colégio das Missões Religiosas Civilizadoras Portuguesas.
(Braga) - Transcrição de uma carta do padre Silva Gonçalves, com o pedido para os parlamentares do Centro Católico Português evitarem a venda da residência e passal da Freguesia de Caçarilhe [Celorico de Basto].
[s.l.] - Manifestação de apoio ao senador cónego José Dias de Andrade, face aos ataques do jornal «A Época», no âmbito da apresentação parlamentar de uma proposta relativa à comemoração da Batalha de Aljubarrota, em homenagem a D. Nuno Álvares Pereira.
(Mação) - Mensagem de felicitação pela “brilhante atitude” de António Lino Neto nas Câmaras; apreciação dos discursos proferidos, “cheios de verdade, de nobreza, de elevação e de correcção”.
(Porto) - Agradecimento pelo “modo nobre e desassombrado” como António Lino Neto defendia os interesses da religião; apreciação dos trabalhos parlamentares desenvolvidos pelo Centro Católico Português.
(Faro) - Parecer sobre o contra-projecto apresentado pela Comissão de Legislação Civil e Comercial da Câmara dos Deputados, relativo à alteração dos diplomas reguladores das relações entre o Estado e a Igreja Católica.
(Leiria) - Parecer sobre os projectos de alteração dos diplomas que regulavam as relações entre o Estado e a Igreja Católica; mensagem de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por António Lino Neto e pelos restantes parlamentares católicos.
(Coimbra) - Parecer sobre o contra-projecto apresentado pela Comissão de Legislação Civil e Comercial da Câmara dos Deputados, relativo à alteração dos diplomas reguladores das relações entre o Estado e a Igreja Católica. Inclui um artigo do jornal [«Diário de Notícias»], intitulado “A Igreja e o Estado. Alterações da Lei de Separação. O contra-projecto apresentado pela comissão de legislação da Câmara dos Deputados”, com a transcrição do mencionado contra-projecto.
[s.l.] - Agradecimento pelo envio da obra “A Liberdade de Ensino perante o problema moral. Depoimento de um professor e de um republicano”, assim como pelo interesse e carinho dedicados ao Centro Católico Português; considerações sobre o mencionado livro e sobre a liberdade do ensino religioso.
(Porto) - Considerações sobre a importância das residências, passais e hortas para o governo das paróquias e das dioceses, no âmbito da discussão parlamentar sobre os diplomas reguladores das relações entre o Estado e a Igreja Católica.
(Senhora da Luz, Foz do Douro) - Alusão às “elogiosas referências” a António Lino Neto, publicadas no jornal «O Primeiro de Janeiro», de 26 de Fevereiro de 1922; felicitação do destinatário pelos seus discursos e pela “boa disposição” encontrada na Câmara [dos Deputados]; pedido de opinião relativamente à temática a abordar pelo remetente, na ocasião da sua estreia [na Câmara dos Deputados].
(Lisboa) - Mensagem de felicitação relativa a um discurso parlamentar de António Lino Neto e agradecimento pelo seu contributo na cessação da venda das capelas de Évora e Portalegre.
(Coimbra) - Mensagem de felicitação pelas primárias parlamentares, consideradas “bom anúncio de boa colheita”; agradecimento de um jantar em casa do destinatário; pedido de opinião sobre o relatório de base de instituto não identificado.
(Mação) - Mensagem de felicitação pela “brilhante sessão dos deputados, consagrada à memória de Bento XV”; referência a um artigo da revista «O Apóstolo», sobre a “questão Guerra Junqueiro”, no qual o autor expressava a sua opinião sobre uma carta do presidente do Centro Católico Português ao protagonista da problemática.
(Bra, Itália) - Apreciação de um discurso proferido pelo deputado António Lino Neto na Câmara dos Deputados, por ocasião do segundo aniversário da coroação do Papa Pio XI.
(Póvoa ?) - Agradecimento relativo a uma intervenção de António Lino Neto na Câmara dos Deputados e ao empenho demonstrado na causa [dos jesuítas].
(Braga) - Mensagem de reconhecimento pelos benefícios para a Igreja e para a Pátria, decorrentes da acção parlamentar de António Lino Neto.
(Elvas) - Felicitação pelo discurso proferido por António Lino Neto na Câmara dos Deputados; conselho para o destinatário explicar as suas afirmações a respeito da ditadura.
(Lisboa) - Mensagem de gratidão pela forma “elevada e justa” como António Lino Neto tratara a questão do inquilinato, no Parlamento; considerações sobre as condições de vida dos proprietários urbanos.
(Braga) - Pedido para a intervenção parlamentar dos deputados católicos, a favor da não revogação de um decreto que aprovara os estatutos dos Escuteiros Católicos.
(Évora) - Envio da cópia de uma carta remetida ao Presidente da [República], informando sobre infracções à lei praticadas pelo Registo Civil de Évora e solicitando apoio no sentido de se promover a restituição das igrejas paroquiais das freguesias de Ajuda, Caia e Santo Ildefonso (Concelho de Elvas), assim como as capelas da Senhora da Paz e de São João Baptista. Inclui a cópia da referida missiva e também a cópia de uma carta, sobre o mesmo assunto, enviada ao director deal do Ministério da Justiça.
(Porto) - Pedido para António Lino Neto interceder junto da Câmara Legislativa, no sentido de se resolverem as violências exercidas pelas autoridades locais contra o “Grupo Nun’Álvares dos Jovens Católicos Valboenses” e os “Filhos de Maria de S. João Novo”.
(Sousel) - Pedido relacionado com a suspensão da venda da igreja do Espírito Santo, em Sousel, que estava a ser preparada pela Comissão Central da Lei da Separação. Integra nova missiva do pároco de Sousel, desta vez dirigida ao arcebispo de Évora, informando sobre o sucedido e lamentando o facto de António Lino Neto ainda nada ter feito, quando havia sido eleito deputado para defender a Igreja. Inclui, por fim, uma carta de D. Manuel Mendes da Conceição Santos, arcebispo de Évora, para António Lino Neto, informando sobre a preparação de um atentado contra a Igreja, a decorrer na sua arquidiocese.
[s.l.] - Crítica dirigida às “infelizes transigências do Centro Católico Português”. É estabelecida uma comparação com os católicos franceses e alude-se à aproximação de António Lino Neto aos maçons.
(Viseu) - Mensagem de felicitação pela actividade de António Lino Neto na Câmara dos Deputados; informação sobre a [Comissão Diocesana de Viseu do Centro Católico Português].
(Vinhais) - Mensagem de felicitações dirigidas a António Lino Neto e aos restantes parlamentares do Centro Católico Português, pelos esforços dedicados à reivindicação dos direitos da Igreja Católica. Inclui mais uma missiva e um cartão, expondo a posição do remetente relativamente aos projectos de alteração dos diplomas que regulavam as relações entre o Estado e a Igreja Católica.
(Viseu) - Parecer sobre os projectos de alteração dos diplomas que regulavam as relações entre o Estado e a Igreja Católica.
Considerações detalhadas sobre o contra-projecto (ao projecto de lei n.º 6 L) apresentado pela Comissão de Legislação Civil e Comercial da Câmara dos Deputados, relacionado com os diplomas regulamentares das relações entre o Estado e a Igreja Católica.
(Porto) - Apreciação do contra-projecto da Comissão de Legislação Civil e Comercial da Câmara dos Deputados, relativo à alteração dos diplomas reguladores das relações entre o Estado e a Igreja Católica, e do Decreto [n.º 3.856], de 22 de Fevereiro de 1918, este último na parte referente às Associações encarregadas da manutenção do culto.
(Toutosa, [Marco de Canaveses]) - Considerações sobre um projecto-lei com implicações ao nível dos bens da Igreja; pedido de intercessão, no sentido de se garantir a administração livre dos donativos à Igreja Católica.
(Guarda) - Observações adicionais a um parecer já enviado pelo remetente, acerca do projecto-lei apresentado pelos deputados católicos, que visava a alteração dos diplomas reguladores das relações entre o Estado e a Igreja Católica.
(Braga) - Apreciação do trabalho parlamentar desenvolvido por António Lino Neto; considerações sobre a espiritualização da religião.
(Guarda) - Recolha de assinaturas para o apoio de um projecto-lei em discussão no Parlamento, que procurava satisfazer algumas das mais “justas e instantes reclamações da consciência católica”. Integra uma folha de recolha de assinaturas, não preenchida. Inclui também uma representação dirigida ao Presidente da Câmara dos Deputados, reclamando a satisfação das reivindicações católicas, em especial a liberdade do ensino religioso nas escolas e colégios particulares, e o respeito pelos direitos e liberdades conferidas pela Constituição e pela justiça.
(Beja) - Pedido de actuação parlamentar para a resolução de atentados considerados criminosos, ocorridos em Beja.
(Portalegre) - Referência à gratidão manifestada pelo bispo de Cochim, relativamente a trabalhos desenvolvidos pelos parlamentares 564 católicos; informação sobre as condições económicas de missionários e instituições religiosas no exterior; pedido de auxílio para que, na Câmara dos Deputados, se resolvesse o problema do Padroado.
(Macau) - Agradecimento pela “brilhante defesa” das Missões do Padroado do Oriente, protagonizada pelo destinatário no Parlamento; mensagem de reconhecimento e gratidão pelos benefícios para a Igreja e para a Pátria, decorrentes da actividade parlamentar de António Lino Neto.
[Mulaes da Serra, Beira-Baixa] - Considerações sobre os efeitos da ausência de dois deputados do Centro Católico Português na Câmara dos Deputados.
(Braga) - Pedido relacionado com a intervenção dos parlamentares do Centro Católico Português num processo judicial que envolvia a eleição da Junta de freguesia de Macieira, [Concelho de Barcelos]; é salientada a importância do assunto para a organização e prestígio do Centro Católico Português, em Barcelos. Inclui mais duas missivas com informação complementar.
[s.l.] - Pedido relacionado com a intervenção dos parlamentares católicos num projecto de amnistia a presos políticos. Inclui nova missiva com informação complementar.
(Portalegre) - Felicitações pela eleição de António Lino Neto para o cargo de [vice]-presidente da Câmara dos Deputados e pelo discurso, “tão desassombradamente católico”, proferido numa Sessão Comemorativa da vitória dos aliados; votos de um ano novo “repleto das maiores venturas”.
(Faro) - Considerações sobre a “desassombrada” atitude de António Lino Neto no Parlamento, em situação considerada difícil e de destaque.
[Lisboa] - Convite, em nome do Presidente [da República] portuguesa, para António Lino Neto participar num jantar de gala a realizar em Belém, na qualidade de representante da Câmara dos Deputados.
(Lourenço Marques) - Felicitação de António Lino Neto pelo cargo exercido na Câmara dos Deputados; pedido relacionado com a missões de Moçambique, salientando-se o problema do decréscimo de missionários.
(Coimbra) - Comunicação do despacho favorável dado pelo Secretário de Estado das Finanças a um requerimento do remetente, no qual solicitava a cedência gratuita do Seminário de Coimbra, com o seu mobiliário, cerca, quintal anexo e demais pertences.
[s.l.] - Referência ao adiamento da publicação de um decreto relativo à modificação da Lei da Separação do Estado das Igrejas. A publicação deste decreto é apresentada como a única condição para a continuidade do remetente no cargo de Ministro da Justiça.
(Guarda) - Informação sobre a revisão da Lei da Separação do Estado das Igrejas [de 20 de Abril de 1911], nomeadamente o “decreto Moura Pinto” [n.º 3856, de 22 de Fevereiro de 1918]; afirmação da importância da candidatura de António Lino Neto a deputado por um círculo seguro; alusão aos efeitos produzidos por uma carta do episcopado português.
(Covilhã) - Considerações sobre o comportamento dos deputados do Centro Católico Português.
(Beja) - Ponderações acerca de uma possível interpelação parlamentar, relacionada com a ocorrência de distúrbios em Beja; informação sobre a vida católica em Beja.
(Faro) - Aprovação e enaltecimento da acção parlamentar conduzida pela direcção do Centro Católico Português; pedido de esclarecimentos sobre a possível eleição de um senador católico pelo Algarve e sobre possíveis alianças com os monárquicos.
(Lisboa) - Esclarecimentos sobre a legitimidade de uma procuração, para efeitos de representação junto da Comissão de Verificação de Poderes do Parlamento. É questionada a conformidade da mencionada representação, com base nas orientações do Centro Católico Português.
(Lisboa) - Votos para que a acção dos parlamentares católicos fosse “profícua e gloriosa para a causa da Igreja”; referência ao início de um exercício espiritual em Santarém.
(Colégio de Ermesinde) - Pedido de auxílio, no sentido de se impedir o encerramento das escolas do Convento do Corpus Christi, em Vila Nova de Gaia; alusão à ausência de representantes dos católicos na Câmara dos Deputados; apreciação da conveniência de um congresso deal do Centro Católico Português.
(Coimbra) - Pedido relacionado com títulos de transporte; informação sobre o cargo ocupado por António Lino Neto na Câmara dos Deputados.
(Damaia) - Referência ao regresso de António Lino Neto ao Parlamento.
(Tomar) - Apreciação da representação parlamentar do Centro Católico Português, com destaque para os nomes de António Lino Neto e António de Oliveira Salazar.